De novo os Bettas


S-Bay

Recommended Posts

Bem...

Estão de novo a acasalar no aqua comunitario...

 

Durou cerca de umas 3 horas

Agora o Betta Macho protege o ninho com unhas e dentes

Muitos dos ovos foram comidos num grande banquete oferecido pelo casal aos convidados da cerimonia...mas muitos foram postos no ninho

 

Só não percebi como o macho ferteliza os ovos...alguem sabe?

 

Algumas belas imagens do acontecimento

 

b1.jpg

b2.jpg

b3.jpg

b4.jpg

b5.jpg

b6.jpg

b7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização ocorre precisamente no momento do abraço.

 

Não sei é se esses ovos vão sobreviver, já que os bettas para reproduzirem têm de estar num aquário com uma altura de água não superir a 15 cm, não só para não cansar muito o macho, mas também para os ovos não sofrerem com a pressão da água.

 

Depois conta-nos a resultado

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :lol:

 

Hehehe a fecundação dos ovos pelo macho ocorreu na segunda foto hehe :)

 

Epá não sei se foi a ti ou não que já tinha dito isto antes, mas o melhor que tens a fazer é arranjar um aqua á parte para fazeres isso. Se não a coisa nunca irá correr bem.

 

Mas tás no bom caminho. Continua que a parte mais dificil já passou. Quer dizer depende hehe para mim a parte mais dificil é convencer a minha mãe a deixar-me ter mais aquas pequenos onde possa criar a peixarada toda hehe :) Penso que no teu caso esse não será o problema por isso tás na boa :)

 

Porta-te

 

:D

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yep..foi a mim :wink:

 

Bem acabaram de eclodir ou ainda está a meio do processo...sei que tenho uns 30 minúsculos bettas na vertical agarrados as bolhas do ninho e de vez em quando á uns que mudam de bolha que é mais ou menos quando dá para ver que estão vivos e mexem

 

Já estou a tentar eclodir artemia..também pela 1ª vez…isto é que tem sido uma aventura!

 

Vou esperar que se ponham na horizontal, para os tentar tirar dali, já sei que a partir desse momento serão mais um grande banquete para todo o aqua , inclusive para o papá , que até agora não tem feito outra coisa que não correr com quem se aproxima do ninho.

 

Ainda não sei como os vou tirar dali, visto que são minúsculos, nem onde os vou por depois

 

Não percam os próximos capítulos

 

 

Alguem sabe quanto tempo demora até passarem para a posição horizontal ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Parabéns pelos nascimentos, espero que depois possas partilhar umas fotos com o pessoal!

 

Os alevinos começam a nadar na horizontal pelo 3 a 5 dia de vida (após a eclosão).

 

Quando os transferires para um aquário novo, a minha sugestão era usares uma palhinha de refrigirante transparente, com um pouco sucção (eles são tão pequenos que passam facilmente pelo orifício da palha). À falta de palhinhas, usa uma mangueira de ar.

 

Eu nunca transferi bettas assim porque tenho aquários próprios para eles se reproduzirem, mas experimentei com alevins de guppy e funciona às mil maravilhas e não causa muito stress ao recém-nascido.

 

Cumprimentos e boa sorte com os pequenos :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Natal all

 

Bem … não vão acreditar !

 

Primeiro começou o massacre !! por muito que o macho se esforce .. não dá conta do recado !

Esta manhã quando cheguei ao aqua…muitos dos alvins estavam bastante dispersos do ninho e consequentemente a transformarem-se num maravilhoso banquete, principalmente para 4 escalares que não se afastam da zona nem por nada.

Resolvi então começar a tentar pescar alguns para o recipiente que já tinha preparado

, tendo conseguido apanhar uns 30 alvins.

Com as mexidinhas no aqua o que restava do ninho despertou-se ainda por cima o ninho estava agora metido entre umas plantas de crescimento rápido que nestes últimos 3 dias quase que duplicaram , talvez devido ao ter inserido mais co2 .

 

Conclusão, tenho então uns 30 alvins dentro de um recipiente, recipiente esse que esta dentro do aqua para tentar manter a mesma temperatura. Estou á espera que a artemia ecluda, está agora a fazer 48 horas deve de estar mesmo a rebentar.

 

Agora espanto dos espantos !!! O macho que devia estar esfomeado e nas ultimas (pensava eu) , não só não sai daquela zona, como voltou a construir novo ninho , como a fémia está de volta e em poucos minutos estão de novo aos abraços..e mais ovos a sair!

Tudo isto numa só manhã….será que é por ser natal??

Meus caros amigos ….isto é normal?????????????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode se dizer que é normal... mas tens de ter atençao se o macho set tá a alimentar é que nao tiver ele pode começar a debilitarse e acabar por morrer!

O macho que perde a prole procura logo fazer uma nova!

 

Bom natal e passagem de ano

 

Cumprimentos

Jorge

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos pequenos, é bom saber que ainda conseguiste safar uns quantos!

 

Só por curiosidade ;) como é que transferiste os pequenotes?

 

Já agora, não sei se já te pediram (visto que mais gente da "pré-APB" respondeu ao tópico) mas avanço eu com o pedido:

Seria possível usar as tuas fotos, da tua criação, no site da APB, que vai inaugurar em Janeiro? É que são de bastante melhor qualidade do que a maior parte que se encontra pela net, e um registo fotográfico tão completo como o teu é difícil de encontrar...

 

Fica a sugestão, vou deixar outra mensagem com a ideia aos restantes membros, na outra thread.

 

Continua o bom trabalho!

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade  :wink:  como é que transferiste os pequenotes?

 

 

com uma palhinha ligada a um tubo fininho, daqueles que normalmente se utiliza para as bombas de ar, depois foi só chupar, e ver se não engolia nenhum :P, e com a ponta da palhinha andar á pesca.

Estou a utilizar o mesmo sistema para apanhar a artémia acabada de nascer

 

Seria possível usar as tuas fotos, da tua criação, no site da APB, que vai inaugurar em Janeiro? É que são de bastante melhor qualidade do que a maior parte que se encontra pela net, e um registo fotográfico tão completo como o teu é difícil de encontrar...  

 

Na boa :( ... posso inclusive vos mandar toda a sequencia, pois ...estas... que estão aqui são só algumas..tenho umas quantas mais :( Bué :(

 

Á ... tenho tambem um filme em mpg de todo o acontecimento se quizerem..está com boa qualidade e dá para ver bem todo o processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas s-bay!

 

 

Entao ja que autorizas manda as fotos para apbettas@gmail.com...

 

vais tentar que sses alevins cheguem a adultos??? se sim começa a dar artemia e microvermes no minimo 2 vezes ao dia.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de mandar... está um pouco pesado..pois mandei as fotos originais com o peso com que as tirei...para assim poderem lhes fazer o que quiserem..se ouver algum inconveniente relativamente ao tamanho do ficheiro diz que mando um mais pequeno

 

vou tentar fazer um pequenito filme ..só mesmo do momento .. a ver se não fica com muitos Megas

 

Sim vou tentar fazer crescer os alvins...devo de ter entre uns 20 e 30

A maneira como os tenho não parece muito ortodoxa mas é o que se arranja...era isto ou aperitivo para os escalares

 

Neste momento tenho-os dentro de um recipiente de plástico com +- 30cm de diâmetro e com +-10cm de altura de agua (agua do aqua)

dentro do recipiente pôs algumas folhas meio mortas de plantas que tinha no aqua um pouco de riccia a superfície .. o recipiente está a boiar no aqua

estou a lhes dar 2 vezes por dia artemias acabadas de eclodir não consigo ver se a comem

e também tenho posto alguns bocados de alface que tenho dentro de outro recipiente a escurecer (meio a apodrecer) .. li que se cria assim infusorios ( que não sei bem o que é)

alem disto sempre que vou dar a artemia tiro uns 20% da agua do dito recipiente e volto a por a mesma % de agua que tiro do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o que resta a dizer? Quase nada! Parece que já tens a "lição" toda estudada...

 

Só te recomendo prudência a partir do 10 dia de vida, altura em que se começa a formar o labirinto. Grandes diferenças de temperatura (entre a água e o ar) podem levar à má formação deste órgão, e consequente morte do jovem peixe. Se o aquário for aberto, recomendo que tapes o recipiente em que tens os alevins com um filme tranparente (cria uma atmosfera húmida e da mesma temperatura da água em que eles estão), deixando 2 ou 3 orifícios pequenos (diâmetro de um tubo de ar) para renovação de ar. Uma pedra difusora, com um caudal de ar muito fraco nos primeiros dias também é aconselhado (mas tu ja deves saber isto tudo...)

 

Quanto aos infusórios... bem, como encarregue da parte da alimentação no site que se está a criar, estou a preparar um artigo sobre isso. Muito por alto, é o seguinte:

 

Nos alimentos, especialmente os vegetais, existe sempre uma "microflora " contituida por seres unicelulares (ou coloniais, como é o caso de Volvox sp.) O facto de colocarmos os vegetais em meio húmido e em condições propícias à sua degradação, provoca libertação de nutrientes, utilizados pela "microflora" para o seu desenvolvimento e replicação. Assim, nestas condições, este grupo (normalmente minoritário) assume uma dimensão considerável. É destes microrganismos (na sua maioria do Reino Protista) que os jovens alevins se alimentam.

Hoje em dia existem várias "receitas" de infusório, consoante o tipo de microrganismo que queiras obter em maior abundância relativa.

 

Penso que já dá para esclerecer, e para os mais interessados, dar um "gostinho" do que aí vem...

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

2 questões:

 

- Tinhas a fêmea no aquário comunitário também? Ou deixaste que o macho a visse a ela, forma-se o ninho e depois é que lá colocaste? Nunca tiveste problemas de agressividade excessiva? Tens o aquário bem plantado e com esconderijos suficientes?

 

- "Não sei é se esses ovos vão sobreviver, já que os bettas para reproduzirem têm de estar num aquário com uma altura de água não superir a 15 cm, não só para não cansar muito o macho, mas também para os ovos não sofrerem com a pressão da água. " escrito por Ana Azevedo.

 

Não sou um entendido em bettas mas penso que o a altura da água do aquário deve-se a, quando os ovos caem do ninho e o macho os tem de ir buscar, se a altura for muito exagerada, os ovos afectam-se devido à pressam que existe no fundo do aquário mas a pressão à superfície é sempre a mesma, logo, apenas os ovos que cairem do ninho irão ser afectados com a pressão.

Não estou certo do que digo, alguém pode esclarecer melhor este aspecto?

 

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Tinhas a fêmea no aquário comunitário também? Ou deixaste que o macho a visse a ela, forma-se o ninho e depois é que lá colocaste? Nunca tiveste problemas de agressividade excessiva? Tens o aquário bem plantado e com esconderijos suficientes?

Tomás

 

Sim …. Tudo se tem passado no comunitário …. Tenho o macho e 2 femías … juntos com outros vários peixes (podes ver o aqua no link em baixo ..junto a assinatura)… o macho apenas tem sido agressivo ..mas também nunca em excesso … para todos os peixes do aqua…quando algum tentava se aproximar do ninho.. E sim! Tenho o aqua bem plantado e com esconderijos

 

Quanto aos novos rebentos por enquanto estão de boa saúde …continuo a os ter dentro do mesmo recipiente que continua a boiar no comunitário …dos +- 30 que tinha lá posto tive 2 baixas até agora

Continuo com o mesmo processo… troco cerca de 10-20% da agua todos os dias

Artemia acabado de eclodir..e os tais infusórios

 

Fotos alvins com 9 dias

alv1.jpg

alv2.jpg

alv3.jpg

alv4.jpg

 

Bom ano For All

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal chegou altura de dar noticias dos.."Meninos"...já não são bebés!

 

Em primeiro lugar gostaria de vos dizer de que não tenho um belo betta vermelho macho....mas sim um autentico "Casanova"...posso vos dizer que desde da 1ª postura o meu “Dom Ruan”, não faz outra coisa e não estou mesmo a exagerar , do que posturas umas a traz das outras, pelas minhas contas deste o dia 23 de Dezembro que foi a primeira até hoje dia 19 já lá vão 6 … mas não sei se perdi alguma…a isto é que se pode chamar um macho!!!.Amanhã vou tentar recuperar mais uns alvins dos últimos que nasceram…devem agora ter uns 4 dias e amanhã obrigatoriamente vou ter que fazer uma poda ás plantas e isso vai resultar na destruição do ninho…mas tenho mesmo que o fazer..

.Penso que seja sempre com a mesma femia mas também não tenho certeza…pois as 2 que tenho no aqua são muito parecidas.

 

Quanto aos alvins …aconteceu um desastre, ouve uma noite em que o recipiente em que estão….. entrou completamente para dentro do aqua, deve de ter ficado preso em uma das travessas e começou a meter agua , conclusão … alguns dos alvins saíram para o aqua e acabaram por servir de mais um petisco para a comunidade .

Neste momento tenho 8 alvins ….não sei se ainda se podem chamar assim….fazem hoje pelas minhas contas 27 dias .. estão óptimos e de boa saúde

Tenho tido alguma dificuldade em os alimentar , devido ao nem sempre ter artemia eclodida , comecei hoje a tentar dar alguns flocos esmigalhados e larvas de mosquito congeladas cortadas o máximo possível.

 

Ficam algumas fotos

 

Com 18 dias

alv5.jpg

 

Com 27 dias

alv6.jpg

alv8.jpg

alv9.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, senhor... que grande evolução! É bom de ver que os "pequenos" se estão a tornar finalmente "grandes", parabéns! Se eles já têm um mês (ou andam lá perto) é mesmo altura de começar a introduzir os flocos e outras comidas. Foi pena o acidente, decerto que poderias ter salvo muitos mais, senão quase todos...

E cores? Por esta altura eles já devem começar a apresentar alguma pigmentação nas barbatanas...

 

Cumprimentos. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais