[DIY] Reactor externo de CO2 .


Martouf

Recommended Posts

É melhor isto que disse ou um difusor de madeira?

 

Boas

 

é certo que a opção de reator é mais eficaz e disolve muito melhor o Co2, o difusor de madeira é bem mais simples e pratico mas em termos de disolução é não é tão eficaz, tudo depende o que realmete se pretende e os recursos de que se dispoem....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

é certo que a opção de reator é mais eficaz e disolve muito melhor o Co2, o difusor de madeira é bem mais simples e pratico mas em termos de disolução é não é tão eficaz, tudo depende o que realmete se pretende e os recursos de que se dispoem....

 

Obrigado pelo esclarecimento... banana rock

 

Já tive a tentar fazer umas geringonças, ligando à saída do filtro interno, etc.

 

E um difusor de vidro? Será o melhor? Funciona bem num CO2 DIY?

Editado por carlosolavoneto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que estou a pensar fazer é um reactor externo com um difusor de vidro inserido dentro do proprio reactor!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento... banana rock

 

Já tive a tentar fazer umas geringonças, ligando à saída do filtro interno, etc.

 

E um difusor de vidro? Será o melhor? Funciona bem num CO2 DIY?

 

 

O difusor de vidro por norma não funciona muito bem com co2 diy pois este não tem pressão dita constante e por norma entre o difusor de vidro e o de madeira para co2 diy é preferivel o de madeira.

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento... banana rock

 

Já tive a tentar fazer umas geringonças, ligando à saída do filtro interno, etc.

 

E um difusor de vidro? Será o melhor? Funciona bem num CO2 DIY?

 

 

O Reactor funciona é na Entrada para o Filtro. Uma vez que a água desce e o gás sobe... mesmo que entre algum gás para dentro do filtro, a quantidade nunca será grande para desferrar o filtro ou mesmo fazer barulho.

 

A dificuldade mesmo é colocar a entrada da mangueira do Co2 dentro do reactor...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor de vidro por norma não funciona muito bem com co2 diy pois este não tem pressão dita constante e por norma entre o difusor de vidro e o de madeira para co2 diy é preferivel o de madeira.

 

Pois é... Tb era essa a minha ideia. Hoje fui a uma loja de peixes especializada, e falei com o dono. Ele disse que os de madeira deitavam muitas bolhas pequenas, mas não as dissolviam. Já os de vidro, ele disse ser o indicado. Inclusivé mostrou-me um catálogo com fotos de um concurso de aquários conhecido, onde um aquário premiado tinha CO2 DIY e com o difusor de vidro, da marca elos. Era este que ele me disse que ia receber, não sabe quando.

Editado por Carlos Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Reactor funciona é na Entrada para o Filtro. Uma vez que a água desce e o gás sobe... mesmo que entre algum gás para dentro do filtro, a quantidade nunca será grande para desferrar o filtro ou mesmo fazer barulho.

 

A dificuldade mesmo é colocar a entrada da mangueira do Co2 dentro do reactor...

 

 

Sempre li e ouvi que o reactor de CO2 é na saída do filtro agora deixaste-me baralhado Fernando.

 

A entrada do CO2, não pode ser colocada antes da entrada do reactor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre li e ouvi que o reactor de CO2 é na saída do filtro agora deixaste-me baralhado Fernando.

 

A entrada do CO2, não pode ser colocada antes da entrada do reactor?

 

Tambem sou da mesma opiniao. Alias.. as bacterias do filtro nao serão prejudicadas por esta introdução de dióxido de carbono antes do filtro?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao vejo a vantagem de ser colocado na saida do filtro... ora vejamos:

 

Na entrada para o filtro:

Água desce, Dióxido de carbono sobe, cria-se um turbilhão com praticamente o único CO2 que entra para o filtro ir completamente diluído. Obviamente nada é perfeito, logo algumas bolhinhas entrarão no filtro, mas nunca o suficiente para fazer qualquer tipo de mal ao filtro. O CO2 nunca vai sair do reactor (para o aquário) por cima, uma vez que o caudal do filtro terá uma "força" suficiente para o manter dentro do reactor.

 

Na Saída do filtro:

Água sobe, Dióxido de carbono também. Não confio muito na capacidade das Bioballs serem capazes de desfazer por completo a bolha de CO2.

 

Só vendo a funcionar, mas a 1ª hipótese (que proponho) parece mais viável e com mais sentido...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao vejo a vantagem de ser colocado na saida do filtro... ora vejamos:

 

Na entrada para o filtro:

Água desce, Dióxido de carbono sobe, cria-se um turbilhão com praticamente o único CO2 que entra para o filtro ir completamente diluído. Obviamente nada é perfeito, logo algumas bolhinhas entrarão no filtro, mas nunca o suficiente para fazer qualquer tipo de mal ao filtro. O CO2 nunca vai sair do reactor (para o aquário) por cima, uma vez que o caudal do filtro terá uma "força" suficiente para o manter dentro do reactor.

 

Na Saída do filtro:

Água sobe, Dióxido de carbono também. Não confio muito na capacidade das Bioballs serem capazes de desfazer por completo a bolha de CO2.

 

Só vendo a funcionar, mas a 1ª hipótese (que proponho) parece mais viável e com mais sentido...

 

 

Teoricamente na entrada do filtro faz mais sentido, pois existirá mais turbilhão o que provocará maior dissolução de co2, o que sempre li foi o problema de acumular CO2 dentro do filtro, criar uma especie de bolsa de CO2 e acabar por lixar o rotor.

 

Se o acumular de co2 dentro do filtro será o suficiente para o danificar? não faço ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente na entrada do filtro faz mais sentido, pois existirá mais turbilhão o que provocará maior dissolução de co2, o que sempre li foi o problema de acumular CO2 dentro do filtro, criar uma especie de bolsa de CO2 e acabar por lixar o rotor.

 

Se o acumular de co2 dentro do filtro será o suficiente para o danificar? não faço ideia.

 

Boas, não desfazendo o teu pensamento, mas o atrito do fluxo de água vs CO2, será de tal forma, que se chegarem bolhas ao rotor, serão praticamente micro.. De qualquer forma basta ficar atentos ao barulho do filtro, pois este quando acumula O2 faz mais barulho fácil de perceber.. Eu já vi sistemas desses a funcionar na entrada do filtro e nunca ouvi referençia ao dito barulho ou mesmo danificar o rotor..

 

Mas tem piada que este fim de semana vou montar o meu! depois digo alguma coisa!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, o acumular de CO2 dentro do filtro nunca será grande o suficiente para causar danos. Obviamente estamos a falar de reactores para aquários com litragem superior a 200L (parece-me que os reactores são realmente viáveis nestes casos) e o filtro, por exemplo, um 2217 (parece-me uma realidade) que faz 1000L/h, ou seja (se a matemática não falha), 0,2L a cada segundo, se tiverem 2 a 3 bolhas por segundo (e estou a esticar-me, uma vez que o CO2 é praticamente todo aproveitado, não havendo perdas como nos "difusores tradicionais", nunca me parece que haverá problemas de acumular de CO2 no rotor do filtro.

 

Agora peço atenção a uma coisa. Vi num aquário, que sinceramente não me lembro de quem, em que tinha a mangueira do CO2 a entrar directamente na entrada do filtro. Isto sim pode causar danos ao filtro uma vez que o CO2 entra directamente par ao filtro. Mas com o reactor, uma vez que há um turbilhão de Água VS CO2 se entrar CO2 para dentro do filtro será certamente sempre pouquíssimo.

 

Cumprimentos,

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, o acumular de CO2 dentro do filtro nunca será grande o suficiente para causar danos. Obviamente não estamos a falar de reactores para aquários com litragem superior a 200L (parece-me que os reactores são realmente viáveis nestes casos) e o filtro, por exemplo, um 2217 (parece-me uma realidade) que faz 1000L/h, ou seja (se a matemática não falha), 0,2L a cada segundo, se tiverem 2 a 3 bolhas por segundo (e estou a esticar-me, uma vez que o CO2 é praticamente todo aproveitado, não havendo perdas como nos "difusores tradicionais", nunca me parece que haverá problemas de acumular de CO2 no rotor do filtro.

 

Agora peço atenção a uma coisa. Vi num aquário, que sinceramente não me lembro de quem, em que tinha a mangueira do CO2 a entrar directamente na entrada do filtro. Isto sim pode causar danos ao filtro uma vez que o CO2 entra directamente par ao filtro. Mas com o reactor, uma vez que há um turbilhão de Água VS CO2 se entrar CO2 para dentro do filtro será certamente sempre pouquíssimo.

 

Cumprimentos,

 

Boas, o mais certo é teres razão.

 

Já agora como indicas que estás a falar de reactores para aquários com litragem até 200l, o que aconselhas para maiores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

é certo que a opção de reator é mais eficaz e disolve muito melhor o Co2, o difusor de madeira é bem mais simples e pratico mas em termos de disolução é não é tão eficaz, tudo depende o que realmete se pretende e os recursos de que se dispoem....

 

Tens razão depende do que se pretende. Eu preferi um reactor externo porque:

- estou convencido que o indice de dissolução é mais elevado, logo os custos serão mais reduzidos (o meu aqua tem mais de 500l);

- são menos tubos dentro do aquário ;

- saíu-me muito barato (como disse ficou tudo por 9,50 euros), embora seja necessário um pouco de imaginação e tempo para montar a coisa.

 

O Reactor funciona é na Entrada para o Filtro. Uma vez que a água desce e o gás sobe... mesmo que entre algum gás para dentro do filtro, a quantidade nunca será grande para desferrar o filtro ou mesmo fazer barulho.

 

A dificuldade mesmo é colocar a entrada da mangueira do Co2 dentro do reactor...

 

Pelo que, sei não é mesmo aconselhado colocar a injecção de CO2 na entrada do filtro por duas razões:

- Existe o risco de acumular ar dentro do filtro e rebentar com o rotor (mesmo que esse risco seja reduzido)

- No filtro existem bactérias e inserindo CO2 pode destabilizar o ecossistema e matar as bactérias

 

nao vejo a vantagem de ser colocado na saida do filtro... ora vejamos:

 

Na entrada para o filtro:

Água desce, Dióxido de carbono sobe, cria-se um turbilhão com praticamente o único CO2 que entra para o filtro ir completamente diluído. Obviamente nada é perfeito, logo algumas bolhinhas entrarão no filtro, mas nunca o suficiente para fazer qualquer tipo de mal ao filtro. O CO2 nunca vai sair do reactor (para o aquário) por cima, uma vez que o caudal do filtro terá uma "força" suficiente para o manter dentro do reactor.

 

Na Saída do filtro:

Água sobe, Dióxido de carbono também. Não confio muito na capacidade das Bioballs serem capazes de desfazer por completo a bolha de CO2.

 

Só vendo a funcionar, mas a 1ª hipótese (que proponho) parece mais viável e com mais sentido...

 

Não é inteiramente verdade. Eu montei o reactor externo no sentido descendente. Isto é, na saída do filtro montei uma curva e a água desce para o reactor. No final do reactor coloquei outra curva e a água volta a subir para o aquário. Assim a água empurra as bolhas para baixo e não para cima.

Se acharem necessário posso colocar umas fotos do sistema montado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão depende do que se pretende. Eu preferi um reactor externo porque:

- estou convencido que o indice de dissolução é mais elevado, logo os custos serão mais reduzidos (o meu aqua tem mais de 500l);

- são menos tubos dentro do aquário ;

- saíu-me muito barato (como disse ficou tudo por 9,50 euros), embora seja necessário um pouco de imaginação e tempo para montar a coisa.

Pelo que, sei não é mesmo aconselhado colocar a injecção de CO2 na entrada do filtro por duas razões:

- Existe o risco de acumular ar dentro do filtro e rebentar com o rotor (mesmo que esse risco seja reduzido)

- No filtro existem bactérias e inserindo CO2 pode destabilizar o ecossistema e matar as bactérias

Não é inteiramente verdade. Eu montei o reactor externo no sentido descendente. Isto é, na saída do filtro montei uma curva e a água desce para o reactor. No final do reactor coloquei outra curva e a água volta a subir para o aquário. Assim a água empurra as bolhas para baixo e não para cima.

Se acharem necessário posso colocar umas fotos do sistema montado.

 

 

Força, mostra lá isso (até pelo preço pode valer a pena).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o mais certo é teres razão.

 

Já agora como indicas que estás a falar de reactores para aquários com litragem até 200l, o que aconselhas para maiores?

 

Peço desculpa... Aconselho reactores externos para aquários superiores a 200L.

 

Vou já corrigir o erro, banana rock

 

Pelo que, sei não é mesmo aconselhado colocar a injecção de CO2 na entrada do filtro por duas razões:

- Existe o risco de acumular ar dentro do filtro e rebentar com o rotor (mesmo que esse risco seja reduzido)

- No filtro existem bactérias e inserindo CO2 pode destabilizar o ecossistema e matar as bactérias

 

Repito que aconselho para aquários com mais de 200L, e assim sendo tens um filtro potente. Logo a possível acumulação de CO2 no aquário será decerto mínima ou mesmo inexistente. Como tal, nunca terás um ambiente no filtro diferente ao do aquário em si. Assim sendo as tuas preocupações, na minha opinião, não irão acontecer.

 

 

 

Não é inteiramente verdade. Eu montei o reactor externo no sentido descendente. Isto é, na saída do filtro montei uma curva e a água desce para o reactor. No final do reactor coloquei outra curva e a água volta a subir para o aquário. Assim a água empurra as bolhas para baixo e não para cima.

Se acharem necessário posso colocar umas fotos do sistema montado.

 

Percebi perfeitamente, mas só me parece que estás a retirar caudal ao filtro com curvas e afins na saída deste.

 

Poupavas se o colocasses na entrada do filtro.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Percebi perfeitamente, mas só me parece que estás a retirar caudal ao filtro com curvas e afins na saída deste.

 

Poupavas se o colocasses na entrada do filtro.

 

No meu caso não é filtro, mas SUMP com tampa.

Seu sei que estou a retirar caudal, mas na verdade também é uma vantagem para mim. Neste momento tenho uma bomba a 2000l/h que remeche muito a água, por isso tenho de arranjar maneira de a estrangular um pouco.

De qualquer forma penso que da forma que tenho as curvas não me retiram muito caudal.

As curvas não são de 90º, mas sim com mangueira curvada.

Penso que quando colocar as fotos se esclarerão muitas dúvidas.

 

Só tenho esclarecer que o aquário ainda não está com água, ainda estou a trabalhar no hardscape. Mas já esteve cheio para detetar fugas e outros problemas eventuais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas....

 

tenho la um aqua pequeno que tou a pensar em aumentar de tamanho e de tipo de peixes, nesse aqua tenho la um filtro interno, que dps não vou precisar dele, este filtra por esposa (dakela preta) e por fibra de vidro, a esponja fica por baixo e a fibra de vidro por cima dentro de uma caixa, o filtro tem ai uns 15cm de altura e uns 2 ou 3 cm de largura, a minha ideia era utilizar esse filtro para o aqua grande que futuramente vou comprar visto que tou em obras la em casa, o que tava a pensar era no sitio onde a agua passa para o filtro, tapar a maior parte destas ranhuras e colocar la o tubo dentro da esponja a meio desta (vou colocar outro filtro no aqua grande, claro, esta ideia era para dissolver o co2), entrava la alguma agua mas não muita e dps o co2 e a agua misturavam-se na esponja e dissolvia-se mais na fibra de vidro, e passava pela turbina que fica por cima do agua, será que resultava?

 

so ainda não fiz isso por ter la ainda uns peixes dentro do aqua, mas dps digo como fica....

 

não sei se fui util mas ainda sou um bocado "maçarico" nisto.....

Editado por Sok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu estou extremamente satisfeito c o meu.

A eficácia de dissolução de CO2 na água é de quse 100% - quase...

Obrigado p partilharem este DIY.

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu também está a funcionar a 100% no aqua de 500l reais.

Ainda não tenho o CO2 pressurisado, mas com duas garrafas de DIY estou com quantidades muito boas de CO2 dissolvido. Ainda tem a vantagem de não se verem tuos e bolhinas dentro do aqua.

Ainda ponderei em montar um reactor maior (arrangei uns belos planos), mas parece que este vai chegar.

 

EDIT: Parece que também consegui dismistificar a ideia que não é possível ter um plantado com SUMP. Por enquanto está tudo às mil maravilhas (para além das algas iniciais da praxe).

Editado por rui kid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que se colocarem o reactor na entrada do filtro a dissolução de co2 será maior, mas... Por acaso alguém sabe o porquê de se ter um filtro aberto sempre que desligado mais que 2 horas ou quando não tem água em circulação?

Pois é... as bactérias do filtro precisam de oxigenação! Se colocarem o reactor externo na entrada do filtro e no caso de uma fuga ou excesso de co2, além de queimarem o rotor do fitro acabam por ter um desiquilibrio bacteriano!

 

Mesmo que o CO2 não seja totalmente aproveitado, coloquem-no na saída e nunca na entrada...

 

Lembro-me de um caso em que o spacecowboy usou um filtro para fazer a dissolução de co2 e resultado foi o desiquilibrio e por sua vez... água turva.

 

Cuidado com as engenhocas porque por vezes os azares acontecem e não se sabe porquê!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais