escalar;será defeito de nascença?


pgustavos

Recommended Posts

ele só está há um dia neste aqua, será que está assim pela mudança da agua?eu acho que não é pela mudança de água porque olhando de perto eu não vejo a cauda encolhida mas sim uma falha a meio, mas gostava de ouvir mais comentarios,já agora que sinais é que ele apresenta de doença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente ele sofreu uma variação de ph, na loja estava a 7 e cá em casa está a 6.5 mas será grave? realmente ele está um pouco parado á superficie mas não será pela variação do ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fiz referencia ao ph estava só mesmo a pensar no factor variação entre emissor e receptor. Na manutenção pouco importa se o ph está a 6 ou a 7,5, o importante é mesma a variação/diferença entre emissor e receptor no acto da aquisição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu quando o compraste ele ja estava assim, não devias te-lo comprado nessas condições.

Para mim isso é um defeito de crescimento.

Um escalar passar de pH 7 para 6.5 não lhe provoca efeito nenhum, pelo menos nesse tamanho, a uma femea adulta muito possivelmente provocava uma desova.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a apostar nos nitritos pela seguinte questão: O excesso de nitritos provoca todos os sintomas descritos. Qualquer que seja o peixe que esteja num aquario com excesso de nitritos dirige-se sempre à superficie pois é onde se encontra mais oxigénio, já que o excesso de nitritos provoca anomalias na respiração do peixe. Eu aconselhei o sal porque uma baixa concentração melhora o rendimento das branquias. Mas sem bacterias filtrantes a fazerem o ciclo do azoto nada se consegue...

Nado, logo existo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este e outro comprado no mesmo dia foram-se com os anjinhos,fiz o teste de nitritos e diz ''bom,não preocupante'' tenho a assinalar que eles eram do tamanho entre uma moeda de 1 euro 1 uma de 2 ,será que com este tamanho a variaçao de ph possa ser fatal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que esse peixe tem, já nasceu com ele e não foi devido á mudança de pH, nem aos nitritos altos ... O que te resta é tentar junto da loja trocá-lo por um que não tenha essa malformação. Deverias tê-lo observado bem antes de o mandar embalar :wink: , mais grave ainda é que quem to vendeu não o deveria ter feito, por muitas razões já aqui focadas neste forum.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinha só dar uma achega, visto que há aqui gente que diz que mudar de pH 7 para 6.5 não faz diferença. Isso não é verdade!

Uma mudança de um valor no pH, significa uma mudança de 10X a concentração de iões H3O+, ou seja, uma mudança de 0.5 no pH significa que a concentração de H3O+ (neste caso de descida de pH) aumentou 5X, e a concentração de iões HO- diminui 5X. Agora experimentem fazer uma alteração de cálcio no vosso organismo de 5X a normal (é pedras nos rins a dar com um pau!!!), e depois experimentem a tirar ás concentrações de cálcio normais 5X!!!! (Ui ui, esses ossinhos, até abalam com um sopro).

Que fique aqui claro que não estou a criticar ninguem, apenas estou a corrigir o que foi dito.

Outro exemplo é o do sangue, que tem em média pH 7.3-7.5. Se houver uma oscilação de pH de 0.3 no nosso sangue é o caos: agora não me lembro dos nomes, mas se o valor descer para 7, temos uma acidose e há ambiente propício ao aparecimento de úlceras, se subir para 7.8, temos uma coisa que agora não lembro do nome,( mas mistura alcalino com overdose :oops: ) e que provoca pedras nos rins e a pessoa é propícia a ter insuficiência renal ( que acho, e já passei pela experiência de ver, que é das piores coisas que pode acontecer a uma pessoa).

Portanto meus amigos aquarófilos, se prezam os peixinhos, não digam coisas destas, uma alteração de 0.5 no pH pode significar a vida ou a morte dos vossos peixes.

 

Cumps

Fiquem bem

UM BOM NATAL

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Duarte, não vou discutir contigo, mas estás a fazer comparação entre a regulação interna nos humanos, com a regulação osmótica dos peixes.

Sem querer discutir o sexo dos anjos, vou só mencionar alguns exemplos na natureza:

As enguias passam da agua salgada para a agua doce em menos de 24horas, tendo em conta que em media a agua do mar (estuários), ronda o pH 8 e que há rios com pH <7, a menos de mil metros da foz, imagina os pedregulhos que as desgraçadas das enguias e dos outros peixes eurialinos iriam ter se tivessem o mesmo sistema urológico que o dos mamíferos.

Os escalares na natureza vivem em zonas onde a concentração de sais varia muito e bruscamente, devido aos degelos, motivo pelo qual, quem faz criação de escalares usa choques térmicos ou de pH, para induzir a desova.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

 

Sem querer entrar em comentários ao anteriormente referido, apenas me pergunto porque razão o escalar morreu passados dois dias após ser sido introduzido no aquario. Tendo já sido os nitritos eliminados, será que morreu do suposto defeito, depois de ter crescido e sobrevivido 2 meses com esse suposto defeito ?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este e outro comprado no mesmo dia foram-se com os anjinhos,...

Parece que apenas se foram os comprados no mesmo dia, provavelmente na mesma loja e do mesmo aquário...

pgustavos confirmas?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse escalar já devia ter mais de 4 meses, estar agora a tentar adivinhar as causas da morte não vai ser fácil.

Sabes a quanto tempo estava o peixe na loja?

Quando foi para o teu aqua viste se eles comiam?

Qual a temperatura do aqua da loja, do teu e quanto tempo demorou a chegar à tua casa?

Os escalares, do mesmo lote ainda estão na loja?

Comecemos por estas perguntas antes de partirmos para outras conjecturas.

Diz coisas

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem..eu tb comprei 1 escalar pequeno numa loja de almada, em moro em loures, demorei cerca de 20 minutos a chegar a casa, sempre com ele bem acnodicionado, a unica diferença que ele encontrou foi no ph que na loja estava a 7.2 e na minha a 7.4(talvez 1 pouco mais). Acabou por morrer 2 dias depois. Esteve muito parado junto as plantas, com respiração ofegante. Tenho boa circulação de agua e bons niveis de o2. Bom talvez a diferença de ph tenha muita culpa. Não sei..digam-me possiveis causas, visto não ter ocorrido mortes nos ultimos tempos..a não ser este escalar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. Aquaben, de certeza que sabe o que se passa nesses casos certo? As enguias, assim como os tubarões touro possuem (assim como nós) mecanismos de homeostasia, coisa pouco desenvolvida nos peixes. Mas repare, e estou de acordo consigo quando diz que os escalares na natureza estão sujeitos a mudança de concentrações de sais bruscas, mas não assim tão bruscas como num aquário, pois na natureza, estamos a falar de milhares de litros de água (não em dezenas como acontece nos aquários), e uma mudança considera-se brusca na natureza quando as condições da água se alteram num espaço de +- 1/2 dias, não é em 5 minutos como acontece nos aquários. Sem o querer contrariar, estar a comparar um escalar doméstico num aquário com escalares SELVAGENS de rio.... não é uma comparação lá muito plausível... (visto que os escalares domésticos já foram modificados e não se assemelham em algumas coisas aos selvagens).

Na minha opinião, o escalar morreu por causa da mudança brusca de pH. Se fossem nitritos, ou nitratos ou outra coisa do género,acho que os outros peixes também seriam afectados, ou não? :wink:

Uma vez, comprei 4 escalares de uma vez numa loja de animais, sabem quantos sobraram? 0, zero, nicles. E porquê? Só Deus sabe, porque os outros peixes do aquário (néons, coridoras, discos...) ficaram sãos e os escalares morreram.

Perante os factos, acho mesmo que o escalar morreu de alteração de pH. Ao comprarem-se peixes novos, o ideal é po-los de quarentena e adaptá-los pouco a pouco à água do aquário pricipal. Se não der para fazer quarentena, faz-se uma adaptação progressiva de +- 3 horas, tirando água do saco do peixe e repondo com água do aqúario.`

Esta é a minha opinião

 

Cumps

Fiquem bem

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares na natureza vivem em zonas onde a concentração de sais varia muito e bruscamente, devido aos degelos, motivo pelo qual, quem faz criação de escalares usa choques térmicos ou de pH, para induzir a desova.

Fiquem bem

 

 

Os escalares na natureza não sofrem mudanças bruscas. A unica alteração mais significativa acontece uma vez no ano na epoca das chuvas e consequente aumento do nivel de agua .. e nem tão pouco este processo é brusco.

 

Tal como disse o Duarte os peixes sofrem mudanças bruscas no aquario. Depois de serem capturados é que começam a sofrer essas mudanças, com ph´s diferentes entre exportador e receptor e assim sucessivamente.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Miguel Pereira, não vou entrar aqui contigo a discutir sobre escalares, mas uma grande parte das variedades selvagens de escalares vivem no alto amazonas e afluentes, onde existe uma grande influências dos degelos dos Andes.

E sinceramente achas que uma mudança de pH7 para pH 6.5, nos escalares é preocupante?

Pegando nos sintomas, o principal sintoma de um grave choque de pH são os olhos enevoados, e pelo o que consigo ver na foto não me parece.

A nível de doenças, não percebo quase nada, felizmente, mas consta de existe uma doença, que não sei o nome, que ataca os escalares e normalmente os mata em 24horas e o seu único sintoma visível, é o peixe ficar com as riscar bem negras, natação lenta e com a cabeça ligeiramente inclinada para cima ou para baixo. Motivo pelo qual perguntei quantos escalares sobraram do lote na loja, pois geralmente essa doença tem uma taxa de mortalidade na ordem dos 90%. (Que nunca nos aconteça a nós).

Fiquem bem até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquaben,

 

 

Em relação ao existir ou não uma variação de 0,5 que possa matar um peixe.

Depende de muitos factores:

 

- Se o escalar estiver em nossa casa há algum tempo, com boa alimentação e com parametros estaveis - Não

 

- Agora um peixe que é importado e passa por n aquarios - É bem provavel. As defesas imunitarias de um e outro são totalmente diferentes.

 

 

No que diz respeito à causa de morte tu tens a tua opinião e eu tenho a minha. Afinal isto é um forum e não é obrigatório todos nós andarmos atrás uns dos outros.

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem..eu também (palavra corrigida) comprei 1 escalar pequeno numa loja de almada, em moro em loures, demorei cerca de 20 minutos a chegar a casa, sempre com ele bem acnodicionado, a unica diferença que ele encontrou foi no ph que na loja estava a 7.2 e na minha a 7.4(talvez 1 pouco mais). Acabou por morrer 2 dias depois. Esteve muito parado junto as plantas, com respiração ofegante. Tenho boa circulação de agua e bons niveis de o2. Bom talvez a diferença de ph tenha muita culpa. Não sei..digam-me possiveis causas, visto não ter ocorrido mortes nos ultimos tempos..a não ser este escalar.

Abraço

 

 

Pegando apenas na questão do ph, essa diferença que referes não parece significativa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais