Quão seguro é este Hobbie? Sem dramatizar!


Sonhudo

Recommended Posts

Ou seja, existem casos em que os hobbistas são infectados por doenças que surgem nos aquários? Quais as precuações a tomar... afinal quem não mete as mãos no aqua? Há até quem faça sifões com a boca!!!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, até a atravessar a estrada podemos ser atropelados e não é por isso acontecer todos os dias a milhres de pessoas que o deixamos de fazer.

Existem inumeras especies que são toxicas , venenosas e agressivas mas, existem cuidados para as manusear e que devem ser sempre aplicados.

Acredita, tive um vizinho que tinha um labrador á anos e um dia teve que o mandar abater porque se atirou 2 vezes a ele sem razão aparente. Da ultima vez rasgou-lhe os tendões da mão.

Tudo na vida tem os seus riscos, há que saber quais são e como evita-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excatamente, mas quanta informação existe em relação à aquariofilia. Eu até hoje nunca tive cuidados nenhuns... eu sei lá se uma doença qualquer que dá nos peixes não é transmissivil ao homem?

 

E que cuidados temos nós com os testes de água? Todos advertem um sem numero de perigos, mas será que no dia a dia temos cuidado?

 

Eu sei que posso morrer a atraversa a estrada. Ou seja, eu sei. Mas em relação a este hobbie será que sabemos quando nos podemos magoar?

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho conhcimento de nenhuma doença especifica transmitida ao homem, tipo gripe das aves ou doença das vacas loucas.

O que acontece é que os animais vertebrados ou invertebrados tem metodos de defesa e que se forem magoados ou ameaçados, vão se defender.

Dou-te mais um exemplo: Tinha uma anomona que quando lhe passava a mão sentia como se fosse lixa. Isto era os seus tentaculos urticantes a picarem e numca passou disto.

Penso que a tua preocupação é exagerada, a não ser que vás montar um aqua de piranhas?????

Só para saberes eu faço sinfonagem com a boca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu não estou preocupado. Apenas curioso. Por exemplo, este link que encontrei, por sinal uns topicos ao lado deste!

 

http://www.fishpalace.org/Disease.html#TB

 

Olha se por acaso este aquariofilista sinfonasse com a boca?

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso tanbem sempre foi uma coisa que me incomodou um bocado.

Afinal estamos a mexer em tudo quanto é M"#$" dos peixes, inclusive já fiz uma cesariana a uma Guppy, com as manitas :rainbowafro:

Mudanças de agua a lá mangueira dans la bouche :twisted: entre muitas outyras aventuras...

 

Eu evito, não mexer na agua mas, assim que acabo de o fazer e antes de tocar no quer que seija em casa, lavo as mãos/braços e pronto.

 

Lavo tanbem o chão por causa a minha anãzinha feroz (FIlha) :twisted:

que apanha tudo quanto pode do chão e mete na boca.

 

Tanbem acho que não é caso para andarmos com luvas da loiça e mascaras anti gaz :idea:

È como tudo na vida com peso e medida.

 

Abreijos

NJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Pois ora aí está um ponto interessante. As crianças pequeninas não têm as mesmas defesas que nós temos, por isso estarão mais susceptiveis a certas doenças! Acho que fazes bem em limpar o chão que ela pisa!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crei que se está a exagerar um pouco. Habitos de higiene são sempre de louvar, mas na minha opinião o perigo dos peixes deve ser muito inferior ao dos outros animais domésticos (tipo cão e gato), em que o contacto é muito maior.

 

Para além de que (e perdoem-me se estiver errado mas não sou entendido na matéria :oops: ) crieo que a maior parte das doenças/parasitas não serão trasnmissiveis entre um peixe e um humano, dada a enorme diferença entre as espécies.

 

Existem à venda diversos itens que permitem não utilizar a boca para iniciar a sifonagem e que custam menos que muitos peixes :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a questão do Sonhudo faz todo o sentido, e se por um lado me parece exagerado fazer comparações a Doença das Vacas loucas e gripes das aves, por outro lado não sei até que ponto não será provavel o surgimento de alergias de pele por exemplo, mais concretamente nas mãos que mexem em todas aquelas porcarias (ex. limpeza dos filtros).

 

Alguém alguma vez já leu alguma coisa sobre isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink::? ok.se querem saber há realmente uma doença da peixarada

que se transmite ao homem que é a tuberculose. por isso pra quem quiser jogar pelo seguro toca a apanhar a vacina e a fazer a micro do costume. alem de que os vermes intestinais dos peixes podem achar-nos muito acolhedores e confortaveis. mas os peixinhos estão dentro de agua bem filtrada em principio e com Tpa's suficientes.... quantas horas na agua tinha que passar a miuda gira lá do bairro pra .... esqueçam... #cool

 

acreditem que cães e gatos e até passaros são ameaças bem mais sérias lá em casa

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O risco na Aquariofilia são minímos.

 

Por exemplo na Ornitologia e na Herpetologia é bem mais grave..

 

As Iguanas por exemplo são potenciais portadores de salmonelas. Não é recomendado o seu manuseamento a crianças e grávidas. Uma iguana pode viver anos saudável sem ter sinais de ser portadora da doença...

 

Todos sabemos que existem raças de cães potencialmente agressivas e continuamos a mantê-los em casa.. assim com gatos, aves e por vezes pessoas.

 

Nós somos assim :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando se manuseiam peixes donentes com ataques bacterianos e n se tem cuiddo, ou se tem alguma ferida aberta tb é perigoso... se me lembrar depois deixo aqui uma foto, de infeçoes causadas por manusear peixes doentes sem precauçoes

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pudesses postar essas fotos aí era interessante. Especialmente se fossem acompanhadas de uma breve descrição!

 

E quanto ao uso descuidado dos teste de água? Alguém sabe de consequências "danosas" para o aquariofilista azarado?

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pic_2284_25.jpg

 

tenho ideia que ja vi fotos piores que esta, mas ja da para ter uma ideia.

eu pessoalmente as vezes devia ter mais cuidad, mas mm assim tomo algumas precauçoes principalmente no que diz respeito a manusear peixes ocm ataques bacterianos.

 

 

relactivamente ao descuido com os testes na agua... eu ao iniio fazia testes regulares a quase tudo, mas depois deixei-me disso. os testes faço apenas qd noto alteraçoes no comportamento dos peixes ou no aspecto das plantas. de resto é mudas de agua e manutençao ao filtro duas ou tres vezes por mes e tá a andar.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Ok...Ok... Vou já comprar luvas de cirurgião, ... help

 

Concordo com todas as opiniões aqui expostas....talvez o melhor metodo, passe por UV (esterilização da agua) e uso cuidado com as benditas luvas.

 

Sem fugir ao tópico, tem havido mais pessoal apanhar choques electricos, do que doenças.

 

Acho que devemos ter qb. cuidado, mas sem entrar numa onda " de detalhe técnico exaustivo". Esta é minha humilde opinião.

 

Se invertermos o papel da contaminação, do homem para o peixe, então estou convencido que a coisa é mesmo pior.

 

Actualmente esterilizo as mão com alcool sempre que quero manipular o aqua à falta de luvas.

Reuno as ferramentas usadas e esterilizo com Sterazin, e não deixo entrara na cozinha sem ter esse cuidado :shock:

 

Saudções amigas

 

SNAN

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ninguem esta a fazer grande alarido relactivamente ao que está a ser debatido.

 

as probabilidades de se apanhar alguma coi sa no aquario sao baixas, mas n enixistentes. no caso de ser tubercolose, pode entao ter efeitos mt maus.

 

sem entrar em paranoias, n acho mal as pessoas tomarem um pouco de cuidado para n terem chatices.l pode n ser perigoso, mas pode ser incomodativo, como caso dessa infeçao ai na foto.

da menos trbalho meter umas luvas qd se mexe em agua com peixes doentes, do que andar a tratar de infeçoes. :shock:

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta-se a falar do manuseio de peixes doentes e de agua que contem peixes doentes...

 

se souberes que esse copo foi usado por uma pessoa com herpes, entao suponho que n vas tocar no copo sem que seja limpo convenientemente.

 

se te meterem um copo lavado a frente supoes que n tem problema e ai n existe risco.

 

 

ora se estamos a lidar com peixes doentes, entao n tomar precauçoes n tem logica, e o azar n acontece so aos outros. mais uma vez n e fazer tempestade num copo de agua, é apenas ter 2 dedos de testa.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso meus amigos, joguem pelo seguro! Copos publicos sempre que possivel com palhinha! Especialmente nas discotecas onde às vezes só os passam por água... ou não!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os copos normalmente são lavados as 3 pancadas..o pior é mesmo o gelo e as substancias que lá se introduzem. Isto claro para não falar nas bebidas marteladas. E claro já nem vamos falar nas festas VIP onde droga a ser servida em bandejas começa ja a ser habitual.

Agora se querem dizer que é perigoso, eu diria que tb que muitos de nós respiramos ar de ar condicionado muito pior que qq outra coisa. Ar condicionado no nosso emprego esta simplesmente contaminado por ratinhos, baratas etc etc..Por isso cuidade e higiene não faz mal a ninguem

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oS riscos sao super reduzidos...

 

fazemos centenas de coisas piores no dia á dia sem nos apercebermos. As maos tocam em tudo e mais alguma coisa, a roupa, tudo.. por muito cuidado que se tenha até a pessoa mais cuidada corre riscos...

 

por isso... pra quê dramatizar??? Piriquitos?? tartarugas?? Caes?? gatos?? sim existem muitos riscos... um aquario??? o pior que já tive foi choques electricos de quAndo tiro as maos do aquario não as secar bem e de seguida ir mexer em tomadas triplas...

 

Quem nunca bebeu um refrigerante de uma lata??? limparam a superficie a 100% ???? quem mexeu nessa lata antes, onde andou com as mãos???

 

Lavamos as maos, a seguir fechamos a torneira... a torneira ainda teria bacterias da pessoa que la tinha estado bem e lavou as mãos de fugida???

 

1001 situaçoes que nem nos apercebemos, portanto... pra quê dramatizar???

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Eu ainda não percebi porque é que toda a gente pensa que estamos a dramatizar! :?

 

Ninguém está a dramatizar,

 

Estamos sim a conversar sobre estas questões.

 

:evil:

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais