Técnicas para engorda!!!?????


ki_ko

Recommended Posts

Alguem me pode dizer que alimentos devo dar aos meus discus para eles terem um crescimento mais rapido???

tenho usado alem da comida, coração de boi e tubifex.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUDAR AGUA, MUDAR MUITA AGUA.

JPM

 

mudo cerca de 30 litros por semana num aqua de 120l.

nao ha mais alimentos para engorda???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para crescimento de discus 25% por semana é pouco.

Para infomação, eu, para crescimento, mudo mais que isso DIARIAMENTE.

Uma boa comida congelada para discus, vulgo "coração", é boa.

Não os deixar adoecer tambem é muito importante.

Um abraço.

JPM

 

Ps-> Caso não saibas pesquisa comida para discus que aparece.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os peixes libertam quimicos para a agua para inibir o crescimento alheio e serem os mais fortes...

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os peixes libertam quimicos para a agua para inibir o crescimento alheio e serem os mais fortes...

 

Que teoria mais rebuscada help

Sempre li, e ouvi dizer, que é a presença de nitratos na água que inibe o crescimento dos peixes

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os peixes libertam quimicos para a agua para inibir o crescimento alheio e serem os mais fortes...

 

Penso que seja este o motivo, mas não tenho a certeza e parece-me que ainda ninguém tem!

 

Há pelo menos uma certeza em relação a outra espécie, o Betta, o Betta assim que nasce começa logo a eliminar os seus irmãos, através da sua urina que contém uma toxina com potência variada de peixe para peixe, de forma a diminuir o crescimento dos outros, acabando por os matar.

 

No caso do Betta, é só enquanto não conseguem combater. No acso do Discu, pode ser que assim o seja! Pode ser também que o Discu necessite para o seu crescimento de algum elemento natural que esteja contido na água e que se desgaste ao ser consumido pelo peixe. Este elemento pode ser essencial ao bom crescimento do animal.

 

Se os Nitratos fossem inibidores do crescimento, não era necessário fazer trocas de água, bastava manter plantas de alto consumo de Nitratos, o que parece não funcionar.

 

Pode ser que alguém saiba a resposta biológica, mas eu não sei! Só desconfio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há também o facto de, sem TPAs constantes, alguns Discus crescerem bem e outros não! Baseando a ideia do elemento natural, pode ter a ver com a capacidade de consumo ou rapidez, tal como quando se alimentam, uns conseguem ser mais rápidos e ageis que outros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os peixes libertam quimicos para a agua para inibir o crescimento alheio e serem os mais fortes...

 

Que teoria mais rebuscada :shock:

Pode parecer rebuscado mas é o que acontece. Estes quimicos são hormonas libertadas pelos peixes e que quando confinados a um espaço pequeno se fazem sentir com ainda mais intensidade atrofiando o crescimento.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso dos betas, que vivem em charcas com água parada, consigo compreender esse fenómeno. Só acho mais estranho é como isso pode suceder nos grandes rios e lagos onde as massas de água são enormes...

Alguém sabe o nome dessa hormona? É sem dúvida um assunto interessante...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só acho mais estranho é como isso pode suceder nos grandes rios e lagos onde as massas de água são enormes...

Não te esqueças que aqui não estamos a falar de "enormes massas de água" em constante movimento!

É normal que nos grandes lagos este fenómeno não aconteça com a mesma intensidade que acontece num "sistema fechado" (aquário).

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal que nos grandes lagos este fenómeno não aconteça com a mesma intensidade que acontece num "sistema fechado" (aquário).

Mas essa "guerra química" implica milhares, ou milhões, de anos de evolução. Ou seja, surgiu num meio selvagem onde a técnica é pouco eficaz?

Não será mesmo a fraca qualidade da água que atrasa o crescimento dos peixes?

 

Se os Nitratos fossem inibidores do crescimento, não era necessário fazer trocas de água, bastava manter plantas de alto consumo de Nitratos, o que parece não funcionar.

Pois, mas as plantas não consomem só os indesejados nitratos. Existem outros componentes, úteis ao crescimento de peixes e plantas, que se esgotam e têm de ser repostos (com TPAs ou aditivos)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já li varias coisas sobre a questão dos "hormonas" mas ninguém afirma que sim nem porquê, "pensa-se".

Ora como o meu conhecimento é mais experimental também desenvolvo as minhas teorias.

Assim:

É sabido que para optimizar o crescimento dos peixes eles têm de comer muito e bem.

Sabemos também que a presença de amonia, nitritos e nitratos inibem o apetite dos peixes.

Sabemos que o exercicio fisico faz fome logo...ESPAÇO É IMPORTANTE.

Quando se come muito, cag...-se :shock: muito e há restos de comida.

Logo a agua estraga-se com mais facilidade portanto....ÀGUA NOVA É MUITO IMPORTANTE.

A lei do mais forte tambem funciona, no meu caso (discus), se separar osmini-discus maiores e reforçar a alimentação dos menores esses rapidamente apanham os primeiros.

O mais forte chega primeiro ao "tacho".

A assinatura que tenho nas minhas mensagens é uma frase em Inglês de Singapura :shock: que retirei de um livro do Sr. Andrew Soh ex-criador profissional de discus e que ilustra bem este debate.

Um abraço aos intervenientes....e aos curiosos.

João Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas essa "guerra química" implica milhares, ou milhões, de anos de evolução. Ou seja, surgiu num meio selvagem onde a técnica é pouco eficaz?

Estás a ver as coisas pelo lado errado: Essas hormonas são libertadas de uma forma normal pelos peixes, e quando a concentração dessas hormonas é muito elevada atrasa o crescimento do peixes. Não se trata de uma "arma" nem de uma forma de dominio, é apenas um "processo normal" que se verifica em aquários devido à pouca quantidade de água comparativamente com a natureza. Na natureza dilui-se e em aquários concentra-se.

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos pensar um pouco.

como é que a "hormona" destingue quem a produz dos irmão??

É simples... Não destingue. Afecta todos que viverem nas mesmas más condições, claro que haverá sempre uns que crescem mais que os outros.

Vou ter de me citar a mim próprio...

são libertadas de uma forma normal pelos peixes, e quando a concentração dessa hormona é muito elevada atrasa o crescimento do peixes.

Só que este comportamento só se verifica quando os peixes estão "apertados" porque:

Na natureza dilui-se e em aquários concentra-se.

... e ao concentrar-se vai chegar a um ponto em que satura, ao atingir este ponto de saturação resulta em que esta hormona de crescimento deixe de ser produzida pelo peixe retardando o seu crescimento.

 

Encontrei este artigo, já o li mas não o vou traduzir porque não me cabe a mim fazê-lo: http://www.nutrition.org/cgi/content/full/128/2/306S

 

Resumindo:

Animal growth is also strongly influenced by environmental and nutritional factors... central step in this endocrine pathway is the growth hormone (GH) and insulin-like growth factor-I (IGF-I) axis. Growth hormone is synthesized in the pituitary gland and secreted into the bloodstream under the regulation of neuronal, hormonal and nutritional factors. The critical importance of GH for postnatal growth has been illustrated by the gigantic animals resulting from transgenic animals overexpressing GH and the clinical manifestations that result from either deficiency or overproduction of GH (i.e., dwarfism and acromegaly, respectively)...These observations indicated that the primary cause of the growth arrest is resistance to GH action at the tissue level and that this mechanism is common in most vertebrates. It is now fully appreciated that this growth arrest is primarily due to a decline in the production of IGF-I at the tissue level.

 

Não me parece assim tão difícil de compreender. É apenas mais uma substância que nos obriga a fazer as TPA's :)

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...