Água da torneira - SIM OU NÃO


João SoaresRR

Água da torneira  

62 votos

  1. 1.

    • SIM
      26
    • NÃO
      36


Recommended Posts

Decidi colocar este topico para discutir uma das verdades absolutas da aquariofilia.

 

 

A não utilização da água da torneira.

 

Aqui ficam algumas fotos de um dos meu aquarios onde só utilizo água da torneira.

 

Sempre utilizei água da torneira e estes são os resultados ao final de 6 meses.

 

Pic_352_10.jpg

Pic_352_11.jpg

 

É poliuretano.

 

O que acham disso?

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O que eu acho disso é que nem todas as torneiras nascem iguais, nem todos os canos têm o mesmo estado de conservação, nem todas as cidades vão buscar a água ao mesmo sítio, nem tudo o que interessa saber é facilmente "testável" e considerando o custo dos filtros de osmose e o desperdício que eles causam, és um aquariofilista com sorte em poderes confiar e depender da água que tens à disposição :wink:

 

Se eu pudesse avançar para espécies água salgada a primeira coisa que experimentava era a água da torneira, depois a da chuva, a seguir um sistema caseiro de destilação de água e depois é que ponderava passar à "fase de produção".

 

 

Cumprimentos

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu acho disso é que nem todas as torneiras nascem iguais, nem todos os canos têm o mesmo estado de conservação, nem todas as cidades vão buscar a água ao mesmo sítio, nem tudo o que interessa saber é facilmente "testável" e considerando o custo dos filtros de osmose e o desperdício que eles causam, és um aquariofilista com sorte em poderes confiar e depender da água que tens à disposição

 

Isto resume bem o que penso. Eu votei não de acordo com a minha água da torneira. Há uns tempos coloquei aqui uma foto de um pré-filtro que substituí na minha osmose depois de 4 meses de uso. O aspecto do filtro ao lado de um novo:

 

Pic_195_22.jpg

 

João, tu realmente tens sorte nesse aspecto por viveres onde vives e poderes usufruir dessa qualidade. De qualquer modo, há factores que nunca podes controlar pois hoje a água que vem da tua torneira tem uma determinada composição e amanhã pode ter outra completamente diferente.

Numa altura de seca como a que se tem vivido nos últimos tempos, pode acontecer por exemplo, um municipio que seja servido por uma barragem deixar de o ser devido à falta de água. A alternativa é captar água em furos a "grande" profundidade o que em princípio, tráz consigo uma alteração da composição da água relativamente à da barragem. Os consumidores não são informados desta situação e num dia a torneira deita água da barragem mas no dia seguinte deita água captada num furo.

Aqui onde vivo por exemplo é quase tudo servido por furos mas há obra em andamento para que fiquemos ligados a um ramal que vem da barragem de Castelo do Bode, a tal que alimenta Lisboa, cidade onde a água da torneira sai com +/- 80 ppm de T.D.S.. Aqui sai com 500, 600 e até 700 que já apanhei um dia.

 

Além desta mudança de captações que não podemos controlar poderá haver também alteração dos tratamentos de água que os serviços municipalizados fazem. Na maioria dos casos tem-se usado "cloro" mas há outro tipo de desinfecções possíveis e não sabemos até que ponto estes processos podem ser prejudiciais à nossa actividade.

 

Acho que não se justifica correr o risco até porque as osmoses hoje em dia não se podem considerar caras.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que nunca utilizei água da torneira para reposição no meu aquário.

 

Provavelmente não teria problemas, mas é como tu dizes João uma das "verdades absolutas" da aquariofilia, e a qual não questionamos assim tanto uma vez que cerca de 90 % (digo eu...) dos aquariofilistas de recife aconselham a compra de uma a quem se está a iniciar como quando foi o meu caso com o nano-reef. Só por curiosidade que tamanho tem esse aquário do qual colocas as fotos?

 

As medições de T.D.S. que obtenho são de 150 ppm porém lembro-me do Carlos Nascimento (cjborn) ter um aquário espetacular sem utilizar osmose. Se bem que não seja propriamente meu vizinho, deve ser abastecido pelas águas de Cascais, tal como eu.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... deduzo que este tópco do João venha de uma conversa que tivémos os dois!! Pode parecer para muitos estranho, mas eu votei sim. Voto sim para a água de Lisboa, pois neste últimos 4 meses não usei uma gota de água que não fosse da torneira. Quando desmontei o meu aquário anterior a osmose foi desligada e desde então não a liguei mais.

 

Não quero com isto dizer que funcione com todos, mas a verdade é que em 4 meses de funcionamento não tive uma única alga. Sei que todos os setups são diferentes e as rotinas e equipas de limpeza também e por isso não estou a dizer-Vos para deixarem de usar as osmoses.

 

Medi recentemente T.D.S. à saída da torneira e deu-me 43º o que é manisfestamente pouco.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno

O que eu acho disso é que nem todas as torneiras nascem iguais, nem todos os canos têm o mesmo estado de conservação, nem todas as cidades vão buscar a água ao mesmo sítio, nem tudo o que interessa saber é facilmente "testável" e considerando o custo dos filtros de osmose e o desperdício que eles causam

 

Concordo plenamente pois as caracteristicas da água variam inevitávelmente de localidade para localidade.

Coloquei como um exemplo de sucesso de utilização de água da torneira directa, a não ser que o SMAS esteja a utilizar osmose e não me disse. :lol:

 

.

Duarte

Só por curiosidade que tamanho tem esse aquário do qual colocas as fotos?

Estas fotos são de um dos meus sistemas dos corais, um sistema de 1500L com sempre 70/100 corais e rocha viva sempre a entrar e a sair.

 

 

Alexandre

João, tu realmente tens sorte nesse aspecto por viveres onde vives e poderes usufruir dessa qualidade.

 

A unica sorte que tenho é mesmo da minha localização, pois a água é analisada de vez enquando para ver se posso ou não utilizar. É um cuidado continuo que considero obrigatório. Mas compensador porque não existe desperdicio, e é bem mais prático do que a água do mar.

 

Utilizo sempre uma excelente escumação e muito KALK para não ter baixas de pH.

 

A utilização de água da torneira poderá ser feita se os parametros forem sendo controlados de vez enquando. Aliás já vi varios aquarios onde apenas se utiliza água da osmose e o aquario tem algas.

 

Decidi colocar este topico pois muitas vezes as pessoas colocam logo de parte a água da torneira.

 

Infelizmente com a poluição que existe nas águas costeiras nem sempre a água do mar é a melhor solução, já ouvi vários relatos de surtos de algas após a utilização de água do mar. Da mesma maneira que sei que se poderá obter bons resultados.

 

Penso que o aquario do Diogo é um bom exemplo, e sim Diogo este topico nasceu dessa conversa onde tu confessaste ao pessoal da utilização da água da torneira no teu aquario. :lol::lol:

Existem várias maneiras de se ter sucesso e muitas vezes está mesmo ali ao abrir da torneira. :lol:

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Diogo tu utilizas algum produto anti-cloro?

 

Não utilizo nada! São colocados cerca de 100 litros de água num reservatório aberto que tenho ao lado do aquário.

 

Nota - atenção que a água de Lisboa é francamente melhor que a água do resto do país (veja-se o exemplo do Alexandre que nas Caldas da Rainha tem uma água...)

 

Bjs,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que enquanto não fizermos um estudo rigoroso sobre as condições da água do mar ou da água da torneira, acabamos sempre por nos basear na experiência de alguém e corremos um certo risco.

 

Eu na minha zona e pelos relatos que fui tendo de outras pessoas arrisquei e usei água da torneira. Ainda é muito cedo para tirar conclusões mas acho que não necessito de água de osmose.

 

Como aqui no Porto não há muitos casos de pessoal a ir buscar água do mar a um local acessivel e eu não tenho "coragem" para arriscar, optei antes pela água da torneira misturada com sal sintético, tal como a maior parte.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico interresante.

 

Não tendo nenhuma experiência da utilização de água directa da torneira mas não será uma preocupação uma vez que os tratamentos de água mudam consoante a altura do ano.

 

A ideia que tenho é que basta um "descuido" (apesar do "descuido" a água continua dentro dos parâmetros aceitáveis para o ser humano) no tratamento da água por parte da empresa que nos forneçe água em casa, para que os seres vivos dos nossos aquários se ressintam.

 

É apenas a minha ideia teórica por isso não posso votar.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

já agora aproveito para perguntar qual a vossa opinião relativamente a àgua proveniente de furos? Uma vez que nesta não é adicionado qualquer tratamento será melhor do que a àgua da torneira?

 

Obrigado

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveito para perguntar qual a vossa opinião relativamente a àgua proveniente de furos? Uma vez que nesta não é adicionado qualquer tratamento será melhor do que a àgua da torneira?  

 

Tudo depende da zona onde está o furo. No meu caso mandei fazer análises à água do furo e qual não é o meu espanto que é altamente concentrada em nitratos.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

na minha opinião é uma questão de utilizar a água da torneira e ver no que dá...

á uns anos atrás experimentei e após duas semanas comecei a notar o crescimento acelarado de algas e deixei de usar. Se puderem testar a água antes de a usar ainda melhor... :lol:

Ás vezes até depende do próprio equilibrio/maturidade do aquario e da população de limpeza que tenha...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás já vi varios aquarios onde apenas se utiliza água da osmose e o aquario tem algas.

 

Pois, isto é bem verdade. Os aparelhos de osmose não são o milagre que muitos pensam. Para quem não sabe uma membrana tem uma capacidade de remoção que se traduz numa percentagem que é calculada para situações ideais com determinada pressão e temperatura, condições estas que a maior parte das pessoas não tem. Essa percentagem situa-se normalmente na casa dos 90 a 98% mas deve ser lida: até 90 a 98%. Isto não quer dizer que remova a mesma percentagem de todos os compostos presentes na água. Pode remover até 98% de um determinado ião mas apenas 85% de outro.

A conductividade da água não tratada é também um factor a ter em conta. Um aparelho de osmose com taxa de rejeição de até 96% por exemplo, se receber à entrada água com TDS = 43 ppm produz teoricamente água pura (permeado) com TDS = 1.72ppm (água excelente). O mesmo aparelho se alimentado com água de TDS = 800 ppm produz teoricamente um permeado com TDS = 32 ppm. Embora 32 ppm não seja nada de significativo é já superior aos valores encontrados na maioria das águas minerais captadas mais a norte como o luso, fastio, serra da estrela etc., e como é óbvio nada tem a ver com os 1.72 ppm.

E no caso de se obter uma água com conductividade de 32 ppm que constituintes estão presentes? Poderá estar algum com concentração suficiente para provocar aparecimento de algas. Os silicatos por exemplo, a maior parte das membranas não é tão eficiente na sua remoção como o é para outros elementos.

Mesmo tratando a água com resinas de desionisação a seguir à osmose, nem sempre há garantia que todos os elementos sejam removidos eficazmente. As resinas de leito misto normais que utilizamos, têm mais afinidade para certos compostos que outros. "Preferem" agarrar sódio, cálcio, magnésio, etc. do que cobre ou silicatos por exemplo.

Há quem use a água recolhida por um aparelho desumidificador, fazendo-a passar por uma resina desionisadora e mesmo assim é possível detectar cobre embora o conductivimetro diga que a água está a "zero".

 

Claro que a questão das algas num aquário com osmose não se resume só a isto, há muitos outros factores em jogo. Podemos usar a água mais pura do mundo e ter um substrato carregado de fosfatos, ou um monte de detritos em zonas com deficiente circulação, etc. que as algas nunca vão acabar.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não se justifica correr o risco até porque as osmoses hoje em dia não se podem considerar caras.

A l e x a n d r e

 

Está tudo dito! Acho que é uma questão de risco contra rendimento.

 

Podemos safar-nos 365 dias com água da torneira na reposição mas, se no dia 366, a água trouxer cobre ou chumbo porque houve uma ruptura no fornecimento, adeus invertebrados sensíveis.

 

Uma unidade de Osmose Inversa é mais barata do que muitos corais, corais esses que vão sofrer estragos muito graves se a água da torneira "descambar".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podemos safar-nos 365 dias com água da torneira na reposição mas, se no dia 366, a água trouxer cobre ou chumbo porque houve uma ruptura no fornecimento, adeus invertebrados sensíveis.

 

 

Concordo plenamente!

 

E com a água do mar... segue-se a mesma linha de pensamento? :roll:

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

E com a água do mar... segue-se a mesma linha de pensamento?

 

Boa pergunta Ricardo...

talvês sim... provavelmente não em termos quimicos devido á enorme diluição que encontramos na água do mar, a não ser que hipoteticamente recolhessemos a água a saida de um esgoto. Aí sim, teriamos realmente uma ameaça a nivel quimico de metais pesados ou outros. Do meu ponto de vista, quimicamente é uma questão de escolha do local de recolha.

 

Biologicamente é que é um pouco mais complicado. A ameaça aí torna-se maior, apenas pelo facto de não conseguirmos apurar e quantificar os agentes biologicos e patogenicos presentes na água e que hipoteticamente colocariam os nossos organismos em risco. Digo hipoteticamente porque ninguem consegue definir quais os organismos que iriam causar danos e em que quantidades na água tornariam-se perigosos. Solução ??? talvês e mais uma vez confiar no local de recolha e nosso bom senso e testar a água fazendo uma TPA de apenas 5 ou 10% e verificar o comportamento dos organismos do nosso aquário...

 

Penso que desde que comecei nos salgados que vai para 7 anos usei 1 vez sal sintetico que foi para encher o meu primeiro nano de 40 litros. Desde essa altura até hoje faço trocas religiosas de 10% semanais em todos os aquários que tive com água de várias preveniencias e algumas até um pouco duvidosas em relação á qualidade de água e nunca tive quaisquer tipo de problemas antes pelo contrário... o que me leva a pensar que não deve tratar-se apenas de sorte na recolha e na qualidade da água que tenha apanhado até hoje. Antes de tudo penso que uma questão de bom senso e teste, como quase tudo na aquariofilia.

De qualquer maneira sei de uma pessoa que já teve um problema devido a micro algas que foi o Ricardo Rodrigues. Mas pensem assim... uma recolha de água originou um problema... mas quantas recolhas já houve até hoje por todos aqueles que usam água natural?? milhares de recolhas.... e quantos casos existem de problemas?? um... dois... ???

 

Quando comecei a difundir o uso de água natural em aquários não imaginam a quantidade de barbaridades que ouvia da parte dos logistas e de amigos aquariofilistas devido a mil e um problemas que iria ter... Mas agora, quantas pessoas usam água natural?? e quantas dessas teem problemas devido a má qualidade de água?

 

O que será pior e mais provavel?? Apanhar chumbo ou cobre de uma água da torneira por causa de uma qualquer etar que funcionou mal??? ou da qualidade de água do mar... prefiro confiar na ultima alternativa e no meu bom senso na altura da recolha...

mas é apenas o meu ponto de vista e não tem nada a ver com o facto de ser melhor usar água natural ou não. Conheço excelentes aquários que nunca levaram uma gota de água do mar... :oops:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

As TPA´s faço-as apenas com água natural e desde que comecei nunca tive qualquer problema. Penso no entanto que estamos a falar mais concretamente de água de reposição - a que entra diariamente nos nossos aquas. Essa neste aquário tem sido sempre da torneira e não tive qualquer tipo de problema.

 

Concordo que o risco existe, mas existe também nas TPA´s com água do mar.

 

Mais uma vez deixo o alerta - o facto de eu usar água da torneira e não ter problemas, não quer dizer que um vizinho meu não tenha. Há muitas variáveis dentro e fora do aqua.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse mesmo o raciocinio Marco. Eu só experimento água do mar porque pelo que sei, aqui no Norte, as praias mais acessiveis estão um pouco carregadas de poluição. Só percorrendo mais uns Km é que poderei encontrar algum local que me deixe mais descansado.

 

Acho que podemos resumir estas discussões de reposição com água da torneira e TPA's com água natural a esta frase do Diogo:

 

Mais uma vez deixo o alerta - o facto de eu usar água da torneira e não ter problemas, não quer dizer que um vizinho meu não tenha. Há muitas variáveis dentro e fora do aqua.

 

Cada caso é um caso. São tantas as váriaveis que só podemos confiar na experiência.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ppl...ora bem...eu respondi sim...mas também podia muito bem ter dito não. Passo a explicar...eu uso água da torneira, geralmente para compensar a agua de evaporação mas nas TPA's faço uma mistura de água da torneira e água natural de modo a compensar a salinidade mais elevada do mar....ora bem apesar de só ter um nano nunca tive problemas quer com a agua da torneira quer com a natural...mas é a tal coisa... os corais que fazem filtração de água adoram a adição de agua natural...mas com a adição de água da companhia :shock: também tenho alga coralina a crescer no plástico de tudo o que é bomba...mas isso deve ser porque a RV veio da Sohal :lol:....a minha opinião é que a maneira mais segura é adicionar água natural...analisa-se a agua e enche-se vários (muitos) litros pra a adição...pelo que sei a agua natural não se "estraga" por estar estagnada num bidão qualquer...e é assim que tenho feito vários litros nos arrumos e sempre que preciso...lá vai água..."como se costuma dizer nem tanto ao mar nem tanto à terra!"...

 

Um abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais