Recommended Posts

Olá

Sei que provavelmente este assunto já foi debatido aqui, mas estou indecisa se uso um hqi de 150w de 14000k ou uma calha t5 de 100cm com 4x30w. O meu aquário terá 80 de comprimento 36 de largura e 50 de altura mais uma sump. Gostaria de qual das duas opcões a melhor.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer das opções é válida, porque 4 T5 nesse caso serão de 39 W cada e não 30 . Ficaria com 160 W o que seria equivalente a 150 W de hqi mais 2 PC de 11 W por exemplo. Com a T5 terás uma distribuição mais uniforme de luz e menos calor mas perderás aquele efeito dos "raios solares" a entrar na água. è mais uma questão estética.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Leonor,

 

 

não tens possibilidade de conciliar os dois tipos de iluminação? Poderias colocar 2 T5 e uma HQI... Pensa nisso.

 

 

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas resposta =).

Pois o ideal era mesmo conciliar os dois, mas penso que já me sairia um pouco mais caro, é uma questão de avaliar os preços um pouco melhor. Mas se utilizasse a calha só t5 de 100 cm num aqua de 80, não me traria nenhum inconveniente?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O único inconveniente que vejo nas T5 é ficares com 10 cm de cada lado desaproveitados, ou seja, cerca de 40€, mais coisa menos coisa.

 

 

Pensa que é um investimento único e que é dinheiro que gastas só uma vez (principalmente tendo em conta que é um dos aspectos fundamentais de um reef...). E porque não pensas em 1x HQI150w + 2 x T5 21w?

 

 

Olha, vou montar um reef com as dimensões quase iguais às tuas e vou colocar 2 x HQI 150W + 4 x T5... Tudo depende dos corais que queres manter. Se for corais moles as T5 dão bem conta do recado, se for outro tipo de corais mais exigentes, pode não chegar. Pensa bem. Pessoalmente sou a favor da junção das duas, mas os €'s nem sempre ajudam...

 

 

Fica bem,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor

 

Porque é que dizes que com t5´s não consegues manter corais exigentes ??

 

Essa informaçao é totalmente errada, com t5´s consegues manter qualquer tipo de coral, e com pelo menos iguais taxas de crescimento ás hqi´s

 

Leonor, se tiveres um pouco Limitada ($$)se só colocares t5, não compremetes em nada a montagem. Se o aquário for de 80cm, não vejo incoviniente em colocares 2x39W ou mais se couber :lol: como por exemplo 4x39W.

 

E resumiria as coisas da seguinte forma:

- Ficarás bem servida com qualquer um dos tipos de luz, mas tal como foi referido juntaria os 2 tipos de iluminaçao, ficas com as vantagens de ambos, e equilibras as desvantagens :D

Na minha opiniao as vantagens e desvantagens podem ser resumidas da seguinte forma:

 

HQI´s

Vantagens:

- Efeito Visual da penetração da luz na água

- Relação Potencia / Espaço ocupado

- Para aquários bastante altos, mais eficientes que as t5 (maior penetração na agua)

- Durabilidade das lampadas superior ás t5 ( até 1 ano)

 

Desvantagens:

- Aquecimento da água, o que nalgumas circunstancias poderá ser muito problemático

- Grande consumo energético (a minha conta da luz fala por si :D )

- Se optares por uma calha em vez de um projector, são mesmo muito caras

- Algumas das zonas do aquário ficam mal iluminadas

 

 

-------------------------

 

T5

Vantagens:

- Consumo energético muito inferior ás HQI´s (para iguais potências)

- Luz Uniforme

- Lampadas de Baixo custo

- Emissão de calor minima

 

Desvantagens:

- Aspecto Visual menos natural que as HQI´s

- Lampadas Duram menos (6-8 meses)

- Penetração inferior que as HQI´s em aquários muito altos

- Espaço que poderão ocupar, e por exemplo num aquario 1m, ficamos limitados a lampadas de 39W ou inferior , tendo a lampada de 54W 1,20 e a de 80W 1,50. Com as Hqi´s a diferença entre um projector de 70,150,250 nao é tão disforme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal aumentares 10cm ao aquário? :lol:

 

Já as t5's ficavam no enfiamento do aquário e até ficavas com o aquário maior :D

 

Quanto ao mito das t5's não darem para manter corais mais exigentes, é só pesquisar um pouco sobre a propagação de corais em cativeiro e encontramos muitos sistemas só com t5's e optimos resultados.

 

O meu aquário tem cerca de 90cm e tem 8 x 39W em t5 (3 actinicas). Neste momento estou bastante contente com a iluminação. Só utilizaria HQI + t5's caso tivesse um aquário bastante maior do que o tenho hoje.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

 

Tudo depende dos corais que queres manter. Se for corais moles as T5 dão bem conta do recado, se for outro tipo de corais mais exigentes, pode não chegar.

 

Não me expliquei bem. O que queria dizer é que para alguns corais duros as T5 podem não chegar (digo eu). Por exemplo, não estou a ver Montiporas a crescer bem só com T5. Ou se tiveres um coral mais delicado, ou com maiores exigencias de luz não o vais colocar só com T5. Pelo menos falo por mim e pela ideia que tenho das coisas :lol:

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vitor Pai Natal :lol:

 

Entao tens uma noção errada do que são t5´s e da sua eficácia.

 

Como já afirmei, com as t5´s,consegues manter qualquer coral duro com uma saude excelente, com igual eficácia ás HQI´s, mas abrangendo uma área de aquário muito maior.

 

Em termos de crescimento, vão crescer igualmente como se tivesses a usar só HQI´s, ainda mais não tendo pontos mortos de luz como tens com as HQI´s, poderá ser uma grande vantagem. (alem do Aquecimento muito inferior ás HQI´s e a grande poupança em contas de luz.)

 

Por cá criou-se uma ideia que as HQI´s é que é bom e é a melhor iluminação para recifes e que as T5 só servem como actinicas para se dar uma cor azul ao aquário (iluminação para enfeitar lol)

 

Eu Mantenho as 2 iluminações (acho que é a melhor solução já que se complementam), e apenas continuo com as HQI´s por uma questão estética e relação espaço/Potencia.Isto porque as HQI´s tem tido um peso brutal na conta da EDP.

 

Neste momento nos 2 aquários que tenho aqui por casa tenho esta configuração:

Aquario Principal

- 3x150W HQI + 116W T5 (Hqi´s de 10000k e t5 de 6500k)

 

Aquario de propagação:

- 1x 150W HQI + 2x39W T5 + 1x30W T8 (Tudo de 10000k excepto a t8-actinica)

 

Aquario que estou a montar ligado ao sistema Principal:

- 4x54W t5 ( 2 de 6500k + 1 de 10000k + 1 de 12000k)

 

 

Podes pesquizar na internet aquarios que apenas tem t5 como iluminação e de certeza que vais encontrar aquarios bem espectaculares.Como encontras tambem aquários com HQI´s de igual qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RENDIDO :D

 

 

É como disse ao Ricardo no MSN: Para mim um Aquário de recife sem HQI é como o Barcelona sem o Ronaldinho Gaúcho... A coisa funciona, mas sem espectáculo.

 

 

Obrigado pela bofetada de luva branca (entenda-se esclarecimento ;) )

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu Mantenho as 2 iluminações (acho que é a melhor solução já que se complementam), e apenas continuo com as HQI´s por uma questão estética e relação espaço/Potencia.Isto porque as HQI´s tem tido um peso brutal na conta da EDP.

 

então é melhor nao mudares de HQI para T5, já que em termos de luz/W de electricidade consumido uma HQI com reactancia electronica é melhor do que uma t5 com balastro electronico.

 

outro mito que tambem está instalado é que nao dá para ver "raios de luz" a entrar na agua, é verdade que com as HQI é realmente mais facil isso acontecer já que a emissão luminosa é feita de um ponto, no entanto o efeito de "raio de luz" não é só causado por esta emissão mais pontual de luz, mas tambem pela agitação de superficie que um aquario de recefi tem. Assim esta agitação cria "lentes" a todo o instante na agua fazendo convergir a luz para um sitio que vai mudando tal como a agitação muda. É possivel o mesmo efeito com as T5 sem qualqeur problema.

 

Quanto ás HQI servirem para manter corais mais exigentes do que T5 com a mesma electricidade não é um mito, é verdade, mas nao devido á eficiencia ser muito superior ás T5, a diferença não é assim tão grande.

 

A unica diferença é a HQI ser uma luz pontual e a T5 estar mais espalhada. Assim com uma HQI é possivel ter maiores niveis de iluminancia mesmo por baixo da HQI ou das HQI distribuindo nessas zonas os corais mais exigentes e nas outras os menos exigentes. Com T5, apesar de haver tambem mais iluminação ao centro (o centro de uma barra de luz é sempre mais iluminado que as pontas- barra de dimensão finita e não desprezavel, o que é o caso) os niveis de luz nunca serão tão altos como na HQI mas em contrapartida podemos ter corais exigentes mais distribuidos pelo aquario.

 

Assim diria que pensar primeiro nos corais a adquirir e na sua distribuição seria a melhor maneira de pensar iluminação.

 

com focos HQI temos uma distribuição tipica em triangulos:

b----b-----M.E.----b------b

b---m----E---E---E---m--b

b-----m----m----m-------b

 

enquanto que na T5

 

temos o triangulo invertido

 

E----E----E

m---E----m

b----m---b

 

legenda:

 

M.E- Muito elevada

E- Elevada

m-media

b-baixa

 

 

claro que depois conjungando mais HQI ou HQI com fluorescentes, ou fluorescentes com diferentes potenciais e distribuições na calha vamos ter distribuições mais complexas de luz .

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas Just me

 

AQui ficam umas questoes sobre o que referiste:

 

então é melhor não (palavra corrigida) mudares de HQI para T5, já que em termos de luz/W de electricidade consumido uma HQI com reactancia electronica é melhor do que uma t5 com balastro electronico.

 

Um Projector HQi Com Balastro electrónico é um custo que nao posso suportar neste momento (para a calha t5 4x54W vou gastar 100 euros, 1 so balastro electronico hqi custa quase 200) alem do mais porque dizes que consome menos que as t5 ? nao percebi ? Tás - te a referir á potencia ? é que em todo o caso para iluminar um aquario do tamanho que tou a montar teria que colocar pelo menos 2 projectores hqi 150W, ou seja 300W . No caso das t5 sao 216W senao tou em erro.

 

outro mito que tambem está instalado é que não (palavra corrigida) dá para ver "raios de luz" a entrar na agua, é verdade que com as HQI é realmente mais facil isso acontecer já que a emissão luminosa é feita de um ponto, no entanto o efeito de "raio de luz" não é só causado por esta emissão mais pontual de luz, mas tambem pela agitação de superficie que um aquario de recefi tem. Assim esta agitação cria "lentes" a todo o instante na agua fazendo convergir a luz para um sitio que vai mudando tal como a agitação muda. É possivel o mesmo efeito com as T5 sem qualqeur problema.

 

Entao afinal como crias esse efeito com as T5? Nunca vi esse efeito com as t5 e tenho uma "agitação" muito forte no meu aquário. O Efeito só o tenho com as HQi´s, e contando o pouco que sei, o efeito é provocado pelo factos das HQI´s emitirem uma Luz muito "concentrada". As t5 tendo uma luz uniforme á partida nao podem criar esse efeito, já que numa lampada tubular nao conseguimos criar feixes concentrados de emissao de luz.

 

 

Quanto ás HQI servirem para manter corais mais exigentes do que T5 com a mesma electricidade não é um mito, é verdade, mas não (palavra corrigida) devido á eficiencia ser muito superior ás T5, a diferença não é assim tão grande.

e

os niveis de luz nunca serão tão altos como na HQI mas em contrapartida podemos ter corais exigentes mais distribuidos pelo aquario.

 

Aqui parece-me que te estás a contradizer, dizes que a eficiencia não é muito superior que as t5 e ao mesmo tempo afirmas que as HQI servem para manter corais mais exigentes ?

Depois Reafirmas que os niveis de luz das t5 nunca serão tão altos como as HQI, ao contrário do que afirmas anteriormente.

 

Dai não percebi aonde queres chegar, nem sei o que cientificamente serão "niveis de luz" ??? COm base em que factos é que afirmas que as T5 não são tão eficientes como as HQI´s ?

 

De qualquer forma temos que observar o seguinte facto: Nem todas as lampadas tem o mesmo PAR para iguais temperaturas de cor, sejam t5 ou HQI, Dai que generalizar a comparação de eficiências entre lampadas pode levar a conclusões erradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando em termos mais práticos e menos técnicos eu concordo com tudo o que o Just_me disse excepto no efeito em que concordo com o Miguel. Resumindo eu diria:

- Para aquários superiores a 60 cm de altura para manter corais duros eu optaria por HQI porque :

 

A unica diferença é a HQI ser uma luz pontual e a T5 estar mais espalhada. Assim com uma HQI é possivel ter maiores niveis de iluminancia mesmo por baixo da HQI ou das HQI distribuindo nessas zonas os corais mais exigentes e nas outras os menos exigentes. Com T5, apesar de haver tambem mais iluminação ao centro (o centro de uma barra de luz é sempre mais iluminado que as pontas- barra de dimensão finita e não desprezavel, o que é o caso) os niveis de luz nunca serão tão altos como na HQI mas em contrapartida podemos ter corais exigentes mais distribuidos pelo aquario.

 

- Já vi muitos aquários só com T5 e nunca vi o tal efeito de raios de sol mesmo com muita agitação superficial. É sempre uma luz "morta". Isso para mim é muito importante tanto que me levou a colocar HQI no meu aquário grande, mas compreendo que possa ser secundário para outras pessoas.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Aqui mais um a favor das HQI. Leonor o que é que preferes: um dia de Sol e céu azul com raios penetrantes ou um dia de céu encoberto em que a luz difusa é tanta que nem consegues abrir bem os olhos? Em ambos os casos tens muita luz mas parece-me que nas latitudes de onde vêm os nossos corais os dias de sol são mais frequentes. Podes ter a mesma potência nos dois casos mas a qualidade da iluminação HQI é superior e em tudo mais semelhante à luz do sol que a T5.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sei que as T5 serve para manter todos os corais, mas tendo experimentado as duas soluções optei por colocar HQI´s no aqua. Tenho apenas as T5 actinicas. Gosto muito mais do efeito estético das HQI´s e tal como a maioria não concordo com o Pedro, quando diz que se consegue reproduzir os efeitos lente com T5.

 

Gil - se arranjas 4x54W T5 a 100 euros também conseguirás arranjar as HQI´s correspondentes a esse preço. Com isto quero dizer que a comparação que fazes não é justa! Uma calha de 2 x 54W de T5 custa em média acima dos 200 euros e por esse preço consegue-se arranjar um projector de 150W HQI - com as T5 ficamos com apenas 108W e a HQI é de 150!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então começando pelo efeito lente e pelos "raios de luz".

 

As afirmações que pretendo provar:

É possivel fazer com os dois, sim

É mais difcil de observar com T5, sim!

 

Primeiro que tudo, deixem-me dizer que eu já vi :shock: podem acreditar na minha palavra ou não e por isso não serve de prova.

 

O efeito raio de luz não passa de uma concentração da luz numa zona criando zonas de menos luz numa área à volta. Para além disso para se ver o raio de luz este tem de ser reflectido em alguma coisa e chegar aos nossos olhos, sejam particulas em suspensão, peixe, rocha, corais, areão, etc...

 

Tipicamente o efeito dos raios de luz até é mais visivel da forma mais indirecta, no areão ou mesmo no chão fora do aquario.

Isto deve-se a que o efeito de uma lente é maior quanto mais perto do foco está o "alvo", sendo que a maior parte das lentes criadas por agitação têm uma grande distancia focal (se é que é possivel defini-la já que a agitação cria lentes de formas tão diferentes e permanentemente a mudar) por outro lado como a luz da HQI é mais focada a intensidade por baixo do triangulo criada por ela é mais intensa que por uma barra de t5, ao nivel do areão/chão.

 

Assim o efeito lente nas T5 é descompensado pela "perda de potência" mais acelerada à medida que atravessa a coluna de agua, e por isso esse efeito ao nivel do areão é possivel mas apenas com mais luz de T5 do que se estivessem presentes HQI.

 

No entanto é possivel observar o efeito raio de luz mais perto da superficie, se existirem particulas em suspensão, tal como se estivessem numa casa a ver um raio que entra por uma fresta: ou veem a luz quando chega ao chao, ou conseguem identificar o caminho da luz por causa da reflexão nas particulas de pó.

 

A primeira vez que vi um raio de luz num aquario com t5, não foi em agua salgada, foi num aquario bem plantado e com a presença de troncos e turfa na agua o que mantinha a agua com a tipica cor de taninos, no entanto tinha aparecido uma camada de gordua á superficie e eu sugeri levantar a saida do filtro até criar agitação superficial. assim que a camada proteica se começou a misturar na agua e associada á agitação superficial do filtro, deu para ver o efeito raio de luz.

 

Porque é que em agua salgada não se costuma ver o efeito raio de luz, com T5?

 

- porque tipicamente nao há zonas de menor intensidade de luz para o olho comparar. R: podem ser criadas com o hardscape

 

- Tipicamente quem vai para T5 mete menos luz do que colocaria em HQI para além de nao ter zonas de extremamente elevada intensidade, mas que seria perfeitamente possivel criar. acumulando mais T5 em zonas do aquario.

 

O que eu afirmei é que é possivel e que é um mito essa impossibilidade. É apenas mais complicado de obter com T5 do que com HQI.

 

 

respondendo as duvidas do miguel:

 

Citação:  

então é melhor não (palavra corrigida) mudares de HQI para T5, já que em termos de luz/W de electricidade consumido uma HQI com reactancia electronica é melhor do que uma t5 com balastro electronico.  

 

 

Um Projector HQi Com Balastro electrónico é um custo que não (palavra corrigida) posso suportar neste momento (para a calha t5 4x54W vou gastar 100 euros, 1 so balastro electronico hqi custa quase 200) alem do mais porque dizes que consome menos que as t5 ? não (palavra corrigida) percebi ? Tás - te a referir á potencia ? é que em todo o caso para iluminar um aquario do tamanho que tou a montar teria que colocar pelo menos 2 projectores hqi 150W, ou seja 300W . No caso das t5 sao 216W senao tou em erro.

 

A eficiencia energética das HQI é maior do que as fluorescentes... a lampada de descarga em vapor de sódio é a mais eficiente já feita pelo homem, só que para ser utilizada teve de se dopar o vapor para se obter os espectros que se queria ou então tinhamos uma luz com emissão totalmente na risca de emissão do sódio (amarela).

 

As lampadas de descarga em vapor de mercúrio teem uma eficiencia energética menor pelo próprio processo de excitação/des-excitação do mercúrio, transferência dos UV para o fósforo e depois a decomposição dos UV pelo fosforo nos comprimentos de onda que saem para fora.

 

Citação:  

outro mito que tambem está instalado é que não (palavra corrigida) dá para ver "raios de luz" a entrar na agua, é verdade que com as HQI é realmente mais facil isso acontecer já que a emissão luminosa é feita de um ponto, no entanto o efeito de "raio de luz" não é só causado por esta emissão mais pontual de luz, mas tambem pela agitação de superficie que um aquario de recefi tem. Assim esta agitação cria "lentes" a todo o instante na agua fazendo convergir a luz para um sitio que vai mudando tal como a agitação muda. É possivel o mesmo efeito com as T5 sem qualqeur problema.  

 

 

Entao afinal como crias esse efeito com as T5? Nunca vi esse efeito com as t5 e tenho uma "agitação" muito forte no meu aquário. O Efeito só o tenho com as HQi´s, e contando o pouco que sei, o efeito é provocado pelo factos das HQI´s emitirem uma Luz muito "concentrada". As t5 tendo uma luz uniforme á partida não (palavra corrigida) podem criar esse efeito, já que numa lampada tubular não (palavra corrigida) conseguimos criar feixes concentrados de emissao de luz.

 

deixa-me desde já responder-te com um quote teu:

é que em todo o caso para iluminar um aquario do tamanho que tou a montar teria que colocar pelo menos 2 projectores hqi 150W, ou seja 300W . No caso das t5 sao 216W senao tou em erro.

 

completando o principio da mensagem, tipicamente quem tem T5 tem menos potência de luz instalada. Quanto ao resto está explicado em cima.

 

 

Citação:  

Quanto ás HQI servirem para manter corais mais exigentes do que T5 com a mesma electricidade não é um mito, é verdade, mas não (palavra corrigida) devido á eficiencia ser muito superior ás T5, a diferença não é assim tão grande.  

 

e  

Citação:  

os niveis de luz nunca serão tão altos como na HQI mas em contrapartida podemos ter corais exigentes mais distribuidos pelo aquario.  

 

 

Aqui parece-me que te estás a contradizer, dizes que a eficiencia não é muito superior que as t5 e ao mesmo tempo afirmas que as HQI servem para manter corais mais exigentes ?  

Depois Reafirmas que os niveis de luz das t5 nunca serão tão altos como as HQI, ao contrário do que afirmas anteriormente.  

 

 

Não estou a contradizer e penso que uma leitura atenta do post seria o suficiente para perceber, até tem bonecos e tudo :D (e o trabalhão que deu fazer os bonecos :shock: ) A eficiencia luminosa das HQI em comparação com as T5 não é muito superior mas não deixa de ser superior, especialmente com reactâncias electronicas.

 

depois reafirmos que os niveis de luz nunca serão tão altos com as T5 como com HQI. Aqui estou a comparar a mesma potência é obvio. podemos comparar alhos com bugalhos e comparar a soma de 10 t5 de 54W com uma HQI de 70W, neste caso seria mais que obvio que os niveis de luz nas T5 seriam muito maiores

 

Mas como não é uma comparação de alhos com bugalhos que nos interessa, comparamos a mesma potência (e até vamos ja comparar potência luminosa) de T5 e de HQI, a conclusão é que é possivel manter corais mais exigentes com HQI, exactamente por ser uma luz mais focada... e por isso os niveis de intensidade luminosa, á mesma altura do aquario, com uma HQI são mais elevados que as T5 num ponto e menos elevados que as T5 noutros.

 

mais um boneco :D

 

um aquario iluminado com 150W de HQI

á esquerda o plano á superficie, á direita um corte em profundidade perto do centro do aquario

 

2 3 4 3 2 ------------------- 4 6 7 6 4

3 5 6 5 3 ------------------- 4 5 6 5 4

4 6 7 6 4 ------------------- 3 4 5 4 3

3 5 6 5 3 ------------------- 2 3 4 3 2

2 3 4 3 2 -------------------

 

o mesmo aquario com 3x54 W T5

 

5 5 5 5 5 ------------------- 6 6 6 6 6

6 6 6 6 6 ------------------- 5 5 5 5 5

6 6 6 6 6 ------------------- 4 4 4 4 4

6 6 6 6 6 ------------------- 3 3 3 3 3

5 5 5 5 5 -------------------

 

claro que cada numero representa uma zona do aquario e quanto mais alto ele for mais potência luminosa lá chega. Como podes perceber é possivel ter corais mais exigente com a HQI usando a zona com 7, mas as T5 teem mais zonas de 6 de a HQI e portanto...

 

é possivel ter corais mais exigentes com HQI

é possivel ter mais corais exigentes com T5

 

e por isso nao é contradição nenhuma!

 

Dai não percebi aonde queres chegar, nem sei o que cientificamente serão "niveis de luz" ??? COm base em que factos é que afirmas que as T5 não são tão eficientes como as HQI´s ?

 

nivel é definido como sendo um intervalo, e o conceito é utilizado para podermos dividir uma coisa contínua como a variação de intensidade de luz em intervalos discretos.

 

Mas estás a vontade para substituir niveis de luz por quantidade de energia (em joules) que chega á superficie em causa sob a forma de fotões com energia compreendida no intervalo em estudo, na unidade de tempo convencionada no S.I. de unidades.

 

Ou se quiseres ainda te posso escrever isso em equaçoes sob o ponto de vista da mecânica clássica, ou sob o ponto de vista do electromagnetismo, ou mecãnica quantica ou electrodinâmica quantica ( uma licenciatura em fisica ajuda nestas coisas, só que escrever operadores aqui e letras gregas não é assim tão fácil ). Por outro lado podemos manter isto ao nivel que interessa e falar em niveis de luz que toda a gente percebe.

 

Quanto ás T5 e HQI está explicado em cima.

 

De qualquer forma temos que observar o seguinte facto: Nem todas as lampadas tem o mesmo PAR para iguais temperaturas de cor, sejam t5 ou HQI, Dai que generalizar a comparação de eficiências entre lampadas pode levar a conclusões erradas.

 

e alguem disse que tinham o mesmo PAR? Desde quando PAR é uma medida de eficiencia da lampada melhor que o lumen? Servem para duas coisas distintas e não é para comparação de eficiencia luminosa. A tua frase é que nao faz muito sentido.

 

É obvio que nao é possivel comparar lampadas com PAR diferentes ou espectros diferentes e PAR igual, em termos de lumen sem estar a aceitar uma grande margem de erro devido ao factor utilizado para definir o lumen que é dependente da sensibilidade do olho humano a diferentes comprimentos de onda. Mas em termos de potência luminosa é perfeitamente comparavel e sim a eficiência de uma HQI é superior à de uma T5.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é possivel ter corais mais exigentes com HQI  

é possivel ter mais corais exigentes com T5  

 

E mai nada!

 

Claro que uma Hqi é melhor que uma t5. A concentração de luz é tanta que naqueles 10cm não há melhor luz possível.

Eu volto a dizer, num aquário pequeno, é muito melhor ter t5's do que HQI pela simples razão que é possivel ter mais corais exigentes. Não é muito dificil encher rapidamente um aquário de 80cm com acroporas e montiporas p.e., portanto para não haver limitações em torno do layout eu recomendo, para este aquário especificamente, o uso apenas de t5.

 

Abraço

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais obrigada por todas as respostas...

Eu acho que como já foi dito ambos os sitemas têm as sua vantagens e desvantagens. Se puder vou apostar num hqi de 150w mais duas de 30w azuis, para dar um bocado de ambos os efeitos. Pessoalmente gosto mais do efeito das hqi, acho-o mais natural, mas se me sugir uma boa oportunidade de compra de uma calha t5 não a despediço pois também não desgosto do efeito destas.

Acho que é um pouco como já foi dito, depende do gosto pessoal de cada um, mas a minha veradeira duvida era se as t5 tinham os requesitos para manter manter praticamente todos os tipos de corais, mas essa duvida já foi esclarecida :idea:.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gil - se arranjas 4x54W T5 a 100 euros também conseguirás arranjar as HQI´s correspondentes a esse preço. Com isto quero dizer que a comparação que fazes não é justa! Uma calha de 2 x 54W de T5 custa em média acima dos 200 euros e por esse preço consegue-se arranjar um projector de 150W HQI - com as T5 ficamos com apenas 108W e a HQI é de 150!!

 

Boas Diogo, a calha t5 é diy obviamente :lol: se fores montar um projector hqi 150W com balastro electronico já viste a que preço sai ?:)

e 4x54 sao 216W :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e 4x54  sao 216W

 

Vê lá bem o que eu escrevi!!!

 

Uma calha de 2 x 54W de T5 custa em média acima dos 200 euros e por esse preço consegue-se arranjar um projector de 150W HQI - com as T5 ficamos com apenas 108W e a HQI é de 150!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Permitam-me colocar mais uma parcela nesta equação...Eu que pouco ou nada sei destas coisas, a não ser de ouvir falar.

 

Então e as PC's :cry:

Quais são as vantagens/desvantagens deste tipo de lâmpadas nos aquários de reef? Estas não dão aquele visual espectacular ao aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpem a minha ignorância, mas se PC são t5 dobradas porque é que conseguimos manter corais exigentes com T5 e não com PC's?

 

Obrigado,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um "pró" barulho. ;)#food

 

Quanto a mim a única desvantagem das T5 é o espaço que ocupam. Já vi aquários lindíssimos com T5 e com 90cm de altura e tridacnas e acroporas no areão, mas em cima do aquário aquilo mais parece um "arsenal luminoso".

 

Ainda estou indeciso sobre que iluminação vou colocar no novo aquário, mas estou mais inclinado para T5 (mesmo que seja reef) do que para HQI. Mas só estou a pensar nisto porque vai ser um aquário de parede e como tal terá uma sala por trás para a "barafunda", porque de outro modo, colocar T5 no aquário que estou a pensar, seriam lampadas e mais lampadas e não sei até que ponto não ficaria mais caro que HQI.

 

Uma coisa é certa a ser HQI, não serão de 150W!

 

Quanto ao consumo, se os balastros electrónicos das HQI consomem menos que os da T5, não sei porque não tenho T5, agora que um balastro electrónico de HQI consome infinitamente menos que um balastro convencional de HQI, ái isso o meu recibo de electricidade pode comprovar #food

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São lâmpadas diferentes, logo resultados diferentes, quanto a mim o ideal seria uma lâmpada mista (T5+HQI), o que é impossível. Ao escolher o tipo de iluminação a utilizar penso que teremos de ter em conta os aspectos que mais impotantes são para nós. Desengane-se quem pensa que com T5 tem muito menos consumo (tem na realidade se tiver uma iluminação inferior instalda no aqua).

 

Tenham os 2 sistemas e ficará certamente melhor o vosso aqua.

 

 

Ps. Trabalho em iluminação há uns anos e não consigo ter as certezas que algumas pessoas por aqui têm. :(

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais