ph baixo


Recommended Posts

Como Fazer rapidamente o ph subir...sem que seja com os tipicos produtos...Tenho o ~ph a rondar os 6 :S

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não se faz... nunca se altera nenhum parâmetro rapidamente na água... :wink:

 

Quanto muito, vais subindo ligeiramente o pH, agora repentinamente esquece.

 

Para que queres subir o pH? Ele é estável nos 6.0? Tens o aquário montado há muito tempo?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho vai pa cerca de 1 ano...mas eu hoje fiz troca de agua...e desceu de 7 pa 6 :s ...mas tipo como se faz para ir aumentando a pouco e pouco

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar bicarbonato de sódio ou produtos próprios para isso, há à venda nos supermercados, agora apesar de eles serem seguros são sempre quimicos...

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

agora apesar de eles serem seguros são sempre quimicos...

E...?

O ar que respiras também é... aquilo que tu comes também é...

Aquilo que tu vestes também é...

Qual é o problema de serem produtos químicos...?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

bicarbonato de sodio não (palavra corrigida) é o sal de cozinha????

Não... isso é o Cloreto de Sódio (lá está, uma coisa que a gente come todos os dias, e não deixa de ser um produto químico :wink:)

 

O Bicarbonato de Sódio, também deves ter na tua despensa, é usado para fazer bolos. É fermento químico (olha, mais um produto químico que a gente usa no dia-a-dia :wink:). É tipo o Fermento Royal, mas este não contém apenas Bicarbonato de Sódio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz says

 

E...?

O ar que respiras também é... aquilo que tu comes também é...

Aquilo que tu vestes também é...

Qual é o problema de serem produtos químicos...?

 

Spoken like a true chemist

 

NASSIS, injectas CO2? o pH pode tar baixo por causa disso. Experimenta aumentar a agitação da agua se for esse o caso. Ou se não achares k é muito mau aumentares a dureza da agua usa o bicarbonato de sódio. 3 g para 100 L fazem subir 1º de dureza carbonica. Quando mudaste a agua a dureza carbonatada pode ter descido e "destamponizou" a agua. Daí a descida de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim metes mesmo o biocarbonato de sodio la para dentro .. mas.. antes de o meter lá faz o teste com 5 litros de agua da tua torneira para ver como regae a agua e que quantidade deves usar... eu meti cerca de uma colher de cha e aumentou-me o ph..alem de aumentar-me o kh que vai estabilizar o ph (aprendi isto tudo nos ultimos dias :? )

 

Abraços!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho vai pa cerca de 1 ano...mas eu hoje fiz troca de agua...e desceu de 7 pa 6 :s ...mas tipo como se faz para ir aumentando a pouco e pouco

 

O pH foi 7 durante um ano e baixou para 6 com uma TPA? A água da torneira sofreu alterações, ou foi só no aquário?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, montei o meu primeiro aquário há quatro dias e ainda nem peixes tenho, portanto vê-se logo que sou entendido na matéria :lol:

 

Mas mesmo assim gostaria que me explicassem o seguinte facto que para mim é um fenómeno :

 

Quando procurei hoje testar o ph do meu aqua, com o ph TEST da "sera", verifiquei o seguinte

 

este teste recorre às cores quanto mais amarelo->laranja PH menor(-7), quanto mais azul pH maior(+7).

 

Da escola sei que é acido de 0->(-7), é alcalino (+7)->14 e neutro a 7.

 

Medi a agua da torneira com o dito teste e deu um tom esverdiado entre o 6,5 e o 7 o que não é mau de todo.

 

Por curiosidade acrescentei um pouco de bicarbonato de sódio esperando um aumento de alcalinidade e ... incrível o teste caminha rapidamente para valores de PH inferiores a 6, ou seja acidos.

 

Repeti a experiência três ou quatro vezes, e tive o cuidado de lavar tudo cuidadosamente entre estas experiência. Contudo, o resultado foi sempre o mesmo.

 

Será que o teste está estragado ou será que o bicarbonato já era ?

Ou será que eu não percebo mesmo nada disto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito estranho :D

A minha pergunta, é: Isso é mesmo Bicarbonato de Sódio? NaHCO3?

 

Se tens um pH inicial entre 6.5 e 7.0, o NaHCO3 funcionará sempre como uma base (aumenta o pH). Apenas para valores de pH superiores a 8.3 (+/-) é que o NaHCO3 poderá funcionar como um ácido.

 

Já agora, faz um teste. Pega em água da torneira. Um copo (150-250 ml +/-) e mede o pH inicial. Depois pega numa colher de sopa desse tal bicarbonato de sódio, e dissolve-a o máximo que conseguires nessa água (em princípio a dissolução não será completa). Deixa assentar qualquer bicarbonato de sódio no fundo e depois retira uma amostra da água e mede o pH. Se não for da ordem dos 8.0, então é porque isso não é Bicarbonato de Sódio :D

 

Passou-me agora pela cabeça... tu deitaste Fermento Royal para a água :lol:? O fermento/pó Royal não é apenas Bicarbonato de Sódio (como já expliquei acima).

 

Quanto ao Bicarbonato de Sódio puro, não se estraga nem se adultera. O carbono já está o mais oxidado possível (dentro dos compostos estáveis). Quanto muito, pode ser higroscópico (absorver água do ar), mas isso não traria qualquer problema à solução...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passou-me agora pela cabeça... tu deitaste Fermento Royal para a água :lol:? O fermento/pó Royal não é apenas Bicarbonato de Sódio (como já expliquei acima).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Ó Luís, foi em cheio, não foi Fermento Royal, mas o bicarbonato era composto, ou seja o saco que utilizei não possuía só bicarbonato, mas também outro elemento químico, que não consegui identificar, logo não poderia dar certo.

 

Agora com um novo saco de Bicarbonato e só bicarbonato, tudo funcionou como deve ser, muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois... é que esses fermentos químicos têm sempre, para além do NaHCO3, um ácido (no Fermento Royal é o PiroFosfato de Sódio). Ácido esse que tem de ser o suficiente, para conseguir baixar o pH da água da massa do bolo (enquanto no forno), de forma a que se liberte CO2, fazendo assim que o bolo cresça.

 

Boa sorte para o teu aquário.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá.

 

então fermento para bolos está fora de questão?

Depende do fermento...

Se for Fermento Royal não podes usar. Nem fermento biológico, tal como o Fermipan ou o próprio fermento de padeiro...

 

Apenas podes usar Bicarbonato de Sódio.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E eu tenho um ph de 7.5 e queria baixa-lo para 6.5, o que devo fazer para o baixar? pensei em turfa, mas como deixa a agua com uma cor acastanhada nao queria muito ter que recorrer a ela.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mais uma vez... qual é o KH da água?

 

Se for muito elevado, vai ser difícil... :lol:

 

E já agora, a água da torneira vem ja com esse pH, ou vem mais baixo e só no aquário é que fica com esse pH?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o KH nao sei ao certo, mas uma vez fizeram-me o teste e lembro-me que nao era muito elevado, e que com turfa iria baixar, mas eu nao queria usar turfa por deixar a agua acastanhada. E sim a agua da torneira tambem sai com esse PH. Eu tambem ainda estou indeciso se continuo com o meu plantado e se conseguir baixar o ph colocar discus, ou se faço antes um de mbunas, ainda estou a decidir qual gosto mais,lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um pH dessa ordem, deve ser complicado para algumas plantas, digo eu... :)

 

Se a água da torneira já sai com esse pH, o mais provável é ter um GH e KH elevados :D

 

Sendo assim, ou arranjas uma osmose, ou dedicas-te a biótopos de pH elevado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se calhar vou-me dedicar mais aos africanos. Mas o que eu gostava mesmo era salgados, mas sai muito mais caro, mas ando ali a ver a parte dos salgados e tou com vontade de ter um,lol. Entao agora ja tou indeciso entre 3, plantados africanos ou salgados,lol :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.