Desafio - Fazer um plantado com pouca luz


MiguelSantos

Recommended Posts

Caros amigos, lanço um desafio.

 

Tenho um aqua com 120 litros e que decidi fazer um plantado, utilizei para substrato um produto da JBL, areia geosystem da Hagen.

 

Filtragem filtro esterno 2224, com turfa, cerâmicas e esponjas.

 

O desafio tenho uma simples lâmpada de 18W :) :D

 

Quero comprar(ou fazer) um sistema de co2.

 

Que tipo de plantas se adapta a esta iluminação?

É viável? Por enquanto não queria gastar mais €€€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só se for mesmo musgo de java, fetos e anubias e mesmo assim...

0.15w/l é muito pouco, mas são capazes de vingar.

 

Co2 nem vale a pena pensar nisso! Não tens iluminação que justifique

 

Espera por mais opiniões.

Pedro

 

PS: Há um projectos de calhas de iluminação DIY bem interessantes por ai, pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, pelas respostas.

 

Mas é que a lâmpada que tenho está colocada na tampa do aqua, coloco outro tipo de iluminação, tenho de retirar a tampa.

 

Já agora poderei mudar de lâmpada para uma mais potente (se calhar é um grande disparate).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, percebi com pouca luz não vou lá.

 

Passo 2 - comprar calha.

 

Pergunta deverei comprar uma de 75cm com 2x36W ou 2x55W?

 

Para cerca de 100litros.

 

Mudança de filtro para eheim 2213.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, percebi com pouca luz não vou lá.

 

Passo 2 - comprar calha.

 

Pergunta deverei comprar uma de 75cm com 2x36W ou 2x55W?

 

Para cerca de 100litros.

 

Mudança de filtro para eheim 2213.

 

 

Miguel,

Para 100L eu diria as duas de 2x55W, a regra costuma ser, 1W por litro, mas não basta a calha, se vais aumentar os Ws, tens de comprar outro balastro.

FooterAmazon.jpg

 

Rui Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando neste tópico, que também tenho este problema, eu tenho um aquário de 45L mas apenas tenho 18W de luz. Comecei ontem com injecção de CO2 pela 1ª vez. Será que as plantas vão vingar?

A plantas são:

- Cryptocoryne x willisii ''lucens''

- Rotala rotundifolia

- Rotala wallichii

- Hygrophila polysperma

- Bacopa caroliniana

- Microsorum pteropus

 

o Ph está a 6.0

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A adianta o CO2 se se tiver pelo menos 0.5w/l

 

Quanto á falata de luz é um problema geral, nenhum (ou quase nenhum) aquario que já traga iluminação é suficiente, não sei lá que regras é que eles utilisão mas pronto, por vezes penso que só no fim de tudo é que eles vêm o espaço que sobra e metem as lampadas :?

 

Para quem não pode tirar a tampa original (como eu porque tenho lá o filtro) o ideial seria trocar por PC's, é o que em principio eu vou fazer este mês :D mas nenhum equipamento das tubolares serve para as PC's para alem de ficar mais caro, mas antes de se gastar dinheiro em plantas e tudo o mais para elas morrerem faz-se uma instalação nova, como deve ser e depois sim pensamos em voos maiores :oops:

 

Quanto ao plantado com pouco luz na minha modesta opinião acho que é um erro termento, não se consegue layout nenhum de geito, um tapete de musgo iria demorar uma eternidade a cobrir seja o que fosse!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segredo do plantado com pouca luz está na escolha de plantas. e ao contrario do que se ve por ai, muitas plantas estarão perfeitamente contentes com pouca iluminação.

 

No entanto a maior parte dos kits traz é uma iluminação que nao deixa perceber um aquario em todo o seu explendor e ainda menos fotografa-lo em condições.

 

Há muitos layouts low-tech que apresentam bonitas combinações de plantas.

 

Quanto ao CO2 apesar de poder não ser necessário, podes tambem colocar que as plantas agradecem. tem é cuidado ja que a sua absorção pelas plantas será diminuta, a colocares provavelmente a oxigenação criada pelas plantas nao é suficiente para os peixes e portanto alguma agitação superficial é recomendada. Ou seja, injecta bastante CO2 mas cria alguma agitação superficial, assim as trocas gasosas á superficie fazem sair algum do CO2 e promovem a entrada de O2 para os peixes.

 

Não colocando CO2 não te esqueças de agitar bastante a superficie, assim garantes sempre um minimo de CO2 na concentração de equilibrio e O2 para os peixes.

 

As trocas de agua para a manutenção de concentrações de nutrientes baixas são essenciais e a unica maneira de controlares o crescimento de algas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

É mais ou menos o que o Pedro (Just_Me) disse (aliás como sempre).

O aquário plantado low tech é muito interessante e ia ser o próximo artigo da Selecção Verde na Aquário Magazine não fosse esta ter "emigrado".

A correcta escolha de plantas aliado à MUITO REDUZIDA população de peixes pode resultar num aquário ecológicamente equilibrado sim senhor. Passa-se é tudo mais devagar que é quase como estar a trabalhar às escuras, a dilatação temporal dos fenómenos faz com que não sejam fácilmente identificados e o aquário pode descambar se não soubermos o que estamos a fazer.

Mas é um desafio porreiro, eu tive um, 200l com 25+18W e as plantas cresceram bem, até um bolbo raquítico de Aponogeton madagascariensis cresceu até formar uma planta de 40cm, lá está ao fim de quase um ano sem fazer medições tinha fosfatos a 20mg/l e pH <5 :? É tudo tão lento que fácilmente nos começamos a relaxar com a manutenção.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao plantado com pouco luz na minha modesta opinião acho que é um erro termento, não se consegue layout nenhum de geito, um tapete de musgo iria demorar uma eternidade a cobrir seja o que fosse!

 

Permite-me discordar quando dizes que um plantado com pouca luz é um erro tremendo! Um dos aquário mais bonitos que vi até hoje tinha 60cm(54L), 15W, uns quantos fetos de java e outras plantas que não me recordo e o fundo estava coberto com folhas secas(se bem me lembro bigsmile ).

Tentei pesquisar mas as fotos já não devem estar aqui.

 

Outra coisa que não entendo é alusão ao tapate...mas porque raio é que um bom layout tem que ter um tapete? :? Principalmente no caso de um aquário com pouca luz...

Actualmente os tapetes estão muito na moda mas isso não quer dizer que um bom layout tenha que ter um tapete. Pessoalmente até me agrada mais um substrato escuro do que um tapete, pelo contraste que cria com as plantas.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao aqui vai a minha opninao,

Para mim falta de luz é relativa eu tenho um aqua de 550l reais e apenas tenho 0.2w/l (o que para muitos seria mentalmente impossivel) posso dizer que muitas plantas ditas dificeis se dão no meu aqua e crescem que nem umas desalmadas.

As lampadas são: phillips 965 58W 1,5m €9

osram 840 58W 1,5m. €8

 

Penso que o pessoal também se esquece que as plantas necessitam de nutrientes e não só de luz e CO2.

Para tal tenho outra solução económica, utilizo Algoflash (barras NPK) e Hortrilon (micronutrientes em pó), produtos este que se encontra, no AKI e custam certa de €2,5 e €5 respectivamente.

 

Aqui está a vista geral do meu aqua: Espero que gostem, para mais duvidas utilizem este tópico.

DSCF3730.jpg

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais