Que Furos fazer no aqua...


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Na próxima segunda efectivo a encomenda dos vidros para o meu novo aqua... :lol: e estes são:

 

- 2 peças de chapa de vidro de 8mm inc. c/ arestas polidas 484 x 600 mm

 

- 1 peças de chapa de vidro de 8mm inc. c/ arestas polidas 1000 x 500 mm

 

- 1 peças de chapa de vidro de 8mm inc. c/ arestas polidas 1000 x 600 mm

 

- 1 peças de chapa de vidro de 8mm inc. c/ arestas polidas 1000 x 600

mm com 1 furo de 1 polegada a 10 cm da aresta vertical e 10 cm da

aresta

 

- 2 peças de chapa de vidro de 3 m/m inc. c/ arestas polidas 484 x 100 m/m

 

Basicamente um aqua 100cx50lx60a com um furo para overflow... (Não posso ter coluna seca...) :?

 

O que gostaria de saber era se há necessidade de efectuar mais algum furo.... :)

 

Um Ab

 

José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Bem-vindo ao fórum!

 

Já fizeste mais algum aquário para além deste? Se a resposta for não aconselho-te a praticar a aplicação e manuseamento do silicone em vidros que não sejam aqueles do aquário. Tens de aplicar silicone suficiente entre os vidros para não haver bolhas de ar. Antes de montares o aquário estabelece uma ordem para a colagem dos vidros e faz um ensaio prévio a seco (sem silicone). Durante a aplicação do silicone não convém tocares no silicone porque este é gorduroso e depois sujas os vidros todos. Antes de aplicares o silicone nos vidros limpa a zona de contacto com alcóol. A primeira tentativa que fiz para colar um aquário foi uma desgraça, silicone por todo lado (roupa incluída) e a meio da montagem tive que parar porque os vidros tinham as medidas erradas. Escusado será dizer que o aquário de transparente não tinha nada tal era a quantidade de mãozadas de silicone.

 

A espessura do vidro recomendável para um aquário com essas dimensões é 10mm e não 8mm. Tens de colocar travamentos a toda a volta (travamento francés ou travas francesas ou "euro-bracing"). Não consegues fazer o aquário um pouco maior 100 x 60 x 60? Ou então altera as dimensões para 100 x 60 x 50. Os 60cm na largura são muito úteis para teres mais espaço para criares um "landscape" de rocha viva interessante.

 

As medidas do furo são em mm e antes de mandares furar o vidro convém teres o passa-muros para saberes ao certo o diâmetro que necessitas. O centro do furo deve situar-se mais acima que 10cm, caso contrário a linha de água fica muito baixa. Normalmente o passa-muros está tangente aos travamentos. Um furo de 2,54mm (1") é extremamente pequeno, deves optar por 32mm ou mesmo 40mm. qual é a bomba que vais utilizar como retorno? Porque não optas por coluna seca?

 

Agora as medidas (em mm) dos vidros com espessura de 10mm e de acordo com as tuas medidas (100 x 50 x 60):

 

1000 x 600 (x2) - um deles com furo

478 x 600 (x2)

978 x 478

968 x 40 (x2)

468 x 40 (x2)

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José aconselhava-te seriamente a não seres tu montar esse aquario pois já começaste no mau caminho, um aquario com essas dimensões tem de ser feito em vidro de 12mm no caso de não queres colocar travessas ou em vidro de 10mm do modo que o ricardo explicou.

Os furos devem ser feitos sempre nas seguintes medidas para poderes aplicar os acessórios.

 

tubo de 20mm furo de 22mm

tubo de 25mm furo de 27mm

tubo de 32 furo de 35mm

tubo de 40 furo de 43/45mm

e por aí em diante

 

muitas vezes os vidraceiros comuns não teem as brocas com o diametro que pretendemos. O meu viu-se obrigado a comprar brocas por minha causa. :lol:

 

Nunca pode vir é a menos...

Utiliza um furo de 45mm para escoamento e um de 35mm para emergencia, para retorno utiliza um furo de 27mm. De resto depende da circulação que queres aplicar.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bom Dia!

 

As travessas, não estavam fora de hipótese, apenas não as contemplei pois pensei em colocar um rebordo em inox, a toda a volta do aqua (em cima e em baixo), assim como pensei em colocar as tais travessas na perpendicular... mas ok, vidro de 10 mm agora a questão é, com um furo de 45 mm que tubo vou usar, eu pensei em 1 pol pois pensei em usar um durso de 1 pol (25,7mm) para o escoamento... ou até de 1 1/2 (38,1 mm), para o retorno era essa a grande dúvida fazer ou não... bem sendo assim agradecia que me indicassem onde posso adquirir os tubos dessas medidas, visto que os roscados são em polegadas e os outros em mm... Já agora e não me levem a mal... se não tentarmos nunca aprenderemos e se não nos iniciarmos ficaremos para sempre na escuridão da ignorância!

 

Um abraço, José F B Duarte :roll::wink:

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Optei por um furo de 1'' 1/2 para a saída para a sump e um de 1'' para o retorno! Mas agora surge um problema... :lol: já procurei em diversas lojas de ferragens por passa muros e muitos nem sabem o que é!!! Alguém me pode dizer onde arranjar uns passa muros ??? :wink:

 

 

Obrigado. 8)

 

José Francisco Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Normalmente por cá os furos nos vidros são medidos em mm. É de todo aconselhável primeiro comprares os passa-muros e só depois furar o aquário, parece-me que já o o disse atrás...

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

Normalmente por cá os furos nos vidros são medidos em mm. É de todo aconselhável primeiro comprares os passa-muros e só depois furar o aquário, parece-me que já o o disse atrás...

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

 

Sim os furos são medidos em mm, mas a correspondência para polegadas é: 1'' 1/2 = +- 40mm (38,.... mm) e 1'' =+- 25 mm~

 

Assim sendo, e com pena minha (ou não, dependendo do que encontrar) os furos já estão feitos!!! Embora eu saiba que existem passa muros com estas medidas, não sei onde os comprar!

 

Um abraço e obrigado :wink:

 

José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabéns pela tua decisão de avançar :lol:

 

Ajudava preencheres o teu perfil de membro para se saber de onde és.

 

Os passa-muros que uso comprei-os numa empresa em Lisboa, mais concretamente em Alcântara. Comprei de 1 1/4, 1 e 1/2 por isso deve haver que chegue.

 

Sugiro uma pesquisa no fórum por "passa muros" que aparece muita coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais parabéns pela tua decisão de avançar  help  

 

Ajudava preencheres o teu perfil de membro para se saber de onde és.

 

Os passa-muros que uso comprei-os numa empresa em Lisboa, mais concretamente em Alcântara. Comprei de 1 1/4, 1 e 1/2 por isso deve haver que chegue.

 

Sugiro uma pesquisa no fórum por "passa muros" que aparece muita coisa.

 

Olá bom dia,

Obrigado pelas felicitações... :arrow:

Estou hiper contente, pois recebi ontem os vidro e agora é para bingo...

Mas diz-me uma coisa Alcântara em que zona?? e como se chama a loja?

 

E já agora sou de Rio de Mouro... :arrow:

 

Um abraço 8)

 

José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas diz-me uma coisa Alcântara em que zona?? e como se chama a loja?

 

Fácil:

 

Gonçalves Ferreira, Lda.

Rua dos Lusíadas, 50 - 1.º

1300-372 Lisboa

Tel 21 3643121

 

Liga para lá e pergunta, com sorte têm tudo o que precisas.

 

Entretanto faz uma pesquisa por "passa AND muros" e diverte-te :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas diz-me uma coisa Alcântara em que zona?? e como se chama a loja?

 

Fácil:

 

Gonçalves Ferreira, Lda.

Rua dos Lusíadas, 50 - 1.º

1300-372 Lisboa

Tel 21 3643121

 

Liga para lá e pergunta, com sorte têm tudo o que precisas.

 

Entretanto faz uma pesquisa por "passa AND muros" e diverte-te :lol:

 

Boa Tarde,

 

Muito obrigado pela info....

 

Um abraço,

 

José Francisco Duarte :oops:

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais