Os peixes aprendem truques de circo e jogam futebol!


Arquimedes

Recommended Posts

Há algum tempo num tópico acerca do controlo de agressividade em ciclídeos a conversa descambou sobre a possibilidade de um óscar fazer truques, por ser um dos peixes tidos como mais inteligentes.

 

Eu comecei a pensar criar um plano de treino para o meu óscar. Mas olhem no que eu tropecei:

 

http://www.fish-school.com/gallery.htm

 

Vejam os videos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos de começar a pensar numa aquipe para o forum :(

 

Eu tenho um oranda pequeno que pode ser um dos ala, dá cada sprint LOL

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Realmente isto sempre tem piada mas acho que o mais interessante será discutirmos as técnicas usadas.

 

Segundo o que eles dizem no site: "In training an animal to press a lever, for example, simply turning toward the lever will be rewarded at first. Then, only turning and stepping toward it will be rewarded. With a little time and repetition, the animal will learn to perform the complete behavior to receive the reward."

 

Sendo assim, tenhamos o exemplo de um peixe passar na tal argola. Terá de se pensar numa maneira de o obrigar a passar por ela, mostrar-lhe um sinal quando ele está a passar por ela e se ele passar realmente dar-se uma recompensação. Isto de tantas vezes se repetir apenas será necessário mostrar-lhe o sinal e ele passará pela argola e poderemos começar a treinar outro tipo de coisas mais complexas e apenas para essas se dá recompensas. Pelo que sei funciona da mesma maneira que os cães.

 

Alguém tem exepriências com este livro ? Valerá a pena ?

 

Alguém está tentado a tentar? Seria bastante interessante!

 

----EDIT----

 

Acabei de encontrar um link interessante sobre isto: http://nasw.org/users/carms/EditorialServi.../PopperFish.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu arranjo um oscar com 35 cm k pode ser o guarda-redes  :twisted:  :twisted:

 

A minha Oscar de 35 cm pode ser a guarda redes da outra equipa.. btw.. os meus 2 de 30 cm podem ser defesas centrais 8)

 

ja agora em relação ao post.. anti natural e ridiculo.. não é este o lema da aquariofilia.. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza? :lol:

 

Eu tenho ideia de que desde que haja comida envolvida, os peixes adoram aquilo :lol:

 

Agora, não sei até onde aquilo pode ir. No outro dia tava a ver cães a participar num campeonato em que tinham que passar por tuneis, saltar por cima de obstáculos, ziguezaguear por uma série de varas... e tinham que fazer aquilo no menor tempo possível e sem faltas.

 

Os bichos adoravam aquilo! A alegria deles era inquestionável e a vontade de participar naquilo enorme :lol: Mas dava a ideia que faziam aquilo pra agradar aos donos também.

 

Eu não sei até onde um peixe pode ir nesse aspecto. Não sei se realmente um peixe for habituado a truques mais competitivos, como o futebol em que luta contra adversários, ele conseguirá a certa altura esquecer o objectivo primário da recompensa em comida e passar a "gostar" de futebol subaquático.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a possibilidade de um óscar fazer truques, por ser um dos peixes tidos como mais inteligentes

 

Em tempos propus organizar, numa Aquadecor, um concurso de saltos em altura para Oscares e outros peixes saltadores.

 

Ainda hoje sou gozado por causa disso... LOL!

 

Mas continuo convencido que deveria ser interessante 8)

 

Ainda não perdi as esperanças de encontrar outros aquariofilistas interessados em treinar oscares ao desafio :(

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer ser desmancha prazeres... e se aquelas fotografias não passam de montagens? E mais provável se aquelas fotografias não provarem que os peixes fazem habilidades?

Toda a gente sabe que os peixes frequentam pequenas grutas em forma de tubo, passam por entre aros (por exe: de plantas), que se aproximam do que poderia ser uma bola(aquela esfera branca da fotografia) mas mais não é do que comida...

 

Ja pensaram?

:)

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem querer ser desmancha prazeres... e se aquelas fotografias não passam de montagens? E mais provável se aquelas fotografias não provarem que os peixes fazem habilidades?

 

Os filmes não me parecem montagens. já os viu?

pessoalmente ão acho muita piada a isto, visto que prefiro o meu oscar a saltar do aquario apenas porque tem fome, não para me agradar ou fazer truques parvos.

 

Cumps

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais