Dúvida sobre a reprodução de Bettas


Sérgio Costa

Recommended Posts

Boas.

Espero não maçar ninguém com mais uma dúvida sobre a reprodução destes magníficos peixes, mas novamente, cá vai:

Recentemente iniciei o "protocolo" para a reprodução do meu casal de bettas, que já têm uma postura bem sucedida. A fêmea foi condicionada a uma pequena garrafa de plástico transparente, dentro de um aquário de cerca de 25L (nível de água por volta dos 15cm), próprio para a reprodução. O macho está livre no aquário, que tem algumas plantas soltas, tanto para poder contruir o ninho, como para a fêmea se poder refugiar das investidas do macho. Até agora, tudo estava a decorrer normalmente, a fêmea fez mais uma postura e os ovos foram colocados no ninho pelo macho. Aqui é que começam a surgir as complicações:

A fêmea, por estar tão cheia de ovos, começou a deixa-los cair, sem o famoso abraço nupcial do macho, ela estava a desovar sozinha. Além disso, depois ainda comia os seus próprios ovos. Terei alguma solução possível para isto ou devo deixa-la desovar sozinha?

Relativamente ao macho, na 1ª postura não tive problemas, o macho tratou dos ovos e depois dos alevins, tenho cerca de 15 dessa portura. Desta vez, ele comeu os ovos que já estavam no ninho! Alguém quer avançar com uma explicação nesta mudança de comportamento? Estou a pensar, após a próxima desova, em retirar o macho, caso ele ainda coma ovos, e baixar o nível de água ainda mais, para cerca de 8 cm.

Agradeço desde já a vossa colaboração na resolução deste meu problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando as fêmeas de várias espécies largam os ovos sem estes terem sido fertilizados, é normal que os comam para aproveitarem o valor nutritivo dos mesmos, evitando assim que estes simplemente se desperdicem.

Os ovos que estavam no ninho tinham sido fertilizados? Será que tinham fungos e foi essa a razão para o macho os comer?(mera especulação)

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pelas vossas respostas.

Penso que posso descartar a hipótese dos fungos, visto que, como medida de prevenção, adicionei uma pequena quantidade de fungicida à água, antes de introduzir os peixes. Relativamente aos ovos não fertilizados, nunca me teria lembrado dessa hipótese, mas de certeza que os ovos no ninho estavam fertilizados.

Mais alguém quer dar alguma sugestão?

 

Cumprimentos.

Kintas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao quero ser chato, mas acho que deveriam deixar o casal so durante a desova.

Esta me parecendo um sintoma de stress, algo esta incomodando e com isso atrapalhando os peixes!

Talvez pondo um pouco mais de plantas e colocando uma folha de papel nos vidros laterais e anterior pra evitar que os peixes fiquem distraidos com movimentos estranhos.

fui

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal tb gostaria k me ajudassem numa coisa, tenho um casal de bettas, ela esta super xeia, com essa parte da barriga branca por baixo, contudo ainda n aconteceu nada!! ja os meti sozinhos e td isso, ms nd, ele anda smop a tras dela mordisca-a, ms mais nd!! ja agora, cm sao as tais riscas verticais de k se fala?? alguem tem um exemplo numa foto??? ja n sei o k fazer!!! :oops:

o mesmo me está a acontecer com uma guppy, esta xeia, ja faz mais de 4semanas e ainda nada!!! esta numadakelas maternidades enkanto n arranjo um aqua pekeno para criaçao! o k fazer?? ontem tb apareceu com pontos brancpos, mas ja dei o remedio, contudo, afecta as crias?? isto anda mau! :?

Eu Sou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um dos melhores artigos em portugues que li sobre reprodução de bettas foi o da revista acqualife nº1. Não tenho scanner, mas se algum dos presentes tiver e se puder disponibilizar aqui o dito, concerteza que seria uma grande ajuda para todos vós. é aquilo que apelido de artigo entusiasta, creativo e acessivel a todos.

Em relação aos pontos brancos não deverá ser dificil eles aparecerem com alguma frequencia por esta ou aquela situação, isto porque, nesta altura do ano e na regiao onde moras ... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Paulo Marques:

Relativamente aos bettas, a 1ª postura bem sucedida que eu tive foi quando deixei os meus bettas sozinhos por 10 dias, quando fui de férias... As posturas subsequentes são mais fáceis. Tem um pouco de paciência e deixa as coisas acontecer. Os peixes demoram bastante tempo a ambientar-se (cerca de 6 meses no meu caso, desde a compra até à portura). Certifica-te que tens os valores de pH e de temperatura correctos, para os bettas é o mais importante.

Relativamente aos Guppies, a minha técnica pode ser considerada um pouco fora do comum, mas dá bastantes resultados e nunca observei efeitos secundários nas "mães". O que eu faço é ter os reprodutores num aquário a 25ºC. De seguida coloco as "mães" numa maternidade, dentro de outro aquário a 27ºC. Após cerca de 3 horas, adiciono 3 ou 4 cubos de gelo à maternidade. O choque térmico obriga as fêmeas a expelirem os alevins. Com este método, retiro cerca de 20 alevins por fêmea.

Espero ter ajudado.

Kintas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais