Fluorescencia em corais


Just_me

Recommended Posts

Hoje depois de uma molha a apanhar água no cabo raso: Luis, Ivo, Duarte e eu (o unico que nao tem um salgado mas que vai la para apanhar molha à mesma) fomos experimentar a nova iluminação que ando a conceber e testar para Reefs.

 

O aquario do Ivo ( http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31594 ) é bastante bom para tirar fotos por ser um nano e depois de uma anterior aventura fotográfica com góbios e camarões hoje o alvo foi uma rocha recentemente adquirida com bastante vida :lol:

 

Agora esta é a maneira como os corais aparecem quando iluminados por uma luz azul pura. (LED's)

 

Reparem que as cores não são uma reflexão da luz nao abosrvida pelos pigmentos mas sim a luz que os pigmentos emitem quando excitados pela luz azul, muito provavelmente estes pigmentos são fotossinteticos das algas simbiontes com os corais.

 

 

Chega de paleio, aqui ficam as fotos:

 

Com o white balance normal utilizado para luz branca:

 

WB1-5.jpg

 

WB1-3.jpg

 

WB1-2.jpg

 

WB1-7.jpg

 

outro objecto

 

WB1-11.jpg

 

WB1-9.jpg

 

WB1-10.jpg

 

e outro:

 

WB1-1.jpg

 

e os ultimos:

 

WB1-8.jpg

 

de reparar na foto anterior que nem todos teem reacção á luz azul, nem fluorescendo nem reflectindo e portanto permanem escuros.

 

A maquina neste WB nao conseguia captar as fluorescencias laranjas/cor de rosa/ vermelhas de alguns dos objectos e por isso mudou-se o WB para um definido manualmente.

 

todos os objectos:

 

WB2-8.jpg

 

zooming in:

 

WB2-11.jpg

 

primeiro objecto de ainda á pouco com o novo WB:

 

WB2-9.jpg

 

2º:

WB2-5.jpg

 

WB2-3.jpg

 

3º:

 

WB2-1.jpg

 

e os restantes:

 

WB2-2.jpg

 

WB2-6.jpg

 

WB2-4.jpg

 

e pronto. Digamos que quem viu ao vivo gostou ainda mais, porque é dificil (pelos menos para a minha máquina) capturar as verdadeiras cores da fluorescencia.

 

De notar que nenhum destes corais se retraiu quando se passou de 36W T8 10000K para estes 7W de led's Azuis, continuando a considerar esta luz como luz aproveitavel o que faz sentido já que a penetração do espectro visivel é muito maior na zona dos azuis e portanto é uma luz a que os corais estão habituados.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

so te quero dizer que devias ter vergonha de apresentar essas fotos, pois é notorio que tens 1 pixel avariado na tua maquina, ficando as fotos todas horriveis e estragadas :lol: e tambem, com esse "canhão" que tu tens, qualquer um tira fotos melhores :lol::lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente Pedro!

 

Estes resultados foram obtidos apenas com aquela parafernália compacta que andava contigo ontém?

 

O próximo teste é lá em casa :) E para captar melhor essa cor podes usar a minha máquina que eu deixo :)

 

Abraço

DC

 

ps: As molhas made in cabo raso estão mesmo na moda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Excelente!! Pois eu também gostava que inspecionasses as florescencias no meu aqua - quanto mais não seja para me ensinares a tirar fotos!!!

 

Para a semana estou de férias e como sabes moro bem perto do técnico - bem que podiamos combinar alguma coisa!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra vez de férias! Opá nunca mais arranjo um trabalho assim

 

Seu invejoso!!! Se este ano tenho 39 dias de férias foi à custa do ano passado... e nada como juntar as pontes e tirar muitos dias com poucos a contarem!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que consegui apurar a fluorescencia nos corais é uma maneira de estes regularem a luz que chega as algas simbiontes.

 

Assim estes pigmentos fotossinteticos pegam em fotoões de energia mais elevada e re-emitem fotoes de menor energia, verde, vermelhos, etc...

 

o coral consegue mover estes pigmentos para zonas acima, no meio ou por baixo da camada de Zooxantelas e deste modo diminuir, apenas transformar, ou aumentar a luz disponivel a estas colocando estes pigmentos nas zonas respectivas.

 

Isto é sugerido por um estudo feito com corais da grande barreira de recife australiana e aclimatizando-os em aquario a intensidaes de luz altas e baixas e fazendo depois varrimentos laser para fazer reconstrução 3D da posição das zooxantelas e das celulas pigmentadas no tecido de coral.

 

Assim, os corais expostos a luz intensa apresentavam maioritariamente estas celulas por cima das celulas fotossinteticas e os expostos a luz pouco intensa apresentavam estes pigmentos no meio ou por baixo da camada de zooxantelas.

 

fica aqui o link para o artigo que estive a ler:

 

http://www.marine.uq.edu.au/ohg/HG%20paper...0-%20fluoro.pdf

 

encontrei ainda outro com um estudo sobre o contributo da fluorescencia sob luz solar normal para a cor percebida pelo observador.

 

Apesar de a fluorescencia ser causada apenas por uma parte do espectro azul e UV, segundo este estudo a fluorescencia é bastante importante não só para se ter uma cor percebida mais proxima da real, mas tambme pode ajudar a distinguir entre especies muito proximas dentro da mesma familia.

 

http://aslo.org/lo/toc/vol_48/issue_1_part_2/0390.pdf

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para complementar a tua leitura

 

http://reefkeeping.com/issues/2005-11/ac/index.php

 

Veio mesmo a propósito.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é esta:

 

product-357082.jpg

 

ricoh caplio G3, compacta, 3.2 MP, 3X zoom optico, macros a 1cm, acho que ja nem esta á venda, tem mais de 2 anos o modelo mas sairam sucessoras dela que estou tentado a tentar se nao conseguir ir para uma SLR.

 

em relaçãoáinda á fluorescencia, segundo este paper e citando apenas a conclusão, usando métodos mais cientificos é possivel fazer a previsão da morte de um coral e de notar que o coral está a decair utilizando um racio entre a sua fluorescencia verde e laranja, será que nofuturo se poderão desenvolver aparelhos para medir nos aquarios este racio e mostrara "saude do coral"?

 

Temporal analysis demonstrated that the GO ratio, the normalized

difference ratio of green (515 nm) to orange (575

nm) fluorescence, can be used as an additional indicator of

coral bleaching. Moreover, a sustained GO ratio of less than

zero seems to signal impending coral death. Finally, an advantage

of the GO ratio is resistance to contamination from

other sources of chlorophyll fluorescence, such as filamentous

algae.

 

este estudo apenas foi aplicado ao Montastraea faveolata e perante um bleaching induzido por temperatura (o que mais parece afectar as barreiras e coral). para quem quiser ler com atenção :

 

http://aslo.org/lo/toc/vol_48/issue_1_part_2/0412.pdf

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fotos, manda mais!!!

 

Curiosamente o Oceanário tem um aquário de recife com o fotoperíodo invertido para mostrar aos visitantes a fluorescência dos corais.

 

As Ricoh têm bom vidro!!!

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para não haver duplicação de posts... mais fotos noutro aquario neste post:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=225437#225437

 

enjoy!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.