Ninho de colisas que fazer?ajuda please!a postura começou :)


pajo

Recommended Posts

Comprei um casal de colisas Lalia recentemente + - á uma semana entretanto o macho começou a fazer ninho num dos cantos mais parados do áqua com bolhas e bocados de plantas como nao tenho nenhuma esperiencia com posturas agradecia que me ajudacem gostava de saber as etapas que vao acontecer e o que heide fazer .

Agradecia toda a ajuda possivel .

Obrigado

Cumps

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Para já não tens que fazer nada, eles é que têm de desovar e a seguir, o macho cuidada dos ovos e dos filho durante a 1ª semana. Caso tenhas hipótese de tirar os pais e os outros peixes se os houver, desse aqua e passares para outro, passamos à fase seguinte que é a alimentação dos alevins. Os alevins são minúsculos à nascença o que complica muito na escolha da comida que lhes vamos dar, basicamente nos primeiros 3 a 7 dias só se alimentam de micro organismos, que em aquariófilia costumamos de chamar de infusórios, para teres infusórios tens que preparar um “infusão”, a partir de feno, ou de cereais faz uma busca por preparação de infusórios que deves encontrar varias receitas. Passando a faze dos infusórios podes alimenta-los com artemia recém nascida, ou com micro vermes.

Agora a fase mais chata, a formação do “labirinto” (órgão auxiliar da respiração), a superfície da água tem de estar limpa, sem película de “gordura”, a temperatura do ar dentro do aqua não pode estar a menos de 2-3ºC de diferença da temperatura da água. Este acontecimento ocorre a partir da 3 semana.

Bem os que chegarem à 4 semana de vida, estão safos e já aceitam comida de qualquer tipo, desde que lhes caiba na boca.

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola aquaben e obrigado desde ja pela ajuda ;)

Tenho um problema que é só conseguir ter neste momento um aqua montado que é onde se esta a passar tudo isto claro eu neste aqua alem do casal de colisas tenho mais 4 neons e alem disso caridoras e ottos e tenho musgo de java e ricia no fundo será que com isto terei alguma hipotese de sucesso com os filhotes que nascerem (se nascerem claro)?

 

Ps: Só um aparte o colisa esta a dar-me cabo do musgo para construir o ninho lolllll :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles desovarem, e eu acredito que vai se embreve, os alevins vão nascer de certeza, a eclosão é rapida e os ovos não fungam de certeza dentro da bolha, quanto a algum conseguir sobreviver,????, se tiveres muito musgo e plantas flutuantes é possivel, nestes casos a pristia ou a ricia fazem milagres.

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa as coisas seguirem a ordem natural. Depois posta aqui os resultados.

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi....

 

Gostava só de fazer uma correcção. Não tenho a certeza absoluta do que digo (pois nunca tive uma ninhada de colisa em que nasce-se um unico filho :?: ) mas acho que depois da desova os ovos demoram 1 ou 2 dias a eclodir e que o macho só os "guarda" durante 3 dias. A partir disso o seu interesse é puramente gastronomico ;) . Dou esta informaçao com base em livros e sites.

 

 

Depois conta como correram as coisas. Infelizmente o meu macho tambem está a fazer o ninho pela 3*ª vez seguida num mes mas a minha pobre femea já nao tem mais ovos pa ninguem :?: .

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As informações que costumo dar aqui no forum são com base na minha experiencia.

Mas vamos fazer contas 2 dias + 3 dão 5 dias, se deixares mais 2 dias o macho ainda está com instintos paternas, o problema é mesmo esse, não deixa os filhos sairem da zona do ninho, quanto à femea, aí sim ao fim dos 3 dias os pequenos que fugirem da guarda do pai arriscam-se.

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos entao é assim: O ninho está pronto e a postura começou ele ja a anda a espremer e acabei de ver por varias veses os ovos a sairem,alguns subiam logo na direcçao do ninho outros iam caindo e ele apanha-os com a boca depois penso eu vai polos no ninho ,isto com os neons sempre a coca de apanhar uns ovitos e ja apanharam uns 3 ou 4 que eu tenha visto.

Agora agradecia realmente a vossa ajuda para o que tenho a fazer apartir do dia da postura quantos dias posso estar descansado e quando devo separar o pai dos filhotes?

Já pensei em colocar a maternidade por baixo do ninho mas nao sei quando o posso fazer nem se isso é viavel ,mas pode ser uma ipotese ja que neste momento nao tenho outra senao o aqua comunitario!

 

pff ajudem-me a partir daqui e se houver hipotese de usar a maternidade como e quando o devo fazer,esta é a minha 1ª postura de colisas e gostava de fazer o maximo que puder.

 

Desde já obrigado , fico á espera da vossa ajuda.

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a partir daqui já nao sei de nada. Aconselhote simplesmente a não pores a maternidade de maneira nenhuma.

 

 

 

Os meus desejos de uma boa ninhada

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho uma dúvida agora que tenho colisas em reprodução bigsmile . No meu aquario tenho especies que rapidamente devorariam os peixes. Será que depois de eles nascerem os posso tranferir e ao pai para um aqua pequeo de 20 litros?

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

+Se queres transferir os alevins para outro aqua faz-o nos primeiros 3 dias, tira só os alevins enche o aqua com agua desse quando a temperatura estives igual ao de origem dos alevins pega num copo e mergulha-o os alevins são sugados para o copo depois é só despejar no aqua, não te aconselho a apanhares todos, pois devem ser muito e corres o risco de não conseguires safar nenhum, num aqua de 20lt podes por à volta de cem se tiveres os devidos cuidado conta com 30 jovens.

Penso que ja referi os cuuidados a ter com os alevins de colisas, se não foi neste post foi noutro do género.

Um abraço e boa sorte.

Pajo, não metas maternidade não vai ajudar em nada, se não tens outro aqua deixa tudo como está, visto que tens muitas plantas e riccia alguns hade escapar, não metas comida para alevins que tambem não vai ajudar em nada a não ser estragar a qualidade da agua do teu aqua.

Boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado aquaben como sempre a tua disponibilidade para ajudar é quase infinita e sempre de grande valor :)

 

Mais uma coisa,até agora não vi resultados desta 1ª postura :) e nao voltei a ver o macho a espremer a femea mas reparei que ele voltou a reforçar o ninho será que vai haver nova postura porque a 1ª nao terá resultado??????

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Observa bem as bolhinhas a ver se teem um ponto braco dentro de algumas delas.

 

Eu de colisas nunca fiz criaçao mas com os betas que e practicamente o mesmo faço assim :

 

quando a desova é expontanea num aquario comunitario eu retiro o ninho com jeitinho usando para esse fim uma caixinha de ferrero-rocher que deixo a flutuar no aquario ate que eles nascam e comecem a nadar, ai passo-os para outro aquario com tampa. depois faz como o amigo aquaben disse que vais bem.

 

A maternidade esquece pois eles nascem tao pequenos que escapam pelos rasgos da maternidade.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais