CO2 Caseiro ... a Concretização ... Foto.


Recommended Posts

Finalmente..depois de saldar dúvidas ...eis a concretização do Projecto DIY - CO2 caseiro:

 

1) Algum do material utilizado

18194ca8.jpg

 

2)Tubo de silicone + valvula anti-refluxo da Tetra + Tampa da Garrafa

P9280027.jpg

 

3) Aspecto da garrafa no exterior do aquário

P9280028.jpg

 

4) Aspecto da pedra difusora no interior do aquário

P9280029.jpg

 

Comentem por favor.

Cumprimentos

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Parece-me estar bem, mas conforme discutido, se a garrafa te escorrega e parte ficas com um cheirinho agradável a aguardente :lol::lol::lol:

 

A colocação do difusor no aquário, geralmente é o mais fundo possível, dependendo do tamanho do aquário e a densidade de plantas.

 

Quanto mais em baixo estiver o difusor, maior será a injecção de Co2 pois as bolhas demoram mais tempo a chegar à superficie e assim diluem-se mais na água.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim...eu sei disso..estou apenas a ter precaução com a descida brusca do pH...mas ...não sei o que fiz de errado pois fiz a mistura às 18:30...já passaram 4 horas e ainda não injectou nenhum co2..o que estará mal?

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Quais as quantidades da mistura?

 

 

Como a garrafa é de vidro deves ver espuma a formar-se

 

Parece-me muito tempo, podes ter alguma fuga na tampa, experimenta a submergir a garrafa toda dentro de água para ver se saem algumas bolhas por algum sitio

 

A valvula anti-retorno está no sentido certo?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

E açucar? Tens?

Também reparei nisso... :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

De todos os que adicionaste, não falta nenhum. Agora pode haver vários factores que estão a atrasar a reacção. Será que o fermento está bom? E olha, na minha opinião não devias usar água destilada. Tudo bem que não é destilada pois deitaste para lá Bicarbonato de Sódio e Açúcar, mas mesmo assim...

Existem muitos elementos essenciais na água da torneira/aquário que são importantes para o metabolismo dos fungos. Por exemplo o Fosfato.

 

Já alguma vez tinhas experimentado com água destilada?

 

Se não for isso, poderá ser uma fuga algures, tal como o zeneo já referiu.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi na foto não tens pressão de CO2 suficiente...sobe o difusor 2-3 cm.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Eu para o meu difusor da nutrafim, não sei a capacidade mas deve ser ± 70cl coloco:

 

1 chávena de chá de açucar branco

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de b. sódio

Encho (não até acima) com água do aquário

 

Não demora mais de 1/2 hora a ter produção de Co2

 

Dura-me para uma semana

 

Se tens a mistura bem feita, só poderá mesmo ser ou uma fuga ou um entupimento.

 

Aconselho-te

 

1º com tudo ligado como está, mergulha a garrafa e valvula dentro de um balde com água, espera uns minutos e vê-se tens fuga de ar

 

2º retira o tubo antes da valvula e repara se provoca uma descarga

 

3º sopra na valvula no sentido em que está e vê se sai ar pelo difusor

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas dicas:

 

 

Existem muitos elementos essenciais na água da torneira/aquário que são importantes para o metabolismo dos fungos. Por exemplo o Fosfato.

 

1) Realmente utilizei agua destilada ... e penso que foi este o erro ... vou refazer a mistura com água da torneira.

 

Eu para o meu difusor da nutrafim, não sei a capacidade mas deve ser ± 70cl coloco:  

 

1 chávena de chá de açucar branco  

1 colher de chá de fermento  

1 colher de chá de b. sódio  

Encho (não até acima) com água do aquário  

 

Não demora mais de 1/2 hora a ter produção de Co2

 

Tendo em vista esta receita...acho que a minha está muito mais fraca, pois eu coloquei exactamente as mesasm quantiades mas para 800cc de água...o que me parece bastante agua para poucos ingedientes. Aproveito para fazer a questão...que quantidades de ingedientes devo utilizar para esta garrafa de 1 litro?

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu se fosse a ti colocava mais açucar para durar mais tempo.

 

Depois em função dos valores de PH e KH consultas a tabela p.e. no site da tropica e analisas a quantidade de co2 diluido na água.

 

Vais ajustando a quantidade de fermento para teres uma mistura mais forte, ou mais fraca em função do valor que pretendes atingir

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal...só par relatar a minha experiência após 1 semana com CO2...um desastre ecológico!!!!

 

Fiquei com o aqua cheio de algas...em tudo quanto era sitio...inclusive tivde de mudar o areao porque ficou verde...o meu aqua parecia uma homenagem ao sporting....e tudo isto porque?????

 

Alguém me explica o que aconteceu de errado?

 

Obviamente tive de retirar o co2,,, senão....tinha de o doar ao Sr José Peseiro, lol!

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar estás a atribuir mal as culpas....

 

não mudaste a calha? muito mais luz? será que as plantas teem os nutrientes que necessitam...ou estás é a alimentar as algas com mais luz?

 

deixa estar o CO2 e informa-te sobre nutrientes...por outro lado, tens muitas plantinhas ou nem por isso?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é assim:

 

Plantas tenho:

- Feto de Java - 1

- Anubia Barterie - 1

- Egeria Densa - 1

- Cabomba (acho eu) - 1

 

Iluminação: 0,75w/litro.

 

Substracto: Areia fina + areão2/3 + Brita (pedra granitica de dimensão grande)

 

Acho que não tenho grandes plantas para CO2!!

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Efectivamente não tens plantas que justifiquem a utilização do Co2, com excepção da cabomba julgo

 

Coloca-o mais em cima para não se diluir tanto na água,

 

Deverás também colocar plantas de crescimento rápido para consumirem os nutrientes que as algas estão a consumir, combatendo assim o seu crescimento.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverás também colocar plantas de crescimento rápido para consumirem os nutrientes que as algas estão a consumir, combatendo assim o seu crescimento.

 

zeneo: Que tipo de plantas me aconcelhas?

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de uma limpeza geral ao aqua, com mudança de 30% da agua + limpeza de filtro + aspiração de areão velho com adicionamento de areão novo... deixei repousar durante 72horas:

 

ph - 7.6

nitritos - 0.0 mg/L

amónia - 0.0 mg/L

GH - 80 mg/L (ligeiramente dura)

KH - 50 mg/L

Temperatura - 27G

 

O que me dizem destes resultados?

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não sei que peixes tens, mas para as plantas tens o PH um pouco alto, mas também não é grave.

 

No entanto, se pretendes ter um aquário densamente plantado deverás ter os testes de Nitratos, Fosfatos e Ferro, este último penso não ser muito importante.

 

Mas para saberes o que se está a passar com o boom de algas os dois primeiros são essenciais

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.