venderam-me botias yoyo doentes!


Smaug

Recommended Posts

Olá a todos, comprei recentemente duas botias lochatta ou yoyo para os amigos, na loja foi um bocado dificil apanha-las, depois de um bocado de luta colocaram-nas no saco de plástico e deitaram um produto tipo aqua safe (acho que é mesmo aqua safe da sera) porque, e isto nas palavras da vendedora: "diminuia o stress", ela também me disse que fazia sempre isso com peixes mais sensiveis.

O pior é a quantidade de produto que ela deitou no saco! Pelas minhas contas ela deitou o suficiente para uns bons 20l de água, num saco com meio litro. A água até estava azul, e a vendedora ainda me diz que "media a quantidade de produto a olho" mas fazia sempre assim. Eu devia era ter-lhe dito que naquelas condições não levava peixe nenhum, mas resolvi armar-me em bonzinho e só deu asneira.

 

Trago os peixes, já meio desconfiado, ponho-os no aquario e um deles tem um comportamento "normal" que mantém até hoje, uma vezes mais activo outras mais escondido...

 

o outro escondeu-se e fiquei sem o ver durante dois dias, comecei a achar estranho e quando o tirei do buraco o peixe estava com um belo ataque de fungos: tinha cor meio "suja" e marcas vermelhas" 3 tratamentos contra fungos depois o peixe ficou melhor e voltei a solta-lo. Continua a viver escondido.

 

Tenho-os num aquario com barbos tigre, mas estes não se metem com eles, no entanto à hora da comida os botias não vêm à supreficie comer, e o mais activo tende a ir esconder-se quando abro a tampa do aquario, por isso optei por alimenta-los á noite com pastilhas para fundo.

 

Ou devido ao produto que puseram no saco, ou devido a algum mau trato quando o apanharam a verdade é que me venderam um peixe doente e apesar de ter reagido bem aos tratamentos ainda estou para ver se se safa.

 

Quanto à timidez, será o normal periodo de habituação? Estão no aquario à uma semana...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

Bem respondendo a tua pergunta sobre a timidez deles eu pela minha experiencia acerca dessa Bótia eu tenho um exemplar dela e quando adquiri ela era tudo menos timida e normal andarem escondidos de vez em quando mas passeiam-se sem problemas no aqua o mesmos acontece com a minha Bótia striata, mas já o minha Bótia Palhaço passa a vida escondida só aparece quando não há ninguem por perto, penso que com o tempo elas começaram a ter menos medo de serem vistas.

Em relação a esse tipo de tratamento de peixes e de lamentar e a primeira vez que me dizem que numa loja metem produtos para o stress dos peixes dentro dos sacos de transporte, principalmente metendo quantidades denesessárias esse produto uso normalmente quando faço tpa's aos meus aquas mas claro na quantidades aconselhadas esse senhora só mostra que não percebe nada de aquariofilia visto que já comprei inúmeros peixes em diversas lojas o que fazem e simplemente colocar um bocado de água onde se encontra o peixe e mais nada e que esse produto só se coloca em água da torneira para eliminar o metais pesados e o cloro.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O liquido que a senhora da loja usou é aqutan, que é usado não só para clarificar a agua, retirar os metais pesados, o cloro e a cloramina, mas também para reduzir o stress causado durante o transporte dos peixes, o procedimento que ela teve é normal (colocação do liquido no saco de transporte), excluindo o doseamento a olho, e a quantidade desastrosa!

 

SERA aqutan

"SERA aqutan clarifica el agua, aglutina inmediatamente los dañinos iones de metal pesado y neutraliza sales disueltas y el cloro agresivo.

Protege la membrana mucosa de los peces gracias a su valioso complejo de vitamina B y los coloides protectores de la piel.

SERA aqutan es idóneo para reducir el estrés durante el transporte y al introducir los peces."

cumprimentos

TURT

turt22@gmail.com turt@iol.pt

DESIGN A RULAR!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Boa tarde,

desculpa discordar contigo, turt, mas o procedimento dessa lojista foi tudo menos adequado. É mais que sabido que não se deve pôr nada nos sacos de transporte, mesmo que seja anti-stress. A água onde o peixe está já está (ou pelo menos deveria estar) preparada com anti-cloro e bacteria. No entanto, o problema do teu botia não veio dái. Provavelmente ele já estava com um problema bacteriano qualquer...

 

 

Barbie Girl... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Barbie, permite-me discordar de ti e concordar com o turt.

É normal colocar-se anti-stress nos sacos de transporte, principalmente em viagens longas ou quando se trata de peixes sensiveis e não há qualquer tipo de problema com isso. O único problema, tal como o Turt disse, foi a dosagem...

Para além do mais se um produto é anti-stress(que como o próprio nome indica, serve para reduzir o stress), porque é que não se deve colocar no saco de transporte? Os produtos anti-stress até trazem a dosagem incidada para esse efeito... :lol:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto quanto sei os anti stresses sao a base de vitaminas etc. n vejo como e que isso pode baixar significativamente o stress. a n ser que la tenha morfina no meio da composiçao. acho um pouco inutil sinceramente.

 

quanto a doença, é possivel que ja tivesse apanhado no teu aqua, ou entao ja a tinha e so se propagou ja depois de estr no teu aqua.

e tive botias e eram timidos, por acaso

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!!!

queria discordar do turt e do tubarão verde e concordar com a barbie isso do anti-stress não passa de uma mariquisse uma de muitos produtos para aquariofilia, o transporte pode se feito só e simplesmente com a agua onde o peixe se encontrava, mais vos digo que até para viagens longas e desnessessário visto eu no sábado ter levado algumas crias de guppies e ampularías num saco com agua do aqua para a batalha(aquadecor) e ter dado a um membro do forum que por suas vez levou-os para vila real, lá chegaram sem problemas, podes sim utilizar isso se em vez da água do aqua meteres agua da torneira no saco de transporte ai sim e util.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permitem discordar das doscordancias.............

 

1º Os anti-stress funcionam desde que sejam aplicados como deve de ser. O problema é os excessos. Já safei alguns peixes só com fishtamin e aqutan.

 

2º Aplicar Aqutan nos sacos não me parece lógico. O que deveria ter aquatan era a bateria onde foram tirados os peixes.

 

3º Duvido que a maior parte das lojas trate da água. Sai caro..........mas a ver bem as coisas os peixes que deixam de morrer compensa tratar a agua. Pena nem todos pensarem assim.

 

Abraços a todos

 

Ps- Os botia lohachata que tive sempre foram tímidos. só tive 1 k era meio doido e pensava que era um bulldozer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus são timidos, o que esteve pior já não o vejo à algum tempo... espero bem que não tenha virado almoço, o outro anda lá mas realmente é muito dificil de ver, continuo a alimenta-os à noite.

 

Mas falando em transporte de peixes, eu compro os peixes no Porto e depois trago-os para lamego, antes de abrir a A28 eram quase duas horas de curvas e só perdi um peixe no transporte, e isto obviamente sem deitar seja o que fosse no saco.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais