Discussão - Parte I: Nutrientes


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Este tópico foi criado para se discutir quaisquer dúvidas que os membros tenham em relação ao artigo " Manutenção de plantas aquáticas - parte I: Nutrientes".

 

Podem colocar dúvidas sobre o tema, fazer correcções ao artigo que depois de analisadas poderão servir ou não para uma alteração deste, ideias sobre o tema, casos sobre o tema, etc. Fica ao vosso critério colocar aqui tudo o que diga respeito sobre o tema do artigo escrito, desde que seja oportuno e que tenham ao menos lido o conteúdo até ao fim.

 

Optámos por criar um tópico aparte para evitar conversas que se desviem do tema, posts desnecessários e outras situações que iriam " atrapalhar" a consulta do artigo. Assim, o tópico do artigo fica limpo e a discussão do tema pode ser feita aqui.

 

Cumps

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André! :twisted:

 

Realmente este tópico de discussão foi bem pensado...pois para mim a leitura foi muito interessante, mas levantou algumas questões práticas...

 

Remeto o meu post para um caso específico....o meu :(

 

Desde à uns dias que a minha inclinata ludwigia var. "cuba" tem perdido sistematicamente folhas....ao ponto de, neste momento, só ter as folhas do topo....e as que tem estão cinzentas...como se transmitissem a carência de algum nutriente!!

 

Depois de ler o teu post achei que fosse uma carência de fósforo...visto que dizes que uma carência desta macro pode influenciar no crescimento...

 

Então passei a adicionar um pouco mais de comida....sendo que isto levaria a um consequente aumento dos fosfatos...

 

Depois de algum tempo medi o nível de fosfatos e reparei que ele se encontrava no normal (0,25 ppm).

 

então passei a fertilizar com Kent Botanica Grow...para aumentar os niveis de potássio...pois no meu entender podia ser por isto o atrofiamento da planta...

 

Junto com esta fertilização passei também a fertilizar com micros ( Kent Botanica micros), pois o meu glosso apresentava carência de ferro nas folhas novas (amarelecimento)

 

Passado algum tempo deparo-me com o mais temível cenário para mim....ALGAS!!

 

Pois é, depois de tanta luta para me livrar das algas elas voltaram....filamentosas e água verde...mais uma vez...

 

Não sei o que faça....deixo-vos os parametros da minha água e peço-vos ajuda....

 

pH - 7,5

gH - 13,4º

kH - 10º

NH3 - 0 mg/L

NO3 - 5 mg/L

PO4 - 0,25 mg/L

 

P.S: fiz a conversão para graus alemães segundo a proporção - 1º alemão = 17,9 mg/L

 

Desde já o meu muito obrigado.

 

Parabéns pelo excelente artigo....

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago.

 

Vamos por partes:

 

:wink: primeiro tens de resolver esse problema de algas. O sistema está em desiquilíbrio e tens de o repor. Como? Com trocas de água. Não te posso dizer que quantidades de água deves trocar. Tens de ser tu a experimentar e a ver como evolui o aquário. Sei que a água verde é díficil de resolver. Conheço pessoas que se viram à rasca durante uns meses para limpar a água. Outras, em pouco tempo, tiveram mais sucesso. De qualquer maneira, há vários factores que ajudam: fertilizar com potássio, manter o CO2 a bombar bem e continuar com as trocas de água. Com o tempo isso vai lá. Em relação às filamentosas, as medidas que mencionei atrás ajudam igualmente a impedir que estas se desenvolvam. Uma ajuda da tua parte ao retirá-las com a pinça, cortando as folhas mais afectadas e adicionando SAE´s, é meio caminho andado para o sucesso. A erradicação de algas não é um processo rápido. Exige tempo, paciência e, acima de tudo, estabilizar o sistema e promover a saúde das plantas. Sei que tens substracto ADA e isso, aliado à exagerada fertilização de micronutrientes com os fertilizantes da Kent, destabilizaram a concentração de nutrientes. Não deves fazer fertilização líquida ( à excepção do potássio e apenas potássio) enquanto não resolveres este problema.

 

:lol: a Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba' é uma das plantas mais exigentes, que requer bastante luz, CO2, Nitratos, Fosfatos e ferro. Descartando a falta de luz e CO2, restam os principais nutrientes. Disseste que poderiam ser fosfatos e por isso tentaste aumentar introduzindo mais comida. Eu não ia por aí mas sim arranjava um suplemento individual de Fosfatos e doseava a partir daí. Tenta apontar para valores na ordem dos 1 mg/L. No entanto, os valores de nitratos devem ser igualmente mais elevados, bem como os de potássio. O Kent Botanica Grow é um suplemento de micros e de potássio, não exclusivamente de potássio e isso pode ou não jogar a teu favor. Se quiseres ou necessitares de aumentar o potássio, vais obrigatoriamente aumentar as concentrações dos micronutrientes, e isso vai provocar desiquilíbrio no sistema. Arranja um suplemento individual de potássio e também de nitratos. Agora vem a parte divertida: vais começar a jogar com estes dois nutrientes. Para isso vais adicionando diáriamente umas quantas gotas de nitratos e outras tantas de potássio. Não te posso dar valores sobre a quantidade a adicionar. Isso terás de ser tu a constatar pela reacção das plantas. Começas com quantidades baixas e ao fim de uma semana observas as plantas. Se não notares diferença nas folhas velhas, aumentas a dose e voltas a constatar os resultados ao fim de uma semana. Fazes isso até veres resultados positivos. O que se passa é que as plantas entram em competição umas com as outras e, enquanto umas se desenvolvem bem com valores baixos de nutrientes, as mais exigentes rapidamente entram em carência porque necessitam desses nutrientes em maior quantidade. Conhecendo a iluminação que tens e tendo em conta que tens CO2, aponta os nitratos para pelo menos 10 mg/L e, o potássio, apesar de não haver testes que o quantifiquem, podes saber que está a ser usado pelo aspecto das plantas. Se o crescimento delas for bom e a copa tiver bem desenvolvida, com as folhas direitas, então o potássio está a ser bem assimilado. Em último recurso, podes recorrer ao teste de nitratos e ver as diferenças de valores deste ao longo da semana ( pressupondo que adicionas nitratos diáriamente). Caso vejas que, por exemplo, num dia tens 10 mg/L e no dia seguinte já tens menos, os nitratos estão a ser consumidos e, consequentemente, o potássio está lá em boa quantidade.

 

:wink: reparei também que tens o pH um pouco elevado. Sei que há plantas que se ressentem com isso, preferindo pH neutro ou, melhor ainda, ácido. Isto porque o pH influencia a maneira como as plantas absorvem os nutrientes. Tenta dar um jeito nisso. Já te disse que as pedras que tens provavelmente são calcárias, pois só com Aquasoil e CO2 a bombar, esse pH deveria estar ácido.

 

Neste momento não te posso dizer mais nada de especial. Gostava de saber os resultados do que te aconselhei, bons ou maus. Experimenta e depois diz coisas. Entretanto pode ser que mais alguém tenha ideias/soluções para os teus problemas. O debate deve ser promovido e os pontos de vista de outros são sempre bem-vindos.

 

Boa sorte.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o teu principal problema é mesmo o pH alto e as duas durezas bastante altas... não conheço o resto do aquario, mas acho que tens algo ai que te está a subir o pH e que tambem está a impedir a absorção dos nutrientes pelas plantas...com tanto acrescentar de micros e a glosso ainda a mostrar-se amarela no inicio... e ainda por cima se como o André diz tens solo da ADA...há quanto tempo?

 

Quanto á agua verde é o minimo dos teus problemas, mais tarde ou mais cedo vai desaparecer e tens dois caminhos quanto a mim para te ver livre dela, o mais radical com trocas de agua intensas, filtros uv, filtros de malha extra-reduzida, etc...ou fertilizas normalmente sem nitratos nem fosfatos e quando as algas consumirem o que tinham a consumir *puf* desaparecem. Se quiseres ajudar mantem um bocado de lã no filtro, mais ou menos compactada.

 

As filamentosas desde que nao tenham um crescimento exponencial são facilmente controlaveis pela equipa de limpeza se a tiveres :wink:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

parabens pelo topico ta muito bem pensado.

 

eu tenho um problema de algas no aquario.

 

e aconselharam-me a apagar a luz durante 2 dias, sem co2, sem adicionar calcio nem magnesio.

 

ate aqui tudo bem

 

so antes de eu fazer este ''tratamento'' os nitratos tavam um bocadinho altos mas tinha tambem fosfatos. e eu fazia TPA com frequencia

 

agora que tou a fazer o ''tratamento'' realmente vejo as algas a desaparecer, mas certamente vou precisar mais do que dois dias (ja passaram ate, mas as algas tou a ir-se)

 

eu continuo a fazer TPA com frequencia, mas reparei que os nitratos (estao no maximo no teste da sera) e os fosfatos simplesmente nao existem tambem no teste da sera.

 

a minha duvida e quanto tempo mais posso deixar sem luz e o resto (por incrivel que pareça as plantas parecem tar a crescer ainda melhor assim sem luz e restantes)???

 

que sera que se passa para ter estas anomalias todas???

 

espero que me possam ajudar

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço ao André e ao Pedro por intervirem.

 

Vamos então desmanchar isto...

 

:wink: Tenho substrato Amtra Plantdepot e areão ADA Aquasoil

:lol: Mudei as pedras do aquário para basaltos....

:wink: Tenho CO2 a bombar todo o dia

 

Logo não percebo porque é que o meu pH se mantém tão alto.

Visto que as suspeitas de rochas calcárias no interior do aquário desapareceram cheguei á conclusão que a culpa só pode ser da água de rede aqui de casa. Ou seja, e visto que tenho combatido as algas com mudas de água, sempre que faço uma TPA a água que vem da torneira tem um pH semelhante ao meu actual e uma dureza superior á registada no aquário ( entre os 13º e os 15º), por isso a cada TPA estou a pôr um pH, gH e kH superior lá para dentro.....e visto que ultimamente tenho feito muitas TPA's...pode ser daí os altos valores...o tal efeito tampão que tantas vezes ouço falar (kH ãlto não permite o pH baixar por ligação directa entre estes)..o sistema precisa de equilibrio.

 

Por um lado isto percebo e já tenho conclusões sobre o que fazer.

 

Agora a fertelização.....se bem percebi aconcelhas que eu passe a fertilizar as macros individualmente. Ora eu já tinha pesquisado aqui no forum por fertilização NPK e a conclusão a que eu cheguei foi que para fertilização individualizada de macros temos de adquirir compostos quimicos e preparar nós próprios o nosso fertilizante....certo? Ora bem isso pode ser um problema para mim...não porque não perceba de quimica, mas porque nao conheço onde adquirir esses produtos, nem como proceder á fabricação dos mesmos.

Estava na esperança que as grandas marcas tivessem esse tipo de compostos.....

 

Relativamente ao que o Pedro disse....foi nisso que eu me debruçei com mais curiosidade...ou seja eu também pensei que fosse das durezas elevadas que a planta se ressentisse....mas porquê esta em especial? Pergunto isto porque sempre ouvi dizer que a hemianthus callitnichoides "cuba" é uma planta de extrema dificuldade de manter, e esta no meu aquário mamtém taxas de crescimento exponenciais, e uma "verdura" incrivel, consequencia de disponibilidade de todos os nutrientes.....logo daí não é...penso eu. Como a única planta que se queixa é a ludwigia inclinata var. "cuba" (pois neste momento o glosso também já não se queixa) descartei a hipótese da dureza elevada...mas também não sei o que poderá ser na mesma...é que a planta chega a apresentar zonas negras no caule...como se estivesse podre....não sei...tenho de arranjar umas fotos...mas a máquina está na "oficina"...

 

Bem neste momento tenho de actualizar o meu post do aquário....mas quem quiser dar lá um saltinho....mudei o layout e as pedras para basaltos...e tenho mais e variadas plantas.....

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...3527&highlight=

 

As algas filamentosas preocupam-me, pois neste momento já passaram para além dos limites do tolerável para a minha equipa de limpeza.....elas estão a cobrir toda a frente do aquário....nao deixando a glosso crescer....

 

Bem desde já agradeço a ajuda....e espero ter noticias boas mais para a frente....

 

Abraços.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opinião do Just_me, que o teu problema reside no ph/gh/kh, eu ja mantive as plantas que referes tanto a glosso como a hemiantus cuba suportavam a agua da minha zona mas a ludwigia definhava a cada tpa, a concentração de sais na agua na minha zona é algo elevada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Já agora uma ajudinha:

 

um fertilizante com estas caracteristicas é razoável para um aquário q só tem plantas e ainda está no inicio de vida:

N - 8

P- 5

K - 15

magnésio - 3

ferro - 0,3

SO3 -3

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais