Novo aquario 260*155*80...


Recommended Posts

Como alguns membros já sabem vou iniçiar a construçao de um novo aquario,se tudo correr bem ele vai ter as seguintes dimensoes,260*155*80

terá apenas a parede frontal e a lateral em vidro o resto será em betaõ.

o vidro será de 12+12...

Este será o local de eleiçao e o unico disponivel....

Queria opnioes de todos sejam boas ou más...

o local....

Pic_6287_12.jpg

 

o iniçio....

 

 

Pic_6287_13.jpg

 

Pic_6287_14.jpg

 

os pesos pesados.....

Pic_6287_15.jpg

 

a armaçao em aço....

Pic_6287_16.jpg

 

Vamos ver como corre este....

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva,

 

Mas que grande projecto! cheers

 

Como é um aquário bastante profundo e não tens acesso por detrás, como estás a pensar fazer a manutenção?

 

Correu tudo bem com o outro aquário que montaste dessa maneira, não houve fugas?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo dois problemas, primeiro não ser meu e segundo como o ricardo diz é capaz de ser complicado chegar lá atrás sem acesso pela parte de trás do aquário.

 

Quanto ao resto nem palavras há, vai sair daí um aquário impressionante disso não há a menor dúvida.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impressionante!

 

Desde que me disseste que ias avançar com este projecto, que ele não me saiu mais da cabeça e sonhava com o dia em que o ia ver a materializar-se. É bem ao estilo grandioso daquele holandês que apareceu como aquário do mês no reefcentral.

 

Lembro-me que referiste que o vidro frontal ia ser inclinado, mantém-se a ideia?

 

Aparece mais vezes que fazes cá muita falta!!!!!!!!!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas sugestões:

 

- Coloca o refúgio acima do aquário principal e com uma saída para este.

 

- Coloca a saída do reactor de kalk e de cálcio directamente no aquário principal.

 

Já agora podes explicar que tipo de surge device vais usar, qual o principio de funcionamento?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que já que o surge fica acima do aquário, o refúgio possa tamém ser colocado a esse nível.

 

Como vais gerir a reposição? Vai haver um depósito de RO/DI para alimentar o reactor de kalk?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ter depósitos calcareos nas tubagens?

 

Concordo que a manutenção disso pelos vistos só com fato de mergulho!!!

 

Quanto ao esquema, penso que a saida do refugio, não devia passar pela UV, ja que algum fito ou zooplancton ali criado será morto pela UV. Também me parece que estás a passar pouca agua pela UV.

 

Eu colocaria como o Alexandre refere o refúgio a deitar directamente para o aquario e colocaria a UV provavelmente no retorno da SUMP para o aquario. é onde provavelmente vêm com menos detritos e convem tratar a agua que volta ao aquario.

 

mas vai ser um projecto bem grandinho!!!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas sugestões:

 

- Coloca o refúgio acima do aquário principal e com uma saída para este.

 

- Coloca a saída do reactor de kalk e de cálcio directamente no aquário principal.

 

Já agora podes explicar que tipo de surge device vais usar, qual o principio de funcionamento?

 

A l e x a n d r e

Pois é Alexandre eu ate seguiria o teu conselho de por o reactor de calçio e o de kalc no aquario principal mas nao tenho como,mas posso te dizer que ambas as saidas vao ficar logo onde a bomba de elevaçao puxa a aguam para cima, por isso é quase o mesmo,quanto ao refugio devo seguir esse conselho pois ficara melhor e tera melhors resultados,mas é para isto que serve o forum para trocarmos ideias,o meu obrigado

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Presumo que já que o surge fica acima do aquário, o refúgio possa tamém ser colocado a esse nível.

 

Como vais gerir a reposição? Vai haver um depósito de RO/DI para alimentar o reactor de kalk?

 

Sim Nuno,vai haver um deposito de 200 litros de agua de osmose para reposiçao,a qual vai estar ligada ao reactor de calk.

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que a manutenção disso pelos vistos só com fato de mergulho!!!

Boas o aquario vai ter acesso por detras e pela frente,para que seja façil a manutençao,nao vai haver problema,problemas tenho eu com o grande de 3,30 que só tenho acesso pela frente e tem 110cm de largura.... :oops:

Tenho que entrar dentro dele para fazer algumas coisas :wink:

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ambas as saidas vao ficar logo onde a bomba de elevaçao puxa a aguam para cima

Kalkwasser e reactor de cálcio a pingar na mesma divisão não é boa ideia porque provoca uma instantânea precipitação de CaCO3, a não ser que os dois não funcionem em simultâneo (tipo um de dia e o outro de noite).

Desde que o refúgio tenha um bom fluxo de água contínua, o reactor de cálcio a pingar no seu início é uma boa solução porque as algas ajudam no consumo do CO2 em excesso, além de que o crescimento das macroalgas é favorecido.

Outro projecto grandioso, sem dúvida. Boa sorte! 8)

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Assim já percebo porquê!

 

Kalkwasser e reactor de cálcio a pingar na mesma divisão não é boa ideia porque provoca uma instantânea precipitação de CaCO3, a não ser que os dois não funcionem em simultâneo (tipo um de dia e o outro de noite).

 

Mas também quem é que põe o kalkwasser durante o dia e o reactor de calcio durante a noite?

Na minha opinião deve-se utilizar o reactor de cálcio apenas durante o dia e o kalkwasser apenas durante a noite. :lol:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kalkwasser e reactor de cálcio a pingar na mesma divisão não é boa ideia porque provoca uma instantânea precipitação de CaCO3, a não ser que os dois não funcionem em simultâneo (tipo um de dia e o outro de noite).

Desde que o refúgio tenha um bom fluxo de água contínua, o reactor de cálcio a pingar no seu início é uma boa solução porque as algas ajudam no consumo do CO2 em excesso, além de que o crescimento das macroalgas é favorecido.  

 

Peço desde já desculpa ao Bubbles pelo abuso do tópico, mas pegando nesta afirmação do João Cotter e imaginando o meu caso concreto cuja sump tem 2 divisórias - Escumador | Retorno + Kalk, o que me sugeriam quando instalasse o reactor de Ca? Colocar o Kalk a pingar no compartimento do escumador e o de Ca no de retorno?

 

Obrigado

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Mas também quem é que põe o kalkwasser durante o dia e o reactor de calcio durante a noite?

Bem, eu uso-os permanentemente.

Na minha opinião deve-se utilizar o reactor de cálcio apenas durante o dia e o kalkwasser apenas durante a noite.

Isso tem a ver com procurar uma maior estabilidade do pH. Contudo, usar o reactor de cálcio intermitentemente dessa forma, na minha opinião, reduz significativamente a sua eficiência. Quando se volta a injectar CO2 ele demora uma série de horas para voltar a funcionar em pleno, além de que muitas vezes altera o fluxo de bolhas de CO2, provocando alterações no ritmo de dissolução da media e, consequentemente, instabilidades na concentração de cálcio e carbonatos no aquário. Mas admito desligar o reactor é uma boa forma de manter o pH um pouco mais alto durante a noite, principalmente para aquários com pH muito baixo.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sump tem 2 divisórias - Escumador | Retorno + Kalk, o que me sugeriam quando instalasse o reactor de Ca? Colocar o Kalk a pingar no compartimento do escumador e o de Ca no de retorno?

O ideal seria a kalk pingar directamente no aquário numa zona de muito movimento e o reactor de cálcio no compartimento da bomba de retorno.

Não convem que o fluxo da kalk ou do reactor de cálcio sejam pingados logo à entrada do escumador.

É possível a minha sugestão, Duarte?

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convem que o fluxo da kalk ou do reactor de cálcio sejam pingados logo à entrada do escumador.
Esta é nova para mim, João! :)

 

Então não é melhor pingar o kalk junto da entrada do skimmer para exportar fosfatos? :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o João já teve más experiências com calcificações no escumador.

 

Se me permitem a colherada diria que há 3 factores determinantes sobre onde largar os dois efluentes:

 

:P difusão - deve-se usar um ponto que minimize o tempo de difusão da mistura: a proximidade da bomba de retorno é seguramente um local razoável;

 

:arrow: distância mútua - largar os dois efluentes próximos um do outro dá barraca (sob a forma de precipitação);

 

:arrow: intereferência com o equipamento - qualquer ponto com temperatura superior à da água é um potencial local de depósito de carbonato de calcio. (eu tinha a saída de kalk logo em cima do termoestato numa zona com ligeiramente menos agitação e ele cheguo a formar uma "crosta")

 

Posso estar errado mas, atendendo aos 3 pontos acima, diria que a leitura do Duarte está totalmente correcta até porque me parece que, se entrar efluente do reactor de Ca no interior do escumador, com a turbulência, o CO2 sai logo fora tão rapidamente que é inevitável que ocorra calcificação abiótica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se volta a injectar CO2 ele demora uma série de horas para voltar a funcionar em pleno, além de que muitas vezes altera o fluxo de bolhas de CO2, provocando alterações no ritmo de dissolução da media e, consequentemente, instabilidades na concentração de cálcio e carbonatos no aquário.

 

Peço desculpa por insistir nisto mas ainda tou com dúvidas :arrow: Por exemplo se formos pela lógica, o sistema quando pára fica fechado, o que deveria acontecer era exactamente o contrário. O reactor de cálcio nas primeiras horas iria trabalhar a "mais".

 

João, consegues explicar-me melhor como é esse processo? O porquê do reactor não funcionar logo em pleno?

 

Espero que o bubbles não se incomode com estas intromissões no tópico dele, mas eu realmente gosto de saber estes pequenos detalhes, e não tenho encontrado muita informação (fundamentada), e a que encontro é muitas vezes díspar.

 

Outra vez para o João... :P ... porque utilizas o reactor de Kalk durante o dia? Alguma razão especial? Utilizar os dois reactores durante a noite ainda consigo compreender. O kalk durante o dia é que é pouco usual.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não é melhor pingar o kalk junto da entrada do skimmer para exportar fosfatos?

Oi Hugo. Concordo inteiramente com o Nuno.

Eu também pensava que o ideal seria adicionar kalk à entrada do escumador, mas o que me acontecia era que o cilindro do escumador ficava cheio de pedra, além de que tinha de parar o escumador periodicamente para lavar as bombas com vinagre porque as turbinas ficavam cheias de calcário. Numas trocas de mensagens com o Randy Holmes-Farley, Boomer, etc... desaconselharam-me vivamente a continuar a fazer isso. O contacto entre a kalkwasser no escumador com o CO2 que é injectado no escumador (atmosférico) provoca precipitação imediata de CaCO3. A adição de kalkwasser em qualquer ponto do aquário que tenha muita corrente (e poucas ou nenhumas bolhas de ar) é o suficiente para que ocorra precipitação de fosfatos, sendo estes posteriormente removidos pelo escumador. O melhor local para adicionar kalk é mesmo no aquário e não na sump. Como alternativa poderá ser na última etapa da sump (se lá estiver o termóstato, ficará coberto de pedra; se a bomba de retorno aquece muito, ficará coberta de pedra).

 

Bubbles, desculpa-me também por este abuso, mas creio que estes assuntos são muito interessantes e podem até ajudar-te no teu setup.

 

o sistema quando pára fica fechado, o que deveria acontecer era exactamente o contrário. O reactor de cálcio nas primeiras horas iria trabalhar a "mais".

Ricardo, não sei o que queres dizer com o sistema parar e ficar fechado. Será que queres dizer que o reactor de cálcio pára completamente e quando retoma funciona exactamente no ponto em que estava antes?

Bem, normalmente aquilo que se costuma cortar durante a noite é apenas as bolhas de CO2 através de um programador ligado à válvula solenóide. O fluxo de água no reactor continua, o que quer dizer que o pH dentro do reactor vai subindo durante a noite e de manhã estará sensivelmente igual ao do aquário. Quando se volta a ligar as bolhas, o pH dentro do reactor volta a descer, demorando várias horas até atingir o valor ideal de dissolução da media. Tratando-se de um processo mecânico, este constante ligar/desligar a válvula solenóide faz com que a regulação do fluxo de bolhas se vá alterando também, obrigando a que controlemos quase diariamente se o fluxo é o ideal. O que me parece é que este método leva a um consumo de CO2 que não é totalmente aproveitado para a dissolução da media (e, como tal, menos eficiente).

Agora se me dizes que desligas CO2 e fluxo de água pelo reactor, então é natural que a queda de pH dentro do reactor não seja tão intensa, sendo necessário uma pequena recuperação do pH quando se volta a ligar o reactor de cálcio. O que me parece é que com este último sistema ou tens uma bomba de água dedicada a alimentar exclusivamente o reactor ou então tens de ter outra válvula solenóide para cortar a água para o reactor (se a ligação ao reactor for por derivação de, por exemplo, da bomba de elevação).

Seja como for, cortar apenas o fluxo de água no reactor durante a noite e deixar continuar as bolhas de CO2 NUNCA DEVE SER FEITO! Isto implica uma descida muito exagerada do pH dentro do reactor. De manhã a media dentro do reactor seria lama!

porque utilizas o reactor de Kalk durante o dia? Alguma razão especial? Utilizar os dois reactores durante a noite ainda consigo compreender. O kalk durante o dia é que é pouco usual.

Adicionar kalk durante o dia não me parece pouco usual. O que não é usual é adicionar só durante o dia.

A questão é que uso o reactor de cálcio para manter o Ca e o KH, embora este equipamento tenha como consequência que o pH do aquário trabalhe um pouco mais baixo (devido à adição de CO2). A kalkwasser utilizo exclusivamente para minorar os efeitos de descida do pH provocados pelo reactor de cálcio, já que a adição de kalkwasser tem como efeito imediato a elevação do pH.

Como a utilização do reactor de cálcio me permite ter um KH alto (~10ºdKH), a variação do pH nas 24h é praticamente nula, como tal não são necessários estratagemas de desligar isto e ligar aquilo. Se mantenho o pH sempre por volta de 8,15 não preciso de mudar nada.

Cada caso é um caso por isso convem ver como é que se comporta o nosso aquário antes de partirmos para soluções que parecem "convencionadas" por algumas pessoas mas que no nosso aquário podem não ser as mais indicadas.

Só para acabar (que isto já vai longo :P ), acrescento que adiciono apenas cerca de 50% de kalk relativamente à evaporação do aquário.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,

muitos parabens pela coragem para fazer uma coiza dessas.

qd é a escursao ai a casa :P:arrow::arrow::lol::lol:

 

parabens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao Cotter disse-

Bubbles, desculpa-me também por este abuso, mas creio que estes assuntos são muito interessantes e podem até ajudar-te no teu setup

Até me ofendes em dizer isso para mim esta excelente,pelo menos tirou as minhas duvidas e se calhar a de mais alguns....e sempre ajuda no progecto :arrow:

Para mim estao todos de parabens,com as vossas intervençoes :P

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Hugo. Concordo inteiramente com o Nuno.  

Eu também pensava que o ideal seria adicionar kalk à entrada do escumador, mas o que me acontecia era que o cilindro do escumador ficava cheio de pedra, além de que tinha de parar o escumador periodicamente para lavar as bombas com vinagre porque as turbinas ficavam cheias de calcário. Numas trocas de mensagens com o Randy Holmes-Farley, Boomer, etc... desaconselharam-me vivamente a continuar a fazer isso. O contacto entre a kalkwasser no escumador com o CO2 que é injectado no escumador (atmosférico) provoca precipitação imediata de CaCO3. A adição de kalkwasser em qualquer ponto do aquário que tenha muita corrente (e poucas ou nenhumas bolhas de ar) é o suficiente para que ocorra precipitação de fosfatos, sendo estes posteriormente removidos pelo escumador. O melhor local para adicionar kalk é mesmo no aquário e não na sump. Como alternativa poderá ser na última etapa da sump (se lá estiver o termóstato, ficará coberto de pedra; se a bomba de retorno aquece muito, ficará coberta de pedra).

 

Mainada!!! Falou e disse! :P

 

Não fazia ideia disso, sempre tive a pingar junto do escumador e nunca tive precipitação, por isso nunca me preocupei muito. Sempre a evoluir... :arrow:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,  

muitos parabens pela coragem para fazer uma coiza dessas.

quando (palavra corrigida) é a escursao ai a casa :arrow:  :arrow:  :lol:  :lol:  :lol:  

 

parabens

Obrigado Joel

Quando estiver pronto terei todo o prazer de reçeber quem quer que seja, nao há problema,e sempre se bebe umas bejecas acompanhado.... :P

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais