Mais uma novata


dolphins_girl

Recommended Posts

Ola :cry:

 

Após vários anos com aquários de água doce e de ficar perplexa cada vez que via um de água salgada começei a ler mais sobre este tipo de aquários e quem sabe, montar um... Já li o tópico sobre iniciação a estes aquarios, mas fiquei com algumas duvidas...

Para um aquario de 360 litros o caudal da bomba de circulação teria de ser de 10800 l/h? E em relação ao escumador, osmorregulador, reactor de ca2+ e reactor de kalkwasser que é que aconselham? Já tive a ver alguns, mas não sei se serão demasiado fracos ou demasiado potentes para o aquario em questão... Todos estes materiais são indispensáveis ou há mais além destes? Num aquario com esta litragem a sump torna-se fundamental? O aquario deverá ser furado?

 

Desculpem a ignorancia.. :)

 

Obrigado :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas duvidas também me assaltaram quando comecei, e continam a assalta-me.

Para resposta a todas as perguntas que fazes, o tópico inamovivel deste sub-forum, responde a tudo ou quase.

Cumprimentos

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda! :D

 

Bom para começar 360litros já é um começo mesmo porreiro :) Se fizeres tudo com calma..... :)

 

Bom em relação ás dúvidas, o caudal para cada aquário mantém-se nas 20x's o volume como medida minima e 50x's a máxima, é so fazer as contas, eu adoptei nem usar uma nem usar outra :) Uso 35 a 40 x's o volume, permte uma boa circulação e ao mesmo tempo poder usar aragonite bem fininha que dá um aspecto lindo ao aquário. Bom entao se meteres 360x35= 12600 l/h (Duas bombas de 6000l/h fazem o serviço)

 

Em relação ao escumador e outros aparelhos, o escumador aconselha-se 2x's o volume do aquário, no teu caso um escumador para aquários ate 600litros ou 800litros (o 150-f2001 da H&S é perfeito)

 

Em relação a rectores de cálcio, osmoreguladores reactores de kalk..... não lhes conheço as medidas, mas posso dizer que são dispensáveis até certo ponto em que apenas com a adição de kalkwasser diáriamente não consigas ter o cálcio a níveis ideiais e estáveis, onde terás muitos sps(corais duros) que te estão a consumir o cálcio. :) O escumador não é essencial, mas é muito importante.

 

Com sump era muito melhor, pois escumadores são bastante grandes e cocupam muito espaço no aquário, sump não implica furar o aquário, podes sar caixa de overflow, mas não é muito aconselhável.... por isso o furo é sempre ou quase sempre a solução!

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :)

 

Ainda tenho de ler muito sobre sumps porque não percebo grande coisa sobre elas, mas não pensei logo em ter uma porque iria ocupar um espaço razoavel...

 

Tive a fazer as contas por alto de quanto tenho de gastar e vi logo que a coisa tem de ir com calma :):)

 

Segundo entendi, primeiro o aquario tem de ficar uns 3 meses so com as rochas não é? Durante esse tempo todos esses materiais já têm de estar em funcionamento?

 

Isto da água salgada é bonito mas também é mais complicado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá dolphins_girl,

 

É bom saber que esta vontade de ter um recife em casa também assalta o sexo oposto!

 

Montar um aq. de recife não é complicado, precisas apenas de boa iluminação, boa circulação de água dentro do aquário e água de boa qualidade.

 

Quais são as dimensões do aquário que pretendes (120x60x50)?

 

Dá muito jeito ter uma sump para aumentar o volume de água sem aumentar o tamanho do aquário e colocar lá todos os equipamentos inestéticos como o termostato e o escumador.

 

Aqui vai uma lista do equipamento essencial para começar:

 

.Projectores HQI (iodetos metálicos) ou calha de iluminação com actínicas (luzes azuis) e lâmpadas HQI;

 

.Aquário (sem tampas) furado com coluna seca + sump;

 

.Bomba de retorno (faz circular a água entre o aquário e a sump) e bombas de circulação "powerheads" para agitar a água no aquário e criar correntes caóticas com ondinhas à superfície. O somatório dos vários débitos destas bombas deve ser aproximadamente 10x - 20x o volume de água do sistema (aq. + sump);

 

.Escumador que serve para retirar matéria orgânica dissolvida na água aliviando assim o trabalho das bactérias aeróbias que vêm na rocha viva;

 

.Osmose inversa para produzir água sem sais para compensar a água (também sem sais) que é evaporada. Não se deve utilizar água da torneira;

 

.Termostato

 

.Rocha viva em quantidade suficiente

 

.Areia viva ou Aragamax Sugar-size

 

.PC com ligação à Net para aceder a www.aquariofilia.net/forum

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.PC com ligação à Net para aceder a www.aquariofilia.net/forum

 

:)

 

Equipamento fundamental nos dias de hoje! Já vi aquários sem escumador, mas nunca vi nenhum sem pc! :):):)

 

 

Não te assustes com o investimento inicial num reef... no final compensa. Faz as coisas com calma.

 

Nesta fase recomendo-te a ires a umas 2/3 lojas e pedires orçamento e conselhos para o teu aquário. Depois faz um post aqui com as tuas dúvidas acerca dos equipamentos que nós logo te aconselhamos :D

 

Cumprimentos,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ehehehehe obrigado :D

O principal problema até agora é que o material para salgados são mais e mais caros que os de água doce, e isto para quem estuda e tem de usar o dinheiro dos pais é complicado :? Sim, porque a minha mãe já percebeu que qualquer dinheiro que me sobre vai para os peixes :) E já me disse que não me dá mais dinheiro para eles :) Tenho esperanças no Natal :)

 

Mas estes aquários de recife são... Lindos... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a reparar que todos os setup de aquarios têm iluminação HQI... É mesmo necessário desse tipo? É que eu estava a pensar colocar uma Arcadia Overtank 120cm T8 2x38W...

Que tipo de lâmpadas é que devem ter? Já ouvi falar de umas actinias...

 

Têm algum site que recomendem para aprender sobre sumps?

 

A osmose inversa é o mesmo que osmoregulador? Quanto é que deve ter de output?

 

Reparei que principalmente as bombas de circulação, com a continuação vão ficando com "coisas" calcárias (acho) agarradas. Isso não estraga a bomba ou diminui a sua eficácia?

 

Obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha não dá..... tem pouca potencia para um reef.

 

As HQI's usam-se muito pois têm bastante potência o que permite ter todos os tipos de corais... já as t5 também se usam com as mesmas condições. Depois tens calhas da lifetech que são powercompact que já não são muito aconselhadas para corais duros.

 

As lifetech em 120cm vem 4x55W

 

Para que queres um site sobre sumps? Ainda não percebi qual a dúvida que se pode ter em relação a isto.... :)

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá dolphins_girl

 

Tenho estado a reparar que todos os setup de aquarios têm iluminação HQI... É mesmo necessário desse tipo? É que eu estava a pensar colocar uma Arcadia Overtank 120cm T8 2x38W...

Que tipo de lâmpadas é que devem ter? Já ouvi falar de umas actinias...

 

Não é obrigatória a utilização de HQI em aquários de recife, mas é recomendável uma vez que permite manter todos os tipos de corais e invertebrados.

 

As calhas T8 são insuficientes para a maioria dos corais pelo que não é uma boa opção. Se queres poupar uns euros e não tens o objectivo de manter SPS (corais duros) podes utilizar iluminação PC (powercompact) ou mesmo T5. Actinicas grosso modo são lâmpadas cuja maioria do espectro é azul, servem para realçar as cores dos peixes e complementar as necessidades dos corais. Também permitem simuar o amanhecer/anoitecer.

 

 

Têm algum site que recomendem para aprender sobre sumps?

 

Penso que este explica muito bem o mecanismo das sumps

 

http://www.melevsreef.com/what_sump.html

 

Mas se mesmo assim não conseguires entender na totalidade tenta visitar alguém com um aquário com sump, em 2 minutos percebes o esquema...

 

A osmose inversa é o mesmo que osmoregulador? Quanto é que deve ter de output?

 

Não. Recomendo-te a leitura de um post inamovível desta secção da autoria do Rui Ferreira de Almeida que ajuda nestas e noutras questões. De qualquer forma a osmose serve para retirar materiais pesados e poluentes da água da torneira e o osmoregulador é um aparelho que mantém o nível do aquário constante contrabalançando a evaporação.

 

 

Reparei que principalmente as bombas de circulação, com a continuação vão ficando com "coisas" calcárias (acho) agarradas. Isso não estraga a bomba ou diminui a sua eficácia?

 

Desejavelmente as coisas calcárias chamam-se alga coralina e no exterior da bomba não estraga nem reduz eficácia (desde que não seja nos locais onde colecta água). Agora dentro da própria bomba vão-se acumulando muitos detritos e outros elementos que deverão ser retirados através de um banho em vinagre p.ex.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeco as respostas, porque têm-me ajudado muito :lol:

 

Mas as HQI sao todas suspensas não são? Tinha pensado naquela por ser uma overtank... E já vi Arcadia Overtank que dizia Marine, não sei se eram próprias para isso...

 

O site das sumps era porque eu acredito que seja fácil, o problema é que eu não sei qual é o mecanismo porque nunca li nada que explicasse os passos de uma SUMP e essas coisas. O único que li não percebi grande coisa porque devia ser para quem já está familiarizado com o assunto :roll:

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem todas as HQI são suspensas. Eu vou usar uma "overtank". A questão é que um aquário de água salgada deve ser do tipo aberto por isso o apoio no vidro típico de água doce fica excluído.

 

Por outro lado as HQIs aquecem bastante pelo que seria de todo insustentável tê-las sobre um vidro corrente.

 

No teu caso, a solução típica aponta para uma calha com 2x150w HQI ao que podes juntar duas lâmpadas fluorescentes actínicas T5 de 39w. Se o aquário tivesse 130cms poderias ir para duas T5 de 54w mas como só tem 120... :roll:

 

Quanto às sumps, são raras as lojas que não têm sistemas com sump pelo que me parece conveniente que te desloques a uma (ou mais do que uma) para perceber do que falamos.

 

Entretanto, devo avisar-te que, mesmo que estejas disposta aguentar o tempo suficiente para explorar o material usado do espaço oferta do fórum, devo avisar-te que dificilmente instalas um salgado de 350 litros, com todas as condições por menos de 1000 eur. :)

 

Doi muito... Lá isso doi... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pelo material que andei a ver dava-me 1000 e poucos euros :wink: Isso comparado com o que gastaria se fizesse um de água doce é muito desmoralizador :evil: Se eu trabalhasse, seria mais fácil porque podia por um x de parte todos os meses, mas estudando só dá mesmo para juntar o dinheiro que me dão e os "trocos" que vou conseguindo :?

Mas se arranjar o dinheiro não penso 2 vezes em monta-lo porque acho que são de uma beleza extraordinária e cada vez que entro numa loja de aquariofilia fico :D Vamos lá ver o que se arranja... Mesmo que não o faça para já, hei de o montar nem que seja quando acabar o curso :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá girl,

 

Se gostas mesmo porque não começas antes por um nano-reef, gastas menos euros e é tudo mais simples. Leva os teus pais a uma loja com bons aquários de recife para os impressionar e convencer... está aí o Natal à porta! Podes também falar previamente com os teus familiares e amigos para te oferecerem qualquer coisa (ou dar uma ajudinha) para o aquário: um oferece um saco de areia viva (para um nano não precisas de mais), outro um escumador pequenino, um termômetro, um termostato, um pedacinho de rocha viva aqui e acolá e a coisa vai-se compondo.

 

Compra já o aquário e coloca-o vazio numa zona da casa com muito movimento. Depois quando o pessoal passar por lá e começar a fazer perguntas põe o teu ar mais humilde e dizes que estás a juntar dinheiro para por ali uns peixitos e corais!... Ah e convém também tirares umas boas notas para ajudar à festa!!!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estou co o Ricardo diz.

Eu comecei com um pequeno, 60x30x40, e acabei gastando cerca de 200 euros, e porque comprei tudo novo.

Poderás sempre comprar aqui no fórum material muito mais barato.

O meu 1º. escumador, um Berlin Air-lift 60, custou-me 30 euros!

O sal poderás evitar comprá-lo, indo buscar água natural.

Não precisarás de sump.

o mais caro para já seria a rocha viva e a aragonite, que eu comecei com apenas um saco de 5 kilos.

E, duas bombas de circulação, também as consegues aqui no fórum, em 2ª. mão.

Iluminação para um nano, poderás sempre comprar uma calha DYMAX que são boas e relativamente baratas.

Tenta aos poucos, poderás começar a ver mar, e quero também ldizer-te que fiquei muito satisfeito quando coloquei os primeiros seres vivos: 4 camarões que apanhei na Praia de Carcavelos!

Pensa bem.

E, lembra-te: "Sempre que o Homem (Mulher) sonha, o Mundo pula e avança"

Fica bem.

Melo Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois!

 

Um nano fica-te por um quarto do preço embora seja mais complicado de gerir. De qualquer modo, se fores com calma no seu povoamento, serve como uma excelente experiência para depois te atirares ao grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda e por tudo... Vocês têm sido impecaveis :D :wink:

Vamos lá ver o que se arranja... O que o Natal traz :lol: Isso de ter boas notas é que é mais complicado porque este ano a minha faculdade ta virada do avesso com a alteracao curricular :?

Quando montar o meu reef nao me vou esquecer dos vossos conselhos :wink: E podem ter a certeza que mais cedo ou mais tarde vou montar um 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E podem ter a certeza que mais cedo ou mais tarde vou montar um :wink:

 

Sempre às ordens :wink: Espero que seja mais cedo do que tarde mas com muitaaaa calma porque a pressa só trás problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso, a solução típica aponta para uma calha com 2x150w HQI ao que podes juntar duas lâmpadas fluorescentes actínicas T5 de 39w.

 

As T5 são mesmo necessarias ou bastam as 2HQI? Se sim, como é que as junto às HQI?Em principio o balastro é só para 2 lampadas nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi girl,

 

Se tiveres algum amigo ou familiar com jeito para a bricolage podes fabricar a tua própria calha de iluminação com projectores HQI de embutir (cada projector tem uma reactância à qual se liga por um cabo eléctrico) e lâmpadas fluorescentes T5 ou T8 (lâmpadas flurescentes comuns) actínicas - que dão aquela luz azul para complementar a cor mais branca das HQI.

 

Podes também comprar uma calha de iluminação de acordo com a medida do teu futuro aquário. É normalmente a solução mais cara.

 

Boas sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

estou exactamente na mesma situação que tu... á procura do material para o aqua ! Mandei-o fazer ficou impecavel 130x50x40 já só falta tudo LOL.

 

Com paciência havemos de lá chegar hehehe

 

Ao ler este fórum foram respondidas muitas duvidas k tinha.

Também ando á procura da melhor iluminação a um bom preço.

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Ricardo, como é que meto lampadas HQI e T5? As HQI têm o seu próprio reflector... Tinha de ter 2 reflectores não? Cada 1 de duas lampadas?Sabes onde posso arranjar reflectores para HQI?Nos sites de lojas online só tenho encontrado reflectores para T5 e T8...

Eu gostava de ter um aquario bonito :roll:

 

Sim Forreta, havemos de lá chegar!!! Eu tenho esperança! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de ter um aquario bonito :P  

 

Pois... aqui é que a coisa se complica porque as soluções DIY são de facto mais baratas e mais "à medida" mas acabam por resultar em concessões no capítulo da estética (salvo raras excepções das quais eu desde já me excluo :) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi girl,

 

Essa do aquário bonito é demais... o que entendes por bonito? Muitos corais e peixes espectaculares ou equipamento com design arrojado e alternativo?! Vai por aí uma grande confusão em relação à iluminação, já decidiste sobre o resto? Sempre vais avançar para o aquário maior? Não me digas que queres um móvel rosa a condizer com a mobília do quarto?

 

Amanhã vou tirar umas fotos de uma calha feita em madeira com projectores HQI embutidos e lâmpadas fluorescentes actínicas T8 e também ao restante material relacionado com a calha (reactâncias/HQI e balastro+arrancador/T8) a ver se ilustramos um pouco este tópico!...

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais