Montagem aquário para Óscar


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Iniciei-me na aquariofilia à pouco tempo, pesquisei durante cerca de 1 ano e actualmente tenho 1 pequeno aquário comunitário e estou a montar um aquário para criar um Óscar.

 

O aquário é de 209 Lts, e tenho lido várias opiniões acerca do espaço necessário para o Óscar, de qualquer forma vou optar por colocar apenas 1. :roll:

 

Gostaria da vossa ajuda para:

- quais os ciclideos americanos mais pequenos que posso colocar junto com o oscar, e quantidade aconselhada.

 

- para filtragem vou utilizar sump: quais as medidas que me aconcelham para a capacidade do aquário?

 

Agradeço opiniões e criticas.

Obrigado :D

Valter

Valter Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que devias optar por dois...por que 209 litro já é um bom espaço...

E futuramente vais te arrepender de ter tanto aquario para só um peixe...

E futuramente se quiseres colocar outro...ja´nâo vais poder por outro...pois não vai ser bem aceito...

Opta por dois :roll:

Opinião minha ( escolhe um negro fachado de laranja ) e um albino.. os albinos quando crescem sao lindos:D

 

 

Quanto a cicledeos que possas juntar...isso nao vou falar porque não tenho conhecimento de quem os possa ter junto.

 

Sump tambem nao me vou prenunciar...mas garanto te que vai ter de ser grande...Eles sujam muito a água devido a alimentaçao... ( a não ser que os alimentes de neons )

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

mete uns plecostomos ou assim.

eles sao resistentes e nao ocupam o mesmo espaço aquatico que os oscares.

cumps

Proletários de todos os países, UNI-VOS!

 

"Um aquário por dia não sabe o bem que lhe fazia"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.... realmente estou com bastante indecisão em relação a 1 ou 2 Óscars. É que já estou a pensar em quando forem grandes.

 

Já tenho 2 Plecostomos a aguardar a nova casa juntamente com o Óscar. :roll:

Valter Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião 200l chegam para 2 Oscares até aos 20cm, mas se os queres manter para sempre e chegar a apreciar a visão de um Oscar com 35cm a nadar, vais precisar de, daqui a 1 ano ou 2, arranjar um aquário com uns 400l no minimo...

Se os juntares desde pequenos, possivelmente vão se dar bem, mas não é certo.

Não sei se só a sump seja suficiente. Com mais um filtro interior potente és capaz de te safar. Eu já tou a ver que vou ter de ir buscar mais um filtro exterior :cry:

Mas boa sorte com os teus :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar pelos dois Óscars :lol: de certa forma ainda vou demorar um pouco para ter tudo pronto para a chegada deles, assim dá tempo para planear tudo com cuidado. :)

 

Para a Sump alguém me pode indicar um volume adequado? Estava a pensar em cerca de 1 terço... tipo 60Lts.

 

J4N!T4 - Também usas Sump ou apenas filtros exteriores?

 

obr

Valter Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 oscarares ocupam muito mas tambem nao é como querem fazer...um ja vi um oscar de 20 cm a venda naqueles cubos das vendedoras...e tinha espaço...nao tava a bater de lado...

Por isso...200 e tal litros dao a vontadex:d

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi um tubarão martelo de 40 cm num desses cubos... :)

Aliás o maior Oscar que tenho cresceu em um aquario de 1m e tem 30 e tal cms... Nota-se é uma especie de "encurtamento" do peixe, parece que tem a espinha curvada. Os outros estão quase do tamanho dele, mas são muito mais esguios.

Tenho um filtro exterios Ehein professional 3 (1700l/h), 2 filtros internos (um bastante potente e outro mais fraco), quando os tinha no de 240l era mais do que suficiente, mas agora tou já a fazer contas para comprar mais um exterior... Nunca tive sump, por isso não te sei dizer qual o melhor tamanho.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... obrigado por todas essas dicas. Não há nada como a experiência pessoal :wink:

 

Vou mesmo por voçês.... vou colocar os dois Óscars e rever o sistema de filtragem.

 

Obrigado a todos :lol:

 

Quando tiver tudo montado, posto aqui umas fotos ;)

Valter Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

 

Sem querer ser muito duro contigo, devo dizer o seguinte :

 

Meter um Óscar num aquário de 200 lt é um crime. Apenas se pode aceitar como uma situação provisória (com o bicho em crescimento) e terás de pensar já no aquário a ter daqui a 1 ano. Caso contrário será melhor optares por outro ciclideo ...

 

Eu tenho um Óscar com +/- 32 cms. Estes bichos crescem muito rápido e como já aqui disseram sujam muito. Terás de ter uma boa filtragem e um aquário maior.

 

Já imagináste uma baleia a viver numa piscina ?

 

Existem muitos ciclideos americanos bonitos, com um comportamento engraçado e que não ficam tão grandes ... se não tiveres possibilidade de ter um aquário maior o meu conselho aponta para outras espécies ...

 

Escusado será dizer que 2 não é demais , é um exagero.

 

Claro que é só um conselho, não sou ninguém, mas sei do que estou a falar ...

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e umas fotos dos bichos e do aquário, não se arranja? :wink:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leitao18,

 

Agradeço o teu conselho. Qual é o tamanho do aqua que tens para o teu Óscar??

 

Em alternativa ao Óscar, que outros ciclideos me aconselhavas?

 

Obrigado.

Valter Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

põe um aequidens rivulatus, ou um jack dempsey, ou um citrinellus, depende um pouco do que gostares... mas estes 3 pelo menos sao muito diferentes do oscar e sao lindos, e podes juntar com o oscar...

 

 

um abraço filipe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais