joni

Membro
  • #Conteúdo

    12
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por joni

  1. Queria apenas dar uma sugestão que de certeza não irá fazer mal e que quando no inverno passado tive uma surto de ictio foi fundamental para inveter e debelar a situação e salvar quase todos os peixes. Verifica se no local onde se encontra o aqua ocorrem correntes de ar (janelas abertas, portas abertas etc). Se ocorrem correntes de ar ocorrem também variações de temperatura fortes no interior do aqua e os medicamentos não fazem efeito com deviam. A solução que encontrei (quer ocorram ou não correntes de ar) foi acompanhar todo o tratamento, cobrindo o aqua com o cobertor, nomeadamente nos periodos em que a temperatura em casa mais baixa, ou seja durante a noite (atenção manter as bombas de ar a funcionar no máximo), se não fizer bem, mal também não faz e cheguei a outra brilhante conclusão (isto por causa do ictio) com o cobertorzito o termostato do aquecedor liga-se muito menos vezes, logo gasta-se menos energia . Naturalmente que tem um contra, não vais ficar ai com o cobertor indefinidamente fica inestético. Depois de resolvida a situação tiras. boa sorte
  2. Ó Daniel dá uma vista de olhos aqui que foi por onde eu começei a conhecer os guppies melhor.... http://www.ccg.org.br/
  3. A lampada é flurescente. O aqua já tá a funcionar e já verifico as plantas, que foram logo introduzidas a crescer o que quer dizer que a ilumunação será por ventura suficiente. Para já estou bastante contente com o equipamento que adquiri. Mas também só tem uma semana não é ... cumprimentos.
  4. Tiago um aqua de 60 cm em Kit, com aquecedor, filtro de agua, e tampa com iluminação (etc), sem bomba de ar, custou-me a mim há cerca de uma semana a esta parte, no "carrefour" de Vila Nova de Gaia, 50 Euros, atenção em promoção, pareceu-me uma boa aquisição. 10 quilos de areão custaram 5 Euros, um conjunto de pés de cabomba e outro de uma outra planta, outros 5 Euros. (isto já foi comprado aqui numa loja da zona) cumprimentos.
  5. Boa tarde : Como já referi aumentei a temperatura (29), reduzi o tempo de luz (12h para 8h), adicionei uma colher de sal e ao fim de 24 horas já começo a ver algumas melhoras nos peixes, o que estava sempre dentro da concha já sai e já se alimenta, apesar de ainda muito atacado e outro quase já não apresenta pontos brancos. A pergunta agora é quanto tempo é que continuo com estas medidas de excepção ? dois, três ou mais dias ? Obrigado.
  6. Caros : Visualizei algumas fotografias de peixes com Ictio na internet e efectivamente o que os meus peixes têm é isso mesmo. Aumentei a temperatura da água para 29º.C e, para +/- 40 l de água adicionei uma colher de sopa de sal. (pergunto se chega ou acrescento mais ?) Quanto tempo deverei prosseguir com a temperatura elevada ? Os peixes toleram esta situação muito tempo ? Será este tratamento suficiente ? Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.
  7. Peço ajuda para o seguinte: Na quinta - feira (hoje é sábado) comprei três neons na loja, esperando comprar na segunda pelo menos mais quatro. Pretendia iniciar o hobby de aquarofilista com estes três peixes que estão sozinhos num aqua de 60 cm. Quando os neons chegaram observei os mesmos e verifiquei parecer estar tudo certo. Na sexta começaram a surgir pequenas pintas brancas no corpo dos peixes e barbatanas, para além do facto que um deles não aconpanhar os outros permanece quase uma e exclusivamente no interior de uma concha que possuo. Tenho algumas plantas no aqua que já lá estavam há mais de uma semana, a Alternanthera reineckii lilacina e a cabomba, controlei apenas a temperatura da agua e também o ph, para os peixes que introduzi. Já tenho os neons doentes ainda agora chegaram ou o que é que se passará ? Vieram da loja doentes ? Não se adaptaram ? Ou fiz algo de errado ? Como é que posso resolver o problema ?
  8. Ó Luís, foi em cheio, não foi Fermento Royal, mas o bicarbonato era composto, ou seja o saco que utilizei não possuía só bicarbonato, mas também outro elemento químico, que não consegui identificar, logo não poderia dar certo. Agora com um novo saco de Bicarbonato e só bicarbonato, tudo funcionou como deve ser, muito obrigado.
  9. Caros amigos, montei o meu primeiro aquário há quatro dias e ainda nem peixes tenho, portanto vê-se logo que sou entendido na matéria Mas mesmo assim gostaria que me explicassem o seguinte facto que para mim é um fenómeno : Quando procurei hoje testar o ph do meu aqua, com o ph TEST da "sera", verifiquei o seguinte este teste recorre às cores quanto mais amarelo->laranja PH menor(-7), quanto mais azul pH maior(+7). Da escola sei que é acido de 0->(-7), é alcalino (+7)->14 e neutro a 7. Medi a agua da torneira com o dito teste e deu um tom esverdiado entre o 6,5 e o 7 o que não é mau de todo. Por curiosidade acrescentei um pouco de bicarbonato de sódio esperando um aumento de alcalinidade e ... incrível o teste caminha rapidamente para valores de PH inferiores a 6, ou seja acidos. Repeti a experiência três ou quatro vezes, e tive o cuidado de lavar tudo cuidadosamente entre estas experiência. Contudo, o resultado foi sempre o mesmo. Será que o teste está estragado ou será que o bicarbonato já era ? Ou será que eu não percebo mesmo nada disto ?