Quero melhorar o meu aquário...


Recommended Posts

Antes de mais nada, parabéns pelo fórum. Está muito completo.

 

O assunto é o seguinte, tenho um aquário a funcionar à cerca de um ano, e queria melhorá-lo. Para isso gostaria de saber as vossas opiniões visto que não percebo muito do assunto. :D

 

Aqui vão as características do aquário:

Medidas(cm): 47(altura)/150(comprimento)/45,5(largura)

O aquário tem neste momento cerca de 250 litros de água.

 

Fauna: 1 casal de espadas

2 escalares

1 platy

5 mollys

1 tubarão bala (acho eu...). Depois ponho foto para me identificarem o animal :wink:

 

Flora: 4 plantas artificiais :P

 

Aquecimento: 1 aquecedor de 300w

A temperatura da água do aquário é de cerca de 23/24ºC

 

Por fim o filtro é um daqueles filtro biológicos, mas acho que não é lá muito aconselhável filtros desses, certo? :lol::?:?

 

 

Gostava de saber quais os testes que fossem mais importantes que poderia comprar (só tenho o de pH).

Gostava também de saber qual o filtro que me aconselhavam para o meu aquário, já que estou pensando seriamente em mudar o meu filtro. Queria também saber o preço (+/-) e implicações que a mudança acarreta.

Por fim, estou também pensando em pôr algumas plantas naturais, mas queria alguma coisa que não crescesse muito rápido, ou seja, não desse muito trabalho. 8) Também queria saber se a introdução de plantas assim depois do aquário já estar estabelecido pode fazer mal aos peixes.

 

 

Fico aguardando pelas vossas sugestões, e vou tentar pôr algumas fotos do aquário para ser mais fácil ajudarem-me.

 

Cumprimentos

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para melhorar isso ainda vais tem algum trabalho, mas sem isso nada feito :D

 

Vamos tentar falar um pouco de tudo!

 

O filtro biológico é daqueles de fundo? Se sim e se já o tens á muito tempo tens de ter cuidado ao tirar porque vai ser só porcaria a sair e os parametros da agua vão ficar baralhados!

 

Como tens poucos peixes se calhar seria melhor tira-los para uma bacia ou assim com agua do aqua, depois tiravas as placas do fundo! Mas quando fizeres isto já deves ter um filtro (alguem te ade indicar um) para fazer logo uma limpeza á água que ficará cheia de detritos e nessa altura plantas o aqua visto que o nivel da agua estará mais baixo (não tires a agua toda porque senão tens de começar do 0 e não poderias colocar logo os peixes, tira praí 30% da agua!

 

Plantas para não darem muito trabalho: Anubia nana (tronco) ; Anubias em geral; Microsorum pteropus 'Windeløv' (tronco) ; Bacopa monnieri ;Microsorum pteropus (tronco) e musgo de java.

 

ps: as que dizem tronco tem de estar em troncos mas também são as mais faceis de cuidar. Não compres as plantas já nos troncos de uma forma geral são por uma quantia absurda, compras os troncos e as plantas e depois amarras com fio de cozer á maquina ou de pesca que aos poucos as plantas agarram-se ao troco. Vê no google as plantas que são e escolhe. Eu adora a Windeløv, é uma planta cara mas é 5 estrelas, aguanta quase tudo!

 

Mais perguntas diz

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas sugestões...

 

Tenho três perguntas:

 

1- Será que o aquecedor com 300w chega para o meu aquário (nos últimos dias adicionei alguma água e em vez de 250, agora o aquário tá com 270 litros)?

2- Quais são os testes para medir a qualidade da água que achas mais importantes para eu ter tenha (só tenho o de pH)?

3- Essas plantas são fáceis de encontrar? É que vivo na Madeira, e aqui não existe tanta abundância quer de peixes ou de plantas como aí no continente. :?

 

Depois se me lembrar de perguntar mais alguma coisa digo. :oops:

 

 

Cumprimentos!

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ola avro a minha opiniao e a seguinte, subir a temperatura da agua ate 26/27 graus que é a melhor temperatura para este tipo de peixes, arranja plantas verdadeiras(n sei se vives perto ou nao de almada mas a uma loja que se chama avipeixe que tens la plantas lindas a 2.95€, podes arranjar uns troncos e tb tijolos ou pedras vulcanicas que ficam muito bem dentro do aquario, em relaçao aos peixes aconselhava te nesse aquario a ter pelo - 1 pleco e 1 limpa fundos :) neons, eu no meu aquario tenho 15 neons e gosto muito de velos todos em cardume ficam muito bonitos :shock: espero ter ajudado

 

 

 

Cumps

João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
1- Será que o aquecedor com 300w chega para o meu aquário (nos últimos dias adicionei alguma água e em vez de 250, agora o aquário tá com 270 litros)?

 

Chega, a regra é 1w/Litro

 

Fica bem

 

Penso k será necessário mais para o meu aquário, porque o termsotato está regulado para cerca de 29º e o termómetro aponta 24º (tenho o termómetro num canto do aqário).

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Será que o aquecedor com 300w chega para o meu aquário (nos últimos dias adicionei alguma água e em vez de 250, agora o aquário tá com 270 litros)?

 

Chega, a regra é 1w/Litro

 

Fica bem

 

Penso k será necessário mais para o meu aquário, porque o termsotato está regulado para cerca de 29º e o termómetro aponta 24º (tenho o termómetro num canto do aqário).

Pode não ser necessário mais. podes ter apenas má circulação de água. Eu tenho um aquário de 450L só com 1 termoestato de 300w e mantenho sem grandes problemas 27º no canto oposto ao do termoestato. A temperatura normal da sala onde o aquário se encontra ronda os 18 a 20º.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma pergunta...

 

Sabendo que os mollies gostam que se ponha algum sal na água, deverei pôr sal no meu aquario atendendo às outras espécies que tenho?

Cumprimentos,

 

Álvaro Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , em relaçao ao filtro aconsselho-te um exterior , fluval (204205) ou (304305) os 05 sao os novos por isso encontras agora os 04 mais baratos e olha que a diferença e minima, em relaçao a peças e manutençao a fluval e do melhor problemas e raro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.