A água sai literalmente castanha!


JR

Recommended Posts

Só hoje, ao fim de 5 anos, aspirei o meu areão (de granulação média)...

 

Qual o meu espanto quando vi que a água saía castanha :D!

 

Não fiz a medição dos fosfatos dessa água, mas se calhar o valor elevado de fosfatos que tenho actualmete (1 mg/l) seja derivado do substrato estar saturado...

 

Estou a fazer trocas semanais com água natural e TPA`s com água de osmose...em conjunto com a utilização de Rowaphos, para ver se normalizo o parâmetro.

 

A minha questão é:

devo continuar a fazer a aspiração do substrato regularmente até a água sair cristalina? ou não estarei a aspirar também os microorganismos necessários a desnitrificação :wink:?

 

Agradeço a vossa ajuda.

JR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu aspiraria esse areão para remover tudo o qué é detritos. Se não lavares com água da torneira as bactérias que lá estão não morrem.

Esse valor de fosfatos é altíssimo e não é nada bom para corais.

Cuidado com o Rowaphos porque doses excessivas e repentinas provocam choques nos corais e na química do aquário. O ideal é ir subindo a quantidade (ou fluxo de água no filtro) de Rowaphos progressivamente ao longo de vários dias.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, João Cotter,

 

Quando referi que aspirava o areão, simplesmente tenho aspirado a água que está até 6 ou 7 cm abaixo do nível do areão (saíndo esta castanha tipo lama).

 

Segundo o teu conselho, devo aspirar o areão todo para o lavar cá fora com água da torneira? O meu aspirador não dá (existe algum, é? - marca?):oops:

 

É que tenho cerca de 10 cm de areão... as rochas estão por cima...que revolução :oops:. Será esssa a melhor solução?

 

Mas de facto até estava para lançar outro tópico para que me aconselhassem sobre o que fazer, é que há cerca de 1 mês que mudo 20% da água (apanhada do Cabo Raso) semanalmente, ao mesmo tempo que tenho aspirado o areão, utilizando o Rowaphos num filtro interno, mas os resultados têm sido pouco significativos. O valor de fosfatos não baixa dos 0,5, mantendo-se a maioria das vezes nos 1,0.

 

Não sei o que devo fazer. 8)

 

Devo lembrar que não tenho sump e o meu escumador é fraquinho (vem aí um super a caminho, talvez para o início da semana cá chegue). Será que com a introdução do Deltec mc 600 a situação melhorará, ou este equipamento não tem nada a ver com o nível de fosfatos?

 

Desculpem o testamento (desabafo) :)

 

Abraços,

José Relvas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o teu conselho, devo aspirar o areão todo para o lavar cá fora com água da torneira? O meu aspirador não dá (existe algum, é? - marca?)

Ups! :D Não me fiz entender! O que queria dizer é que desde que não laves com água da torneira não há problema em aspirares bem o areão porque as bactérias benéficas não morrem assim! Limpa bem o areão mas mantem-no vivo.

Mas de facto até estava para lançar outro tópico para que me aconselhassem sobre o que fazer, é que há cerca de 1 mês que mudo 20% da água (apanhada do Cabo Raso) semanalmente

Atenção à água apanhada no Cabo Raso. Certifica-te que não choveu muito recentemente, que o mar não está muito agitado e que a água no local está mesmo transparente. Já por várias vezes que lá vou que desisto de apanhar água. Mais vale não arriscar e trazer água cheia de nutrientes e blooms de fitoplâncton (potencialmente nocivos).

Será que com a introdução do Deltec mc 600 a situação melhorará, ou este equipamento não tem nada a ver com o nível de fosfatos?

Será uma grande ajuda, sem dúvida. Se ainda assim não resultar, arranjam-se outras soluções...

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu voltei ontem de férias e deparei com o meu nano transformado numa espécie de saída de esgoto industrial. Corais todos encolhidos, algas nos vidros, "poeira" assente em cima da RV. Culpado? Uma espécie de bodeão muito engraçado qure comprei que, para além de esporádicos saltos kamikaze para fora do tanque, gosta de revolver o areão como um caterpillar...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais