Iluminação (completamente "às escuras" neste assun


Recommended Posts

Boas,

 

A minha questão é a seguinte:

Tenho um aquário com as medidas 150 x 45,5 x 47 (comprimento x largura x altura), ou seja, o aquário leva praí uns 300 litros. Tenho algumas plantas artificiais no aquário e queria mudar para naturais (musgo de java, anúbias e valisnérias).

 

A minha preocupação é a iluminação que tenho, k penso ser insuficiente (uma aqua-glo e outra lâmpada flourescente da philips, ambas de 15w). Sabendo que se deve seguir uma regra de 0,5 a 1w/L (penso que no meu caso bastará à volta de 0,5 w/L, o que dá 150 ?! W :wink: ), como é k posso modificar a minha calha para obter essa potência? Gostava de obter informações acerca de tipos de lâmpadas (se conseguissem pôr fotos era excelente), maneiras de modificar a calha e por aí adiante (mas isto tudo tendo também em conta o factor económico)...

 

Fico à espera da vossa ajuda.

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dar uma vista de olhos pelo sub-fórum "DIY" :wink:

 

Lá encontras bons projectos para alteração das calhas, de maneira a aumentar a potência luminosa das mesmas, como estes:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38922

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38778

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=38269

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=13160

 

 

Boa sorte com a tua alteração :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avro,

Dá-me só uma indicação:

Pelo set de plantas que referes (anubias, fetos de java, valisnérias), tu por acaso não tens um aqua de ciclideos africanos, não?

É que se fôr este o caso, e porque as plantas indicadas são muito resistentes, a iluminação é uma questão secundária... Eu por exemplo tenho anubias num aqua tanganyika e todo o sistema se "aguenta" perfeitamente com 60w de luz.

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avro,

Dá-me só uma indicação:

Pelo set de plantas que referes (anubias, fetos de java, valisnérias), tu por acaso não tens um aqua de ciclideos africanos, não?

 

Não, é um comunitário com mollies, espadas e escalares (futuramente talvez me dêm guppies).

Só vou pôr lá essas plantas porque são plantas que não dão precisam de muito cuidado para viverem "felizes". :twisted:

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para musgo de java, anúbias e valisnérias, eu colocaria duas lampadas T8 de 1,50 com 58W cada...

 

Chega e sobra para essas plantas...

 

Compra um balastro de 2x58W juntamente com encaixes para as lampadas ( de preferencia com norma IP 67 ) e faz-se a ligação do balastro às lampadas.

 

Convém posteriormente adquirir uns reflectores para direccionar a luz para onde se quer ( entenda-se aquário ).

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Compra um balastro de 2x58W juntamente com encaixes para as lampadas ( de preferencia com norma IP 67 ) e faz-se a ligação do balastro às lampadas.

Uma dúvida de carácter técnico...

 

Existem balastros duplos (que possam ligar 2 lâmpadas em série) convencionais de 2x58? É que eu acho que não... :cry:

Pelo menos os arrancadores para ligar duas lâmpadas em série, só conheço os de 4-22 Watts... Ou seja, entendo que ligando duas lâmpadas em série com balastros convencionais, a potência máxima por lâmpada seja de 22 Watts. Logo, no máximo dos máximos existirão balastros de 2x22 Watts :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, eu nunca vi um balastro de 2x58W...

 

Mas vejo à venda muitos de 2x40W... da Hagen por exemplo...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Mas vejo à venda muitos de 2x40W... da Hagen por exemplo...

Mas esses são convencionais? Já alguém "descascou" um? Não serão "electrónicos"? EDIT: Estive a ver, e são electrónicos, os duplos...(aqui)

Pergunto isso, porque quando quis montar duas lâmpadas T8 de 15 Watts cada, tinha no início arrancadores "normais" de 4~65 Watts e fui depois falar com os tipos da loja, e indicaram-me que tinha de ter esses arrancadores "especiais de corrida" de 4~22 Watts...

 

Daí a minha pergunta, face aos balastros convencionais, puros e duros, se existem 2*XX, com XX>22 Watts.

 

É apenas uma dúvida. Não vai acabar o mundo por causa disso bigsmile

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

tens o balastro convencional de 1x58W... é o mesmo que teres 2x29W...

Pois... mas quase de certeza que não deve dar. Ou pelo menos não tem a indicação de 2x29 Watts.

 

Muito provavelmente até pode acender as duas lâmpadas, inclusivé usando arrancadores 4~65, mas se calhar não é o "aconselhável" para as lâmpadas.

 

Abraços

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a confirmar a coisa a bocado na loja de electricidade e realmente é como eu pensava...

 

Um balastro não é mais do que um autotransformador que só fornece a potência que lhe é pedida. Ou seja se ligares uma lampada de 20W num balastro de 58W não há questão, pois a lampada so "pede" ao balastro 20W, podes ligar lá ligar outra que ainda ficam a sobrar 18...

 

claro que quanto ao arrancador... é um por lampada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.