Mais sub-espécies de Bettas??


Recommended Posts

Boas!!

 

Já não postava nada à algum tempo... O que me levou a postar neste sub-fórum foi a seguinte dúvida... Num destes dias estava eu a organizar o meu álbum de selos quendo me deparei com 3 selos lindíssimos sobre bettas. Ora eu nunca tive um grande fascínio por esta espécie, pois a que se vende nas lojas é sempre os Betta splendens. A minha dúvida prende-se que nestes mesmos selos eu encontrei mais variedades de bettas, mais precisamente o Betta macrostoma, o Betta taeniata, o betta foerschi, o Betta imbellis, o Betta tessyae e o Betta picta.

 

Fiquei muito intrigada quendo vi esta variedade toda de bettas pois quando vou às lojas de aquariofilia, mesmo as mais especializadas, vejo sempre só o Betta splendens. Estas variedades são comercializáveis?Alguém aqui no fórum as mantém?

 

Não sei se a minha dúvida está no sítio certo mas senão estiver peço as moderadores que a ponham no local certo.

 

Estas sub-espécies (penso eu que sejam, senão alguém que me esclareça) são tão ou mais bonitas que o splendens e fiquei mesmo fascinada por elas.

 

Cumprimentos a todos e peço desculpa pela extensão exagerada da minha dúvida... :wink: Mas tem que ser! :P

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A tua dúvida é perfeitamente compreensivel, e quem percebe de sistemática e classificação de espécies, é bastante de simples e sua explicação. Vamos lá ver se consigo explicar...

 

A unidade sistemática é a espécie. Acima da espécie, temos o género, que engloba todas as espécies desse género. Assim, o género Betta engloba todas as espécies que já referiste. O 2º nome que vem depois de Betta, chama-se restritivo específico (ex: splendens, macrostoma, etc...) e vem definir, juntamente com o género, qual é a espécie em questão. Nos casos em que um género engloba mais do que uma espécie, diz-se que esse género é poliespecífico, caso contrário (como no nosso caso, em que o género Homo apenas contém o Homo sapiens) é um género monoespecífico.

 

Voltando ao que interessa...

 

De facto fazia ideia de "onde" andariam os restantes bettas e qual o seu nome... Certa vez, ao fazer umas procuras, deparei-me com o Betta imbellis, mas na altura não lhe dei muita importância...

Quanto ao porquê de ser difícil (ou nem sequer se encontrar) outro betta, além do splendens, não tenho mínima ideia sobre isso...

 

Mas tal como tu, vou ficar à espera de mais respostas, pois isto despertou a minha curiosidade...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Obrigada pela explicação científica e pela paciência. Fiquei esclarecida nesse ponto. :oops: Agora tal como tu fico à espera da resposta às outras questões.

 

Espero que nos possam esclarecer visto ser uma curiosidade que poderá vir a interessar muito mais gente e quiçá trazer essas sub-espécies (não estou a dizer nenhuma asneira espero! :lol: ) para o nosso país. :x

 

Cumprimentos a todos.

 

PS.: Deixo aqui os meus parabéns pela iniciativa de criar este sub-fórum só de bettas. Pode ser que assim estes deixem de ser tão mal tratados e incompreendidos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

Bem este tópico é muito interessante e mais informo que todas essas especies refereridas pela Ana são selvagens.

ORIGEM DOS Betta

-Os Primeiros Betta: 1850

-Locais de Origem: Cambodia, Laos, Vietname, Tailândia e Peninsula Malaia

AS ESPÉCIES SELVAGENS DE BETTA

Akarensis, Unimaculata, Pugmax, Picta, Patoti, Anabantoide, Balunga, Smaragdina, Taeniata, Brederi, Coccina, Imbellis, Foerschi, Edithae, Fasciata, Bellica, Macrostoma.

Vou deixar aqui uns links das especies referidas pela Ana para o pessoal ver.

Betta imbellis: http://aquaworld.netfirms.com/Labyrinthfis...ta_imbellis.htm

Betta macrostoma: http://aquavisie.retry.org/Database/Vissen...macrostoma.html

Betta taeniata: http://ibc-smp.org/species/taeniata.html

Betta foerschi : http://ibc-smp.org/species/foerschi.html

Betta tussyae: http://ibc-smp.org/species/tussyae.html

Betta picta: http://ibc-smp.org/species/picta.html.

São realmente lindissimos Bettas fica também aqui o site onde puderão ver todas as especies selvagens do betta.

http://ibc-smp.org/index.html

 

Abraços

Rui Coelho

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que lindas fotos e belissímos animais!! :roll: Cada vez estou mais fascinada! Obrigada pelas informações. E desculpa estar a insistir neste ponto mas estas sub-espécies existem em Portugal? Alguém as mantém? Seria interessante saber... Acho que seria interessante para a aquariofiliaem Portugal se se podessem trazer (se for possível claro!) animais tão fascinantes. Podia ser que se começasse a respeitar melhor os betta!

 

Desde já todas as opiniões sobre este assunto são bem-vindas. Está aqui material para criar um tópico e, quem sabe, um projecto interessante.

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Paulo Marques: desculpa, mas tenho de discordar contigo. A espécie define-se binominalmente, ou seja, com dois nomes. A nomenclatura trinominal aplica-se quando te queres referir a uma sub-espécie. Nesse caso, se tivesses dito que nós somos Homo sapiens sapiens, eu concordava inteiramente contigo, mas eu não fui abaixo da espécie, pelo que me fiquei pelo Homo sapiens.

 

O caso das sub-espécies é mais matreiro, por isso é que eu não falei no assunto, mas acho que agora justifica (não quero parecer mal, andar no curso de biologia e não saber explicar estas coisas :) )

 

Dou-te o exemplo de duas "populações" de corvos que habitam na Europa (o exemplo mais tradicional): Corvus corone corone e Corvus corone cornix. O 1º é totalmente preto mas o segundo apresenta algumas penas cinzentas. Eles cohabitam e cruzam-se entre si (corone com corone e cornix com cornix) e entre "populações"numa zona de contacto, e formam descendentes férteis (condição para a consideração de existência de uma única espécie). Contudo, os cornix não se encontram na zona dos corone e vice-versa. Por isso, para distinguir as duas "populações" aplicou-se a nomenclatura trinominal. (Eu usei "populações" entre aspas porque o conceito de população tem outro significado, diferente do que eu aqui lhe dou). Na realidade, esta é uma única espécie, Corvus corone, mas com duas sub-espécies: Corvus corone corone e Corvus corone cornix. Assim distingue-se dois "morfotipos" separados espacialmente, da mesma espécie.

 

No nosso caso, porque é que nós não somos apenas Homo sapiens? Bem, a resposta é menos evidente... Prende-se com todas as razões que eu referi anteriormente, excepto na separação espacial (não há outra espécie pertencente ao género Homo, hoje em dia - que se saiba...). Bem, não há separação espacial, mas há separação temporal. Nós somos relativamente recentes, 100 mil anos no máximo. Mas já divergimos algo dos nossos antepassados, classificados simplesmente como Homo sapiens, mas sem haver tempo suficiente para haver especiação (formação de espécies). Isso é que levou a que fossemos, nós, que vivemos actualmente, classificados como Homo sapiens sapiens (sub-espécie), mas a espécie permanece Homo sapiens. E no futuro, quem sabe o que seremos...

 

Depois de toda esta explicação, espero que não venham mais criticas sobre a sistemática, mas sim sobre os bettas!!! :roll:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Vou dar duas explicações rápidas pelo motivo que em Portugal só se encontrar umas 2 ou 3 espécies de Bettas.

1º Grande parte das espécies de Bettas está em vias ou em risco de extinção.

2º Nas poucas lojas onde aparecem espécies diferentes de Bettas, chegam a estar meses sem serem vendidas, logo cada vez menos se importa essas espécies, quem dá 5€ por um imbellis que parece um splendens de barbatana curta quando pode comprar um magnifico “Betta” por 2€? Para não falar nos picta, foerschi, fusca, hipposideros e outras, que não tem cor nenhuma, pelo menos quando estão em aquários com muita luz e sem plantas, ou no macrostoma que custa mais de 100€.

 

Se pesquisarem nos link que o Tkdragon meteu, tomem atenção a um facto curioso, a maior parte dos bettas não fazem ninhos de bolhas de ar e mais de metade deles são incubadores bucais.

Um abraço até breve.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas estas subespecies de bettas podem-se manter como os splendens? ou seja, em aguas paradas de pouca oxigenaçao, etc..? as femeas tb teem de ser mantidas separadas dos machos ate ao dito acasalamento?

 

consigo arranjar alguma destas especies ca? nem que seja por importaçao!!

 

betta macrostoma ( custam mesmo mais de 100 euros? :oops: sao lindos)

betta foerschi

betta albimarginata

betta brownorum

betta channoides

 

fiquei mesmo fascinado com estas 5 subespecies :?:cry:

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem Betta imbellis, são fáceis de arranjar?

<span style='font-size:8pt;line-height:100%'>Estava uma lula no meio da auto-estrada, quando passa um peixe pargo a acelerar muito,

até que vê a lula e pára.

Diz a lula assustada:

- Estás pargo ou quê?

- Calula</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

 

Bem nenhum betta sem ser o splendens é facil de encontrar.. porque nao se vende muito...

Mas so recorendo a lojas e perguntar se conseguem arranjar...

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa das poucas curtas visitas que tenho conseguido fazer e finalmente um tema de resposta rápida :lol:

Na aquaplante vi bettas coccina durante muito tempo, tentem perguntar às várias lojas representadas no forum, por vezes conseguem arranjar várias espécies que por questões comerciais, não costumam estar presentes nos aquários de exposição.

 

Cumprimentos a todos!

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais