Aquarios abertos, sim ou não?


Recommended Posts

Tenho um aquario de 100x30x40 cm, com respectiva iluminação incorporada na tampa, tampa essa que retêm a evaporação da agua, provocando condensações que após algum tempo, escorrem na face exterior do vidro.

Estas ao evaporarem deixam um risco branco que é didicil de retirar.

Para minimizar o problema, de noite deixo a tampa aberta, o que melhora mas não é solução.

 

Por tudo isto tou a pensar tocar este aquario por um aberto com um filtro externo, o que me dizem?

E o que faço a este? Já pensei vende-lo, se alguém precisar?

 

Obrigado.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O seu problema parece com o meu. O branco e dos sais de calcio que podem ser removidos com um produto anti calcio comercial qualquer e depois passar um pano molhado com agua destilada. pode secar com um papel toalha embebido em alcool ou outro produto pra limpeza de vidros.

O aquario tampado e ideal pra diminuir a perda de agua atraves da evaporacao e de alguns peixes curiosos com a vida exterior. Verifique por onde esta escorrendo a agua e tente concertar com um pouco de silicone.

Abracos

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso também já pensei vedar a fuga com solicone, mas não posso, pois para efectuar a manutenção do filtro (biológico interno), tenho de retirar parcialmente a tampa.

Outro aspecto negativo (penso eu) é o facto de o aquario ter somente 30 cm de fundo, logo para fazer um aqua plantado é um pouco estreito.

Quanto à evaporação, tenho lido que até é um aspecto positivo, pois obriga a ter reposição de agua nova, e uma vez aberto até facilita as trocas gasosas.

Assim penso que o unico aspecto negativo, é mesmo os peixes "aviadores" :shock: , pelo menos acho eu, mas se estiver errado por favor digam...

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não gosto muito de aquas abertos. Tenho um de 16 l (40x20x20) e perde uma grande quantidade de água por evaporação (em media 1,5 l a cada 2 ou 3 dias). Para uma aqua com a área do teu, essa perda ainda é maior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joaoavo so pra comparar eu perco a mesma quantidade de agua por semana que vc, mas num aqua de 500 litros fechado! {o meu filtro e aberto}

Quanto a reposicao de agua acho que se deve ter cuidado pois a concentracao de sais na agua que evapora e muito menor que na agua de reposicao (a nao ser que vc use agua destilada- eu de vez enquando uso pois a dureza da agua por aqui e terrivel) ou medir a dureza periodicamente

abracos!

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua aberto que tenho é o de crescimento dos alevins bettas e confesso que tenho ficado admirado por não morrerem pois calculo que a dureza da agua seja alta (reponho com água da torneira). Já mandei fazer uma tampa mas ainda não está pronta :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas .

eu tenho um aqua de 100.30.40 e realmente retirei a tampa ,uma coisa é verdade a evaporaçao é terrivel mas ate agora nao me arrependi porque na minha opiniao estecticamente fica mais bonito tive foi de arranjar uma maneira de por as calhas supensas.

Alem disso facilita muito na manutençao diaria do aqua.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas respostas vejo que um aqua aberto até terá será melhor, tou aguardando uma resposta de um comerciante, para um aqua com 1,20x45xqq altura, (estas são sensivelmente as medidas máximas que o espaço me permite)equipado com Filtro Eihn classic 2217, Iluminação 2x54W-T5, Termoestato 300W com o respectivo móvel fechado à cor castanho claro ou cerejeira.

 

Acham uma boa escolha?

Procuro respostas.

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

já alguém me pode diser se a manutenção é melhor ou pior num aqua aberto, é que no meu com tampa eu acho terivel, pra mais com um filtro de decantação.

 

Ah, já agora, resolvi o problema da agua escorrer na face exterior do vidro.... :D

 

Abraço

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Tenho dos aquas um fechado de 100L, tampas DIY e um aberto de 160L aberto e na minha opinião é a seguinte:

no verão é muito melhor um aqua sem tampa pois a sala (sitio onde estão os dois) fica mais fresca a evaporação tem destas coisas a luz é mais intensa pois não tem mais nada e por aí fora, de inverno aconselho a se tapar os aquas nem que seja com tampas de acrilico.

 

Para manutenção um aqua aberto ou com tampas a toda a largura e comprimento é muito mais fácil a manutenção e afins.

 

Não se esquecer que existem peixes que saltam para fora do aqua e que as pomaceas vêm colocar os ovos fora de água...

 

Inté

 

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto ao problema do aumento de dureza da água? Quando se dá a evaporação, os sais permenecem no aquário e a concentração aumenta. Se a reposição de água for feita com água destilada, a concentração de sais mantém-se constante mas isso não compensa a longo prazo. Com reposição com água da torneira a concentração de, por exempl,o carbonato de cálcio, está sempre a aumentar e consequentemente também a dureza da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E quanto ao problema do aumento de dureza da água? Quando se dá a evaporação, os sais permenecem no aquário e a concentração aumenta. Se a reposição de água for feita com água destilada, a concentração de sais mantém-se constante mas isso não compensa a longo prazo. Com reposição com água da torneira a concentração de, por exempl,o carbonato de cálcio, está sempre a aumentar e consequentemente também a dureza da água.

Não concordo... pelo menos a 100%

 

E as plantas e animais, não consomem Cálcio, Carbonatos e Magnésio?

 

Tudo bem que tu advertiste, e bem, para a reposição apenas... mas se tivermos espécies em crescimento, sejam elas peixes ou plantas, as TPA's são essenciais. Pois há muitos sais e elementos químicos que "só" são renovados na coluna de água por meio das TPA's.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelas respostas vejo que um aqua aberto até terá será melhor, tou aguardando uma resposta de um comerciante, para um aqua com 1,20x45xqq altura, (estas são sensivelmente as medidas máximas que o espaço me permite)equipado com Filtro Eihn classic 2217, Iluminação 2x54W-T5, Termoestato 300W com o respectivo móvel fechado à cor castanho claro ou cerejeira.

 

Acham uma boa escolha?

Procuro respostas.

 

Obrigado

 

Não te dás ao DIY ?

 

o aqua mandavas fazer a tua medida e o movel fazias... ha bastantes projectos na secção DIY...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz escreveu:

Não concordo... pelo menos a 100%  

 

E as plantas e animais, não consomem Cálcio, Carbonatos e Magnésio?  

 

Tudo bem que tu advertiste, e bem, para a reposição apenas... mas se tivermos espécies em crescimento, sejam elas peixes ou plantas, as TPA's são essenciais. Pois há muitos sais e elementos químicos que "só" são renovados na coluna de água por meio das TPA's.

 

Sim, tens razão quanto ao facto de alguns elementos serem absorvidos por animais e plantas. Mas lá está, alguns, não todos e especialmente não na sua totalidade. No que toca por exemplo aos cloretos, sificilmente sao absorvidos, o sódio, apesar de ser importante no metabolismo para a sintese de ATP, é maioritariamente fornecido na alimentação. E para provar que o acréscimo de água da torneira tem um efeito de aumento de dureza, basta ter em conta o facto de os aquarios tapados não sofrerem diminuição de dureza a longo prazo apenas com trocas parciais. Se de facto os sais que contribuem para a dureza fossem totalmente absorvidos por peixes e plantas, então a dureza de uma aquario fechado diminuiria muito a longo prazo apenas com trocas parciais. Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sim, tens razão quanto ao facto de alguns elementos serem absorvidos por animais e plantas. Mas lá está, alguns, não todos e especialmente não na sua totalidade.

Eu nunca disse que era na totalidade...

Aliás, eu só não concordei a 100% porque estavas a falar em reposições somente...

Se falarmos em TPA's, o caso poderá, ou não, mudar de figura...

 

No que toca por exemplo aos cloretos, sificilmente sao absorvidos, o sódio, apesar de ser importante no metabolismo para a sintese de ATP, é maioritariamente fornecido na alimentação. E para provar que o acréscimo de água da torneira tem um efeito de aumento de dureza, basta ter em conta o facto de os aquarios tapados não sofrerem diminuição de dureza a longo prazo apenas com trocas parciais. Se de facto os sais que contribuem para a dureza fossem totalmente absorvidos por peixes e plantas, então a dureza de uma aquario fechado diminuiria muito a longo prazo apenas com trocas parciais. Certo?

Errado... pelo menos eu não concordo.

Tal como tu disseste, depende muito do que se introduz nos aquários. Concordo plenamente contigo quando dizes que se a água evaporar, as durezas sobem. Exacto... Mas se tu fizeres TPA's e não somente reposições de água, não te afastas muito do valor "inicial".

Quanto à do aquário fechado, tal como disseste, o cálcio e o magnésio não são somente adicionados pela água das trocas... A comida também interfere nisso...

E como tu já deves ter estudado, a par das temperaturas, também há "concentrações óptimas" para certas reacções químicas ocorrerem, ou traduzindo para bioquímicas, há concentrações óptimas/limites para certas enzimas funcionarem...

 

A água do aquário não é somente o que a gente faz com as trocas. Certamente, as trocas têm um papel importante, mas daí até comandarem exclusivamente as concentrações de todos os produtos químicos na água de um aquário; ainda vai muita coisa... :P

 

Se de facto os sais que contribuem para a dureza fossem totalmente absorvidos por peixes e plantas, então a dureza de uma aquario fechado diminuiria muito a longo prazo apenas com trocas parciais. Certo?

Mas eu nunca disse que os peixes/plantas os consumiam na totalidade...

O que eu quis dizer com o post anterior, é que não podemos admitir que a dureza de uma água, ao não haver alteração do volume de água e não se fazer TPA's, ela vai ser alterada ao longo do tempo...

Mas agora pergunto eu... há alguém que mantenha o aquário assim? Sem adicionar os sais À mão? Se sim, então podem-se estar a esquecer de elementos importantes, mesmo que micros, e qualquer dia têm uma carência desse elemento e não sabem do que é...

 

Resumindo e concluindo...

:roll: Tu dizes que a água ao evaporar sobe a dureza: Certo!

Mas se deitares água destilada de modo a perfazeres o mesmo volume inicial, não vais ter a mesma dureza. Alguns sais são absorvidos, ou até adicionados (comida). É algo que acontece a uma escala tão pequena, que não pode ser quantificado.

:?: Não há casos teóricos, de aquários fechados, reposições de água destilada (somente). Sem dar comida, etc...

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow: Não há casos teóricos, de aquários fechados, reposições de água destilada (somente). Sem dar comida, etc...

 

não percebi... isto que referes não existe?... olha que sim... eu desde ha muitos meses que so faço tpa´s com agua destilada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Dás comida aos peixes, certo? Controlas minimamente os níveis de Cálcio e/ou Magnésio na água... É que se só adicionas água destilada, desprovida de Cálcio e Magnésio à água do teu aquário, com plantas e peixes em crescimento, as durezas vão diminuindo com o tempo, certo?

A não ser que tenhas algum elemento, por mais pequeno que seja, que os consiga libertar no aquário...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ric,

 

Já agora a minha experiência para decidires o que fazer ao pensar comprar um aquário aberto...

O meu é aberto e tem 450 L, só para teres uma ideia reponho cerca de 3 Litros de água todos os dias à noite...

 

Meu conselho: deixa o teu aqua tapadinho... concentra-te em arranjar forma de vedar as fugas que te escorrem para o exterior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

 

Não te dás ao DIY ?

 

o aqua mandavas fazer a tua medida e o movel fazias... ha bastantes projectos na secção DIY...

 

DIY :?:

Desculpa, mas podias explicar-te melhor?

 

 

Meu conselho: deixa o teu aqua tapadinho... concentra-te em arranjar forma de vedar as fugas que te escorrem para o exterior...

 

Obrigado "Woody", o problema das fugas tá resolvido?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.