Discus e Bótias


rsoares

Recommended Posts

Boas!

Tenho uma dúvida que gostava de ver discutida.

Tenho no meu aqua, Discus e bótias (como muitos voçês), além de outros, sendo apenas os bótias de um biótopo diferente.

O que me disseram, numa loja, foi para não o fazer. Isto porquê? Os bótias são muito dados a parasitas externos (Ictio) que como sabemos aparece rápidamente com flutuações de temperatura. Agora, aliando isto a TPAs de duas vezes por semana devido aos Discus (sujidade da água devido a comida e qualidade de água) e somando o Inverno as probabilidades de se flutuar a temperatura durante TPAs é grande, surgindo Ictio nos bótia e contaminando todo o aqua... O que dizem? Alguém tem alguma idéia ou experiência sobre isto?

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Eu tenho as mesmas condições que tu à mais de um ano e até hoje nunca tive nenhum problema relacionado com isso.

 

Alias, nunca nenhum dos meus botias ganhou ictio. Pensando bem, nunca apareceu ictio no meu aquario. Acho que basta teres cuidado com as variações repentinas da agua.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer peixe é dado ao ictio, o ictio segundo sei é género de parasita e está presente em todos os peixes, que em condições de variações de temperatura se manifesta ou não, segundo a saúde e estado dos próprios peixes. Quando há correntes de ar, nem todos nós nos constipamos certo ? Depende dos organismos...

 

Nunca tive problemas com botias e Discus.

 

:roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rsoares

 

De facto os bótias são sensíveis a mudanças de temperatura e tambem são das espécies que mais facilmente apanham o ictio.

O que acontece é que em aquas com discos é mesmo raro haver ictio pois as temperaturas rondam geralmente os 30º.

Sendo assim se algum dos botias apanhar ictio é porque fizeste alguma coisa de errado :)

É tipo um semaforo Vermelho dentro do aquário.... :)

Agora a sério...

Tenho 2 botias palhaço com 5 anos dentro do meu aqua com discos e nunca tiveram ictio.

A questão das mudanças de temperatura não deves colocar mesmo... pois se nos bótias é o ictio...nos discos são outros protozoários como a Costia (frequente ).

 

 

Abraço

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto o assunto dos bótias tar discutido....

expliquem-me uma coisa, mas por que raio vocês metem os discos a 30º???? porquê essa ideia que é nos 30º a 32º a temperatura a que eles devem estar?

Quanto mais alta temperatura, mais acelerado o metabolismo, mais comem, mais sujam, mais rápido envelhecem. Têm os ""bixos"" a 30º para quê ? para terem uma taxa crescimento ""anormal"" e artificial"" por serem forçados a isso ?

Gostava perceber esse ponto vista, e tentar perceber a vantagem disso...

 

:cry:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava perceber esse ponto vista, e tentar perceber a vantagem disso...

É para eles estarem quentinhos porque agora de Inverno é muito frio. #food;)#food

 

Penso que a maioria os tem s 30º para evitar problemas com parasitas.

Eu também já os mantive a essa temperatura no início. Agora mantenho-os a 28º.

No início era também com esse receio de vir a ter problemas etc. Um dia olhei para o termómetro e decidi por a 28º. Porquê?? Também não sei... :D :lol:

 

Não nos devemos esquecer que nem sempre as altas temperaturas são boas. Algumas bactérias e parasitas desenvolvem-se mais rapidamente em altas temperaturas podendo ainda causar mais problemas.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Zanito, eu tenho os meus a 30º exactamente por isso. Porque li que a temperaturas mais altas os parasitas não proliferam ou sobrevivem.

Preocupa-me o comentário do Hugo #food Alguém tem idéia de mais alguns testes que possa fazer?

Outra coisa: O Ictio causa comichão, podendo observar-se os peixes a coçarem-se no areão, mas os meus não. Andam por ali porreiros da vida. Reparei também que a minha água, tem montes de pontos brancos. Será que estes pontos estão a colar-se aos peixes e eu penso que é Ictio?

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu também mantenho os meus a 27/28º ja basta terem que levar com os 30º de verão devido temperatura ambiente. Temperaturas altas também diminuem o teor oxigénio dissolvido na água, que penso que prejudicará as bactérias em si, logo é mais uma desvantagem a meu ver....

 

#food

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais