Paludários vs aquaterrários


Ana Rita Godinho

Recommended Posts

Olá!!

 

Coloquei este post para saber se algum membro me consegue tirar algumas dúvidas relativas a este tema.

 

Primeiro que tudo gostava que me explicassem qual a diferença entre os paludários e os aquaterrários. Segundo o que pesquisei na net são muito parecidos... Ou então sou eu que não percebo nada disto! :D

 

Depois se alguém me pudesse dizer sites onde pudesse ver projectos de paludários/aquaterrários agradecia já que nas minhas pesquisas não encontrei nada que me ajudasse ou desse ideias (devo ter pesquisado mal :? ). Se quiserem deixar as vossas opiniões e projectos sobre este tema também agradeço. :D

 

Andei a ver o site da tropica e há plantas que podem ser usadas em aquaterrários (mesmo na parte terrestre devido à grande humidade destes sistemas), visto este precisar de ter nivéis de humidade de cerca de 80% para cima acham que as posso usar? Já agora quem tem sistemas destes que espécies de plantas é que utiliza?

 

Já agora destina-se a uma rã bombina (estou a restruturar o meu "terrário" e quero recriar o mais possível o ambiente dela :D ).

 

Se alguém me tirasse estas dúvidas ou me indicasse sites onde as podesse tirar agradecia. :P

 

Peço desculpa pelo post tão longo :o mas tem de ser. Para que depois não me restem dúvidas. :?

 

Agradeço desde já qualquer ajuda prestada. :P

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre um e outro está na agua, enquanto um aqua terrário , tem uma parte consideravel de agua, tipicamente com fauna, o paludário é apenas um sitio com humidade elevada, podendo ou não ter uma cascatazita, um lagozinho,etc...

 

Enquanto no primeiro o objectivo é ter peixes, e parte aerea, no segundo tipicamente pretende-se manter anfibios.

 

Já agora a maior parte das plantas da tropica aguenta excelentemente a emersão com humidades elevadas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Obrigada pelo esclarecimento. :oops: Era mais ou menos isso que eu tinha percebido e já tinha quase que optado construir um paludário para a minha rã. :wink:

 

Mas o aquaterrário pelo que vi também serve para as tartarugas (por causa de ter muita água) sendo que neste caso não se deve ter peixes por causa da porcaria que elas fazem. Certo?

 

Ainda bem que aguentam humidades elevadas pois é isso mesmo que eu pretendo. :? Espero é que nas lojas me saibam informar como deve de ser sobre as plantas a utilizar. :?

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cryptos, echinodorus, anubias, plantas de caule(ludwigias, rotalas, etc, mas não todas,vê a lista abaixo), riccia, musgo,eleocharis,fetos de java,

 

ainda tens aquelas que só dao para terrário mesmo e que muitas vezes são vendidas como aquaticas.

 

 

algumas a NÃO comprar:

 

As valisnerias,

As aponogetons (vais ter muitos problemas e algumas delas nao aguentam emersão)

azollas, lentilhas, salvinias

AS Cabombas

Ceratophyllym

As Egerias

Nynpheas

 

e acho que das que se costumam ver nas lojas por cá, são estas que tens de te preocupar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas tens um problema, é que as tartarugas não são do mais gentil com as plantas, e provavelmente vão-tas esmagar todas.

 

Por isso ou constrois de maneira a ela nao ter acesso á parte plantada, ou não vale a pena.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja vi com avencas, bromelias, fetos, avencas, orquidias ( do genero phalenopsis ) e achei um espectaculo. não sei se serão compativeis com todos os animais, mas que ficavam espectaculares, ficavam.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Pelos vistos expliquei-me mal... O que eu quero mesmo é construir um paludário para um rã (Bombina orientalis). Dei o exemplo das tartarugas por serem especies que normalmente se utilizam aquaterrários. bowdown Não sei se me fiz entender agora.

 

Just_me obrigada pelas dicas das plantas. Vão ser muito úteis. :n00b:

 

Esgalha essas plantas são hipóteses a considerar. :roll:

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

As fotos não serão para já. Ainda há muita coisa a estudar e tenho que angariar fundos (neste caso pedir aos pais :lol: ). Mais para abril, que é quando faço anos, devo ter novidades. Por agora ando-me só a informar e a tirar dúvidas.

 

Se me pudessem tirar só mais umas dúvidas agradecia :lol: . Andei a ver no site da tropica e vi que as seguintes plantas dão para terrário (para além das já referidas):

 

bowdown Samolus valerandi (gostei muito desta);

 

:n00b: Spathiphyllum wallisii;

 

:roll: Cyperus alternifolius (esta não diz ser para terrários ou paludários mas pela foto parece);

 

:oops: Hemigraphis colorata (esta gosto especialmente da cor);

 

:oops: Ophiogon japonicus.

 

O que eu queria saber é se estas plantas realmente dão num paludário e se são fáceis de encontrar. Já agora se são muito caras ou se mais vale esquecer estas e virar-me só para as mais simples.

 

Quanto às restantes que agora sei que dão vou ter de fazer uma escolha entre elas para não ficar com uma grande "salganhada" no terrário. :lol:

 

Mais opiniões e sugestões serão bem-vindas! :)

 

Obrigada pelos esclarecimentos e peço desculpa por ser tão "chatinha"! :lol:

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perfeitamente. alias, são apenas para terrários e não verdadeiramente aquaticas. Não, não são muito caras, tirando talvez a cyperus.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigada pelo esclarecimento. :arrow: Já agora são relativamente fáceis de encontrar ou é melhor ir mesmo a lojas que percebam de aquariofilia?

 

Mas lembrei-me de mais uma coisa... Nos paludários pode-se usar o mesmo tipo de substracto que se utiliza nos aquários? Se sim qual? Deve ser como aqueles que se utilizam nos plantados? Qual a melhor marca? (Eu de plantados não percebo nada :) )

 

Desculpem mais uma vez mas são dúvidas que vão surgindo à medida que o projecto se forma na minha cabeça. :arrow:

 

Agradeço desde já as respostas.

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar mesmo terra vegetal, alguma fibra de coco, e depois depende das plantas, se forem tipicamente aereas, preferem substratos que escoem a agua facilmente ficando apenas humidos: casca de pinheiro, fibra de coco, que são "inertes" e muito pobres em nutrientes. Conclusão...depende muito das plantas que fores colocar. Até podes fazer duas areas distintas, ou colocar plantas em troncos, etc..

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando um dado relativamente às plantas...dessa lista de plantas que viste da Tropica algumas delas encontram-se facilmente em "lojas de plantas normais", em vaso e a preços muito mais convidativos (na volta até tens alguma delas em casa e não te apercebeste :wink:)... e o Ophiogon japonicus há em muitos jardins públicos (não estou a dizer para "desviares" uns pezitos :D, mas há uns jardineiros simpáticos que podem oferecer-te uns pés)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Mais uma vez obrigada pelas sugestões Just_me. :D Vou ter mesmo de estudar melhor as plantas que vou por para assim me decidir pelo substracto.

 

coimbra Ainda bem que estas plantas se encontram nas lojas "normais". Eu se calhar é que não reparei bem. De plantas percebo muito pouco :wink: mas ainda bem que me puderam esclarecer. E essa sugestão dos jardins é boa. Como até está bom tempo nada como um passeio no jardim e dois dedos de conversa com os jardineiros. Para além das plantas possivelmente o meu conhecimento também deve aumentar. :wink: Em casa acho que não tenho nenhuma... A não ser que se transformem em bonsais e catos! :lol:

 

Mais uma vez agradeço a todos as dicas e a ajuda prestada. Mais alguma dúvida eu digo. :D

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omgomg Wow!!! Muito fixe mesmo!! :):):crazyeyes:

 

Em qualquer vão de escada mas não deve ser das minhas. :lol:

 

O que quero fazer é uma coisa desse género mas numa escala bem mais pequena, mas se um dia ganhar o euromilhões faço um igual. :lol:

 

Já agora coimbra tiraste isso de que site? Pode ser que lá haja mais modelos para eu me inspirar. :wink:

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Já andei a ver o site e gostei de muitos dos paludários (há uns mesmo espectaculares!! ;) ), mas a maioria são demasiado grandes para eu me inspirar.

 

No entanto o que vai mais de acordo com o que eu pretendia é o deste link http://showcase.aquatic-gardeners.org/2000...=3&vol=-1&id=67

 

Até as rãs são iguais à minha, tem pouca variedade de plantas (mas não deixa de estar bonito) e tem uma construção que acho mais fácil (não pode ser nada muito complicado porque o espaço é pouco e ai é que a minha mão se passava :lol: ).

 

Se tiver mais alguma dúvida eu pergunto. ;) E quando tiver novidades também digo alguma coisa! :lol:

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais