INICIAÇÃO AOS AQUARIOS DE ÁGUA SALGADA


Recommended Posts

Achei o post do Rui Ferreira fantástico, estou registado è relativamente pouco tempo, tenho andado básicamente a explorar o site, só postei uma vez a não obtive resposta. Tenho vindo a interessar-me sériamente por aquas marinhos, são outros níveis neste passa tempo, já possuo 2 nanos, 1 de 35L e outro de 55L de água "quente", gostava de ir mais além, dentro das minhas possibilidades, claro.

 

Assim, ando a planear e a desenhar um aqua marinho com cerca de 270 litros, já tenho ideias concretas daquilo que pretendo, do que vou precisar, mais ou menos o que vou gastar, ou ir gastando, bem como estou ciente da paciencia e tempo necessários para concretizar este projecto, no entanto, há uma questão para a qual não encontrei resposta, quando for de férias 2 ou 3 semanas, como fazer para manter a estabilidade do aqua?

 

Gostaria que alguém me ajudasse neste ponto, é importante para a minha decisão.

 

Obrigado a todos.

 

 

Ola David

Desculpa-me mas so agora reparei que tinhas indicado como localidade "ELVAS" e "DAMAIA". Eu estou em Coimbra mas de 15 em 15 dias vou a Damaia (por acaso agora desde Outubro que nao vou e so devo voltar em Dezembro). Se quiseres podemos combinar um fim de semana e podes ir ver um Percula 90 da AquaMedic a funcionar. Se vieres a Coimbra terei muito mais variedada.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tinha pensado na possibilidade dos repositores de água, quanto à falha electrica penso que pode ser contornado, por exemplo, existem fichas electricas que estão preparadas para controlar picos electricos, bem como absorvem descargas electricas protegendo os aparelhos electricos, ou ainda outros sistemas similares.

 

Uma coisa deve meter na cabeça, à falta de ter alguém que vigie o aqua, tenha de interromper as férias a meio para ver se tá tudo bem.

 

Abraço, e uma vez + obrigado pla resposta.

 

Ola David

 

Aqui tens um "Topico" bastante interessante sobre automacao

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=111530

 

Por outro lado, tenho andado a ver e na revista "Acuario Pratico" numero 59 (penso que seja de 2004 ou quando muito inicio de 2005) ja refere numa publicidade da "Barcelona Marine Farm" que vendem um modulo SMS da "IKS-AQUASTAR" como seguinte texto:

 

«Con el ordenador acuaristico iks-aquastar puede tener informacion en cualquier momento y en cualquier parte del mundo de los parametros de su acuario incorporando el modulo SMS. Tambien sera avisado con un senal de alarme en el caso de que alguno de los parametros este fuera del rango programado.»

 

Imagino que nestes ultimos 3 ou 4 anos muito tenha evoluido e que hoje seja possivel sair por varias semanas e deixar um aquario completamente autonomo embora dependendo de todos os automatismos. Claro que sera necessario estar perto ou alguem de prevencao para intervir de houver um alerta.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente existe equipamentos que controlam tudo e mais alguma coisa. Um exemplo é os sistemas Aquatronica.

Esse sistema possibilita-te ligar várias sondas e controlar algum equipamento consoante os valores apresentados pelos controladores. Tens o exemplo do controlo de nível de água, co2 no aqua/reactor de calcio, orp, iluminação, salinidade.....é quase um computador de bordo com modulo sms e para internet, podendo dar as informações de como está o aquário via sms ou com informação mais detalhada se for via internet! Não é um sistema propriamente barato, mas é excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

olá a todos!

 

tenho estado a ler essencialmente este tópico, pois gostava de montar um aquario de agua salgada.

 

sou de Óbidos, e com a lagoa mesmo ao pé, gostava de ter um aquario com as nossas espécies ( robalo, tainha linguado caranguejo etc.

 

tenho um aquario que esta desactivado de 120x50x60 e um de 60x40x40.

e respactiva aparelhagem para agua doce (filtro exterior no gr e interior no peq)

 

utilizando o material existente, como fundo só queria areal.

 

explicando o porquê: vou algumas vezes á pesca do caranguejo na lagoa de Óbidos, e muitas vezes apanho pequenos robalos e linguados. gostava de criar em casa um habitat para ter 2 ou 3 individuos de cada espécie.

 

a quem poder ajudar; agradecido

 

kafer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kafer

Nao sera facil. Podes usar o aquario pequeno como caixa depuradora, vulgo "sump", e como o vidro nao esta furado usas um "over flow" para te passar a agua do aquario para a caixa depuradora e depois uma bomba para retornar ao aquario.

Penso que o maior problema ira ser com a temperatura e que te obrigara a comprar um equipamento para arrefecer a agua e que sao bastante caros.

Podes ver aqui alguns, que penso serem dos mais baratos no mercado, e repara nos precos:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=175

Tambem ha quem construa a partir de maquinas de "finos" (ou "imperiais" dependendo do termo usado por essas bandas) ou de sumos mas sobre isso nada sei.

Nao te convencas de que a agua no Verao vai estar boa porque no mar tambem esta. A menos que esteja numa cave muito fresquinha ate nos com os aquarios de Recife temos problemas em manter a agua nos 26 graus por isso imagina o teu caso em que a temperatura tera que ser muito menor.

No entanto, podes/deves procurar aqui no Forum varios Topicos sobre aquarios da nossa costa e poderas retirar de la muita informacao importante ou mesmo contactar os Membros para obteres informacoes sobre a montagem e manutencao.

Gostaria de poder ajudar mais mas nunca tive um aquario da nossa costa nem tenho lido os topicos sobre esses aquarios. Mas penso que apesar de dificil sera possivel mas aguarda por melhores opinioes.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas Kafer

Nao sera facil. Podes usar o aquario pequeno como caixa depuradora, vulgo "sump", e como o vidro nao esta furado usas um "over flow" para te passar a agua do aquario para a caixa depuradora e depois uma bomba para retornar ao aquario.

Penso que o maior problema ira ser com a temperatura e que te obrigara a comprar um equipamento para arrefecer a agua e que sao bastante caros.

Podes ver aqui alguns, que penso serem dos mais baratos no mercado, e repara nos precos:

http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=175

Tambem ha quem construa a partir de maquinas de "finos" (ou "imperiais" dependendo do termo usado por essas bandas) ou de sumos mas sobre isso nada sei.

Nao te convencas de que a agua no Verao vai estar boa porque no mar tambem esta. A menos que esteja numa cave muito fresquinha ate nos com os aquarios de Recife temos problemas em manter a agua nos 26 graus por isso imagina o teu caso em que a temperatura tera que ser muito menor.

No entanto, podes/deves procurar aqui no Forum varios Topicos sobre aquarios da nossa costa e poderas retirar de la muita informacao importante ou mesmo contactar os Membros para obteres informacoes sobre a montagem e manutencao.

Gostaria de poder ajudar mais mas nunca tive um aquario da nossa costa nem tenho lido os topicos sobre esses aquarios. Mas penso que apesar de dificil sera possivel mas aguarda por melhores opinioes.

Cumprimentos

Rolim

 

muito obrigado pelos esclarecimentos.

vou pesquisar. e realmente a maior dificuldade será o arrefecimento.

 

abraço

Carlos Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Visitante
This topic is now closed to further replies.