Nova iluminação...filtro...etc


Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo por aqui...iniciei-me na aquariofilia há cerca de um ano, e neste momento quero evoluir o meu aquário.

Depois de ver alguns projectos por aqui, o meu parece anedótico mas mesmo assim aqui vai.

 

O meu aquário é um mp com 80*30*40, portanto cerca de 112l de capacidade. Com o filtro e iluminação de origem, ou seja um eheim interior (apenas com uma esponja) que neste momento e de semana para semana fica completamente imundo. Isto penso estar a contribuir para uma quebra acida que as TPA de 20L semanais não tem combatido eficazmente.

A iluminação consistem em 2 lampadas fluorescentes T8 de 60cms (20) flora-glo e life-glo, com reflectores JBL, que mesmo assim são insuficientes para ter um plantado bonito e variado.

 

Se tenho tido algum sucesso com a fauna, conseguindo manter um comunitário numeroso (neste momento está no limite) e saudável, a flora não posso dizer o mesmo. As plantas tão fracas, crescem lentamente e assim que surgem folhas novas, ainda não estão bem formadas e abertas, e já têm algas.

 

O meu projecto tem várias fases.

Eliminação do filtro interior, por substituição de um Eheim 2213 externo. Isto vai ser muito bom pois a limpeza do filtro obriga-me a mexer muito no aquário, o que só cria chatisses para o meu lado, e stress nos peixes.

 

A iluminação, já andei a investigar a tampa, e é muito facil remover por completo a iluminação de origem, e aproveitar o sistema de fixação para meter outra iluminação. Desta forma vou tirar aquelas duas lampadas e vou fixar lá 4 lampadas fluorescentes (em principio t8).

 

Só tenho que ensaiar no interior a ver se cabem lampadas de 75cms (25W), que infelizmento penso que é apertado. Mesmo assim se não der, ponho lampadas de 60 na mesma com 20W o que vai dar cerca de 80W total. Para intensificar este resultado vou aplicar balastros electrónicos, e uma chapa de inox espelhado no interior para fazer de reflector.

 

 

Tenho aqui algumas dúvidas, para os que souberem. Apesar de já ter feito alguma investigação não percebo muito de iluminação, e vi que também existem lampadas T5. Será que compensa? Existem medidas para o meu caso? É que como vou montar tudo de raíz se fosse vantajoso montava antes T5.

 

Que lampadas é que aconselham? Eu estava a pensar em duas aqua-glo

uma life-glow e uma sun-glo. Pensei em desistir da flora-glo, pois já vi criticas negativas a esta lampada (são muito boas para algas), e no meu caso (que tenho uma) acho que é verdade....ou será que com mais luz, a eficácia desta lampada será melhor?

 

Para além de: boa luz....boa filtragem...TPA'S a cerca de 25% semanais...o que é que eu posso fazer mais para ter um plantado bonito e sem algas?

 

Acrescento que tenho muitas plantas (quando puder ponho aqui uma foto do cenário actual), e que elas são atacadas por umas algas pretas que se agarram nas folhas.

Agradeço os vossos comentários.

 

 

Abraços

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste em quanto isso te fica????

Não compensará comprar uma calha nova de PC. O meu aquario tem as mesmas medidas que o teu e eu pus uma calha de PC. São 150W de luz...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais uma correcção...não estou bem certo mas acho que a largura do aquário não é 30 mas sim 35cms.

Como eu disse....ainda não tenho muita experiencia nisto. Já sei que para um plantado bonito é preciso muita luz. Ter o aquário aberto está fora de questão, a agua evapora muito mais depressa, e pessoalmente prefiro o aquário fechado.

 

Agora confesso que não sei o que é uma "calha de PC"...os custos....a chapa reflectora (que é onde vão fixar os suportes das lâmpadas) em princípio será inox espelhado com 0,5mm de espessura ou 1mm, sai de graça (em principio consigo arranjar no meu sogro).

 

As lampadas uns 40€....balastro electronico para isto tudo outro tanto...suportes.....pah uns 100€. A calha é mais barata?

 

Abraços

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,

 

Começo a sofrer alguns reveses....

Estou a ter dificuldades em arranjar encaixes para lampadas T8 com protecção para humidade, assim como estes (que são para T5):

 

http://www.aquaristic.net/AQeda868966b041f...ails/123200.jpg

 

Alguem sabe onde é que se vende isto (de preferencia na zona de Lisboa, mas se for preciso pode ir até T.Novas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

encontrei os ditos casquilhos numa loja na Bobadela. Se alguem precisar avise que eles têm muita coisa.

 

Custaram 2,5€ cada um (não foi barato mas não gasto mais gasosa à procura deles).

 

Abraços

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom,

 

Neste momento a coisa está a avançar lentamente.

 

Ontem consegui encontrar calha técnica com 4cm de largura e 1,5cm de altura, que permitem o encaixe dos casquilhos, e para os quais existem uns topos de forma a tornar aquilo estanque.

 

Já tenho os balastros electrónicos (2 balastros para 2 lampadas de 18W cada um), e neste momento a despesa vai em cerca de 80€ (é bom mesmo que isto resulte senão bato com a cabeça numa parede).

 

Falta fazer as ligações electricas e trabalhar ali com a silicone e cola quente para garantir que fica mesmo tudo estanque.

 

Se tudo correr bem depois ponho aqui fotos. Irei ficar com 4 lampadas e em principio irei controlar as lampadas 2 a duas de forma a não stressar muito os peixes dando 12 horas de luz com 2, e 10 horas de luz com 4 (acende as outras duas 1 hora mais tarde, e apaga uma hora mais cedo).

 

Abraços

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, o tópico parou mas eu não.

Infelizmente, depois de bastante trabalho e despesa a calha ainda não ficou montada, apesar de pronta. Os casquilhos são grandes, e baixam demais, ficando a bater numa travessa lateral do aquário impedindo a tampa de acentar correctamente. Sem tempo, e ainda sem grandes ideias para resolver isto, acabei apenas por substituir as lampadas velhas por duas novas, adiando a substituição da calha.

 

Aproveito e deixo aqui o registo do que fiz:

 

O meu sogro tinha lá uma parteleira em chapa inox que depois de cortada servia á maneira, inclusive para fazer a fixação dos balastros (que terão que ficar fora do aquário).

 

Depois de cortada ficou isto (aqui já perfurada para fixação das calhas, que aconteceu com rebites de alumínio):

1%20chapa.jpg

 

Pormenor dos balastros já fixos (com rebites) ao que restava da parteleira que servirá de suporte (que será fixo á parede por baixo do movel):

2%20balastros.jpg

 

A chapa forrada com folha de aluminio:

4%20chapa%20forrada.jpg

 

Ainda a tentar descobrir os esquemas de ligação dos balastros electronicos, registei o primeiro ensaio:

5%20teste%20balastro.jpg

 

Pormenor da calha cortada (a xizato aquecido com um isqueiro):

6%20calhas%20cortadas.jpg

 

As calhas já fixas na chapa:

7%20Fixacao%20Chapa.jpg

 

Os casquilhos ligados:

8%20suportes%20ligados.jpg

 

Pormenor dos topos:

10%20topos%202.jpg

 

Novo ensaio, desta feita com quase tudo no sítio:

11%20calha%20ligada.jpg

 

Estando tudo a trabalhar a preocupação agora era a de isolar tudo convenientemente. Resolvi tentar com cola quente e gostei do resultado. Ficam agora uns pormenores dos resultados:

 

Visto por trás:

12%20Pormenor%20traseiro.JPG

 

Casquilho:

13%20Isolamento%20casquilhos.JPG

 

E por enquanto só tenho estas fotos. Logo á noite quero ver se faço o update com mais dados, até porque já procedi a alterações no interior....

;)

 

Abraços

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando:

O objectivo era substituir esta calha:

 

18%20Velha.JPG

 

por esta:

19%20Tampa%20Nova.JPG

 

Uma vista da tampa com a nova calha por fora

20%20tampa%20fora.JPG

 

Pormenor da fixação (são uns rebites de plástico que são muito fáceis de remover sem estragar)

21%20fixacao.JPG

 

Entretanto como referi foi impossível manter a calha nova pois batia na travessa impedindo que a tampa assentasse correctamente, pelo que tive que a remover novamente (já tenho umas ideias para contornar este problema).

 

Acabei por substituir as lampadas por estas:

17%20Lampadas.JPG

 

Instalei este filtro com a opção do substrato:

14%20Filtro.JPG

 

Nesta altura desmontei o aquário todo (os peixes até se passaram), removi o areao quase todo e apliquei esta resistencia no substrato

15%20Resistencia%20Substrato.jpg

 

Ainda instalei este reator de CO2:

16%20Co2.JPG

 

De resto uma mega poda nas plantas (algumas substituidas que só me sujavam o aquário, com a limpeza do substrato, e o resultado final pareceu um aquário novo:

 

Como estava:

velho.JPG

 

Como ficou:

novo.JPG

 

O pior foi num curto espaço de tempo prejudicar tanto a colonia de bactérias que não se refez das interferencias da limpeza, e que novamente me fez disparar nitritos a obrigar a TPA's frequentes.

 

Neste momento estou a tratar de um tronco que vai entrar no dia em que remover o filtro interior (que é inestético, ocupa volume, e muito pouco prático). Nessa altura vou rever a colocação das plantas e se conseguir aplicar a nova calha ponderar a introdução de plantas mais exigentes!

 

Espero que gostem ;)

 

Um abraço

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquecedor de fundo vale a pena por num plantado ? Por acaso é coisa que nunca tenho visto o pessoal dos plantados falar .......

 

A teoria é que o aquecimento da água debaixo do substrato provoca correntes ascedentes, facilitando a oxigenação das raízes, e dificultando a fixação das algas....

 

Honestamente não investiguei muito...caí uma beca na conversa do vendedor. Sendo que não foi caro sempre é mais um teste para fazer. Mas agora que falas ainda vou ver se descubro alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem diga que o branco é melhor reflector doque ter a chapa forrada com o aluminio.

 

:lol:

 

Acredito que o alumínio não seja o ideal, mas melhor que o meu plano original e que era a de arranjar uma chapa espelhada já não sei. De qualquer forma, o alumínio surgiu porque a chapa que arranjei era baça e não tive para a mandar espelhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heater cable

 

These cannot be installed in an established aquarium, as the low wattage heater cable is positioned below the substrate. They are placed in a zigzag pattern before nutrient rich substrate (e.g. deponit) and silver sand is added, this is topped of with several inches of 1-2mm lime free gravel. When the heater cable is switched on it creates a gentle flow of nutrient rich water and gently warms the roots. If you are contemplating a well-planted aquarium a heating cable is a worthwhile purchase.

 

 

em:

http://www.waterzoo.co.uk/Fact%20sheets/gr...rium_plants.htm

 

 

Ficou-me a faltar um substrato especifico (que não é o areão), e que não pude pôr porque este só se pode por mesmo em aquários que ainda não estejam montados. O ideal era por a resistencia, depois esse substrato em cima e por fim o areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que eu vi tens uma (parece-me boa) hipotese do suporte não bater na travessa se a altura que necessitas de ganhar não for muita que é enfiar os suportes das lampadas ou lampada que bate na travessa o mais possivel para dentro da calha técnica onde estão fixos podendo assim ganhar algum espaço que pode ser suficiente para a tampa fechar convinientemente.

Espero que tenhas percebido se não diz qualquer coisa que eu tento explicar melhor.

 

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que eu vi tens uma (parece-me boa) hipotese do suporte não bater na travessa se a altura que necessitas de ganhar não for muita que é enfiar os suportes das lampadas ou lampada que bate na travessa o mais possivel para dentro da calha técnica onde estão fixos podendo assim ganhar algum espaço que pode ser suficiente para a tampa fechar convinientemente.

 

A calha posta na tampa fica assim:

 

19%20Tampa%20Nova.JPG

 

Se reparares os suportes estão todos encostados. É um suporte que bate na travessa, mais precisamente na foto é o de baixo oposto ao da abertura da tampa para limpeza e alimentação. E ainda é por um bocado grande.

 

Tenho duas alternativas pensadas.

Uma delas é criar uma estrutura que se possa montar no topo do aquário, em toda a sua volta que o eleve dois centimetros. de forma a colocar a tampa mais alta. Esta deve ser a mais fácil e provavelmente a que conseguirá melhores resultados.

 

A outra passa por desfazer parde do trabalho, e rafazer as calhas técnicas de forma a por as calhas na diagonal desencontrando os suportes, permitindo a aproximação das lampadas conseguindo o resultado que sugeres. Mesmo assim não se vou conseguir, pois o que vai acontecer é que a lampada de baixo fica toda encostada á esquerda, a de cima um bocadinho mais á direita, a terceira sucessivamente até á quarta que fica toda encostada á direita. Não sei se o espaço que iste permite ganhar, vai resolver o problema, pois na lampada de baixo vai continuar na mira da travessa, e não sei se o espaço que se ganha compensa.

 

O pior é ser obrigado a optar por as duas soluções combinadas. Enfim....isto vai dar luta.

 

Abraços

Ricardo Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.