HQI(s)


cris

Recommended Posts

depende

uso hqi vai para 5 anos +- sem problemas de maior. quando de maior. é qualquer plantado mal controlado tem algas ou virá a ter.

distancia +-40cm de altura, aqua descoberto. lampadas uso as osram TS 150W/D Powerstar.

mas penso que só se justifica se o aqua tiver mais ou igual a 60 cm de profundidade. que é o meu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende

uso hqi vai para 5 anos +- sem problemas de maior. quando de maior. é qualquer plantado mal controlado tem algas ou virá a ter.

distancia +-40cm de altura, aqua descoberto. lampadas uso as osram TS 150W/D Powerstar.

mas penso que só se justifica se o aqua tiver mais ou igual a 60 cm de profundidade. que é o meu caso.

 

Só usas HQI ou em conjunto com outro tipo de iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Não considero boa ideia num aquario com mais de 60 cm de altura colocar os hqis a 40 cm da água. Isso dá um metro do areão e a meu ver é muito. Se o aqua tem 60 cm de altura coloca bem mais perto da superficie que não ha prolema nenhum e além disso não perdes tanta luz.... parece que ha um mito em colocar os hqis muito longe da superficie

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não considero boa ideia num aquario com mais de 60 cm de altura colocar os hqis a 40 cm da água. Isso dá um metro do areão e a meu ver é muito. Se o aqua tem 60 cm de altura coloca bem mais perto da superficie que não ha prolema nenhum e além disso não perdes tanta luz.... parece que ha um mito em colocar os hqis muito longe da superficie

sim

por isso estou a pensar em baixar uns 20 cm....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em 2 dos meus aquarios plantados tenho Hqi. num de 300l reais de 150W, e outro de 180 tenho de 70 W ambos de 4200K se n me enagano. mm com solo fertil peixes etc, n tenho problemas de algas fora uns pontinhos nos vidros de vez enquando.a luz no aquario e mais que suficiente, adoro aquela temperatura de cor no aquario pois parece mm luz do sol ( ate qd fazemos a superfecie da agua termer vêm-se as sobras no fundo do aquario a mexer, coisa que n aocntece com as fluorescentes ) e as palnas adoram e crescem rapidamente e bonitas.

 

se tivesse um pouco mais de watts em ambos os aquas n fazia mal, mas em ambos ja tive plantas dificeis de manter que se deram sem problemas nenhuns, mas que acabei por tirar pq n gostei do aspecto

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as powerstar tld da osram tem salvo erro 80 e tal de cri com 5200 k o qe corresponde o mais aproximado a luz solar...mas dá ao meu ver uma cor demasiado amarelada.

 

Concluo desta forma que 10000K não é indicado?

 

E algem sabe , na pratica, qual a diferença em utilizar uma e outra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a vossa opinião sobre esta lampadas para aquarios plantados?

Acho o ideal para aquarios cujo areao esteja a mais de 60cm do ponto de luz.

Infelizmente e escolha é muito limitada para HQIs de encaixe RX7S (os mais comums, para nos)

 

Qual a cor?

Uma que ronde os 6400K é o ideal. No entanto, na practica, não vais encontrar. Assim tens 10000K (mais indicada para salgados) e 5200K que apesar de estar longe do ideal serve (muito) bem.

 

Qual a distancia da lampada á água?

obrigado

Uma margem segura será 20cm da linha de agua. Eu tenho as minhas a 15cm. Aumentam-me em 2 graus a temperatura da agua do aqua.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Luis Dias!

 

Desculpa a minha insistencia, quer dizer que se usar a 10000 não tem roblema para um plantado?

Eu li num artigo Brasileiro que o ideal seria 5600, que é a luz do sol em campo aberto ao meio dia.

Utilisando acima ou a baixo destes valores era uma questão de gosto, na tonalidade.

Ou será que os 10000 vai projedicar o crescimento das plantas ou um aparecimento superior de algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este è uma parte do artigo que falei:

 

10000K

Sim!! Na minha opinião são o que há de melhor quando o assunto é "Aquário Plantado". Meu aquário de 672 litros era bom com duas HQI de 70W, ótimo com uma de 70 e uma de 150W e agora, indescritível com duas de 150W. A luz é menos azul do que as actínicas, por isso ficou tão bom. O crescimento das plantas é um pouco mais rápido do que com as Aqua-glo. A grande vantagem das HQI é que elas ocupam pouco espaço quando comparadas às fluorescentes. Por exemplo, para conseguir 240W vc precisaria de 6 fluorescentes comuns de 40W (haja espaço na tampa). Você pode conseguir 250W com uma só HQI. Outra vantagem é que em aquário muito altos, grande parte da luz se perde antes de atingir as partes mais baixas, então com lâmpadas fluorescentes ficamos limitados a aquários de mais ou menos 50 centímetros de altura. Acima disso, não conseguiremos fazer com que suas plantas mais baixas cresçam satisfatóriamente, isso pode ser conseguido facilmente com lâmpadas HQI. Então podemos concluir 10000K é bom, mas não obrigatório. Os mais bem-plantados aquários estão aí para provar. Um diferencial é o aspecto estético, a cor dos peixes e plantas ficam bem mais intesas e evidentes. Mas o grande contra é o preço, coisa que inviabiliza as HQI para muitas pessoas. Outro problema é o calor excessivo gerado por essas lâmpadas, então é preciso que a tampa do aquário seja bem ventilada e que o refletor seja bem posicionado na tampa para que a iluminação seja bem distribuída.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as plantas necessitam de radiaçao vermelha e azul para uma boa fotosintese e crescimento rapido e saudavel.

 

eu tenho lampadas de 4200 que me disseram na altura que era o ideal e realmente achei um pouco estranho, pq pensava que seriam necessarios mais Kelvins. a luz n a acho demasiado amarela. é um ouco mas nada de especial. as plantas crescem mt bem mm com este espectro de luz. mas acho que qd trocar vou trocar por umas de 5200k. as de 10.000 k crei que lhes faltará um pouco dde espectro vermelho, mas n tenho a certeza.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado Luis Dias!

 

Desculpa a minha insistencia, quer dizer que se usar a 10000 não tem roblema para um plantado?

Não, não tem problema. Eu proprio usei durante meses e as plantas não deixaram de crescer e de se desenvolver por causa disso.

 

Eu li num artigo Brasileiro que o ideal seria 5600, que é a luz do sol em campo aberto ao meio dia.

É verdade e 10000K é a mesma luz do sol às 19h (nos tropicos, claro)

No entanto, o que é preconizado para aquarios plantados é 6400K. Independente do gosto de cada um. Considera a temperatura de cor ideal para as plantas realizarem a fotositese.

 

Utilisando acima ou a baixo destes valores era uma questão de gosto, na tonalidade.

Sim, se o teu alvo for 5600K então optar por 5200K ou 6000K é uma questão de gosto pela tonalidade.

 

Ou será que os 10000 vai projedicar o crescimento das plantas ou um aparecimento superior de algas?

Se houver "muita luz" a ser emitida num espectro de cor não absovivel pelas plantas, certamente haverá alguma alga oportunista que o vai aproveitar. Nada que uns, "disciplinados", TPAs não resolvam.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...