Alinhamento de materias filtrantes


Recommended Posts

Boas!

 

após 3 meses de ter iniciado o meu aquario de tanganyikas surgiu-me a uma duvida perante um problema que encontrei no aquario que é o de não conseguir ter a agua Limpida que nem cristal, ou como dizem os ingleses "Crystal Clear"; tenho sempre uma especie de poeira pela agua fora, e de vez em quando torna-se pior...

 

eu estou muito direcionado para que isto se deva ao alinhamento das materias filtrantes no meu filtro, ou seja, a minha pergunta neste topico e a seguinte:

 

Para os mais experientes em ciclideos do tanganyika e mais geralmente em africanos, qual é o mais eficaz alinhamento de materias filtrantes para se por num filtro externo dum aquario deste genero?

Gostava que fossem especificos, e que esclarecessem bem os vossos metodos, para que me possam ajudar mim, e quem mais tiver duvidas deste foro...

 

um grande abraço e aguardo as vossas respostas.

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho essa dúvida ... já andei a perguntar e acabei por colocar assim:

(baixo pra cima e o filtro é um eheim 2213)

->Ceramica

->Esponja Azul

->Esponja fina branca

->Esponja de carvão activado

 

Posso estar engando na posição se tiver, alguem k diga vamos ver a qualidade da água daqui a umas semanas quando colocar os peixes... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para filtros exteriores coloco:

 

Cerâmica para filtragem mecânica -EHFIMECH

1 Esponja Azul

Cerâmicas para filtragem biológica - SUBSTRATpro

2 Esponjas Azuis

2 Esponjas brancas, ou se tiveres espaço coloca mais.

 

 

A Esponja de carvão activado, só se devem colocar quando queres tirar um susbtância química da água, por exemplo após um tratamento, colocas durante alguns dias a esponja de carvão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segredo da água limpa não está no modo como se colocam as matérias filtrantes (dúvidas existenciais) mas sim na sua eficácia.

Embora se quisermos ter a cerâmica mais ou menos limpa teremos que ter a esponja ou seja lá o que for a montante da cerâmica.

 

Os filtros externos raramente fazem uma filtragem mecânica como deve ser. Usa um interno durante uns dias, nem que seja emprestado e verás a diferença.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

o meu filtro é um TetraTEC EX700, e neste momento o meu alinhamento é o seguinte:

 

Ceramicas (vinham de origem)

esponja normal (suponho q seja igual a essa azul)

Biobolas

esponja normal (suponho q seja igual a essa azul)

Aquamedic anti-phos (comprei para resolver um boom de algas q tive, mas n ajudou em nada)

Lã de vidro

esponja normal (suponho q seja igual a essa azul)

carvão activado

lã de vidro.

 

tenho como iluminação 2x 30W Daylights 6500K.

O aquario é de 100cm*40cm*50cm

não vejo porque é q tenho a agua baça desta maneira, e não dou demasiado alimento para provocar isto... até dou muito por baixo...

 

dê-me sujestões para o filtro e para qualquer outra coisa q axarem benefico.

 

Deixo aqui um link do esquema do meu filtro para facilitar...

http://www.tetra.de/ex_filter/default.cfm?lang_id=2

 

cumps

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu creio que as materias filtrantes devem ser postas da seguinte ordem de baixo para cima.

No primeiro cesto (caso o filtro contenha dois)

 

Esponja mais grossa para filtrar as particulas mais grossas

perlon ou esponja mais fina para particulas mais finas e ceramicas ou outra materia que faça a filtração biologica

 

segundo cesto:

Perlon ou esponja fina no fundo do cesto, e outra materia de filtração biologica ou carvão se for o caso de necessitar do mesmo, porque o carvão só deve ser usado em certos casos EX: retirar medicamentos , agua amarela ect... e por um periodo não superior a uma semana... porque no caso de aquarios plantados e outros não só retira as materias maleficas como as beneficas.

 

A filtração faz-se da seguinte forma: 1º filtração mecanica (lixo) 2º filtração biologica onde estão as bacterias nitrificantes que são as ceramicas e outras.

 

espero ter ajudado e não ter dito alguma asneira.

 

CUMPS

 

pilinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

eu já percebi o esquema, a minha pergunta é mais direcionada para referencia de exemplos.

Nomeadamente bastantes users que sei que mantêm aquarios tanganyika podiam dar o seu parecer, e dizer o alinhamento que usam.

 

Essa historia das prioridades da mecanica primeiro e só depois a biologica é um pouco controversa... por exemplo, o meu filtro, de origem traz as ceramicas em primeiro lugar... e é assim que o uso neste momento... porque será q as ceramicas vêm em 1º lugar no esquema de montagem original?

 

volto a perguntar, qual é o alinhamento mais eficaz na vossa opinião? dêm os vossos exemplos, axo q este é um assunto que pode servir de muito para "vindouros" :lol:

 

grandes abraços

 

inté

Life is no more than a thin line dividing two eternities...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

por exemplo, o meu filtro, de origem traz as ceramicas em primeiro lugar... e é assim que o uso neste momento... porque será que (palavra corrigida) as ceramicas vêm em 1º lugar no esquema de montagem original?

 

inté

 

Depende do tipo de cerâmicas, originalmente as ceramicas eram utilizadas para filtragem mecanica, aquelas mais pequenas e não porosas, depois é que começaram a ser aplicadas para a filtragem biologica, as maiores e porosas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 3 cestos...

 

nos 3 tenho substratpro e no de cima tem menos substratpro para dar lugar a la de vidro no topo...

 

na proxima troca limpeza de filtro vou colocar substratpro e la de vidro em todos os cestos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um filtro cascata Millenium 2000, que deveriam ter um cartãozinho de carvão e um para a colonização bacterial. Eu removi isso e pus, de baixo para cima, ceramica purosa, bio balls, e lã de vidro.

 

A agua ficou crystalina, por isso mal colocado não deverá estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.