José Francisco B Duarte

Membro
  • #Conteúdo

    92
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por José Francisco B Duarte

  1. Boas Pedro! Bem obrigado pelas tuas palavras! O Doutoramento de pai é coisa que se faz num segundo, basta veres pela primeira vez os pequeninos seres e és Doutor! O Doutoramento que irei fazer é mesmo na área de informática e será em Espanha: "Sociedad de la información y el conocimiento" ... Quanto a desistir... Não é desistir, é dar algum tempo!!!! Entretanto deixo algumas fotos... Seja como for, boa sorte a ti e a todos! ABRAÇOS!
  2. Boas... Infelizmente chegou a vez de ser eu a afastar-me do hobbie... Neste momento não tenho, praticamente tempo para cuidar do aquário, sendo que daqui a alguns meses irei ter ainda menos, pois iniciarei um doutoramento Desta forma quero dizer-vos que irei colocar todo o meu sistema à venda. Potenciais interessados poderão fazer pre-reservas ou enviar-me propostas! Abraços e até já! Ps- João Castelo... Tenho uma coisa para ti!
  3. Boas... Esse modelo é o Super Size? Realmente tem muito bom aspecto! Abraços!
  4. Solução: TPA's TPA's TPA's e aspiração...
  5. Boas... Uma boa hipótese é tentares partir os plates com uma escopro e martelo... Mas é sempre um risco. Ficamos então à espera de umas fotos! Abraços!
  6. Boas, O layout ficou muito melhor, do que o anterior. Mesmo muito melhor, apenas faria uma alteração e para mim, ficaria perfeito. Retirava os "plates" do centro e colocaria mais à esquerda. Todavia está muito bom! Agora é colocar uns frags/corais e deixar crescer!! Abraços...
  7. Olá João, Está tudo a crescer, como posso desejar, elas o aqua, tudo! Só o meu tempo não cresce, ou melhor estica... Trabalhar 8/10 horas, dar aulas, ter formações, dar atenção à família e cuidar do aquário é complicado, muito mais complicado é vir e participar activamente nos fóruns! Sim faltam as fotos, ver se consigo no meio da minha "agenda" tirar qualquer coisa! Em relação a vires cá, basta cá estar e tens as portas abertas.... Já sabes! É combinar-mos! E as tuas meninas/menino? E o teu aqua? Grande abraço e boa continuação!
  8. Boas... Há já algum tempo que não tenho participado no fórum, muito por culpa do tempo que não chega para tudo (vai chegando para manter o aqua em boas condições )! Seja como for deixo aqui uma foto com as actínicas ligadas (já desactualizada, +-3 meses), que mostra o estado da arte! Neste momento, para além dos crescimentos, entrou uma acropora XXXXL, comprada a um membro do fórum, que veio alterar a disposição de alguns corais... Espero tirar em breve algumas fotos com as luzes todas ligadas, que monstrem o aspecto actual do aquário. Abraços a todos e boa continuação!
  9. Olá grande Pedro! Sim, também concordo plenamente... As Mulheres são muito complicadas e como sabes agora tenho 3... Sim está "tudo" a crescer, o aquário, as gémeas... Como posso desejar! Tenho de arranjar tempo, para tirar umas fotos ao aquário, o tempo agora é escasso!! Seja como for, tem calma e paciência! Abraços!
  10. Boas, Pedro... Concordo plenamente com a Martafx, no entanto a atitude, considero-a intolerável! Hoje isso, amanhã quem sabe? Acho que deverias falar com ela de forma educada, mas com o intuito de se entenderem sobre esse tipo de atitudes! Seria certamente o que faria. É uma questão de princípios e educação. Todavia, cada um tem a relação que entende e certamente que eu não tenho, nem quero dizer-te o que fazer, apenas o que faria! Abraços e desejo-te as maiores felicidades!
  11. Concordo plenamente, sendo que os fosfatos penalizam fortemente a calcificação dos corais... E mais opinões? Existe ainda a media da Brightwell que afirma ser revolucionária. Uma coisa é certa é reciclável até 5 vezes... Já alguém tem experiência com esta media? O PhosphatR é assim tão melhor que o RowaPhos?
  12. Boas... Na vossa opinião devemos considerar a instalação de um reactor de fosfatos, sim ou não? Com que medias? Qual a importância? Será substituível? Abraços a todos!
  13. Boas... É precisamente isso! No entanto esse ano depende como disseste, da pessoa que aprende!!! Abraços!
  14. Amigo Victor, não me estou a aproveitar... Até lhes vou oferecer um aquário!!! :D Quanto às algas já falámos, quando vieres para esta zona diz algo, pode ser que esteja em casa!! Abraços!!
  15. Boas... Quando disse que gostaria de saber as razões de dizerem que sps só ao fim de um ano, já ponderava a questão da experiência... Sem experiência e sem paciência é desastre certo! Neste caso para além da experiência e conhecimento a paciência é fundamental. A estabilidade dos elementos no e do aquário é fundamental! É meu, mas vai ser das minhas filhas... Com um contrato de manutenção que elas vão fazer comigo vitalício!! João ... :D Abraços!
  16. Boas... Isso não é regra... Aliás gostaria de saber com base em que é que dizem isso! O que é bastante importante é a qualidade da água e a qualidade da luz... Assim não poderás ter nitratos (supondo que não tens NH4 e ou NO2) nem fosfatos o que consegues com uma forte escumação, uma boa DSB, refúgio, trocas de água frequentes e constantes, ter um número razoável de peixes. Deverás ter Ca e Mg em níveis ideais, assim como outros elementos traço... Deverás ter luz em quantidade suficiente, sendo que considero um muito bom número por exemplo os 2W/litro e suficiente 1W/litro, tendo também em conta valores como o PAR e afins. Resumindo, tens de ter alguma capacidade de investigação, gosto, paciência, alguns euros, e acima de tudo quereres fazer e ter um bom aquário, o que quero dizer é que mais do que o saber fazer é o querer saber e o querer aprender. Claro que a experiência ajuda, mas isso não impede que uma pessoa sem experiência tenha um bom aquário com SPS's, desde que investigue muito e faça as coisa correctamente! Isto é o essencial! Abraços!
  17. Boas... Pedro, eu referi que equaciono as lâmpadas de 10 ou 12500K, no entanto a verdade é que ando com as Iwasaki de 6500K de baixo de olho, talvez opte por essas. A razão é simples, a maioria das Iwasaki de 6500K têm maior PAR que a maioria das lâmpadas de maior temperatura, sendo que com isto o crescimento dos corais é maior! Tenho no entanto algum receio de que fique demasiado amarelo, sendo que actualmente acho muito azul e com pouca intensidade (as lâmpadas têm 4 meses, pelo que não é disso) o que é natural com lâmpadas de maior temperatura! Acho que vou arriscar e o pior que pode acontecer é ter que "gramar" com aquela cor durante uns tempos! Em relação às T5 mantenho-as pela razão de que tenho que poupar alguns euros de electricidade, pelo que ligam às 18h00 e desligam às 8h30, os 800W de HQI ligam às 22h00 e desligam às 7h00. Luis, em relação a me visitares é claro que não podes... hahahah, brincadeira É claro que podes vir, é uma questão de combinar-mos... Sempre que as nossas agendas forem compatíveis podes aparecer! João, o Fotógrafo foi o Duarte... Sénior! Que tem máquina e gosto pelas fotos (apesar de não estar habituado a fotografar dentro do aqua, lá saiu algo de jeito)! Pelo facto de ter uma maquineta "ranhosa" não apresento mais vezes fotos, seja como for vou colocando o que consigo! Em relação "ao que aí vem" tenho esperanças que sejam a minha desculpa para comprar mais coisas para o aquário! Espero que gostem mais do aquário que eu! Depois quando quiser comprar um peixe ou um coral, é só ir à loja com elas e esperar que digam à mãe para comprar!! Já estou a ver... "OOOOHHHH mãeeeee compra este nemo.... Olha a Dori... Compra a Dori..." :D Bem hajam e abraços a todos!!!
  18. Boas... Pedro é uma questão de combinar-mos! No pouco tempo que tenho lá se há-de arranjar algum! :D Os meus Lumenarc são DIY, pelo que, pelo preço e trabalho a que me sairam são excelentes! Claro que as lâmpadas são muito importantes, neste momento tenho umas CoralVue de 14k (250W), mas no futuro irei optar pelas de 10k ou até 12,500K. Em suma julgo que são muito bons! Caso tenhas euros para gastar no Natal, existem uns outros que julgo melhores os Lumen Bright (neste momento, caso comprasse, optava por eles). Abraços e até breve.
  19. Boas... Há já algum tempo que não colocava qualquer actualização, mas aqui ficam algumas fotos, de um aquário com cerca de 9 meses e ainda muito para crescer! Desde a última actualização entraram mais alguns habitantes, entre eles algumas Acroporas, Seriatoporas, um Acanthurus Olivaceus, um Pseudocheilinus hexataenia, enfim agora as aquisições vão sendo mais espaçadas, mas depois da experiência que tive cheguei à conclusão de que o melhor mesmo é ir adquirindo o que gostamos, preterindo a opção da aquisição por "atacado". Espero que gostem... E agora fica a comparação temporal do início e do agora, espero que daqui a um ano a comparação semelhante mostre ainda mais diferenças: Agora: Início: Espero que tenham gostado... :sbOk: Abraços!
  20. Boas... Apesar das coisas não evoluírem à velocidade que eu desejava, evoluem! Como tal, no sábado vou receber o aquário (contratei uma transportadora - não posso contudo deixar de agradecer aos meus amigos que se ofereceram prontamente para a lombar com ele - OBRIGADO!!), no entanto falta ainda a estrutura... Sem ela não posso montar nada! Enfim... .png' alt=':biggn:'> Seja como for, do equipamento final, falta 1 vortech (por agora:coradoeol , pois dependendo da minha apreciação poderei colocar 2), as lâmpadas T5 e um ozonizador Sander 200 mg, de resto tenho tudo... Para fazer o meu setup Assim vou colocar o seguinte equipamento (coloco algumas fotos para adoçar a curiosidade Aquário: - 180C*55A*65L - coluna seca, com dois outflow's (40 mm) e um inflow (25mm) - Domingo coloco fotos. Sump - Já definida e terá 100C*60A*50L (feita a partir do meu aquário actual). Domingo coloco fotos. Substrato Aqua: 14 sacos de areia viva sugar size igual a este: Rocha Viva A do aqua actual (deve rondar 60 Kg) - Coloco foto quando fizer o layout... Agora estão dentro de bidons! Rocha Morta 20 Kg de Reef Plates + 10 kg de Reef Plates + 30 kg de Coral Tuff Rocks Coloco foto quando fizer o layout... Agora estão dentro de bidons a ciclar! Iluminação 3X150 HQI (3 projectores Lumenarc III DIY) com lâmpadas Giesemann + 2x80W + 2x24W (T5 - Lamps ATI) Um dos 3 Lumenarc DIY ainda por acabar: Circulação 1 vortech MP40W 2 Tunze 6060 (com stream rock). Retorno - Deltec HLP - 4040, de 4200lts Aquecimento/refrigeração 2x300w - Jeager Escumador - ATI Bubble Master 250 Reactor de Kalk DIY - ligado a bomba peristáltica SP 3000 que está ligada a osmoregulador Trop Tronic level controller III-N, com sensor na SUMP. Reactor de Cálcio - Deltec PF - 601S, alimentado por uma SP3000. Grounding Probe em Titânio Controlador de ORP - Sander + Ozonizador Sander de 200 mg. (Encomendado e à espera). Osmoregulador - Trop Tronic level controller III-N, com sensor no depósito de àgua de osmose, ligado a uma electroválvula (que abre e fecha a água da rede - ligada a osmose inversa). A estrutura vai ser feita em aço inox 304 - 30x50. A cobertura será em MDF com folheado de Wengué. Vou usar Sal Red Sea Pro Coral em 660 litros, o restante será água natural (isto para evitar a lombar a água toda!). Mais fotos só no Domingo quando tiver o aquário (no chão enquanto não vier a estrutura) e já com o esgoto e água disponíveis na sala! Seja como for vou colocando Updates... Um abraço a todos...
  21. Boas... Bomba de fole ou peristáltica, a função é a mesma e o resultado idêntico... Apenas o "aspecto e o trabalhar" diferentes! Abraço...
  22. Boas... Sim, claro... Apenas a alimentar o reactor. A circulação é feita por uma Aquabee de 3000 lts/h (original do reactor). Um abraço...
  23. Boas, Pedro... Já vi estes reactores a funcionar com bombas de fole ainda mais fracas... Caso ache que a dissolução de media seja excessiva, e os níveis de Ca no aquário baixos, pode ser uma solução a adoptar! O investimento, apesar de ser algum (para a minha bolsa), gostaria que fosse muito mais (tipo o dobro), aí sim iria colocar o setup como gostaria. Assim julgo que não está mau... Já agora vou ligar o topo da sump, o retorno e o topo do depósito de água de osmose ao esgoto... Resolve o problema das inundações (em parte) e nas TPA's facilita... Um abraço!
  24. Boas... Bem seguindo os conselhos da "malta" e os meus, cheguei ao seguinte setup, que agora se começa a tornar definitivo, uma vez que já encomendei o aquário, todo o material (deve chegar parte dele amanhã ou sexta), e estrutura de suporte! Assim aqui vai: Tipo: Recife, maioritariamente de SPS´s, embora com moles e LPS´s do meu actual aquário. Aquário: - 180C*55A*65L - coluna seca, com dois outflow's (40 mm) e um inflow (25mm) Sump - Já definida e terá 100C*60A*50L (feita a partir do meu aquário actual). Vai incluir um refúgio (num canto) com aproximadamente 80 lts. Substrato Refúgio (dois): O actual 60X30X40 e mais 60x40x30, com DSB de 15 a 20 cm . Aqua: 3 a 4 cms - areia viva sugar size Rocha Viva A do aqua actual (deve rondar 60 Kg) Rocha Morta 20 Kg de Reef Plates + 10 kg de Reef Plates + 30 kg de Coral Tuff Rocks Iluminação 3X150 HQI (3 projectores Lumenarc III DIY) com lâmpadas Giesemann + 2x80W + 2x24W (T5 - Lamps ATI) Circulação 1 Bomba Resun - 15000 lts/h com controlador ( a ponderar a aquisição de uma vortech) 2 Tunze 6060 (com stream rock). Retorno - Deltec HLP - 4040, de 4200lts Aquecimento/refrigeração 2x300w - Jeager Escumador - ATI Bubble Master 250 Reactor de Kalk DIY - ligado a bomba peristáltica SP 3000 que está ligada a osmoregulador Trop Tronic level controller III-N, com sensor na SUMP. Reactor de Cálcio - Deltec PF - 601S, alimentado por uma SP3000. Grounding Probe em Titânio Controlador de ORP - Sander + Ozonizador Sander de 100 mg. Osmoregulador - Trop Tronic level controller III-N, com sensor no depósito de àgua de osmose, ligado a uma electroválvula (que abre e fecha a água da rede - ligada a osmose inversa). A estrutura vai ser feita em aço inox 304 - 30x50. A cobertura será em MDF com folheado de Wengué. Vou usar Sal Red Sea Pro Coral em 660 litros, o restante será água natural (isto para evitar alombar a água toda!). Posto isto digam de vossa justiça!!! Um abraço e obrigado a todos...