Água Engarrafada


KuSsTa

Recommended Posts

Olá a todos. Desde que montei o meu aqua que tenho tido problemas em baixar o PH e o KH (ph= 7.4 ; kh= 10ºDkh) e nem mesmo com Co2 vai lá. A minha pergunta é : Comprei um garrafão de água com o Ph de 5.1 e o Kh a 1 e gostava se não há problema em tentar fazer uma mistura entre esta água e a minha da torneira para gradualmente tentar baixar o PH do meu aqua. Fiz teste aos fosfatos (já que no meu aqua estão um pouco altos também e talvez daí se deva o facto de tar a ficar com filamentosas nas folhas) e descubri que quase também não tem fosfatos. Gostaria de saber se há algum problema ou inconviniente nisto. Obrigado a todos. :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em princípio, não haverá problema.

As águas engarrafadas, geralmente trazem no rótulo uma análise química com os iões presentes em maiores quantidades.

São águas, em regra, mais moles que a da torneira.

 

Resta saber agora, se compensa andares a comprar água engarrafada para as TPA's :o

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto trás essa análise química que para mim é grego. :D Quanto á questão do compensar acho que não me vai trazes problemas porque troco apenas 30% de água semanalmente +/- e basta me 2 garrafões que custam 30 cent cada e misturar com água da minha torneira até obter o Ph que quero. Já agora Ivanpantz eu sei que isto não é regra geral e que varia de aqua para aqua mas qual o Kh ideal para um plantado? e o valor de Fosfatos em mg/l? Desde já obrigado, fica bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora Ivanpantz eu sei que isto não é regra geral e que varia de aqua para aqua mas qual o Kh ideal para um plantado? e o valor de Fosfatos em mg/l? Desde já obrigado, fica bem

Tal como já disseste, depende de aquário para aquário. Geralmente (quase sempre) os aquário plantados têm injecção de CO2 e pH's ácidos (mesmo sem o CO2). O que faz com que o KH possa variar numa larga escala.

Nem te deves guiar muito pelo KH. O que deves fazer, é pegar numa tabela de pH/KH/CO2, para calculares a concentração de CO2 que tens no aquário.

 

Ou seja, montas o aquário, injectas o CO2, deixas estabilizar e de seguida medes o pH e o KH. Para um dado pH, se tiveres um KH muito alto, quer dizer que para manteres um KH dessa ordem, tens de estar a injectar muito CO2. Logo, a concentração de CO2 na água será proporcional ao KH.

 

Tens aqui uma tabela dessas.

 

Quanto aos Fosfatos, deves mantê-los entre 1.0-2.0 ppm.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não esquecer que os níveis de fosfatos (e principalmente estes) deverão estar sempre em concordância com os restantes valores de nitratos, potássio etc.

 

Um nível de fosfatos a 2,00mg/l e nitratos a 0 não é nada aconselhável.

 

 

Eu oriento-me por estes:

Nitratos - 5,00mg/l

Fosfatos - 0,5mg/l

Potássio - 15,00mg/

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro zeneo...

 

Mas eu agora vou ser mauzinho...

Como é que orientas o valor de Potássio? :D

 

Estás a falar em termos de fertilização, certo?

Tu por cada 5 ppm de N que adicionas, adicionas igualmente 0.5 de P e 15 de K, certo? Pelo menos foi o que eu percebi.

 

Fica bem.

Um abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais