[DIY] Coluna semi-seca silenciosa (sem passagem de ar)


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Hesitei entre colocar esta entrada aqui ou no “Assunto” geral do meu aquário.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26883

 

Fica aqui porque é onde pode ser mais útil.

 

Trata-se de um método para fazer uma coluna semi-seca. Que é uma solução em que a água desce do aquário para a sump sem ar a circular, o que elimina completamente qualquer espécie ruído.

 

Coloca-se uma válvula (ainda não visível nas fotos) e calibra-se para que a água desça mas nenhuma bolha passe. O nível da coluna seca sobe até certo ponto mas estabiliza ao atingir uma altura suficiente para que o efeito da gravidade reforce suficientemente o fluxo criando um equilíbrio estável.

 

O segundo tubo serve como seguro de vida caso as coisa não corram pelo melhor e se dê um entupimento da saída principal.

 

As fotos são do dia em que fiz os buracos no aquário. Entretanto já construí a coluna e testei e funcionou e pleno. Espero brevemente repetir o teste e aí coloco as fotos restantes.

 

Detalhe dos furos já com os passa-muros (as rodelas terminais foram depois serradas e só se aproveitou a rosca)

Pic_7134_1.jpg

 

Os tubos já instalados (o furo que se vê no vidro vertical foi fechado porque foi herdado duma solução anterior inviável na posição que se pretende para o aquário):

Pic_7134_2.jpg

 

A vista inferior (no tubo mais distante liga-se depois a válvula)

Pic_7134_3.jpg

 

Aqui houve que improvisar e cortar o travamento :lol: senão com a coulna seca construída seria impossível fazer qualquer acção de manutenção na coluna semi-seca)

Pic_7134_4.jpg

 

Este foi o "equipamento" indispensável para duas pessoas efectuarem a obra. :evil: À frente estão os "pedaços de vidro" que "sobraram" do aquário e atrás os que "sobraram" do esforço (6 para cada um que estava calor) :(

Pic_7134_5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno,

 

Porque é que fizeste aquele rasgo no travamento? Vais colocar ainda vidros para fazer a coluna em si, certo?

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

 

Entretanto já fiz a coluna mas a quantidade de lixo (equipamento em espera) dentro do aquário é tanta que não deu ainda para fotografar. Lá para o início da próxima semana já deve dar.

 

É simples. São apenas dois vidro formando uma câmara estanque no canto onde se fizeram os furos. Testei exaustivamente enchendo o aqua com água doce e ainda bem porque houve uma colagem que por dificuldade de acesso estava fraquinha e teve de ser reforçada.

 

O rasgo no travamento foi necessário para colar adequadamente os vidro e continuará a ser bastante útil por exemplo se um peixe ou camarão for parar à coluna ou se for necessário fazer manutenção aos tubos. A primeira situação é mais frequente do que se pensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Grande furos esses ou sera melhor dizer grande sede que tiveram a fazer esses furos :(  :(  :( ,por isso se ve que o resto do vidro que sobra ja não (palavra corrigida) esta la muito direito,devia ter sido ja na sexta bejeca :(  :lol:  

abraços

 

Se não se arrefecer a coisa as brocas ou o vidro partem. :( Isto foi feito em Junho e já estava um certo calorzito e houve que menter baixa a temperatura de todas as componentes incluindo a humana. :(

 

Já fiz 4 ou 5 sessões de furadela de aquário e em nenhuma delas se dispensou a cervejola. Se calhar no dia em que não se beber umas quantas o aquário parte mesmo. :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido, cá vai a foto da coluna seca.

 

Pic_7134_6.jpg

 

 

Fica a faltar uma do sistema de tubagem aquário -> sump mas esse só quando o aquário for colocado em cima do móvel coisa que se prevê ocorra para a semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem o atraso na resposta.

:D

 

A válvula serve para reduzir o fluxo da entrada mais baixa até que não passe ar.

 

Com um bocadinho de sorte, na próxima semana o aquário vai para cima do móvel para a sua posição definitiva e tiro fotos da tubagem para complementar este "post".

 

Vou voltar a testar com água doce por isso procurarei tirar as fotos do sistema já a funcionar.

 

Chamem-me parvo mas, apesar de já ter tido aquilo a rodar em água doce uma semana sem problemas, quero voltar a testar. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno estou precisamente a montar o meu aqua com este teu sistema, visto que eu já tinha utilizado sifão mas de uma maneira diferente, assim que tiver tudo montado coloco umas fotos.

 

uma pergunta, no caso do passa muros de 1" a parte interior com rosca que sobra já é pouca para o aperto das peças como é que conseguiste ainda apertar o crivo?

 

Já esperimentas-te com esse Crivo? é que me dá a sensação que o crivo vai impedir o cifão de se formar com a pressão necessária e aí desiquilibrar com a pressão da coluna seca que faz a correção, que achas?

 

Já agora deixa-me dizer-te que por indicação do colega da Ericeira (esqueci-me do nome dele :lol::lol: ) que tinha este sistema montado e que sugeriste que eu visitasse, vou colocar uma "Gate Valve" para afinar o caudal. Para além dessa vou também colocar uma "Ball Valve" para fechar tudo se quiser estancar a circulação.

Encontrei uma Gate valve mais manhosa mas funcional e mais barata na loja de Alcântara e permite realmente um aperto muito progressivo, muito mais que a de "Ball Valve".

 

(Editei para corrigir o nome das torneiras)

 

Boa continuação do teu projecto.

 

Boas Festas,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno e Pedro, vocês são os aquariófilos mais pacientes que conheço! Eu quando começo a pensar num aquário não vejo a hora de o ver cheio de água salgada e a funcionar!

 

Feliz Ano de 2006,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno e Pedro, vocês são os aquariófilos mais pacientes que conheço! Eu quando começo a pensar num aquário não vejo a hora de o ver cheio de água salgada e a funcionar!

 

Eu tenho um de 180 x 70 x 70 desde Dezembro de 2004 vazio.... paciente sou eu! 8)

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre,

 

Estive quase, quase, quase para falar de ti na minha mensagem anterior... TU és o mais paciente!!! É preciso algum empurrão para pôr esse teu bicho a funcionar?

 

Feliz '06 (com o aquário já a bombar),

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu está em espera há cerca de 6 meses :(

 

Falta pouco... muito pouco...

 

E nesta coisa da aquariofilia a paciência está longe de ser um defeito :)

 

Quanto à rosca, de facto foi mesmo à tangente :P mas lá consegui apoio para segurar, ainda que mal, o crivo. De qualquer modo não me parece que ele se vá mexer muito...

 

A gate-valve é de facto muito melhor que a ball.

 

Quanto ao crivo prejudicar o sistema os meus testes em água doce demonstraram o contrário. nível na coluna seca esteve estável uma semana. Subiu ligeiramente por causa da evaporação.

 

Parece um paradoxo mas é verdade. A evaporação diminui o nível de água na sump e a bomba de retorno é obrigada a vencer uma altura maior e assim devolve menos água por unidade de tempo para cima e como a saída para baixo está saturada o nível em cima sobe. Complicado?

 

Talvez 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, já chegaram as tais dobradiças para as portas do armário? São fáceis de instalar? Confesso que é uma peça que me fascina!!!

 

Não tens altura para colocares um pente de acrílico na coluna seca? Esse pedaço de egg-crate não me convence!

 

Happy '06,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TU és o mais paciente!!! É preciso algum empurrão para pôr esse teu bicho a funcionar?

 

O empurrão que preciso é mesmo tempo e despachar outras prioridades que me têm surgido. Já ando a dizer isto há muito tempo mas acho que está para breve.

 

A gate-valve é de facto muito melhor que a ball.

 

Que é como quem diz: a válvula de borboleta é de facto muito melhor que a de globo (ou esfera). :P

 

Parece um paradoxo mas é verdade. A evaporação diminui o nível de água na sump e a bomba de retorno é obrigada a vencer uma altura maior e assim devolve menos água por unidade de tempo para cima e como a saída para baixo está saturada o nível em cima sobe. Complicado?

 

À medida que o nível de água na sump desce, também a pressão do lado da sucção da bomba de retorno desce (porque a altura da água é menor), logo a bomba tem menos essa ajuda para "empurrar" a água para cima.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, já chegaram as tais dobradiças para as portas do armário? São fáceis de instalar? Confesso que é uma peça que me fascina!!!

 

Não tens altura para colocares um pente de acrílico na coluna seca? Esse pedaço de egg-crate não me convence!

 

Happy '06,

Ricardo Rodrigues

 

Tenho espaço para colocar um pente mas, pelo teste que fiz, não me parece que acrescente muito valor. Vou estar atento e, se houver problemas com o egg-crate, retiro-o e coloco um pente.

 

Quanto às dobradiças, chegaram, são uma peça de engenharia fascinante de facto :) e já estão no carpinteiro que as vai embutir em MDF hidrófobo de 19mm (já está cortadinho :D ). Em princípio na 4.ª feira estará pronto! Depois ainda há que dar duas demãos de primário e mais duas da tinta definitiva.

 

Resolvi o último problema pendente para poder posicionar definitivamente o móvel (ruído das ventoinhas que forçam a circulação interior) por isso vou ter teste em água doce seguramente até ao final da semana.

 

Se as coisas correrem bem, conto ir ao Cabo Raso no sábado ou domingo. Senão espero mais uma semanita. Quem já esperou tanto... :wink:

 

Alexandre: desculpa as "Trolladas". Devia esforçar-me para evitá-las :oops: Tens toda a razão :oops:

 

Com as válvlas de facto até é fácil mas quanto a eggcrate acho que ninguém ia entender "rede difusora para iluminação" :wink:

 

Por acaso devia arranjar-se um nome português decente para aquilo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Estás à espera de ter o aq. montado para mudar o pente da coluna seca?!

 

"Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"

 

A paciência não é mesmo o meu forte...

 

Feliz Ano Novo,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Estás à espera de ter o aq. montado para mudar o pente da coluna seca?!  

 

"Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"

 

A paciência não é mesmo o meu forte...

 

 

Vou montá-lo em água doce, já com todo o equipamento e já na posição definitiva. Se verificar que o fluxo através da "eggcrate" é "fateloso", então avanço para o pente.

 

Eu tenho ainda tanto para fazer (por exemplo: pintar o móvel, fazer a canalização, terminar a instalação eléctrica, terminar a electrónica do repositor, insonorizar o móvel, etc...) que o pente é uma preocupação menor :roll:

 

Falta de paciência e sucesso em aquariofilia (principalmente salgada) são duas coisas realmente opostas. Por esse facto, basta olhar para um dos teus aquários para se perceber que deves ter um capital de paciência mais do que suficiente!!! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Fiquei de aqui apresentar uma foto que faltava (a válvula na saída). Peço desculpa pelo atraso. :arrow:

 

Entretanto respondendo ao comentário do Ricardo, acabei com o eggcrate e coloquei um "pente" em PVC.

 

Pic_7134_11.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão!

 

O aquário ainda não está a funcionar mas já testei 3 vezes o sistema com água doce.

 

Amanhã vai ser dia de enchimento! Nessa altura trato desses detalhes todos. Enfim... detalhes que podem prevenir uma catástrofe :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais