Recommended Posts

:) Estou a pensar fazer um novo aquário um pouco maior que o actual e com sump. Aqui ficam os detalhes:

 

- Dimensões:

aquário – 158©x55(L)x65(A) - 565 l

sump- 115©x35(L)x50(A) - 201 l

total – 766 l

 

- Estrutura- Armação em ferro galvanizado com 3cm, pintada com esmalte anti-ferrugem. Esta armação irá reforçar o interior de um móvel que neste momento tem o meu aquário em cima com cerca de 300kg. Por aconselhamento do Engenheiro que esteve a analisar o projecto de estabilidade do meu apartamento, ainda vou amarrar esta estrutura a dois pilares que passam por trás do aquário.

 

- Iluminação - 2 calhas Lifetech 2x55w brancas 10000K + 2x55w actínicas, perfazendo um total de 440w. Mais tarde irei pôr uma terceira perfazendo 660w. A coluna de água será de 46cm.

 

- Escumador - Deltec MCE600. É pequeno para o sistema portanto, por enquanto, vou apostar em poucos peixes.

 

- Reactor de kalkwasser - DIY

 

- Osmorregulação - DIY

 

- Retorno - Eihem 1260 (2400 l/h) ligado a um SCWD. Quero ter pouca circulação no retorno para minimizar os ruídos.

 

- Circulação - 2 TUNZE Turbelle stream 6000 ligadas a um Multicontroller 7095. Total de circulação: 7000+7000+2400= 16400. 16400:565=29x.

 

- DSB de aragamax com 12cm.

 

- Rocha viva - não sei quantos quilos tenho, mas tenho muita.

 

- Osmose – Aquamédic Easy Line 90.

 

Pormenores:

Aquário – Para conseguir ter uma coluna seca pequena vou optar por fazer apenas um furo de 1 1/4", no entanto vou fazer um furo de emergência no vidro detrás que ficará ligado à sump por um passa muros de 1/2”.

Sump – Para a sump vou aproveitar o meu aquário actual de 1,50m. Como ficava sem espaço para colocar um reservatório de água, vou fazer uma divisória na sump que terá esse efeito.

Retorno - vou colocar um T para recolha de água e possível futuro filtro UV.

Recolha para sump - Aqui vou colocar uma ball-valve para fechar a recolha sempre que necessário e uma gate-valve para afinação do escoamento.

 

Todas as opiniões são bem vindas.

Pic_6425_14.jpg

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

 

Tens as coisas muito bem planeadas :) pelo que se torna díficil acrescentar algo. De qualquer forma aqui ficam alguns comentários

 

Iluminação - Não sei que tipo de corais/invertebrados/anémonas pretendes vir a manter. Se forem corais moles penso que não terás qualquer problema, apesar da altura da coluna de água. No entanto se quiseres uns LPS ou mesmo uns SPS, tridacnas e anémonas aconselherar-te-ia a ponderares um tipo de iluminação HQI ou T5.

 

Retorno - Se ponderares vir a ter um reactor de cálcio mais tarde, o T que pretendes utilizar no retorno poderá servir para alimentar este reactor.

 

Refúgio - Ponderaste a hipótese de criar um refúgio para alimentar os teus peixes e corais?

 

Boa sorte para o projecto

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Duarte, obrigado pela atenção.

 

Iluminação - Não sei que tipo de corais/invertebrados/anémonas pretendes vir a manter. Se forem corais moles penso que não terás qualquer problema, apesar da altura da coluna de água. No entanto se quiseres uns LPS ou mesmo uns SPS, tridacnas e anémonas aconselherar-te-ia a ponderares um tipo de iluminação HQI ou T5.  

 

As power compact não são T5 "dobradas"?!

Eu neste momento já tenho um aquário de 1,5m, só que é muito estreito e não tem sump, mas já estou a trabalhar com 2 calhas de PC e tenho alguns corais duros (Hydnophora spp, Fungia paumotensis, Turbinária peltata e Caulastrea furcata) que aparentam saúde. Eu não queria desperdiçar este investimento que já fiz e tinha pensado pôr uma terceira calha igual, o que daria 660w e esteticamente ficaria melhor, mas posso optar por outra.

Achas que as PC são inferiores às T5?

 

Refúgio - Ponderaste a hipótese de criar um refúgio para alimentar os teus peixes e corais?  

 

Refúgio em cima do aquário vai ser impossível por razões estéticas, mas estou a pensar colocar macroalgas e mangues na sump.

 

Obrigado

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores pelas T5, tenta instalá-las o mais próximo da água que consegires dentro dalguns limites de segurança.

 

Era interessante haver em Portugal um aquário desse tamanho só com T5 para "desenjoar" das HQIs. Há muito que se diz neste Fórum que "na Alemanha eles agora não querem outra coisa a não ser T5 e estão a sair das HQIs" mas cá, pelo menos por aqui, não têm aparecido casos de gente que só aposta nas T5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era interessante haver em Portugal um aquário desse tamanho só com T5 para "desenjoar" das HQIs.

Olá Nuno

Mas não é que existem mesmo um aquário maior que este só com T5 em portugal, o Júlio Macieira tem o aquário dele com T5 dês da última montagem e só tem corais duros.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

link que possas indicar para esse aquário (fotos, ficha técnica)?

 

O Júlio é o Adm do Reeffórum e não tem aqui no fórum nenhum link nem setup do aquário - ele pode ser visto apenas (que eu saiba) no Reeffórum.

 

Convém referir que o aquário em questão tem apenas alguns meses e mantem de facto corais duros (e com boas cores). Não tenho ainda nada que me possa levar a concluir que os crescimentos sejam tão bons como os que se conseguem com HQI´s com sensivelmente a mesma potência.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho ainda nada que me possa levar a concluir que os crescimentos sejam tão bons como os que se conseguem com HQI´s com sensivelmente a mesma potência.

 

Obrigado! Ficaremos então atentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu embora mais pequeno também só tem exclusivamente t5's, 8 x 39W(3 actinicas).

 

Claro que é muito cedo (ainda só tem 3 meses) para tirar conclusões mas até agora estou contentissimo, tanto em termos de crescimentos como de cores dos corais.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sei que a opção de PC`s é polémica, mas como já tenho duas calhas gostava de optar por uma terceira.

Eu não tenho precisado de comprar lâmpadas porque ainda tenho algumas de resersa, mas tenho reparado que elas não são muito comuns nas lojas online, apesar de haver muita gente a usá-las.

Vocês aí no continente têm tido dificuldades em arranjar PC`s? E as PC`s de 55W?

 

Obrigado

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Senna

 

Não é fácil arrancar projectos nos Açores. Só quando for aí, em princípio lá pelo Carnaval, é que vou comprar a tralha toda que me falta.

Espero arrancar com ele lá para Março-Abril. Entretanto vou recolhendo informações.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande investimento que para ali está, quase não se vê rocha....

 

At the moment

 

2x54 Watt ATI Aquablue special

2x54 Watt ATI Blue plus

3x80 Watt ATI Aquablue special

3x80 Watt ATI Blue plus

 

makes 696 Watt

 

but i'll stock it up to:

 

2x54 Watt ATI Aquablue special

2x54 Watt ATI Blue plus

4x80 Watt ATI Aquablue special

4x80 Watt ATI Blue plus

 

makes 856 Watt

 

quem diria, fora com as HQIS ehhehe

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...

Ainda ninguém falou do escumador.

O Deltec MCE 600 é pequeno, e além disso é hang-on.

Pela diferença de preço, que é minima, aconselharia o Deltec APF 600.

É que eu já tive o 1º. e optei pelo 2º., que tenho neste momento.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ninguém falou do escumador.

O Deltec MCE 600 é pequeno, e além disso é hang-on.

Pela diferença de preço, que é minima, aconselharia o Deltec APF 600.

É que eu já tive o 1º. e optei pelo 2º., que tenho neste momento.

 

eu abriria os cordões á bolsa e ia para o deltec ap 850 ou então H&S 201-1260.

 

Nunca poupar no escumador :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...