Recommended Posts

Publicado

Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião acerca daqueles projectores de parede HQI 150W que custam cerca de 40€-45.

Pretendo usar dois destes projectores no meu plantado de 150x40x50, substituindo assim as 7 fluorescentes (4 T8 e 3 PCs).

Tenho as seguintes dúvidas:

- Uma vez que estes foram feitos para serem usados como projectores de parede, e como estou a pensar em pendura-los em cima do aquário (cerca de 30cm da água), será que o reflector vai espalhar a luz de forma uniforme ? é que a lâmpada não está centrada (quem conhecer o projector saberá a que me estou a referir).

- 2 projectores são suficientes para 150cm ? Haverá zonas com muita sombra que comprometa o crescimento das plantas e/ou a estética do aquário?

Já estou a contar em adquirir lâmpadas novas, pois a que vem com ele deve ter uma cor demasiado amarela (na minha opinião).

Gostaria de saber a opinião de alguém que utilize, ou já utilizou este tipo de projector, tendo em consideração o preço/qualidade, será uma hipótese a considerar ou a descartar por completo, ou seja, devo poupar o dinheiro, e + tarde gastar em algo + decente ?

Cumprimentos.

Filipe Duarte

Publicado:

Filipe MD ola ...

olha eu uso um projector de HQI de 150 watts com uma lampada de 6400 kelvins e os resultados sao excelentes alias não quero outra coisa...tou a pensar montar tambem um aquario de água salgada e esse tambem vai ter um projector de HQI de 150 watts so que com 10.000kelvins :evil: como ves tou mesmo muito satisfeito com este tipo de iluminação...até os peixes ficam com umas cores espectaculares...e eu tenho discus...

dois projectores bem distribuidos pelo teu aquario serve perfeitamente...quanto a teres sombras e bom que as tenhas não sei que tipo de peixes vais ter mas eu por exemplo os discus adoram de vez em quando ir para de baixo dos echinodorus para ficarem na sombra...

Quanto ao preço acho os projectores que falas muito baratos...o meu custou 60 e ofereceram-me a lampada de 6400 kelvins...mas se consegues a 40 ou 45 euros e um excelente negocio, na minha opinião HQI é o melhor que podes ter seja num aquario plantado ou num reef...

esta é a minha opinião espera por mais algumas :wink:

cumprimentos

Publicado:

não sei que projectores são esses---

uso 2x150 em 1.5m sem sombras , agora a 20 cm da superficie da agua.

não me queixo 300w para o meu aqua é suficiente.

Publicado:

Grato pelas vossas dicas.

Já comprei 1 projector (42.69€) para efectuar alguns testes. Como tinha já referido, estava à espera que a lâmpada fosse muito amarela. Infelizmente não me enganei, deve ter 3000K ou menos! Sinceramente não gostei nada de efeito amarelado no aquário em que pretendo montar os projectores :? . É que para além da tonalidade, fiquei com a sensação que com 2 projectores fico com pouca luz. Será apenas por causa da cor ?

No entanto, quando testei num aquário de 80cm gostei bastante do efeito das sombras das plantas e do movimento da água. Acredito que quando tiver uma lâmpada em condições posso mudar de opinião.

Mesmo que decida não avançar com este tipo de iluminação no aquário de 150cm, fico com o projector para um aquário de 100cm que pretendo montar futuramente (Ou então como aparelho de musculação :) ).

Projector HQI 150W

projector.jpg

Projecção:

proj01.jpg

Quanto à disposição em relação ao aquário, estou a analisar estas duas hipóteses:

Hipótese 1:

proj02.jpg

Hipótese 2:

proj03.jpg

Ainda não sei qual é a que me dá mais luz...

Gostaria que alguém me desse alguma dica relativa a estas ou a outras hipóteses.

Aqui não tenho muita margem para errar (tanto na disposição, como na altura em relação à água). É que vou ter de furar a parede para montar um apoio onde vou pendurar os projectores. Convém que fique logo à primeira!

Frederico, qual é a marca e o preço da lâmpada de 6500K?

É que normalmente o pessoal utiliza 5200K da OSRAM nos plantados. Se conseguir 6500K tanto melhor, mesmo que custe + 1s € (não muitos +!).

Publicado:

Já que aqui se fala de preços, qual o melhor sitio na zona de Lisboa para comprar projectores HQI? (com os preços mais em conta) :?

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Publicado:

Olá a todos,

Se pudesses dizer aonde é que arranjas-te esses projectores HQI por esse preço eu agradecia-te(se preferires em vez de responderes aqui no tópico manda uma mp)

Obrigado desde já

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

A hipótese 1 está posta de parte. Pois, faz com que mais luz seja projecta para fora do que para dentro (era obvio...).

Embora ainda não tenha abandonado totalmente a segunda hipótese, estou mais inclinado para esta disposição:

Hipótese 3 (vista de cima e de frente)

hip03.jpg

Outro diagrama para hipótese 2 (vista de cima e de frente)

hip02.jpg

Se os testes comprovarem que a hipótese 3 é melhor, então será mais fácil de implementar, visto que os projectores podem ficar na mesma estrutura que será fixada na parede.

Alguém sugere uma 4º hipótese ?

Existente algo que me esteja a escapar ?

Cumps.

Publicado:

Olá

Eu tenho um aquário mais pequeno, com 1 metro de comprimento e apenas um projector. A minha sugestão é a de não fixar o projector na parede mas sim em algo que se possa alterar no futuro.

Hoje tens um plantado bem iluminado com 2 x 150W, Amanhã talvez queiras ter um reef ou outra coisa qualquer, e em vez de andares a remendar a parede, podes adaptar a estrutura onde montas os projectores.

Em esquema aquilo que eu tenciono fazer com o meu um destes dias:

100930056_a09a5c69aa_d.jpg

Isto permite que numa primeira fase tenha apenas um projector, e no futuro acrescenta-se outro. A lampada tubular serve para haver umas fases do dia com mais claridade do que outras. A poupança de energia eléctrica também é factor de peso.

Para isto funcionar bem, deve ser preciso contra-pesos no caso de se ter um só projector, e pelo menos a parte da frente da caixa de madeira deve ser amovível.

Nuno Lima

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!