Tipos de Materiais Filtrantes


Recommended Posts

Boas

 

 

Li algures que quanto mais tipos de materiais filtrantes tivermos mais variadade de bacterias neles existem, logo dando lugar a uma filtragem mais eficiente e mais estavel.

 

Será isto verdade?

Ter ceramicas normais, porosas, bioballs, esponjas de diferente tamanhos, la e outras tantas por ai será melhor que ter por exemplo apenas 2 tipos de materiais filtantes??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Sergio.

A função do filtro é filtrar... até aqui OK.

Normalmente pretende-se, em termos genericos, que eles façam 2 tipos de filtargem, mecanica e biologica:

- Mecanica - Remoção de particulas, esponjas, lã, etc.

Devem ser lavados o mais e melhor possivel.

- Biologica - Decomposição de amonia em nitritos e estes em nitratos.

Materiais com ampla area, para fixação das mesmas.

Devem ser, de vez em quando enxaguados com agua do

próprio aquario.

A isto tudo podemos juntar, em caso de necessidade outros materiais para efectuar filtragem "quimica" como carvão, turfa, resinas, etc, etc.

Espero ter ajudado.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tambem penso da mesma maneira, mas a uns dias atras li um artigo, que por acaso pertence a uma marca de produtos para aquariofilia, em que quanto maior for a diversidade de materiais filtrantes maior a diversidade de bacterias.

 

Eu apenas pus esta questão para saber se isto tinha mesmo algum significado ou era apenas para vender certos e determinados produtos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tambem penso da mesma maneira, mas a uns dias atras li um artigo, que por acaso pertence a uma marca de produtos para aquariofilia (...)

E estará tudo dito não?

Que eu saiba, na minha ignorancia temos 2 tipos de bactérias... as que transformam amónia em nitritos e as que transformam nitritos em nitratos.

Nunca ouvi falar de termos de ter uma diversidade grande de materiais filtrantes para termos diversidade de bactérias.

 

Parece-me a mim um "engodo" para vender mais umas cerâmicas e mais tralhas mas como não sou da área da microbiologia posso até estar redondamente enganado.

O que é certo é que não vou comprar mais esta ou aquela cerâmica porque a marca diz que é boa :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba, na minha ignorancia temos 2 tipos de bactérias... as que transformam amónia em nitritos e as que transformam nitritos em nitratos.

 

Creio que existem ainda as que transformam os nitratos (em azoto livre? espero não estar a dizer ghrande calinada...) Mas a desnitrificação em água doce é mais dificil de conseguir (sem contar com o papel das plantas).

 

Parece-me a mim um "engodo" para vender mais umas cerâmicas e mais tralhas

100% de acordo. Além disso, ainda costumam dizer para troacemos as cerâmicas de 6 em 6 meses :)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

materia filtrante...

pedra de lava partida aos bocados...

telha de barro partida aos bocados

tijolo de barro partido aos bocados...

 

sendo materia neutra e porosa. ajuda na função bacteriologica a custo minimo...

pelo preço de um litro comprado na loja tens para muitas telhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.