Pescaria de equipa de limpeza.


Recommended Posts

Vou, no próximo fim-de-semana (se tudo correr como esperado), deslocar-me à f.da foz para uma pescaria da equipa de limpeza para o meu aquário de recife. Gostaria de vos perguntar o seguinte:

 

-O que devo procurar?

-Qual o melhor local e método (sardinha, rede, manual, etc?)?

- Resistirão às temperaturas mais elevadas do meu aquário?

-quantidades recomendadas?

 

Obrigado pelos contributos, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Em termos de equipas de limpeza retiradas da costa portuguesa tenho neste momento apenas 3 espécies:

 

- Ermitas de patas verdes

- "Turbos" da costa (burríes, caramujos, caracóis....o que lhe quiseres chamar)

- Pequenos ofiuros

 

Existem outras espécies que poderás utilizar e que são reefsafe:

 

- Camarinha/Camarão (género Palaemon)

- Nassários (não sou grande adepto destes bichos pois fazem pouco trabalho e duram geralmente pouco tempo).

- Algumas estrelas herbívoras

 

Animais que não deves colectar:

 

- Ouriços do mar (escavam a rocha e comem algas coralinas...além de não aguentarem muito bem a água quente)

- Estrelas do mar que não conheças a dieta

- Minhocas...pois não há certezas da sua acção predatória/detritivora no aquário (depende muito de cada espécie).

 

De resto, não captures anémonas do género Anemonia pois são muito agressivas e grandes, já as do género Actinia podes colectar...mas não te servirão para nada. :roll:

 

A melhor forma de capturares estes seres é revirando todas as rochas, tendo sempre o cuidado de deixar tudo como estava. Para apanhar nassários e ermitas por vezes resulta deixares pedaços de sardinha em lagoas, de modo a atrair os bichos (demora algum tempo...). O que acontece por vezes é que os peixes vão lá roubar o "isco"! :evil:

 

Todas as espécies que referi aguentam a temperatura do aquário, embora seja necessário um período de aclimatização muito longo para algumas espécies...

Quantidades...trazes as que conseguires apanhar!!! :P

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas Nuno!....

não tens aí fotos dos dois tipos de anémonas?!...

é que eu queria trazer uma para o meu aquário daqui a uns tempos que vejo quando faço mergulho, que há umas rochas, outras brancas e têm filamentos compridos.

 

Abraço

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Aproveitando o Topico sobre equipa de Limpeza, gostaria de saber ao fim de quanto tempo de o aquario tar montado, posso colocar a equipa de limpeza no aquario, tendo já as condiçoes optimas para habitaçao?

 

Desde já agradeço eventuais respostas!

 

Obrigado

 

João Esteves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o Topico sobre equipa de Limpeza, gostaria de saber ao fim de quanto tempo de o aquario tar montado, posso colocar a equipa de limpeza no aquario, tendo já as condiçoes optimas para habitaçao?

 

Desde já agradeço eventuais respostas!

 

Obrigado

 

João Esteves

 

Desde que tenhas Rocha Viva e os níveis de Amónia minimamente controlados podes começar a adicionar os elementos da equipa de limpeza.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que tenhas Rocha Viva e os níveis de Amónia minimamente controlados podes começar a adicionar os elementos da equipa de limpeza.

 

Cumps

DC

 

Olá Duarte,

 

Em relação aos níveis de Amónia, o que é que queres dizer com minimamente controlados? Há algum valor exacto que possa traduzir esse estado?

 

Amplexos

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Em relação aos níveis de Amónia, o que é que queres dizer com minimamente controlados? Há algum valor exacto que possa traduzir esse estado?

 

Amplexos

 

A l e x a n d r e

 

Quem é vivo sempre aparece ... banana rock

 

Controlados no sentido de não serem nocivos para os seres que se pretendem introduzir ...

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o Topico sobre equipa de Limpeza, gostaria de saber ao fim de quanto tempo de o aquario tar montado, posso colocar a equipa de limpeza no aquario, tendo já as condiçoes optimas para habitaçao?

 

Desde já agradeço eventuais respostas!

 

Obrigado

 

João Esteves

 

BOAS AMILKAR

 

não complicando podes meter poucos logo depois da montagem e ir adicionado pouco a pouco apartir do mesito.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais