Morte em beta


HQ

Recommended Posts

O meu beta que tinha um mês morreu, na ultima semana notei que a sua actividade já não era o que era. Passava os dias escondido a um canto.

Pensei o rapaz anda triste, aí fui e comprei uma femea. Mas de um dia para o outro morreu. Apenas notei que a femea o persegui-o uma vez.

 

Será que foi a femea que matou? Também não devo ter uma femea e um macho !?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente é ao contrário...as fêmeas costumam ser muito timidas...podes por o "layout" do áqua?

 

Tinha as barbatanas rasgadas ou mordidas?

 

Dá mais informação!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também duvido que tenha sido a fémea. Coloca lá a tua informação. Há quanto tempo tinhas o aquário? Se puderes vê os parametros da tua água.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho ver se faço um setup do meu aqua.

 

Tenho a um ano e meio +- , praticamente sempre com bons resultados. Tem as dimensões de 60 x 30 x 30. O ph encontra-se um pouco baixo 6.6, isto deve-se talvez ao execesso de peixes (uns 30) em que maior parte são espadas juvenis.

Tenho a funcionar uma mini sump.

 

Não tinha barbatanas mordidas nem rasgadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que a morte desse betta foi mesmo só devido a stress...eles são peixes muito resistentes e aparentemente tens condiçoes boas para eles (exceptuando a sobre-população).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho um aqua de 15 litros com duas betas e um beta.

Hoje morreu o beta, os sintomas foram:

-perdeu a cor

-Ficou sem aquelas barbatanas que os torna lindos

-E fechou-se a um canto durante uns 2 dias e acabou por morrer.

 

É que já é a 2ª vez que acontece-me isto a um beta com os mesmos sintomas.

 

A minha pergunta é se alguém faz ideia do que seja, ou se existe algum sítio onde possa ver as doenças comuns dos betas e interpretálos

 

O PH do meu aqua ronda normalmente em 7,0 a 7,2, tem plantas e cada beta que durou no aqua foi de 1 mes + -, Temp 26º C.

Tenho uma beta há dois meses e uma à um mes + -.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que perdeu as barbatanas, especifica como foi, roidas? desfizeram-se? comidas? etc.

 

Só colocaste aí o PH então e nitritos? amonia? tens plantas?

 

Esse Ph devia estar um bocadinho mais baixo...6.5 era o ideal!

 

Poe aí as respostas pa ver se o pessoal pode ajudar-te!

 

Um abraço

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 15 litros com duas betas e um beta.

Hoje morreu o beta, os sintomas foram:

-perdeu a cor

-Ficou sem aquelas barbatanas que os torna lindos

-E fechou-se a um canto durante uns 2 dias e acabou por morrer.

 

É que já é a 2ª vez que acontece-me isto a um beta com os mesmos sintomas.

Diria que o problema é um de qualidade da água, o que não é de espantar com um "penico" de 15L.

Não leves a mal, mas além de ser muito pequeno para ter peixes com condições de sobrevivencia adequadas, manter parâmetros de água estáveis num aquário de 15L é uma tarefa inglória.

Em 15L qualquer coisinha chega para passar parametros de estaveis a mortais.

 

Pela tua descrição parece-me que o teu beta morreu mesmo por uma bactéria que se desenvolve em águas com pouca qualidade.

 

Se queres um conselho e para manteres bettas tempo suficiente para teres a alegria de os veres a serem papás, investe num aquário maior, um com 60L seria o ideal.

E não penses que são muito caros... por vezes encontram-se nos hipermercados a bons preços (especialmente agora nas feiras de animais) e também há bastantes aqui no forum na secção de oferta.

Os teus peixes vão-te agradecer o esforço :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas nunes antunes, não é esse o problema do aqua maior, que eu até tenho um de 60 litros, eu só queria saber o porquê e se alguém sabe as doenças típicas do beta. Já agora o meu primo tem um beta com 3 femeas e um macho num aquario de plástico à mais de um ano e nunca lhe morreu nenhum e o caneco dele leva 7 litros!!!!

 

Pois referente aos valores eu tenho o restante normal por isso não o disse. Faço até testes mais perto um dos outros por saber que uma alteração de um aqua de 15lt não é preciso muito´.

 

Temp 26

PH 7,2

Nitrito 0,1

Nitrate 5

KH 4

Estes valores são constantes.

Poi fiz o teste em duas semanas e os resultantes dos testes são quase iguauizinhos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais