CARDINA JAPONICA


danielludgero

Recommended Posts

Olá.

 

Penso que a reprodução de caridina Japonica é muitíssimo complicada de se conseguir. Não digo que seja impossível, mas salvo erro, os camarões recém-nascidos necessitam de água minimamente salobra/salgada para se desenvolverem.

 

Vê se isto ajuda:

 

http://www.petshrimp.com/amanoshrimp.html

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acontece frequentemente

dentro de alguns dias vão nascer umas larvas

 

para estas se metamorfarem para camarões têm de passar por água Salobra o que inviabiliza(para quase toda a gente) asua criação....

 

 

se quiseres tentar e tiveres dúvidas contacta-me bigsmile

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, são ovos e devem eclodir dentro de 3-5 semanas (conforme a temperatura).

Como o ivanpantz referiu a reprodução é algo complicada.

Acerca de 1 ano que ando a tentar reproduzi-los. Já me passaram cerca de 2500-3000 larvas pelas mãos, e destes apenas 50-60 chegaram à fase pós-larval (acho que é assim que se designa). Isto em termos de percentagem dá qualquer coisa como 2% bigsmile .

Penso que os 2 factores fundamentais para o sucesso são: um ambiente já estabilizado (utilizo água salgada a 32-34 de salinidade), o outro factor é a comida com que alimentamos as larvas. Infelizmente nunca consegui arranjar micro algas de água salgada. Mas actualmente estou a dar como alimento ciliados (um protozoário) e rotíferos com bastante sucesso (cerca de 15 larvas na fase final das cerca 40 introduzidas :roll: ).

 

mas entao e o que eu faço?????'

Se resolveres tentar o tua sorte já sabes o que te espera!

 

Existem 2 sitios muito bons sobre o assunto:

 

http://mikes-machine.mine.nu/breeding_yamato.htm

http://caridina.japonica.online.fr/English/

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

apenas 50-60 chegaram à fase pós-larval (acho que é assim  que se designa). Isto em termos de percentagem dá qualquer coisa como 2% :wink: .  

 

Em termos temporais quanto tempo conseguiste manter as larvas?

 

Eu tambem tentei uma vez e consegui que sobrevivessem durante quase dois meses. O que reparei foi que a grande percentagem das mortes surgia com as TPA's, ou seja com a diferença de parametros da água. Reduzí bastante essa mortalidade quando comecei a fazer TPA's muito lentas. Uma garrafa de água com um furo de agulha, uma TPA de 1 lt. demorava cerca de 1 hora. Mas depois desistí e dei outro destino ao aquário "maternidade".

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos temporais quanto tempo conseguiste manter as larvas?

Em média, se forem bem alimentadas cerca de 4-5 semanas são suficientes para atingirem a fase pós-larval (camarões com 6-8mm).

 

Eu tambem tentei uma vez e consegui que sobrevivessem durante quase dois meses.

Se tentaste um única vez, e conseguiste com que sobrevivessem durante 2 meses, já foi muito bom e provavelmente estiveste próximo de ter sucesso. Acho que “apenas” falhaste na alimentação.

 

O que reparei foi que a grande percentagem das mortes surgia com as TPA's, ou seja com a diferença de parametros da água.

Quando tinha as larvas num recipiente (saladeira de vidro) de 3l, fazia TPA’s diárias de 0,5l – 0,75l . Se fizesse acima disso, ou se ficasse algum dia sem TPA’s e depois tentasse compensar com mais quantidade na próxima, era cá um massacre... :wink:

Agora tenho um aquário de 12l ligado um recipiente de 2l que faz uma espécie de refúgio onde tenho as larvas. As TPA’s (1/2l de 2 em 2 dias) são feitas no aquário de 12l para que o impacto no refúgio seja mínimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais