Ciphotilapia Frontosa


filipedine

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Estou a pensar em montar um aqua de ciclídeos. E estava a ponderar Ciphotilapia Frontosa, e gostaria de saber se alguém me pode dar uma ajuda/ orientação, para manter este tipo de peixes. Não vou dispor de muito espaço... pelo menos para já (uma aqua de 100 ou 200l) mas queria adquirir 6 exemplares. Também queria por um Pleco.

 

Que devo fazer?

 

Já agora sabem de alguém cá no fórum que faça criação de Ciphotilapia Frontosa?

 

Sem mais

 

Filipe M. Cunha

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

 

num aqua de 100l é mesmo para esquecer....num de 200l até se tolera ate eles atingirem os 10cm( mas nunca 6 peixes, é muito) mas apartir dessa altura tens que começar a pensar em gastar mais euros noutro aqua maior!!!!

 

eu tenho 4 frontosas, um macho, uma femea e mais duas possiveis femeas, entre os 5 e os 15 centimetros( macho) num aqua de 200 litros e tem sido uma dor de cabeça porque ja precisam de um aqua maior....eu nao me consigo desfazer deles, nem ponho isso em questao e o dono da casa ( pai ) não ta para ai virado!!!

 

faço mudas de agua de dois em dois dias e ando em constantes negociaçoes com o cota :shock:

 

 

 

por isso , (a não ser que penses em andar em compras constantes de aquas ate teres um de 2 metros, ou mais) axo que deves escolher outra fauna para o teu futuro aqua de ciclideos!!!

 

espero ter ajudado :?

 

cumprimentos

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faço as mudas de dois em dois dias porque peixes deste tamanho sujam um bocado a agua com as fezes e alteram os parametros da agua.... faço mudanças de aproximadamente 10 % da agua!!!

 

o macho e a femea maior devem ter um ano, ano e meio... as outras 2 "femeas" mais pequenas teem meses!!!

 

ve bem o que queres fazer porque dpois afeiçoas-t aos peixes e acontece-t o mesmo k a mim.... vou ter que gastar uns euros valentes noutro aqua :shock:

 

cumprimentos

 

Tiago Pires

cumprimentos

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Sendo assim, vou seguir o teu conselho e vou comprar um aqua de 200l em vez de um de 100l.

 

A ideia que me estás a transmitir, é que os frontosa são peixes que deixam a água em mau estado (níveis: ph, dureza, etc... ), mesmo sendo um tamanho razoável (15 cm), isto porque eu tenho alguns Pseudotropheus, desse tamanho, e não faço mudanças de água tão regularmente (1 vez por semana).

 

A explicação que posso encontrar para tantas mudanças de água está na filtragem, deste modo, gostava de saber se me aconselhas a usar um húmido-seco e um filtro de copo para um aqua de 200l – achas que dava para por 4 frontosas, sem ter de fazer tantas mudanças de água? Uma vez por semana era o ideal.

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, vou seguir o teu conselho e vou comprar um aqua de 200l em vez de um de 100l.

 

Vais cometer um erro! Dentro de 1 ano, terás de mudar de aquário, ou de peixes...

Eu tive 5 frontosas (ainda não adultos) num aquário de 432 litros. Como o aquário só tem 120 cm de frente, achei por bem "despachá-los", pois o comportamento do macho dominante (cerca de 13 cm) estava a criar alguma tensão

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me apercebi desse pormenor, no entanto a minha ideia é daqui a um ano, ter uma desculpa para poder comprar mais um aqua :shock: ...nice..

 

Gostava de saber como posso, facilmente, distinguir um macho de uma fêmea e como devo começar para fazer essa despistagem até a faze adulta.

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia que me estás a transmitir, é que os frontosa são peixes que deixam a água em mau estado (níveis: ph, dureza, etc... ), mesmo sendo um tamanho razoável (15 cm), isto porque eu tenho alguns Pseudotropheus, desse tamanho, e não faço mudanças de água tão regularmente (1 vez por semana).  

 

A explicação que posso encontrar para tantas mudanças de água está na filtragem, deste modo, gostava de saber se me aconselhas a usar um húmido-seco e um filtro de copo para um aqua de 200l – achas que dava para por 4 frontosas, sem ter de fazer tantas mudanças de água? Uma vez por semana era o ideal.

Bom... 15cm num frontosa não são definitivamente o mesmo em termos de carga biológica que 15 num pseudotropeus. Os frontosas são mais "gordos" por isso um peixe de 15cm deve fazer aí o dobro do esterco que um pseudotropheus do mesmo tamanho.

 

A necessidade de trocas constantes de água tem que ver com o facto que sendo peixes do lago tanganika os frontosas precisam de águas muito mais limpas que os seus congeneres do malawi por exemplo.

Antes de optares por frontosas, que não são nada baratos, aconselho-te vivamente a tentares estudar tudo o que há para saber sobre eles, sobre as suas necessidades e tipos de água.

E aconselhava-te um aquário maior... é que mais tarde a trocares de aquário, vais ter de trocar tudo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os frontosas são mais "gordos" por isso um peixe de 15cm deve fazer aí o dobro do esterco que um pseudotropheus do mesmo tamanho.  

 

Tendo em conta o tamanho destas bestinhas, até nem fazem grande esterco :D Ao contrário de outros ciclídeos que deitam restos de comida desfeita fora, as frontosas engolem tudo inteirinho. A questão da qualidade da água é determinante para o seu crescimento (mais ainda do que a própria alimentação).

 

 

 

Gostava de saber como posso, facilmente, distinguir um macho de uma fêmea e como devo começar para fazer essa despistagem até a faze adulta.

 

Regra geral, os machos dominantes adultos têm um "alto" na cabeça, mas essa identificação não é 100% fiável.

 

Sendo peixes de cardume, uma boa técnica é comprar uns 12 peixes juvenis. Sempre que um se torne dominante (provavel macho) podes vendê-lo e ires fazendo isso até ficares com uns 6 peixes. Assim, ficas com boas hipóteses de ficar com 1 ou 2 machos para 4 ou 5 fêmeas

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Vou por uma colherada neste assunto.

Num aqua de 150cm, 450/600 litros só dá para ter um Macho, (que não se chateia nada se estiver acompanhado com umas 3 ou 4 fêmeas, mas estas também têm hierarquias), se existir mais do que um macho o que vai acontecer é que os, machos não dominantes não vão se desenvolver e vão passar a vida a fazerem-se passar por fêmeas para não levarem porrada do macho dominante.

Em questão ao tamanho, se tiverem espaço para nadarem a vontade, eles em ano e meio ficam com mais de 25 cm, os machos as fêmea 20cm.

Os frontosas não são muito comilões, logo não fazem muito “esterco”, um discu faz mais porcaria que uma frontosa com 25cm, mas isso não invalida o que foi dito, pelo Tiago, quanto mas mudanças forem feitas melhor será o seu crescimento e evita muitas chatices.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado Paulo Duarte pelas tuas indicações de como devo proceder para obter de um macho e seu arem.

 

Estou a aperceber-me que a água e o espaço são factores cruciais para o desenvolvimento dos frontosa - não sei se consigo atingir os 600l como referido pelo AquaBen, mas os 500 pode ser viável daqui a um ano. Até lá tenho tempo para a escolha dos machos e fêmeas.

 

Segundo o ar1tigo apresentados no cichlid-forum.com (http://www.cichlid-forum.com/index.php) – referente aos frontosas, é apresentado um problema de alimentação (inchaços de ar), gostava de saber se partilham da mesma opinião e se é um problema comum e se o conselho dado resolve o problema.

Obrigado

 

Filipe M. Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o ar1tigo apresentados no cichlid-forum.com (http://www.cichlid-forum.com/index.php) – referente aos frontosas, é apresentado um problema de alimentação (inchaços de ar), gostava de saber se partilham da mesma opinião e se é um problema comum e se o conselho dado resolve o problema.

 

Creio que esse problema só se verifica com espécimes selvagens (pelo que li nesse mesmo forum, na área Frontosa Fanatics)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intrumeter-me mas tenho vários Frontosas, inclusivé tentei vender casais adultos aqui no fórum, e não tenho aquários monstruosos, tenho aquários de 400lts onde os meus frontosas reproduzem regularmente. Não são agressivos e têm mais de 15cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por outro lado leio que ignoram por completo todos os outros peixes visto que apenas demonstraram agressividade conspecifica. Pondo de lado o obvio "come tudo o que lhe cabe na boca" são ou não peixes agressivos? Podem ser mantidos com outras especies mais pequenas que não lhes caibam na boca (p.e. Altolaprologus, Neolamprologus Daffodill ou Leleupi ou Brichardi, Juliedochromis, Lepidiolamprologus, etc...)???

 

Tudo o que dizes é verdade, Nelson. São bastante pacíficos para os n-ao-Frontosas, havendo sepre o risco de engulir um peixito mais pequeno por descuido (no frenesim da refeição) ou se forem deixados à fome durante muito tempo. Quanto a serm mantidos sozinhos ou mesmo em casal, parece-me um erro pois, sendo peixes que gostam de nadar em grandes cardumes (harems), as suas magnificas cores e comportamentos só se manifestam em grandes aquários, com muitos "amigos". Talvez não morra de tristeza como alguns Discus, mas perde grade parte da sua personalidade...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não tinha noção que se tratam de peixes de casal...

 

Não são peixes de casal, Nelson. São peixes de Harem. Um único casal, colocado num aquário, levaria provavelmente à morte da fêmea por ser constantemente assediada pelo macho. O ideal para manter estas maravilhas são aquários enormes, com cerca de 8 individuos (com o menor nº de machos possível)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Acho que eles só crescem se tiverem aqua para isso...mas posso estar errado!

As femeas não sei a idade delas pois sempre tive muitos Frontosas e perco-me em relação á idade. Mas uma das fêmeas não tem mais de 10cm e teve 7 crias.!!posso-te mandar fotos das crias se quisseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma fêmea sozinha desde à cerca de oito anos. Nunca foi agressiva para outras especies, mas adopta o estilo não me chateies senão... levas :shock: . Talvez devido ao facto de estar sozinha tornou-se muito assustadiça, e aos movimentos mais bruscos da minha parte, dispara pelo aquario fora em direcção ao cantinho dela, ocupa cerca de 1/3 do lado esquerdo do aquario de 120*40*50, raramente fazendo visitas ao outro lado, talvez por se sentir mais "protegida" por estar perto da gruta onde por vezes se enfia. No entanto já houve alturas em que me vinha comer à mão. Já esteve com leleupis, brichardis, julidochromis, paraciprichromis, nunca a vi comer nada mais a não ser aquilo que lhe dou.

De qualquer forma como o Paulo diz acho que desta forma eles perdem parte da sua personalidade e esplendor.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais