Fiabilidade de bomba de água de filtro interior Juwel


Recommended Posts

Boas,

 

A bomba de água do filtro interior do meu aquário (kit Juwel de 60cm) não tem funcionado correctamente. A potência da saída de água varia entre o fluxo normal, médio e nulo. Levei-o à loja onde adquiri o aquário há umas semanas, eles abriram-no, limparam a sujidade e na altura ficou a funcionar direito. Só que passados uns dias voltou ao mesmo, eu fiz a limpeza, ficou a funcionar, mas dias depois o mesmo problema. Será melhor levá-lo novamente à loja e tentar limpá-lo ou pedir para o substituirem?

 

Abraços

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho uma bomba exactamente igual à sua e até hoje nunca me deu problemas, a semana passada pareceu-me que tava com menos pressão, limpei tudo mas ficou praticamente igual (era só impressão minha), mas de resto está muito bem!

Faça assim, limpa a bomba e se voltar a "falhar" leve a loja e troque porque pode tar com defeito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

tambem montei recentemente um kit Juwel de 60cm e acontece que colocando a agua no aquario ate ao limite maximo indicado por um autocolante, a saida da bomba que impulsiona a agua para fora do filtro fica um pouco acima do nivel da agua o que leva a que se produza um ruido constante que pode ser bastante irritante... eu ja pensei que uma maneira de acabar com o ruido seria submergir completamente a saida de agua mas a verdade eh que fazendo isto o aquario iria ficar demasiado cheio e a agua demasiado perto da lampada o que pode ser perigoso, isto iria tb diminuir drasticamente o fluxo e a agitaçao de agua que é necessaria à boa oxigenaçao...

 

existe alguma outra maneira de anular este ruido?? sera que poderia "cortar" um pequeno anel do tubo para que essa saida de agua ficasse submergida sem encher demasiado o aqua??

 

 

filtro2uk8.png

 

o vermelho é a linha de agua e o amarelo a posiçao final da saida da "bomba" depois de realizada ali a "manobra 4." (lol)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
tambem montei recentemente um kit Juwel de 60cm e acontece que colocando a agua no aquario ate ao limite maximo indicado por um autocolante, a saida da bomba que impulsiona a agua para fora do filtro fica um pouco acima do nivel da agua o que leva a que se produza um ruido constante que pode ser bastante irritante... eu ja pensei que uma maneira de acabar com o ruido seria submergir completamente a saida de agua mas a verdade eh que fazendo isto o aquario iria ficar demasiado cheio e a agua demasiado perto da lampada o que pode ser perigoso, isto iria tb diminuir drasticamente o fluxo e a agitaçao de agua que é necessaria à boa oxigenaçao...

existe alguma outra maneira de anular este ruido?? sera que poderia "cortar" um pequeno anel do tubo para que essa saida de agua ficasse submergida sem encher demasiado o aqua??

filtro2uk8.png

o vermelho é a linha de agua e o amarelo a posiçao final da saida da "bomba" depois de realizada ali a "manobra 4." (lol)

 

 

Caro Gabriel,

 

Eu também tenho um Kit desses. Em principio, e partindo do principio que a tua bomba é igual à minha, para reduzir ou mesmo eliminar completamente o ruído da àgua, podes retirar o tubo comprido da saída da àgua.

Este tubo comprido de saída da àgua, não faz parte da bomda e pode ser retirado, ficando apenas a bomba detro do filtro. O meu está assim e eu nem o ouço a trabalhar. Para ter a certeza que a bomba está a funcionar, tenho que olhar para a àgua e ver se tem corrente!! :)

 

Espero ter ajudado.

 

Um Abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O facto da bomba perder caudal deve ser por o sistema de filtragem entupir rapidamente. Ou as matérias filtrantes estão muito compactadas ou o filtro não tem capacidade para a porcaria gerada dentro do aquário.

 

Quanto ao ruído da água, resolve-se bem aplicando um pedaço de mangueira, com uma ligeira curvatura, na saída desse tubo. Pode ser aplicado um "bico de pato" na ponta da mangueira, para melhorar a agitação da água. Não concordo com o retirar do tubo que liga à bomba pois issso diminui bastante a agitação da superfície - oxigenação.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com o retirar do tubo que liga à bomba pois issso diminui bastante a agitação da superfície - oxigenação.

 

É verdade que diminui a agitação da àgua, mas se os elementos filtrantes estiverem em boas condições (se estiverem muito sujos o caudal é bem menor), quase não notas a diferença...

O meu está assim à uns meses e não tenho problemas... Mas também limpo os filtros e a bomba todas as semanas...

 

Um Abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um aquário desses.

O que fiz foi tapar as ranhuras superiores do lado da bomba e do termostato com silicone, permitindo dessa forma um aumento de caudal na zona das massas filtrantes. Para o retorno da água, uma vez que as ranhuras ficaram tapadas, elevei o tubo, apoiando-o na beira do compartimento. Isso fez com que simulasse uma ligeira queda de água com aumento de movimentação, tanto de relativa profundidade, como superficial na água.

O resultado foi um filtro com um pouco mais de eficiência que o original.

 

De facto também achei que o sistema original proposto neste aquário é bastante limitado. Também acho que a bomba tem relativo baixo débito. O sistema de iluminação também é fraquito.

Se fosse hoje, não comprava aquele aquário :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto também achei que o sistema original proposto neste aquário é bastante limitado. Também acho que a bomba tem relativo baixo débito. O sistema de iluminação também é fraquito.

Se fosse hoje, não comprava aquele aquário :)

 

Tens toda a razão!!

A iluminação é mesmo fraca! #food

 

Ando a ver se consigo trocar a tampa por uma com duas lampadas, mas não está fácil :?

 

Vamos ver...

 

Um abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb tenho 1 kit juwel de 80cm e todo o equipamento q vem juntamente eu axei mt fraco... o filtro entao substitui no mes seguinte pois n sei bem porque mas esses filtros entopem mt.. ocupa uma grande area do aquario... e na minha opiniao a filtragem do mesmo é mt precária.. já a iluminação é fraca só ilumina bem a FRENTE/MEIO do aquario, ou seja as minhas plantas por mais q as plante para ficarem direitas... elas fogem para o meio do aqua a procura de luz..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.