Discussão: Podar as plantas – Quando, como e porquê?


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Este tópico foi criado para se discutir quaisquer dúvidas que os membros tenham em relação ao artigo "Podar as plantas – Quando, como e porquê?".

 

Podem colocar dúvidas sobre o tema, fazer correcções ao artigo que depois de analisadas poderão servir ou não para uma alteração deste, ideias sobre o tema, casos sobre o tema, etc. Fica ao vosso critério colocar aqui tudo o que diga respeito sobre o tema do artigo escrito, desde que seja oportuno e que tenham ao menos lido o conteúdo até ao fim.

 

Optámos por criar um tópico aparte para evitar conversas que se desviem do tema, posts desnecessários e outras situações que iriam " atrapalhar" a consulta do artigo. Assim, o tópico do artigo fica limpo e a discussão do tema pode ser feita aqui.

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Pedro

 

O tópico está excelente, objectivo, claro e conciso. Compilaste bastante informação o que o torna extremamente didáctico e muito útil, especialmente porque versa, com uma linguagem muito acessível, um tema em temos sempre dúvidas, quando nos estamos a iniciar na aventura dos plantados.

 

A única sugestão que me apraz fazer é que, fazendo uso da tuas excelentes capacidades de fotografo, acrescentes imagens (fotos), beneficiava e muito, o tópico. Se precisares de ajuda para as fotos ou de modelo, eu e o meu áqua estamos disponíveis.

 

Um abraço

Miguel

 

Ps.: quando tiveres disponibilidade vem cá fazer uma visita, para constatares in-loco a evolução das plantas com a nova fertilização, made by Just_me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá André

Percebi perfeitamente a tua explicação no que toca à poda das plantas, é mais ou menos o que faço.

No entanto uma duvida me surge, quanto à lilaeopsis brasiliensis, acho que é esta que tenho pois a sfolhas são fortes e larguinhas e lisas.

Ela cresce, eu podo, e ela volta a crescer?????Suponho que sim....

Mas o que corto posso plantar noutro lugar????Será que cria raiz????

Agradeço o esclarecimento.

Obrigada

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Isa.

 

O tópico não é da minha autoria mas sim do Just_me ( Pedro Alves). :wink:

 

Quanto à tua dúvida, a poda nessa planta deve ser feita ao nível dos runners e, se assim o fizeres, podes arrancar os runners com os nódulos intactos e voltar a plantar sem problemas.

 

Também podes cortar ao nível das folhas mas o que sobrar do corte não pode ser replantado, além de que as folhas cortadas acabam por morrer.

 

Se cortares entre os runners a planta vai-se espalhar com mais força ficando mais densa tal como o Just_me já tinha referido no artigo. No teu lugar dava um talho nos runners e não arrancava nada, esperando que isso formasse um "tapete" bem denso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

OI

Eu as cabombas corto-as ao meio, com uma tesourinha e volto a enterrá-las no areão.

As vezes tiro-as todas para ver se estão ratadas no meio (tenho muitas mollys) e depois conservo o que se aproveita e corto e volto a colocar no areão.

Elas voltam a ganhar raizes e a agarrar-se ao areão e a crescer e eu volto a fazer o mesmo.

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito o topico para obter uma resposta:

 

Como podar a Hygrophila polysperma?

 

Obrigado

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

eu à higrophyla retiro-a, e ela tem sempre vários tronquinhos, vai dai eu separo os tronquinhos e ela fica mais pequenina e volto a metê-la no areão e também aos novos pezinhos.

Deve ser suficiente, senão cortas as partes de cima, mas eu acho que se separares os tronquinhos já é suficiente.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois neste aqua onde está é relativamente facil agora quando fizer o plantado estar de 2/2 semanas a tirar e a plantar novamente não irá ser muito bom ;) se a cortar em cima o q acontece sabes?

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Fiquei sem palavras, está simplesmente perfeito. Para além de teres muito jeito para escrever também tens muito conhecimento e ainda por cima partilhas. Parabém.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais