Dúvida em criação de Bettas


Erbium

Recommended Posts

Eu tenho um casal de bettas, já os tenho há uns 4 ou 5 dias no mesmo aquário mas a femea dentro de uma maternidade para se "conhecerem".

A femea está gordinha e já apresentava as riscas verticais e o tal ponto branco demonstrando estar pronta. Ontem o macho já tinha um ninho de bolhas feito e experimentei juntar os 2. Andaram numa espécie de briga que dizem ser normal pelo que li mas tomou proporções um pouco estranhas. Por exemplo agarravam-se pela boca (e assim ficavam uns bons segundos) e em vez de irem para baixo do ninho para desovar ficavam lado a lado pelo aquário e mordiam-se de vez em quando. Como me pareceu ser um pouco "mais" que o normal separei-os até porque a femea já parece estar ferida nos lados e não foram desovar, inclusivé desfizeram o ninho na "briga". Hoje o macho já lá tem outro ninho e parece estar mais calmo, já não passa tanto tempo ao pé da maternidade a exibir-se.

Que aconselham? Juntar de novo e não me preocupar tanto? É que tenho receio que acabe mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Arranja esconderijos para a fêmea.

Eu tinha uma "rede" de colocar nos filtros (salvo erro Exifix da Eheim) com a qual construia um "emaranhado" onde fosse facil a fêmea passar mas o macho não.

Quando ela estiver pronta ela procura o macho quando ele lhe quiser "acertar o passo" ela , sendo mais pequena, foge para aí e ele tem dificuldade em persegui-la.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho uns 4 ou 5 pés de Cabomba não que seja grande esconderijo mas se calhar até servia de qualquer coisa mas eu não a vejo fugir dele. Ela deixa-se ficar ao lado dele e às até costuma "responder". :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais