Aquecedores JÄGER: verdade ou exagero


Recommended Posts

Viva,

 

De acordo com o fabricante, estes aquecedores têm uma capacidade muito superior aos da concorrência. O de 250W está indicado para aquários de 400 a 600 litros e o de 300W para aquários de 600 a 1000 litros.

 

Tendo em conta aquilo que todos nós aprendemos (+/- 1W por litro de água), será exagero do fabricante ou é mesmo assim?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende da temperatura que tens na envolvente do aquário...?

 

 

Se tiveres uma temperatura de 20 ºC, chegará 0,5 w por litro de água. Eu nunca usei mais que isso. :oops: independentemente da marca do aquário.

Se por acaso tiveres uma temperatura de 10ºC na envolvente provavelmente não te chega 1,5W por litro.

 

Para quem quiser saber mesmo qual a transferência de calor para fora (inverno) ou para dentro (verão) do aquário, existem umas fórmulas para calcular isso..."Transferência de calor por condução".

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

De acordo com o fabricante, estes aquecedores têm uma capacidade muito superior aos da concorrência. O de 250W está indicado para aquários de 400 a 600 litros e o de 300W para aquários de 600 a 1000 litros.

 

 

Se o aquecedore emite um calor correspondente a 250w são 250w seja qual for a marca o que poderá ter é uma esperança de vida maior, uma melhor qualidade de construção, o material de difusão do calor ser cerâmica ou metal etc.. Agora tal como nas lampadas 250 W são sempre 250W.

 

Se dá para aquarios de 400 ou 600 l isso têm a ver com a temperatura exterior tal como disse o João Magalhães, por exemplo duas salas com a mesma dimensão em sitios diferentes, uma pode chegar um aquecedor de 1000W enquanto que noutra por exemplo as pessoas já têm de ter um aquecedor de 1500W para atingir a mesma temperatura da outra sala.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

De acordo com o fabricante, estes aquecedores têm uma capacidade muito superior aos da concorrência. O de 250W está indicado para aquários de 400 a 600 litros e o de 300W para aquários de 600 a 1000 litros.

 

 

Se o aquecedore emite um calor correspondente a 250w são 250w seja qual for a marca o que poderá ter é uma esperança de vida maior, uma melhor qualidade de construção, o material de difusão do calor ser cerâmica ou metal etc.. Agora tal como nas lampadas 250 W são sempre 250W.

 

Se dá para aquarios de 400 ou 600 l isso têm a ver com a temperatura exterior tal como disse o João Magalhães, por exemplo duas salas com a mesma dimensão em sitios diferentes, uma pode chegar um aquecedor de 1000W enquanto que noutra por exemplo as pessoas já têm de ter um aquecedor de 1500W para atingir a mesma temperatura da outra sala.

 

Não leves a mal hatchim mas discordo contigo, um termostáto pode consumir x e por causa dos materiais usados pode não conseguir dissimular temperatura y.

Passo a dar exemplo: Em duas lâmpadas com um consumo de 60 w, não quer dizer que tenham o mesmo lux e principalmente forneçam a mesma temperatura. Em dois termostatos com as condições iguais no que respeita a temperatura da àgua e o ambiente exterior, também não quer dizer que consiga os mesmos resultados finais. Não posso dar exemplos de termostatos/maraca, mas que com a mesma potencia dois termostatos de compostos de fabrico diferentes(desde o vidro, tamanho da resistencia, tamanho do próprio vidro do termostato e o próprio material para suporte de temperatura que está lá dentro). Mas acredito que seja muito semelhante os ganhos que cada fabricante divulga.

 

Agora pela experiencia da malta que me fala sobre marcas o nº1 até nem é o Jager e sim o fluval, o problema é que é caríssimo.

 

Os melhores são:

Fluval; Jager ;Rena ;Hyndor.

 

Claro que há outras marcas que tabém são boas, mas esta é a ideia de quem ouve n pessoas a utilizar.

 

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não leves a mal hatchim mas discordo contigo, um termostáto pode consumir x e por causa dos materiais usados pode não conseguir dissimular temperatura y.

Passo a dar exemplo: Em duas  lâmpadas com um consumo de 60 w, não quer dizer que tenham o mesmo lux e principalmente forneçam a mesma temperatura.

 

Não me parece que essa diferença de rendimento seja significativa, a potência electrica nestes casos inevitavelmente é dissipada pela forma de calor.

Quanto às lampadas não te esqueças que só podes fazer essa comparação com as incandescentes (de resistência electrica), relativamente a outras não tem comparação, são tecnologias muito diferentes...

 

A diferença principal entre os aquecedores das várias marcas é a fiabilidade, exatidão nos valores de regulação do termostato e segurança, de resto são todos muito iguais...

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não me parece que essa diferença de rendimento seja significativa, a potência electrica nestes casos inevitavelmente é dissipada pela forma de calor.

 

É diferente, pois num dos meus aquas troquei um termostato(Aquapoor) de 100w e de noite perdia dois graus. Troquei por um da Rena de 100 W e perco cerca de 0,5º. Para fazer este teste tenho sonda de temp digital.

 

 

Quanto às lampadas não te esqueças que só podes fazer essa comparação com as incandescentes (de resistência electrica), relativamente a outras não tem comparação, são tecnologias muito diferentes...

 

Foi só para dar exemplo e quis mencionar o material usado na construção, a própria ampola de vidro por exemplo.

 

 

 

A diferença principal entre os aquecedores das várias marcas é a fiabilidade, exatidão nos valores de regulação do termostato e segurança, de resto são todos muito iguais...

cumps

 

Aqui concordo com a parte de fiebilidade.

 

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 1ª característica que salta à vista nos Jäger é o seu tamanho. São muito maiores que os das restantes marcas...

 

Tendo em conta que a marca não tem interesse estético nenhum em contruir um aquecedor enorme, não haverá neste pormenor uma vantagem em relação à dissipação de calor?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí está uma das vantagens... :wink:

 

claro, tem maior superficie de contacto...

 

mas sim, é possivel o rendimento mais elevado, tambem pode ter a ver ( além da superficie de contacto ) o material resistente ser superior...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É diferente, pois num dos meus aquas troquei um termostato(Aquapoor) de 100w e de noite perdia dois graus. Troquei por um da Rena de 100 W e perco cerca de 0,5º. Para fazer este teste tenho sonda de temp digital.

 

Mas não podes fazer essa comparação assim tão linear...

Para fazeres essa comparação terias que verificar quanto está a consumir um e outro. Podem não consumir os 100W certos..

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo. Mas é assim 100W são 100w em qualquer marca, o que acontece é que muitas vezes os 100W anuciados não são reais principalmente nas marcas nacionais e de outros paises onde a certificação dos aparelhos não é aplicada na realidade e não é por acaso que as melhores marcas são alemães ou de paises mesmo desenvolvidos onde o simbolo da certificação do material é mesmo correcto, quanto á superficie de contacto é efeciente quanto mais "acumuladora" de calor for evitando que o aquecedor mantenha a temperatura o máximo tempo possivel e o transmita á água sem ter a necessidade de se ligar (o termostato disparar) mas não quer dizer que um aquecedor de fraca qualidade não debite os 100w também mas como arrefece mais rápido e consequentemente demora mais tempo a chegar á temperatura pretendida o que origina uma diferença de temperatura maior na água, e um maior consumo de electricidade .

 

Desculpa BABO mas o exemplo da lampada não têm nada a ver.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fiz, e até tenho 2 de 100w da aquapoor e tiveram os mesmos resultados e quanto aos consumos é obvio que nem da mesma marca gastam o mesmo, a ideia era ajuadar a perceber porque umas marcas investem mais em tecnologia que outras e se é melhor este ou aquele.

Como fiz a experiencia e sei que o material nada tem a haver com o da Rena adquiri um Rena em 2ª mão e com o mesmo anunciado W tive resultados diferentes para melhor. Penso que era a dúvida do nosso amigo, agora és livre de discordar, mas esta foi com uma experiencia minha.

Uma coisa tenho a certeza: Consumo não é igual a temperatura final de um termostato, é por isso que existe a afinação, e que em termos de cobertura quanto maior for a distribuição de calor melhor. Nisto não há dúvidas. Agora para quem tem aquas limitados ou e que não queiram estragar a estectica aí temos que escolher um que se adequade às nossas preferencias.

 

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fiz, e até tenho 2 de 100w da aquapoor e tiveram os mesmos resultados e quanto aos consumos é obvio que nem da mesma marca gastam o mesmo, a ideia era ajuadar a perceber porque umas marcas investem mais em tecnologia que outras e se é melhor este ou aquele.

 

Isso têm a ver com a nossa legislação e do país que temos visto que os nossos empresários não apostam na qualidade

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa BABO mas o exemplo da lampada não têm nada a ver.

 

A lâmpada como já frisei foi só para dar exemplo de consumo, e o principio de uma lâmpada(Claro incandescente) é o mesmo, Fonte de calor em resistencia vai dar determinado a lux dependendo da ampola. Foi só isso. Mas se compliquei em relação à lâmpada peço desculpa.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mistures é watts com lux são unidades completamente diferentes

 

:wink:  :P

 

 

????

 

Mas foi só um exemplo eu nunca misturei wats com lux!

O obectivo foi de exemplificar um resultado numa lampada(lux) e o exemplo de um termostato (calor) com os respectivos consumos Wats.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu aquário de 112L (anunciado porque já o cubiquei e tem cerca de 100L reais....traduzidos para aí em 80L de água), tapado, com filtro interno e externo que produzem uma razoavel agitação de aguas e a temperatura dentro de casa nunca atinge os 26º programados no termostado da jager de 150W.

 

No termometro, a temperatura acusa sempre os 26º sem qualquer alteração ao longo de mais de um ano que tenho o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora os meus 2 centimos :?:

 

babo, 100W de potência a serem dissipados sobre a forma de calor teem exactamente a mesma eficiencia, é o que o calor tem de bom, nao engana :D

 

se está a consumir 100W de energia electrica então está a gerar 100W de calor (ok, ok, 99,9 por causa do led de funcionamento), agora, a durabilidade, a precisão, o intervalo de disparo é que pode ser bastante diferente, mas em termos de consumo energético nos termostatos nao há onde pegar.

 

O que há é o efeito de transferencia de energia, se o material que faz a transferencia for mau o termostato pode aquecer e desligar-se enquanto o vidro exterior faz a transferencia, mas isso apenas se nota no primeiro aquecer do aquario, depois de o aquario estabilizado em termos de temperatura isto já nao acontece, até porque o arrefecimento de um aquario é um processo lento.

 

Outra coisa a considerar é a precisão, a calibração, a durabilidade e a fragilidade dos materiais, a detecção de funcionamento em seco, etc...

 

Quanto a um termostato de 100W servir ou não para 100 litros ou para 150, depende como ja foi dito muitas vezes acima apenas da temperatura da sala/temperatura alvo do aquario e do isolamento do aquario, e a verdade é que as boas marcas normalmente teem uma tabela na embalagem onde fazem esse aconselhamento. Provavelmente na tabela da jager eles consideram o melhor valor para anuncia os 150L /100W, mas consultando a tabela vais ver se a temperatura da sala for baixa em relação á temperatura do aquario eles recomendam um termostato com mais potência para os 150L de agua.

 

 

ja agora reforço que o exemplo da comparação de lampadas foi mal escolhido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu aquário de 112L (anunciado porque já o cubiquei e tem cerca de 100L reais....traduzidos para aí em 80L de água), tapado, com filtro interno e externo que produzem uma razoavel agitação de aguas e a temperatura dentro de casa nunca atinge os 26º programados no termostado da jager de 150W.

 

No termometro, a temperatura acusa sempre os 26º sem qualquer alteração ao longo de mais de um ano que tenho o aquário.

 

 

 

Acredito... Tb tenho um aqua com cerca de 80L, com um termostato de 75W, da Tetra (que nem é uma marca de topo), e não tenho tido problemas. A água está sempre na temperatura seleccionada e por vezes até dá para o termostato "desligar". Pelo contrário, tenho um Jager 100W num aquário com cerca de 75L, em que o termostáto está sempre "ligado". É que este aquário está destapado e numa divisão da casa que é mais fria. Como aqui li, acho que depende muito da temperatura ambiente do local onde se encontra o aquário. Vamos ver se agora durante o Inverno mais rigoroso não terei problemas. :roll:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.