Algas


jccsfilho

Recommended Posts

Pessoal desde que montei meu plantado com um tempo as folhas de algumas plantas ficaram com manchas pretas em suas folhas, não liguei achando que com o tempo ia sair até as plantas se fixaram bem, mas com o tempo elas não saem e comecei a notar a dois dias uns tufos que no começo achei que era cabelo no aquário, mas depois vi que eram algas que está proliferando em algumas plantas, alguém já passou por infestações desses dois tipos de algas se sim me ajudem. Qual um bom método de tratar usar químicos, troca parciais faço muitas, na semana passada tinha uns discos em quarentena e todo dia trocava a água do aquário deles e também aproveitava e dava uma sinfonada no meu planatado principal tirando entre 20 e 50%, mas o normal é de 2 vezes na semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Vê se é isto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...&highlight=alga

 

 

Se for eu consegui librar-me das minhas assim. O Troco e as pedras tirei do aquario e deixei em água a ferver ai 30 minutos.

 

Quantos as plantas sei duas formas:

Uma é utilizar Formol mas não recomendo pois é cancerisne, bastante toxico e "queima" algumas folhas de certas plantas.

Outra é: tirar os peixes todos do aquário e adicionar 100ml de Água Oxigenada (H2O2) por cada 100Lts de água e deixar estar. Quando as algas deixarem de borbolhar (ai passado 8 horas), ou seja, quando já não houver H2O2 na água fazer uma muda de 50% e voltar a por os peixes.

 

Eu especialmente gosto bastante da água oxigenada pois a unica reacção que se dá no áquario é a seguinte:

2 H2O2 (l) ----*----->2 H2O (l) + O2 (g)

*- Devido a entrarem em contacto com as Algas

Como podem ver os produtos da reacção são apenas água e oxigenio.

 

A ultima vez que utilizei este tratamento fiz o seguinte: Retirei ai 30% do água para outro aquario. Fiz o tratamento. Mudei 50% desses 70% e voltei a colocar os 30% tirados e enchio o resto com água nova.

 

(já realizei este tratamento sem retirar os peixes mas eles passaram um mau bocado. Não recomendo)

 

Ah!!! este tratamento não serve para as algas verdes! Só mesmo para estas cabelo pretas e algas verdes filamentosas.

 

 

Espero te ajudado!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não seria este tipo não é como se fossem longos fios de cabelo enrrolado e outra é como se alguma coisa preta cobrisse umas partes de ums folhas, mas já que você mostrou isso ocorre na minha rotala em seu caule, só nela em nenhuma outra planta devo me preocupar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São algas filamentosas as que referes. As outras devem ser estas:

 

KIF_0632.jpg

 

Para a "meita" preta que cobre as folhas - Otocinclus affinis x6-8/100L

Para os "cabelos ao vento" - Crossocheilus siamensis x1-2/100L

Para todas no geral - Mais plantas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a "meita" preta que cobre as folhas - Otocinclus affinis x6-8/100L  

Para os "cabelos ao vento" - Crossocheilus siamensis x1-2/100L  

Para todas no geral - Mais plantas.

 

Pq não lês o post? ou só vês os bonecos? :D

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara foi mal,o jeito que tu botou ficou um pouco ruim de entender mas valeu.

Dei uma procurada na net e vi essa imagem do Otocinclus affinis, é esse né acho que nas lojas de minha cidade já vi muitos acho que vou comprar só uns dois.

limpavidro1.jpg

E o Crossocheilus siamensis já tava na minha lista de compra é que de nome científico fica difícil identificar, vou comprar um, a pouca quantidade é para não lotar muito meu aquário, que já tem até uma boa quantidade de peixes.

 

Valeu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okapa, mas acabaste por n dizer a capacidade do teu aquário em litros...

Dois otocinclus parece-me bem para um aqua de 30L, eles são muito pequenos e não crescem mais que 3-4cm, coloca 8/100L na boa.

É importante que conforme atacas as algas, ajudes as plantas com uma injecçãozinha de CO2... procura aqui no fórum as fórmulas caseiras para o fazeres.

 

Abraço e boa sorte com a erradicação das algas.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal já tive muitos problemas com algas, aquelas que ficavam as manchas pretas nas folhas sumiram, tive problema de água verde e também resolvi, mas estas algas cabelos persistem, qual a melhor solução, a uma semana diminui o fotoperíodo e estou diminuindo a alimentação dos peixxes, que dou 3 vezes ao dia.

 

Segue umas fotos das plantas

 

Pic_389_20.jpg

 

Pic_389_21.jpg

 

Pic_389_22.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único animal que "vi" a comer esse tipo de alga é o SAE Crossocheilus siamensis. Diz-se que as mollies também lhes mandam umas mordidelas, mas n posso confirmar.

Consegue arranjar-se SAEs aí no brasil?

 

Abraço,

Pedro[/i]

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a pergunta era sobre a circulação de água "dentro" do aquário. Se não me engano esse tipo de algas dá-se em zonas com relativamente forte corrente.

Que fertilização líquida usas? não me parece boa ideia parar. O caminho para aniquilar as algas passa invariavelmente por criar boas condições para as plantas.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal desculpem a demora é porque não havia ido nenhuma resposta para o meu e-mail, daí entrei hoje no fórum e vi, mas vamos lá.

Nesse aquário tem substrato com húmus, no início usava fertilização líquida, mas parei com aquela já há muito tempo com medo das algas. Não sei se ajudam, mas nele mantenho um pepita de ouro, 7 limpa-vidros, 2 ampulárias, fora 3 camarões e recentemente um camarão pedra. A minha filtragem se faz por um Whisper 60. Quanrto ao Crossocheilus siamensis não é sempre que tem nas lojas daqui, mas as vezes tem e já encomendei, estou pensando em colocar 1 ou 2 para isso queria uma certeza de que eles comeriam essas algas.

 

Pepita de Ouro

 

f9774b2d.jpg

 

Camarão Pedra (filtrador)

 

f9774c2d.jpg

f9774c2b.jpg

 

Valeu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que caranguejos fixes... sabes o nome científico deles?

Comem mesmo algas? não conhecia caranguejos herbivoros, onde os arranjaste? compraste em alguma loja? Isso infelizmente não se encontra por cá em Portugal.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o nome científico dos carangueijos não, nas lojas nem tinha. Esses animais são vendidos pelas lojas daqui eles devem ser coletados nos mangues daqui de nosso Estado. Não há dúvida que os carangueijos comam peixes, mas tive o cuidado de comprar duas pequenas fêmeas, que não tem aquela grande pata que agarra os peixes, elas são apenas dotadas por pequenas patas incapazes de pegar peixes. Já criei outros desses que infelizmente morreram, dá para ver eles comendo as algas que formam no tronco.

Alguém cofirma se o SAE come a alga, se ele comer vou comprar 2, senão compro apenas 1.

 

Valeu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais