Reprodução de bettas


Mouse

Recommended Posts

Boas,

 

É assim eu estou a pensar reproduzilos numa daqueles caixas da vodafone onde os telemóveis veem. Vou colocar um termostáto para tartarugueiras que são pequenos, porque um dos normais não cabem lá. Depois coloco metade de uma garrafa de 1.5L . Quandon a água estiver á temperatura ideal coloco a fêmea na garrafa e o macho à solta dentro do aquário, para estar sempre a ver a fêmea mas sem a magoar, depois qundo este começar a fazer o ninho de bolhas solto a fêmea. Quando o macho começar a atacar a fêmea tiro esta do aquário, depois quando os alevins começarem a nadar retiro o macho, e alimento os alevins com artémias. A que temperatura devo manter os alevins no aquário?

 

Será esta opção boa para reproduzir bettas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow: não os metas nessas "prisões".... arranja um aquário maior e divide-o! mas caixas da vodafone são demasiado pequenas!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Apesar de já ter encontrado casos de sucesso de reprodução de bettas em volumes pequenos, recomendo fortemente um aquário de no mínimo 15L para a reprodução. Parecendo que não (e correndo tudo pelo melhor, claro) na altura da eclosão vais ter entre 80 a 150 alevins! :) Se pretendes salvar o máximo possível, aquários com capacidades ainda maiores são recomendados para o crescimento (30L na pior das hipóteses, 60L já é razoável).

Quanto à temperatura, 27ºC a 28ºC é o melhor. Atenção que em volumes pequenos a temperatura é susceptível de variar mais! Uma temperatura constante seria o ideal. O aquário deve ser coberto para criar uma atmosfera húmida, que ajuda à manutenção do ninho de bolhas e mais tarde é crucial na formação do labirinto.

 

Depois é preciso pensar em separar os machos, mas isso já é outra história...

 

Boas criações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A artemis recem eclodida é muito grande para 1º alimento dos alevins de bettas, a melhor maneira para teres poucas percas nos alevins será um aqua de 50cm enche só com 15 a 20cm de altura d'água e como o Kintas já disse é importantissimo não haver oscilações na temperatura, nem da água nem do ar dentro do aquário.

se não queres te dar ao trabalho de fazer "infusórios", enche o aqua de musgo de java, que vai servir de protecção para a fêmea e providenciar o 1º alimento aos alevins.

Fica bem e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais