aquario de mbunas


Abade

Recommended Posts

ois ppl... tou decidido, vou fazer um aquario de mbunas, ja tou informado sobre as condições que o aquario deve ter, agora só me falta o mais importante:) a escolha de espécies... nao estou familiarizado com as espécies e as suas caracteristicas, contudo, tendo em conta k é um aquario de 120cm (240L aprox.) sei k deverei ter espécies não muito agressivas. Se alguém me puder informar acerca das melhores espécies pra iniciar e o número ideal (pensei em 4, 5 trios) agradecia. entretanto vou me informando das variadas espécies de mbunas pra evitar asneiras.. Já agora alguém me sabe dizer onde posso encontrar esta espécie? Cynotilapia sp. "Mbamba" (Nkhata Bay), é espectacular! boas e fikem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quando montei o meu aquário (também mbunas). Pedi também ajuda aqui no forum. Acho que a forma mais simples para seres ajudado nisso é fazeres uma escolha das espécies que achas mais fixes e depois a malta opina sobre compatibilidade, hibridação e facilidade de arranjar.

 

 

Fica bem.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 240 litros podes por praticamente qualquer espécie de mbunas. É mesmo uma questao de gosto pessoal. Tenta é ter bons rácios de machos/fêmeas, no minimo 1m/2f mas de preferencia mais fêmeas. Tenta tambem evitar ter espécies muito parecidas para evitar que se cruzem e formem hibridos.

Exemplos para um setup 240 litros:

Pseudotropheus Acei - 1m/3f

Labidochromis Caeruleus - 1m/3f

Cynotilapia Afra - 1m/3f

 

OU

 

Melanochromis johanni - 1m/4f

Metriaclima Estherae - 1m/4f

Labidochromis Caeruleus - 1m/3f

 

OU então faz uma colónia (mono-espécie):

Pseudotropheus Saulosi - 3m/12f

 

Isto são apenas 3 exemplos, porque em 240 litros (120cm) já dá para "inventar" um bocado. :shock:

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois.. obg pelas dicas... tou-me a debruçar no assunto e a chegar a algumas conclusões. Agora a decoração também (palavra corrigida) me está a suscitar duvidas.. para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

 

As pedras é k também (palavra corrigida) ainda não (palavra corrigida) me decidi pois não (palavra corrigida) queria (palavra corrigida) gastar muito € sem descurar a estética, o problema de muitos é mm a falta de capital:). por isso k tipo de pedras poderei por?

 

Pensei em construir um fundo 3D em poliuretano ou esferovite, se alguém já fez um assim agradeço dicas:)

 

Alguem sabe de um site tipo DIY com este tipo de construções?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei em construir um fundo 3D em poliuretano ou esferovite, se alguém já fez um assim agradeço dicas:)  

Boas

Vê se ajuda :shock:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31120

 

Bom trabalho

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho k te dar os parabens, está realmente espectacular! Tou decidido em fazer um tb, o problema está nas ferramentas, muito disso não tenho especialmete a pistola de calor, trabalhado à mao e lixado dps tb fará o mm efeito não?

 

Já agora em kt (€) te ficou o material para o fundo? o poliuretano, akele azul k não se esfarela não será melhor? Axo que vou já começar hoje;)

Tb não se poderá usar o mm método para o fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito disso não tenho especialmete a pistola de calor, trabalhado à mao e lixado depois (palavra corrigida) também (palavra corrigida) fará o mm efeito não?  

Sim faz... dá é um trabalhão brutal. Com a pistola de calor são 5 minutos para preparar o fundo todo que não precisa de ficar liso pois vai ser coberto de cimento. :oops:

E a pistola custou-me uns 12€, nada de muito caro portanto.

 

Já agora em kt (€) te ficou o material para o fundo? o poliuretano, aquele (palavra corrigida) azul k não se esfarela não será melhor?

O poliuretano azul também serve mas parece-me menos adaptável ao que se quer.

Em termos de custos, paguei 10€ pela placa de esferovite (2m*1m com 8cm de espessura) que deu para meter no fundo e ainda moldar as "pedras" coladas sobre ela.

O cimento esse sim é bem caro, penso que ficou na casa dos 20 e poucos euros um saco de 20kg, mas também é um cimento especifico para estar em contacto com água e não alcalinizar a mesma.

O corante é barato, bem como a trincha, a escova e o recipente onde fiz a massa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a coisa de manter trios tem dado mau resultado visto que a femea Alpha em conjunto com o macho tratam de massacrar a femea dominada...

...

Não quero lançar confusao na cabeça de ninguem...mas julgo que de facto a regra de 1Mx2F pode não ser toda a ideal...

Nelson, eu concordo com estas tuas afirmações mas repara que eu disse "no mínimo 1m/2f" mas não disse que era o ideal. Normalmente os mínimos nunca são o "ideal" :)

mas realmente nestes trios por vezes a fêmea mais fraca pode ser massacrada por os outros dois (macho e fêmea alpha).

Repara que nos exemplos que dei nunca aconselhei menos de 3 fêmeas e em alguns casos até 4:

para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

A areia de praia em conjunto com uma boa iluminação é mais do que suficiente para criar um bom ambiente no aquário e fazer sobressair as cores dos peixes. Outra opção é a aragonite que é branca mas tem alguns inconvenientes: é cara, demora muito a lavar e por vezes reflecte tanta luz que provoca um esbatimento na cor dos peixes.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

 

Em relação á areia vejo 3 hipoteses fixes:

1) Areia da praia (borla e dá um aspecto porreiro)

2) Aragonit (caro mas é o meu preferido)

3) Mistura das duas. (é um meio termo ajustavel)

 

As pedras é k também (palavra corrigida) ainda não (palavra corrigida) me decidi pois não (palavra corrigida) queria (palavra corrigida) gastar muito € sem descurar a estética, o problema de muitos é mm a falta de capital:). por isso k tipo de pedras poderei por?

 

Em relação às pedras convém terem bastantes buracos para criar refúgios para os peixes mais fracos. Se o PH da tua água foi demasiado ácido então deves procurar rochas alcalinas. (o vinagre faz bolhas ao reagir com elas). Em relação a gastar pouco dinheiro, procura-as nas lojas de jardinagem. Se não quiseres gastar nada podes sempre pedir emprestadas à mãe natureza.

 

Fica bem.

 

 

PS: Se decideres avançar com a ideia do background 3D sugiro que cries um tópico específico para isso (como fez o Nuno Antunes) para que possas ir partilhando conosco a tua experiencia e para seres "guiado" pelos que já o fizeram antes. (também gostava muito de fazer um, qualquer dia perco a cabeça...)

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) a pistola de calor custa aprox 13€, a esferovite nao encontrei mais que 3 cm, muito pouco portanto, fui ao bricomarche e ao AKI, amanha dou um salto ao leroy merlin e procuro uma placa mais grossa. o cimento tem que levar um impermiabilizante? As vezes o problema no DIY é que começamos a pensar que fica barato e depois arrasa com o orçamento porque falta sempre mais alguma coisa:).

 

Já agora diz-me uma coisa, usaste algum corante ou aquilo ficou da cor do cimento?

 

Tou definitivamente a pensar na areia de praia, os outros substratos são muito caros.

Que tipo de pedras devo usar, basta que não alterem as caracteristicas da água certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou definitivamente a pensar na areia de praia, os outros substratos são muito caros.

Que tipo de pedras devo usar, basta que não alterem as caracteristicas da água certo?

 

 

A areia da praia serve perfeitamente e se vires bem consegues encontrar areia bem fina ( não sei de que zona és ) quanto ás pedras na MAX MAT ou em algum horto podes encontrar a chamada pedra regional (serve para decoração em jardins ).

 

Alterar as caracteristicas não costuma ser problema desde que seja para subir o ph.

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:shock:   a pistola de calor custa aprox 13€, a esferovite não (palavra corrigida) encontrei mais que 3 cm, muito pouco portanto, fui ao bricomarche e ao AKI, amanha dou um salto ao leroy merlin e procuro uma placa mais grossa. o cimento tem que levar um impermiabilizante? As vezes o problema no DIY é que começamos a pensar que fica barato e depois arrasa com o orçamento porque falta sempre mais alguma coisa:).  

 

Já agora diz-me uma coisa, usaste algum corante ou aquilo ficou da cor do cimento?

O esferovite se não encontrares com mais de 3cm usas duas placas sobrepostas e resolves o problema logo. E aí nem precisas de pistola de calor para construir os vales.

 

O cimento não precisa de levar impermeabilizante. O cimento que usei é especial mas podes usar cimento normal. Se usares cimento normal, no fim tens de fazer várias mudas de água ao aquário e tê-lo algum tempo com água e sal para estabilizar o cimento. Só podes meter os peixes quando a água não alcalinizar mais.

 

Usei um corante de cor castanha só mesmo para não ficar aquilo cinzento que acho pouco natural.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, ja tenho a esferovite e a pistola, só não comprei o cimento porque tinha dúvidas no tipo de cimento k deveria comprar, corantes, só encontrei tapa juntas coloridos. podes-me dizer onde compraste as coisas? sou de lisboa...

 

só um aparte, hoje fui ao leroy merlin em Sintra e encontrei Lâmpadas da sylvania para aquários, tipo coralreef, grolux, e daylight de 10 000º K e 5 000º K. Os preços variam entre os 8 e os 12 €, existem pra 15,18 e 30W, pra 36W não havia muita variedade e encontrei tb fluorescentes T5 sem especificações, só os Lumens 3000 aprox. os Kelvin não sei, tb eram baratas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais