Construção de aquário


Recommended Posts

Boa tarde a todos! :wink:

 

Vou construir um aquário com as seguintes dimensões (70*30*45), e tenho algumas dúvidas quanto aos seus acabamentos.

 

Com estas dimensões é necessário colocar travejamentos entre os vidros frontal e traseiro???

 

Existe algum perfil de aluminio adequado para fazer a "moldura" do aquário (Tanto na base como no topo) ??

 

Uma simples tampa em vidro chega para que não exista condensação no suporte para as lampadas??

 

Obrigado a todos pela ajuda!!!c :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola Ti Joaquim

Creio nao ser necessario fazer qualquer travejamento. O que se torna necessario e a expessura do vidro. No minimo 8 mm e ser bem colado. Quanto a tampa e de aconselhar pois nao so ajuda na evaporaçao da agua como ajuda a manter a temperatura da mesma. OK. Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ti Jaquim!

 

Já agora esse aquario é para quê? Tem uma dimensões um pouco estranhas!!!

Quanto ao travamento num aquario dessas dimensões n é necessario. Contudo ha calhas de aluminio bem jeitosas para esse fim.

E em relação as tampas, eu n sou mt a favor da lâmpadas pois diminuem a intensidade da Luz, contudo nesse aquario será necessario.

 

 

Abraço!!

 

Já agora. É de onde?

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pela ajuda!! :)

 

Este vai ser o meu segundo aquário ( o que tenho é muito pequeno 38litros :wink: ) e devido ao espaço disponivel decidi faze-lo com estas medidas, depois de ver umas fotos de um aquário com estas dimensões!

 

Os peixes que lá vou colocar são dois Colisas Lalia, alguns Tetra Santa Filomena (Olho de fogo), Mollys e Corydoras.

 

Vou exprimentar tambem pôr algumas plantas, das mais fáceis de manter tipo Elodeas, Anubias e Cacombas, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ti jaquim

 

Em primeiro muito bem vindo ao forum. Nick original. Três observações, parece que o pessoal já lhe deu as instruções para a construção do aquário, mas em lugar de medir 70 x 30, ou 35 porque não 1,5 m x 0,5 ou 0,60 m ? É que mais tarde vais querer construir um destes, aliás, espaço é o principal problema dos aquariofilistas, ou melhor, a falta dele. Segundo, parece-me que misturar mollys com as outras espécies que enumerou não é o mais conveniente, até porque, a molly necessita de um pouco de sal na água. Terceiro, tampa sempre é necessária. Pode ser de um vidro mais fino, mas convém colar uma régua de vidro a 90, 4 cm de largura ao longo da tampa para dar reforço. Convem também que a tampa seja dividida em 2, sendo a parte frontal mais menos larga, do que a traseira. Esta tem por função suportar o refletor e lampadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal !!! :?::?:

 

Desde já um muito obrigado pela ajuda que me deram!!! Quanto ao aquário já estou esclarecido!!

Já quanto à iluminação ainda não me decidi por uma montagem em especial, mas em príncipio vai ser esta:

http://geocities.yahoo.com.br/aquarioland2...mpa_aquario.htm

 

Alguma sugestão ou ideia diferente desta?? :wink:

 

Quanto ao filtro a usar, o que tenho no meu aquário é interior mas desta vez tou a pensar comprar um tipo mochila (Eheim Liberty 150) alguém conhece este filtro???

Parece-me uma boa opção tendo em conta o preço:33euros aprox., uma vez que o meu orçamento de estudante não dá pra um filtro externo de melhor qualidade. :):)

 

 

Obrigado a todos pela atenção!! Fiquem bem......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ti Jaquim,

 

Uma outra sugestão para a tampa de iluminação, são aquelas armaduras de cozinha, pode ser que haja do tamanho do teu aquário!!! Assim já não tinhas tanto trabalho!!! :wink:

 

Quanto ao filtro, se puderes visita estes sites: www.aquaristikshop.com e http://store.aquaristic.net/ , e compara com os preços cá de portugal. Se fosse a ti, e se tivesse possibilidades, gastava mais 30 eur e comprava um canister, existe um da Sacem que em principio vou comprar (ainda ando a poupar, tb sou estudante), na aquaristikshop, por 60eur, 700L/h, o ideal para o teu aquário!!! :):):?:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ti Jaquim,

 

Eu usei uma armadura de cozinha, tal como o jedi diz, só q fiz uma nova furação de modo a caberem 2 lampadas. Pintei de preto por fora e de branco por dentro. TÀ UM ESPECTACULO! :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos!!!!

 

Depois de fazer contas à vida :D :D cheguei à conclusão que de facto a opção a tomar em relação ao filtro a comprar será a de um filtro tipo mochila. :?

Um filtro externo ficará para uma próxima ocasião ! :cry::o

 

Estou em dúvida em relação a três filtros: Eheim Liberty 150, Aquaclear 150 e Millenium 2000! :?

 

Alguem me sabe dar uma opinião acerca destes filtros?? tipo de matéria filtrante que podem utilizar por exemplo ??

O débito de cada um deles é o necessário para as minhas necessidades, os sistemas de filtrgem é que são diferentes. O Eheim Liberty por exemplo utiliza cartuchos de matéria filtrante, os outros dois penso que podem ser utilizados com diversas matérias filtrantes não???

 

http://loja.petalog.pt/listagem.php?depart...bdepart=Filtros e Bombas-Filtros-Filtros mochila#

 

 

Desde já, obrigado a todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ti Jaquim,

 

Pela minha experiência (tenho um AquaClear 200), nos AquaClear a grande vantagem é o espaço para os meios filtrantes, e a maneira como nós os podemos organizar, eu por exemplo tenho perlon>esponja que vem de origem>cerâmica. Também dá para controlar o fluxo. Para mim a grande desvantagem é que tem de ser limpo num curto espaço de tempo, às vezes nem chega a uma semana e já tenho que trocar o perlon, mas de resto é bastante prático e silencioso. Para mais informações: http://www.aquahobby.com/products/braquaclear.html

 

ac500.jpg

 

Em relação ao Milenium não o conheço bem porque nunca tive nenhum, mas se quiseres podes ir aqui e ver algumas opiniões sobre ele: http://www.aquahobby.com/products/brmillennium.html

 

Quanto aos Eheim Liberty já ouvi dizer muito bem deles, mas não sei se dá para usar outros tipos de materiais filtrantes a não ser os cartchos da Eheim. :cry:

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

A minha tampa é aberta por trás, já foi construida de acordo com este filtro. Comprei este tipo de filtro por ser mais barato que os canister e em certa maneira mais prático, embora os canister o superem, e muito!!! O único problema é, como já referi, as limpezas demasiado frequentes. É um bom filtro para um aquario hospital, é simples e eficaz.

Mas agora ando a ver se compro um canister, é sempre melhor!!! :cry: :D :D

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!! :D :D

 

Desde já obrigado a todos pela ajuda prestada! :cry:

 

Algum de vocês me sabe dizer onde posso encontrar calhas (perfil) de aluminio para pôr no aquário???

 

Já procurei em vários sitios e não encontro! :idea:

 

Existem calhas dessas em 'L' ??

 

Obrigado a todos mais uma vez...!!!!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ti Jaquim!

 

Olha, eu tive de por calhas em "L" no meu aquário pois estava a abrir!

Arranjei numa loja de aluminios e janelas. Como o meu vidro é de 1cm utilizei calhas de 2cm, mas há mais pekenas!

Para colar as calha usei "Cola e VEDA". Acho que é assim que se chama. É mesmo mt bom!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.